WHAT'S NEW?
Loading...

Prefeitura quita salários de maio à partir de segunda-feira

O prefeito Adamor Aires comunicou agora a pouco que o pagamento dos salários dos servidores municipais, referentes ao mês de maio, começará a ser quitado à partir da próxima segunda-feira, 03 de junho.

"Governo da Terra Querida", respeito e dignidade com os trabalhadores...

TRE do Pará cassa mandato do deputado Cláudio Puty


Foto: Reprodução PT.org
O TRE/PA [Tribunal Regional Eleitoral do Pará] cassou o mandato do deputado federal Cláudio Puty [PT] nesta terça-feira, 28. Os desembargadores decidiram, por quatro votos a um, acatar a denúncia feita pela Justiça Federal sobre abuso de poder político e captação ilícita de votos.

A denúncia é de 2010 e ocorreu após a operação Alvorecer, deflagrada pela Polícia Federal no Pará. Segundo a relatora do processo, a juíza Eva do Amaral, a investigação policial utilizou interceptação telefônica - autorizada pela Justiça Federal - para concluir crimes eleitorais que englobam abuso de poder político e compra de votos.

Ainda de acordo com a juíza, o parlamentar poderá recorrer da decisão ao TRE do Pará e posteriormente em outras esferas da justiça eleitoral, se necessário.

TCE aprova contas de 2012 do Governo do Estado

O TCE [Tribunal de Contas do Estado] aprovou ontem, por unanimidade, parecer prévio favorável às contas estaduais de 2012. O balanço geral também foi apreciado pelo Ministério Público de Contas e será encaminhado à Alepa [Assembleia Legislativa do Pará], até o dia 6 de junho, para votação.

A sessão foi presidida pelo vice-presidente do TCE, Luís Cunha. O relator do processo foi o conselheiro presidente, Cipriano Sabino. O auditor-geral do Estado, Roberto Amoras, representou o governador do Estado e teve direito à manifestação na sessão. "Cabe-nos reconhecer o trabalho do TCE no exame das contas e também ressaltar a dedicação do governador Simão Jatene em relação às contas públicas", disse.

Amoras lembrou que o Pará está entre os cinco Estados com melhor situação de equilíbrio no orçamento, "o que foi reconhecido pela Secretaria do Tesouro Nacional". O balanço, um diagnóstico das contas públicas estaduais, recebeu 26 recomendações que deverão ser aplicadas pelo governo. "Acolhemos as recomendações e assim esperamos melhorar as ações de gerenciamento dos recursos públicos", disse Amoras.

PRF apreende 30 toneladas de óleo vegetal na BR-316, em Capanema

Do Portal G1-Pará

Trinta toneladas de óleo de palma foram apreendidas no município de Capanema, pela Polícia Rodoviária Federal [PRF]. A carga do produto, também conhecido como óleo de dendê, seria utilizada para o consumo humano e estava sendo transportados ilegalmente em um caminhão tanque. O flagrante ocorreu no final de semana. As informações foram divulgadas nesta segunda [27].

Segundo a PRF, o flagrante de crime ambiental e de crime contra a saúde pública ocorreu no quilômetro 153 da BR-316, quando os agentes da PRF abordaram uma carreta tanque, atrelada a dois semi-reboques.

Segundo a PRF, veículo que transportava o óleo vegetal era usado também para transporte de produtos tóxicos. (Foto: Divulgação/PRF)

Ao fiscalizarem a carreta, os policiais constataram que os tanques carregados com óleo de palma já haviam sido utilizados no transporte de produtos perigosos, procedimento que é proibido pela Agência Nacional de Transportes Terrestres [ANTT] e pelo INMETRO, já que representam risco de contaminação. Segundo a legislação, atualmente não existem procedimentos de descontaminação que retirem das paredes dos equipamentos os metais pesados nocivos à saúde.

A ocorrência foi encaminhada à Vigilância Sanitária em Capanema, aonde por meio de vistoria técnica foi confirmado o delito e aplicadas as autuações pertinentes. Posteriormente, foi registrado o flagrante na delegacia de Polícia Civil local aonde será instaurado inquérito policial para apurar os crimes. Segundo o condutor do veículo, de 51 anos, a carga foi embarcada em uma empresa localizada no município de Santo Antônio do Tauá e seria entregue a uma empresa no estado da Bahia.

