A Informação Passada a Limpo

A Informação Passada a Limpo

Capitão Poço - safra da laranja deve chegar a 180 mil toneladas

Do Portal G1-Pará

Segundo estimativas da Emater [Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará] se estende até janeiro de 2014. No município, cerca de mil agricultores se dedicam , o município de Capitão Poço, no nordeste do estado, deve produzir 180 mil toneladas de laranja na safra deste ano. O período de colheita já começou e à cultura, sendo que a maioria da produção se concentra na mão da agricultura familiar.

A laranja de Capitão Poço, maior produtor do fruto no norte do Brasil, hoje chega aos estados do Pará, Maranhão, Piauí Amazonas e Amapá, que consomem o fruto, da variedade pera, in natura, além de São Paulo, onde a laranja paraense abastece as indústrias de suco. Por conta da super oferta, hoje cada tonelada da laranja no município é comercializada a R$ 18,00 valor que deve subir até 40% a partir do mês de novembro.

Segundo dados da Emater, por cada hectare de laranja plantada em Capitão Poço, são colhidas cerca de 18 toneladas de fruto, um número considerado ainda baixo. Para mudar essa realidade, a Emater orienta a realização de tratos culturais e o manejo adequado da lavoura, o que proporciona a diminuição de 30% de gastos e pelo menos 15% no incremento da produção.

Em pouco menos de dois anos, a utilização de medidas alternativas, como o manejo adequado da vegetação nativa e a roça de forma alternada na lavoura tem ajudado a eliminar pragas e doenças e melhorado na qualidade do fruto, inclusive na aparência.

Nossa laranja tem qualidade, bom sabor e menos acidez, mas a adoção de práticas erradas afeta diretamente na produtividade da planta e na aparência do fruto. Isso tem reflexo diretamente no mercado. Atender as indicações do técnico é fundamental”, disse Jerry, técnico da Emater.

Só em Capitão Poço, onde a laranja é a maior fonte de economia, gera 50 milhões de reais e 30 mil empregos diretos e indiretos temporariamente, ou seja, quase 60% da população do município, que segundo o IBGE [Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística], é de 52 mil habitantes.

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.