A Informação Passada a Limpo

A Informação Passada a Limpo

Índios Tembés, da aldeia de Santa Luzia do Pará, fazem reféns duas funcionárias da Funai

Do Portal G1-Pará

A matéria abaixo foi notícia nos principais telejornais da TV Liberal [Jornal Liberal] e da Rede Globo [Jornal Hoje] nesta quinta-feira. Clique na imagem abaixo para assistir o vídeo com a reportagem exibida no Jornal Liberal.


Duas servidoras da Sesai [Secretaria de Saúde Indígena] estão sendo mantidas reféns por índios Tembé na área indígena do Alto Rio Guamá, no município de Santa Luzia do Pará, nordeste do estado.

Segundo informações do Dsei [Distrito de Saúde Indígena] da região, as servidoras estão impedidas de sair da aldeia desde a manhã de terça-feira [16], quando foram ao local para auxiliar a comunidade a eleger os delegados que iriam representar a tribo na quinta conferência de saúde indígena, que acontece em setembro em Belém.

"Nós tememos pela integridade física delas. Este é o mesmo grupo que invadiu o DSEI e fez ameaças de morte para a coordenadora anterior. Falamos com as funcionárias quando os índios permitem, e elas relatarm que sofreram ameaças verbais e estão abaladas", disse Leone Rocha, coordenador do Distrito de Saúde Indígena Guamá-Tocantis.

Apesar da preocupação do coordenador, as funcionárias dizem que não estão sendo ameaçadas, apenas não podem deixar a aldeia. "Os índios querem que o chefe do DSEI venha aqui para sermos liberadas. Estamos em um alojamento, e só não podemos deixar a aldeia", tranquiliza Iracema Barra. 

Reivindicações

Os índios Tembé pedem melhorias no atendimento à saúde, além de reclamar da falta de transporte, medicamentos, telefonia e acesso a internet na área. Cerca de 200 índios vivem na aldeia Tembé. "A gente quer que ele [Rocha] venha aqui pra ele ver como é que se encontra o nosso posto de saúde, e o nosso povo. Porque ele fala que nós reclamamos, mas temos carro, medicamento, tudo. Com a vinda dessas senhoras elas constataram que não temos nada", disse a índia América Tembé.

Segundo Rocha, antes da ação dos índios o distrito já havia tentado dialogar com a tribo, mas o grupo não se mostrou disposto ao diálogo. De acordo com informações da Polícia Federal, o Ministério da Saúde, a Funai e a PF em Brasília já foram comunicados para que sejam enviados representantes para negociar a liberação das funcionárias.

3 comentários:

Anônimo disse...

Esses indios tem q vim fazer uma visita na cidade p ver se esse prefeito faz alguma coisa além de viajar.

pedropaulo@hotmail.com disse...

Do geito que este pais esta avacalhado nao é surpresa essa noticia o correto era dexar esses caras como antes nas sua terras por conta propria trouxeram pra cidade eles viraram malandros nao trabalham mais o governo é que sustenta dao ate aviao pra eles.èmndio fazendo protesto invadindo predios publicos enfim bagunçando este pais que ja esta um frangalho com tanta balbudia.O que eles querem o mgoverno da mas nao produzem nada pro pais sao uns verdadeiros parasitas


pedropaulo@hotmail.com disse...

Se aqui tivesse governo isto nao acontecia sao ums vagabundos parasitas sustentados pelo governo federal que da todo apoio pra esses pilam,tras. O que falta pe peia nesses vagabundos.Ate em santa luzia ja tem um vagabundo que é vereador, o pior vereador da camara.So faz alguma coisa quando falta a cesta basica npra eles pilantras sem vergonha

Tecnologia do Blogger.