Em tempo

A 47ª edição da Festa das Flores - realizada no último sábado no galpão da Transportadora Bonfim [leia-se galpão do Hellber Dias] - foi sucesso total: casa cheia de luzienses, famílias na grande maioria, e centenas de pessoas vindas da capital do estado e cidades vizinhas para prestigiarem os dois grandes shows dos cantores Daniel do Acordeon, que empolgou o público com o ritmo marcante do forró, e Tom Cleber com todo o seu romantismo até as primeiras horas da manhã de domingo. Clique nas fotos abaixo para conferir a cobertura fotográfica realizada pelo diretor municipal de Cultura, Dinho Oliveira:




Organizada pelos funcionários da escola Florentina Damasceno desde os seus primórdios na década de 60 do século passado, o objetivo da Festa das Flores sempre foi o de angariar recursos para serem investidos em melhorias da própria escola. Porém, com a evolução dos tempos e o surgimento de um público mais exigente o que obrigatoriamente demandaram na contratação de atrações de grande envergadura do show business nacional foi perdendo essa característica filantrópica e tornou-se deficitária mesmo com uma grande cota de patrocínios e o generoso apoio financeiro da prefeitura. Segundo um dos responsáveis pela edição de 2013, o risco de a conta não fechar é muito grande, já que os custos são desproporcionais em relação a arrecadação com as vendas de mesas, ingressos avulsos e bebidas.

Eleita com uma votação esmagadora, mais 80% dos votos válidos, a prefeita de Cachoeira do Piriá, Bete Bessa [PMDB], já começou a enfrentar as primeiras críticas dos eleitores descontentes, que estão fazendo muito barulho nas redes sociais. Prometendo novos tempos para os cachoeirenses, madame desbancou do poder o grupo político que deu as cartas desde a emancipação política do município, por 16 anos. Porém, segundo os seus críticos até agora o governo Bete Bessa ainda mostrou a que veio passados mais de 5 meses de administração, e com vários agravantes: a tão prometida "limpeza" não aconteceu com as mesmas pessoas que integravam governos passados aboletadas na prefeitura como se nada tivesse acontecido, os altíssimos índices de violências vêm assustando os moradores com muitas ocorrências e o problema da falta de água, principal mote da campanha de Bete, ainda não foi resolvido e o líquido precioso continua sendo vendido por aproveitadores como nos velhos tempos do garimpo.

À propósito da violência, outro município que vem enfrentando muitos problemas com a escalada da criminalidade é Capanema, que segundo fontes da imprensa regional registrou um dezena de homicídios somente nos primeiros quatro meses do ano, de janeiro à abril. A última ocorrência aconteceu na noite da última quinta-feira, 23, quando dois homens na faixa dos 20 aos 30 anos foram executados à tiros por volta das 19 hs na praça da Bíblia em frente ao terminal rodoviário por dois elementos que chegaram em uma motocicleta. De acordo com representantes da Segurança Pública no município, a principal motivação dos crimes é o tráfico de drogas que aumentou bastante nos últimos tempos com os acertos de contas e as disputas entre quadrilhas servindo de pano de fundo para as ocorrências.

Na semana passada o prefeito Adamor Aires [PR] foi recebido - juntamente com o deputado federal Arnaldo Jordy [MB] - em audiência na Secretaria de Estado de Saúde, pelo titular da pasta, Dr. Hélio Franco. Em pauta a construção do Hospital Municipal de Santa Luzia, um dos principais compromissos do prefeito Adamor com os luzienses que já está com o projeto concluído e devidamente protocolado junto aos órgão competentes do estado, apenas aguardando a liberação dos recursos por parte do governador Simão Jatene [PSDB], já aprovados no exercício orçamentário de 2013.


