A Informação Passada a Limpo

A Informação Passada a Limpo

Ufpa - mais de 5 mil candidatos irão disputar vagas no PSE 2013

Do G1-Pará

A Ufpa [Universidade Federal do Pará] divulgou na última sexta-feira [18], em Belém, que 5.094 candidatos se inscreveram para concorrer às 7.810 vagas em mais de 159 cursos de graduação. Desse total, 953 vagas são ofertadas pelo PSE [Processo Seletivo Especial] para candidatos de origem indígena, quilombola e candidatos aos cursos de Etnodesenvolvimento e Educação no Campo.

Os inscritos poderão imprimir seus cartões de inscrição a partir do próximo dia 25 de outubro. A primeira etapa do concurso que consiste em uma redação está marcada para o dia 4 de novembro.

Demanda

Ao todo, 85 indígenas disputam 90 vagas em 45 cursos ofertados. O maior número de inscritos está no curso de Medicina [Belém] com 21 candidatos, seguido pelos cursos de Pedagogia [Abaetetuba], Engenharia Florestal [Altamira], Biomedicina [Belém], Odontologia [Belém], Psicologia [Belém], Engenharia Elétrica [Belém] e Engenharia Sanitária e Ambiental [Tucuruí] com três inscritos em cada.

Já entre os candidatos quilombolas, a preferência também está no curso de Medicina [Belém] com 37 inscritos, seguido pelo curso de Engenharia Industrial [Abaetetuba] com 31 inscritos, Pedagogia [Abaetetuba] com 29 inscritos, Engenharia Sanitária e Ambiental [Tucuruí] com 22 inscritos e para os cursos de Letras – Língua Espanhola e Letras – Língua Portuguesa, ambos sediados em Abaetetuba, receberam 19 inscrições. Ao todo, os 850 candidatos quilombolas inscritos disputam 194 vagas em 97 cursos de graduação distintos.

Vagas e inscrições

Este ano, o curso de Etnodesenvolvimento, sediado em Altamira, ofertou 33 vagas e recebeu um total de 116 inscrições. Já o curso de Educação no Campo oferece 360 vagas em nove municípios do interior do estado e recebeu um total de 4.043 inscrições. O maior número de candidatos está nos municípios de Baião [1.170 inscritos], Cametá [1.301 inscritos] e Brasil Novo [871 inscritos].

A UFPA também mantém até duas vagas, em todos os cursos de graduação ofertados em seu Processo Seletivo Anual, reservadas para estudantes indígenas e quilombolas. Desta vez foram 280 vagas para candidatos indígenas e outras 280 para candidatos oriundos de quilombos.

Serviço: Impressão do cartão de inscrição para o PSE [Processo Seletivo Especial] 2013 da UFPA, a partir do dia 25 de outubro no site da instituição.

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.