A Informação Passada a Limpo

A Informação Passada a Limpo

Em tempo

A tão comentada cassação do mandato do prefeito Adamor Aires - cantada em prosa e verso aos quatros ventos pelos petistas, por suposta compra de votos - que aconteceria no último dia 20, terça-feira passada, não passou de uma grande quixotada protagonizada pelo consórcio PMDB/PT derrotado nas eleições do ano passado. O que na verdade aconteceu no fórum de Ourém foi a fase inicial do procedimento jurídico denominada de instrução processual, na qual são apresentadas as provas e tomados os depoimento das testemunhas de defesa e acusação.

A propósito, a maquinação comandada pela ex-vereadora Lúcia Machado e seus comparsas na tentativa de confundir a Justiça Eleitoral para usurpar o mandato do prefeito Adamor Aires, legitimado pela soberania das urnas, foi logo desqualificada pela robusta falta de consistência das supostas provas apresentadas [gravações de áudio manipuladas] e, principalmente, pelo depoimento da "testemunha-chave": ninguém menos que um agente integrante da coligação do mal, a serviço dos caprichos políticos da ex-parlamentar, conhecido na City pela alcunha de "Zequinha do Zé Gurí", cujo curriculum vitae não é nada recomendável.

O engodo jurídico armado por Lúcia Machado & Cia, foi tão desfavorável que mesmo sendo defendido por um nome de "grife" do direito paraense, Sabato Rossetti - dono de uma das bancas de advocacia mais conceituadas da capital do estado que tem na sua carteira de clientes figurões do quilate de Jáder Barbalho não resistiu nem a primeira audiência: a turma do jacaré, acostumada a agir ao arrepio da lei, foi desmascarada para o bem da justiça e da democracia.

O Governo Adamor Aires iniciou na semana passada a construção da segunda creche na sede do município, esta na área do antigo matadouro, leia-se Curre, orçada em pouco mais de R$ 500 mil com recursos do FNDE e uma pequena contrapartida da prefeitura. A previsão é que a unidade educacional infantil seja inaugurada juntamente com a primeira, cujas obras estão em ritmo acelerado, antes do final do ano disponibilizando mais vagas já em 2014.


A propósito, o velho Curre - um dos prédios públicos mais antigos da City - construído ainda na década de 70 durante a administração Antenor Bararu, então prefeito de Ourém, será demolido em breve para dá lugar a nova creche, modificando a paisagem urbana de Santa Luzia. Portanto essa é uma das últimas imagens do Curre que com certeza servirá para a posteridade.


Que a campanha "Não ande na contramão", deflagrada no mês de julho pela Paróquia de Santa Luzia, leia-se, Pe. Elias, com apoio do governo municipal, está influenciando no comportamento dos condutores de veículos da City disso não se pode ter a menor dúvida. Porém, algumas pessoas, principalmente aquelas que têm a obrigação de zelar pelas leis de trânsito ainda insistem em desobedecê-las e dá mau exemplo, como os agentes da Polícia Civil flagrados muitas vezes trafegando com a viatura na contramão, de acordo com denúncias de dezenas de leitores que chegaram até este blog nas últimas semanas. O dever é de todos, mas o exemplo deve ser dado primeiramente pelos representantes da lei.

Uma quadrilha de assaltantes foi presa em flagrante no último final de semana nos municípios de Capanema, Castanhal e Santa Maria do Pará. O bando pretendia assaltar um ônibus de agência de viagem [que seguia de Belém para Fortaleza] no km 185 da BR-316, em Santa Luzia próximo a comunidade da Estiva. Cinco homens foram presos, com armas de fogo e veículos que seriam usados no crime. Foragido da Justiça do Pará, um dos suspeitos tem dois mandados de prisão por envolvimento em roubos a duas agências bancárias nos municípios de Curuçá e Garrafão do Norte, ocorridos neste ano. Outro é soldado da Polícia Militar, atualmente de licença médica e com ele foi apreendida uma pistola calibre Ponto 40. A outra arma, um revólver calibre 38, estava com outro suspeito, que chegou a atirar contra os policiais civis e acabou baleado em uma das pernas. O elemento ferido foi levado para um hospital de Capanema onde recebeu atendimento médico.

Dois amigos promoters da City entraram em contato com o empresário do cantor Silvano Sales, a nova sensação do Arrocha, para sondar a possibilidade de trazer o artista para um show em solo luziense e ficaram assustados com o valor do cachê cobrado, mais do que inflado por conta do sucesso estrondoso, nada mais nada menos do que a bagatela de R$ 120 mil. Diante do preço impraticável para a realidade da região, a dupla optou por uma banda, "Aviões do Arrocha", bem mais em conta: algo por volta de 10% do valor cobrado por Silvano Sales. O show será em outubro.



No Dia Nacional do Folclore, comemorado hoje, 22 de agosto, faz-se necessária uma profunda reflexão sobre a cultura luziense de modo que sirva de alerta para o desaparecimento das principais manifestações populares do município, muito difundidas num passado nem tão distante mas que agora apenas fazem parte da história. Os problemas vão desde a falta de apoio do poder público ao longo dos anos até a falta de interesse das novas gerações pelas expressões artísticas antigas, como Canto da Terra, danças juninas e mais recentemente a Exposalp.

A Seidurb [Secretaria de Estado de Integração Regional, Desenvolvimento Urbano e Metropolitano], realizou através da Gerência de Resíduos Sólidos durante essa semana [nos dias 20 e 21] na Sespa de Capanema a capacitação de técnicos das secretarias de Meio Ambiente de todas as prefeituras que integram a região nordeste do estado, inclusive de Santa Luzia, com a presença de integrantes do Programa Plansanear, para elaborar o Diagnóstico Municipal de Resíduos Sólidos de cada um dos municípios participantes.

Está chegando a hora de uma das festas mais badaladas do ano em Santa Luzia: trata-se da tradicional Festa das Equipes embalada pela potência sonora da mega aparelhagem Super Pop Águia de Fogo, que em 2013 chega a sua quarta edição.



Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.