A comunidade do Tentugal realizou ontem, domingo, 26, a edição 2013 do Círio de Nossa Senhora de Nazaré com mais de 50 anos de tradição. Até pouco tempo a festividade acontecia no último domingo do mês de novembro, porém por decisão da Paróquia de Santa Luzia, leia-se Pe. Elias, e da população da retrocitada comunidade, que não concordavam com a realização de grandes festas dançantes e a venda de bebidas alcoólicas às margens do rio Caeté logo depois da procissão a data foi antecipada para o último domingo de maio.

À propósito, a Paróquia de Santa Luzia está em contagem regressiva para celebrar uma das datas mais importantes do calendário católico: trata-se da festa de Corpus Christi, na próxima quinta-feira, 30. Há mais de um mês o pároco luziense, Pe.Elias, está mobilizando sob sua coordenação uma grande equipe de voluntários que irá trabalhar durante toda a noite de quarta-feira, véspera da celebração, na confecção do tradicional tapete colorido de serragem, um dos mais bonitos da região nordeste do estado, que serve de ornamentação do trajeto de mais de 1,5 km por onde passará a procissão conduzindo o Santíssimo.

A famosa "virose" sempre com os mesmos sintomas [gripe acompanhada de febre, dor cabeça e inflamação na garganta] está tirando muito gente de combate nos últimos dias. Não é raro um amigo ou colega de trabalho ficar de cama vários dias por conta dessa danada, principalmente nas escolas, onde professores e alunos têm se afastado das suas atividades com bastante frequência.

Alô baladeiros de plantão, o próximo final de semana promete em algumas cidades de região. Em Capanema, no sábado [01 de junho] de uma tacada só tem shows de forró da Banda Encantus na Arena Carlos Gomes e do cantor Tom Cleber no Engarrafamento do Forró. A cantora Paula Fernandes se apresenta em duas cidade, no Parque de Exposições de Castanhal, na sexta-feira [31], e na boate Orange Night em Capitão Poço, domingo, 02 de junho. Agora é só escolher uma das opções e cair na gandaia...

Assaltos à mão armada não ocorrem apenas nos grandes centros urbanos: essa modalidade de crime também já chegou, e faz tempo, na outrora pacata Santa Luzia City, que de vez em quando registra ocorrências do tipo. No domingo anterior ao final de semana passado, mais precisamente no último dia 19, um desavisado amigo da coluna circulava de moto no início da madrugada de segunda-feira por uma das ruas mais afastadas do centro quando foi abordado por um casal que anunciou o assalto. Levado para a periferia da cidade o rapaz passou momentos de horrores nas mãos da dupla que a todo instante o ameaçavam de morte sob a mira de uma arma e faziam ameaças à sua família caso ele registrasse ocorrência na polícia. Depois de muitas humilhações e tentativas de estrangulamento os marginais liberam a vítima levando apenas a quantia de R$ 250,00.

Faleceu na semana passada em Capanema um cidadão bastante conhecido e com muitos amigos em Santa Luzia City, inclusive o editor deste blog: trata-se do "Seu João da Rio Lanche", um simpático senhor que por muitos anos pilotou uma das mais antigas lanchonetes daquela cidade, a Rio Lanche, localizada na travessa Central do Mercado que tinha um grande número de luzienses no seu espólio de clientes. Acometido pela Diabetes há muitos anos, seu João deixou o comando da lanchonete mas manteve o hábito de frequentar todos os domingos o balneário do Caeté à bordo do seu Corcel II, que ele fazia questão de manter sempre bem conservado.

Parabéns à presidente da Câmara Municipal, vereadora Profª. Olinda


Nossos parabéns à querida vereadora presidente da Câmara Municipal de Santa Luzia do Pará, vereadora Profª. Olinda Lucena que inaugura idade nova na data de hoje [24/05]. Que DEUS, Nosso Senhor, continue guiando seus passos e seu trabalho em prol do povo luziense. Parabéns...

Exploração de madeira em reserva indígena Tembé gera danos de R$ 1 bilhão

Do Portal G1-Pará

 A PF [Polícia Federal] iniciou nesta terça-feira, 21, a operação Ibira para desarticular um esquema ilegal que envolve empresários madeireiros na retirada e venda ilegal de madeira em toras da terra indígena Alto Rio Guamá, da etnia Tembé, no nordeste do estado. Segundo a PF, os danos ambientais causados pela prática criminosa podem ser estimados em mais de R$ 1,240 bilhão. Dois suspeitos foram detidos por porte ilegal de arma, mas pagaram fiança e foram liberados.

