A Informação Passada a Limpo

A Informação Passada a Limpo

Bragança celebra Círio de Nazaré hoje


São esperados mais de 150 mil devotos, hoje, no Círio de Nossa Senhora de Nazaré de Bragança: a festa religiosa, comemorada sempre no segundo domingo de novembro, tem mais de 100 anos de tradição.

Os hotéis da cidade já estão lotados. Seculd [Segundo a Secretaria Municipal de Cultura, Desportos e Turismo] as reservas foram esgotadas um mês antes do evento. Com a chegada dos turistas, a cidade se preparou com ruas asfaltadas e sinalizadas, efetivo policial reforçado e aumento no número de agentes de trânsito.

Além do Círio, a própria história de Bragança atrai os visitantes: a cidade acaba de festejar 400 anos, e se orgulha da arquitetura de época, dos balneários, campos naturais, da praia de Ajuruteua e da culinária tipicamente paraense. Assim o Círio da cidade tornou-se um dos mais importantes do Pará. Segundo a Diocese do município, é o terceiro mais antigo.

As peregrinações começam no dia 8 de outubro. Este ano, mais de 30 mil casas foram visitadas. Para isso, a diretoria do Círio formou 150 núcleos, divididos pelas três paróquias da sede e por todas as localidades rurais. Por diversas vezes, ao longo do ano, a imagem peregrina de Nazaré se encontrou com as três imagens de São Benedito, que esmolam no interior do município. Momentos de grande emoção para os fiéis.

O Círio de Bragança é composto por nove procissões oficiais. As novidades deste ano foram a Romaria dos Cavaleiros e a Motorromaria. Foram doados sete mantos, um para cada dia da festividade. Durante a semana da festa, a organização preparou o Círio Musical, com apresentações de cantores da terra e da participação de padre Sidney, cantor e compositor.

A imagem peregrina é a primeira réplica feita da imagem do altar do Glória do Santuário de Nazaré, em Belém. Ela foi doada pelo então padre Miguel, vigário da Basílica, hoje Santuário. Por ser a réplica uma reprodução da imagem com o manto [a outra é sem o manto], acabou entregue ao Círio de Bragança. Neste domingo, a imagem de Nossa Senhora de Nazaré percorrerá quatro quilômetros, saindo da igreja centenária de São Benedito, às 7:30Hs, indo até a Cúria Diocesana, onde será celebrada a missa campal.

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.