A Informação Passada a Limpo

A Informação Passada a Limpo

Jatene e o xadrez tucano

Simão Jatene além de ser um técnico por excelência tem se revelado um grande estrategista político a frente do governo do estado ditando os rumos do PSDB paroara. No apagar das luzes do prazo para o troca-troca de partido, no último dia 05, de olho nas eleições de 2014 Jatene mexeu as peças do tabuleiro tucano.

Sacou Sérgio Leão da "superscretaria" de Proteção Social para realoca-lo na vaga de Rosa Hage, que se aposentará do TCM [Tribunal de Contas dos Municípios] ainda este ano, e cacifou a turma de Paragominas conduzindo o ex-prefeito Adnan Demachki [PSDB] para o lugar de Leão e patrocinou a ida do deputado licenciado e secretário de Projetos Estratégicos do Governo, Sidney Rosa [ex-PSDB] para o PSB. E mais, o governador ganhou apoio do novíssimo SDD [Solidariedade] com a adesão do deputado federal campeão de votos no estado nas últimas eleições gerais, Wladmir Costa, que deu adeus ao PMDB de Jader Barbalho.

Por mais que Jatene e Zenaldo [prefeito de Belém], que realmente mandam no PSDB, digam que não um dos efeitos práticos dessa jogada é a neutralização do senador Mário Couto viabilizando as candidaturas de Wlad e Sidney Rosa à única vaga ao senado. Como a dupla pensa a longo prazo, a estratégia também mira em 2018, quando Jatene tendo cumprido dois mandatos consecutivos, Zenaldo pretende substituí-lo no comando do governo do estado, mas aí surge um problema: o senador Flexa Ribeiro não esconde de ninguém que seu sonho dourado é ser candidato a sucessão de Jatene.

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.