O operação conta com o apoio do Ibama e do MPF [Ministério Público federal]. Cem policiais trabalham na ação, que cumpre 28 mandatos de busca e apreensão na Região Metropolitana de Belém e nos municípios de Paragominas, Nova Esperança do Piriá, Santa Luzia do Pará, Altamira e Capanema no Pará, e ainda nas cidades de São Domingos do Maranhão e no município de Anápolis, em Goiás.

A decisão da Justiça Federal de Paragominas também determinou a suspensão de qualquer autorização de desmatamento, de manejo ou exploração semelhante concedida em favor das pessoas físicas e jurídicas que estão sendo investigadas.

A reserva indígena do Alto Rio Guamá tem uma área total de 280 mil hectares com perímetro de 366 km², sendo caracterizada por possuir um histórico de conflitos fundiários e ambientais desde a década de 70, com recorrentes enfrentamentos entre índios e madeireiros que há muito tempo vem atuando ilegalmente na região.

Segundo a Polícia Federal, a reserva indígena é a mais ameaçada de toda a Amazônia. Dados do Imazon [Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia] apontam que 90% da exploração de madeira em terra indígena, no Pará, localiza-se na terra indígena do Alto Rio Guamá.

As investigações tiveram início em meados do ano de 2012, quando foram detectadas práticas como o uso de créditos de madeiras obtidos em projetos de manejos aprovados de maneira fraudulenta nos órgão ambientais, o que acabava permitindo que a madeira fosse retirada de áreas de preservação.
Segundo o Ministério Público Federal do Pará, desde a criação da reserva Alto Rio Guamá, em 1945, a área Tembé é disputada por madeireiros, agricultores e até usada para plantio de maconha.

Indícios de fraude

Segundo os policiais, a grande distância entre as empresas que participavam do esquema [superior a 500 km em linha reta] é um indício de que a transação foi feita com repasse de créditos florestais, já que não havia informações sobre o transporte do produto. Além disso, alguns veículos cadastrados nos sistemas de monitoramento da transação de produtos florestais, como o DOF [Documento de Origem Florestal] e Sisflora [Sistema de Comercialização e Transporte de Produtos Florestais], são considerados incompatíveis com a atividade do transporte de toras, incluindo automóveis e motocicletas - uma das motos cadastradas, inclusive, teria sido responsável pelo transporte de 10 toneladas de madeira.

Outro fato que chamou a atenção dos investigadores foram os valores lançados nas guias florestais, que eram eram inferiores ao preço estipulado pelas portarias da Secretaria da Fazenda do Pará, o que, de acordo com a investigação, deixa clara a intenção da compra de créditos florestais para "esquentar" madeira ilegal.

Programação da festa de aniversário de Ourém

Confira a programação oficial da festa de comemoração dos 251 anos de emancipação política da cidade de Ourém:


Jader é o único senador do Pará a defender a manutenção do voto secreto

Levantamento feito ontem pelo jornal "Correio Braziliense" revela que apenas oito senadores defendem a manutenção do voto secreto nas decisões do Congresso Nacional nos moldes atuais. Destes oito nomes, apenas um paraense se mostrou a favor das decisões às escuras: Jader Barbalho [PMDB], aquele que dispensa apresentações.

Os tucanos Flexa Ribeiro e Mário Couto, ambos do PSDB, aparecem no rol dos 32 parlamentares favoráveis à abertura do voto nas três situações previstas na Constituição - cassação de mandatos, apreciação de vetos presidenciais e indicação de ministros do STF [Supremo Tribunal Federal] e outras autoridades.

Já outros 28 defendem mudanças nas regras para votações secretas, mas em pelo menos uma das situações previstas na Constituição. O tema é antigo, mas ganha fôlego com a possibilidade de votações sigilosas nos próximos meses. Procurados por cinco dias, 13 senadores preferiram não se posicionar. Mesmo se eles fossem favoráveis ao fim do voto secreto em todas as situações previstas na Carta Magna, não se atingiria o quórum de 49 parlamentares necessário à aprovação de uma PEC na casa.

Em tempo

Está chegando o grande dia de mais uma Festa das Flores - talvez a única tradição luziense que ainda resiste ao tempo - que este ano realizará a 47ª edição. Será sábado, 25, à partir das 22 hs no galpão da Transportadora Bonfim [Galpão do Helbber] com os shows do forrozeiro Daniel do Acordeon e do cantor Tom Cleber. Imperdível...


A cidade de Tracuateua está preparando a 20ª edição do Festival Folclórico - um dos maiores da nordeste paraense - que distribuirá R$ 13.000,00 em premiação para as quadrilhas vencedoras do tradicional "Intermunicipal de Quadrilhas Juninas", no período de 06 a 10 de junho.


Alô amantes do motociclismo radical, acontecerá no próximo dia 09 de junho, em Cachoeira do Piriá, a "I Pira na Trilha": inscrições com direito a café da manhã e camisa. Contatos pelos fones 84543104 e 84100301.


No último sábado, 18 de maio, o prefeito Adamor Aires e a secretária de Assistência Social, Irene Sousa, entregaram à população mais um serviço de grande utilidade: trata-se do Balcão de Empregos do Sine [Sistema Nacional de Empregos] que tem como função intermediar empregos, oferecer cursos de qualificação profissional e garantir o seguro-desemprego para os trabalhadores, entres outras ações. O Balcão de Empregos do Sine tem coordenação e sala própria na Secretaria Municipal de Assistência Social e está aberto ao público à partir de hoje, segunda-feira, 20.




Na última sexta-feira a Semas [Secretaria Municipal de Assistência Social] em parceria com as secretarias de Educação e de Cultura, Esporte, Turismo e Juventude e o Conselho Tutelar, realizou uma grande caminhada pelas ruas da cidade em defesa do Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. O ato público terminou no Salão Paroquial com palestras ministradas pelo prefeito Adamor Aires, pela secretária de Assistência, Irene Sousa, e pelo deputado federal Arnaldo Jordy, presidente da CPI [Comissão Parlamentar de Inquérito] do tráfico humano.




Há quem veja as dez digitais da ex-vereadora Lúcia Machado e do comando do PT luziense na ação criminosa dos marginais que se intitulam de sem-terra na comunidade do Pau-de-Remo, semana passada. A título de reivindicações uma horda armada até os dentes com terçados, foices e espingardas renderam sob ameaças e muitas humilhações os motoristas de uma caçamba e uma pá-mecânica de propriedade da prefeitura e se apropriaram do maquinário que ainda se encontra sob o domínio dos falsos sem-terra.

Acostumados ao "tratamento diferenciado" oferecido pelo finado governo petista ao longo de sete anos, que incluía até o desvio de caminhões carregados de merenda escolar para abastecer a invasão que fica dentro da propriedade do deputado federal Josué Bengtson, os marginais estão insatisfeitos com o fim das mordomias e tocam o terror na comunidade do Pau-de-Remo com táticas de guerrilhas, ameaçando qualquer um que contrariar os seus escusos interesses. Inclusive, assassinaram há três anos um segurança da fazenda do deputado a tiros de espingarda cartucheira.

O luziense Fábio Costa, um dos nomes de peso do governo Paulo Titan, de Castanhal, ocupa a sub-prefeitura do Jaderlândia, o bairro mais populoso da cidade com aproximadamente 75 mil moradores. Nesta segunda-feira, 20, Fábio Costa está à frente das comemorações do aniversário de 29 anos do bairro, ao lado do prefeito, com uma mega programação que inclui a prestação de serviços, mutirões e shows musicais.



Continua na próxima quarta-feira,22, a Via Crúcis da incerteza para a maioria dos funcionários públicos municipais da City, admitida através do concurso público realizado em 2001 pelo então governo Nato Costa, por conta do julgamento da ação movida pelos agentes do finado governo petista alegando supostas irregularidades durante a aplicação do certame. Adiado por duas vezes, a quarta-feira poderá ficar marcada no calendário como um dia negro para centenas de pais e mães de famílias que correm o risco de irem para o olho da rua sem nenhum direito, caso a justiça decida pela anulação do concurso. Esse é mais um desserviço da petezada para a população luziense...

A escola Florentina Damasceno realizou na manhã da última sexta-feira, 17, a 11ª edição do evento Povos da Amazônia, sob o tema "O que a Amazônia tem?" com as turmas dos ensinos Fundamental e Médio. Sob a coordenação dos professores e da direção, os alunos apresentaram através de sarau, teatro e danças as várias vertentes da cultura amazônica transformando a programação num verdadeiro espetáculo. Clique na imagem abaixo para ver todas as fotos do evento.



A histórica cidade de Ourém - que completou 251 anos neste mês de maio - está se preparando para realizar um dos maiores eventos do veraneio de julho, da região nordeste do Pará: trata-se do "XXIX Festival da Canção Ouremense", realizado pela prefeitura municipal com apoio do governo do estado.


Baixe o Cd da banda Desejo de Menina, gravado no show de Capanema


Baixe o Cd da banda Desejo de Menina gravado no show de Capanema no último sábado, 11.


Deputado federal Arnaldo Jordy é presença confirmada amanhã em Santa Luzia em evento da Semas

Convidado pela titular da Semas [Secretaria Municipal de Assistência Social], Irene Sousa, para ministrar palestra amanhã, sexta-feira, 17, durante um ato em defesa do "Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes" o deputado federal Arnaldo Jordy [MB] confirmou presença no evento agora há pouco e estará em Santa Luzia.

Um dos mais engajados defensores dos Direitos Humanos, Jordy foi o relator da CPI do Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes no Pará, intitulada de "CPI da Pedofilia", da Alepa [Assembléia Legislativa do estado do Pará] em 2009 e 2010 e atualmente preside outra Comissão Parlamentar de Inquérito, dessa vez na Câmara Federal, que investiga o tráfico de pessoas no país.

O parlamentar será a estrela principal da Mesa Redonda organizada pela Semas, amanhã no Salão Paroquial à partir das 09 hs.

Sem-Terra baderneiros promovem ação de violência contra o município


Clique na imagem para vê-la em tamanho ampliado


Boletim de ocorrência registrado ontem pela Prefeitura Municipal de Santa Luzia, na Delegacia de Policia, denuncia um grupo de baderneiros intitulado de “SEM-TERRA”,  inspirado e apoiado pela ex-vereadora petista Maria Lúcia Machado, tomou de assalto uma caçamba e uma pá mecânica, de propriedade do município. Segundo o que  foi apurado até o momento, o motivo da ação criminosa seria um protesto pelo fato da recusa por parte da prefeitura em construir uma escola e contratar professores para ministrar aulas dentro de uma área de terra invadida na propriedade do pastor deputado federal Josué Bengtson, do PTB, próximo à comunidade do Pau-de-Remo.

Como se trata de uma área de conflito agrário, inclusive, tramitando na esfera judicial há muito tempo, sem uma decisão definitiva a posição da prefeitura é uma só, já adotada como decisão de governo: Não existe a menor possibilidade de construção de escola, nem contratação de professores para a área da invasão, pois tal atitude poderia ser interpretada como “legalização” de um assentamento irregular, colocando o município dentro de uma disputa que somente o estado e o Judiciário têm prerrogativas de solucionar.

A posição do governo se resguarda ao direito de não interferir na disputa, já que segundo informações oficiosas comentam que, recentemente, a Justiça deu ganho de causa ao pastor-deputado. Por outro lado, a prefeitura não se omite ao direto basilar à educação e como medida de bom senso, garantiu e garante escola em condições adequadas para as crianças dos “SEM-TERRA”, com transporte e merenda escolar, porém na comunidade do Pau-de-Remo, que fica a menos de 04 quilômetros da área conflituosa. Como se vê, tal movimento demonstra claramente a motivação política que está por trás da cortina de fumaça, cujo pano de fundo ainda é o inconformismo pela derrota eleitoral dos petistas na eleição municipal passada.

Registra o Boletim de ocorrência, ainda, que esses baderneiros dos “SEM-TERRA”, são os mesmos que participaram da invasão da prefeitura, em novembro/2012, quando, em companhia de 10 [dez] falsos índios, incitados pela ex-vereadora Machadinha” - useira e vezeira de atos de vandalismo para atingir seus escusos objetivos eleitoreiros - fizeram refém o ex-prefeito Zaqueu Salomão, inclusive, praticando danos ao patrimônio público, num ato de selvageria sem precedentes, tudo por conta do inconformismo diante do afastamento do cargo de prefeito do famoso corrupto “Louro do PT”. A sorte deles, foi a pronta chegada da Policia Militar de Capanema, já que a população da cidade estava “prontinha da Silva” para dar uma surra na vagabundagem intolerante e radical.

Semas realiza ato no Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes

Amanhã, sexta-feira, 17, a Semas [Secretaria Municipal de Assistência Social] em parceria com as secretarias de Saúde, Educação e Cultura, Esporte, Turismo e Juventude e o Conselho Tutelar realizará ato público [veja a programação na imagem abaixo] com o objetivo de chamar a atenção da população luziense para os crimes de abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes.


XI Povos da Amazônia da escola Florentina Damasceno

Amanhã, sexta-feira, 17, a escola Florentina Damasceno, Ensino Fundamental, realizará a 11ª edição do evento "Povos da Amazônia" sob o tema "O que a Amazônia tem?" com uma vasta programação cultural desenvolvida pelos alunos do 6º [5ª série] ao 9º ano [8ª série] com o apoio dos professores e da direção da referida escola.

As atividades iniciar-se-ão às 08 hs e se estenderão até o final do primeiro turno escolar, às 11:45 hs na quadra de esportes.


Prefeito Adamor Aires entrega pontes totalmente recuperadas às comunidades da Bela Vista e do Pau-de-Remo

O prefeito Adamor Aires, através da Secretaria Municipal de Obras, entregou à população das comunidade da Bela Vista e do Pau-de-Remo na tarde de hoje duas pontes totalmente recuperadas - com recursos próprios em parceria com o governo estadual - ao longo da PA-253, popularmente conhecida como "ramal do Broca", que encontravam-se intrafegáveis há mais de 30 dias.

No início do mês passado o prefeito Adamor juntamente com o vereador Marinho - representante político daquela região - e o secretário municipal de Obras, Luís Doca, convidaram o diretor regional da Setrans [Secretaria Estadual de Transportes], Engº. Alfredo Amim, para ver de perto o péssimo estado de conservação das pontes e consequentemente da estrada, já que se trata de uma rodovia estadual, e pediram providência urgentes ao governo do estado no que foram atendidos imediatamente com o envio de um engenheiro da Setrans para fazer um estudo técnico da situação, que resultou em parceria entre município e estado para o custeio financeiro das obras de reparos das referidas pontes que podem ser vistas em dois momentos: antes e depois.


Ponte da comunidade da Bela Vista no início do mês de abril, antes da reforma


Ponte da comunidade da Bela Vista, totalmente recuperada e entregue hoje à população


Estado da ponte da comunidade do Pau-de-Remo há 30 dias atrás

Ponte da comunidade do Pau-de-Remo depois da reforma

Operação em 23 municípios do Pará resulta na prisão de 60 pessoas

Do G1-Pará
Cerca de 5 quilos de drogas foram apreendidas e 60 pessoas foram presas durante a operação "Combater", segundo dados da Polícia Civil divulgados nesta terça-feira [14]. A ação, que busca reprimir o crime organizado em todo o Pará, foi iniciada simultaneamente em 23 municípios do estado na última sexta-feira [10]. O objetivo era cumprir mandados de prisão, busca e apreensão nas localidades. Oito adolescentes foram apreendidos.

A operação é coordenada pela DPI [Diretoria de Polícia do Interior] e foi realizada com o apoio da Polícia Militar. Dentre os presos, 51 homens são suspeitos de envolvimento com o tráfico de drogas, porte e posse ilegal de arma de fogo, estelionato, roubo, homicídio, receptação e violência doméstica. Nove mulheres também são suspeitas dos crimes de tráfico de drogas, porte e posse de arma de fogo, além de formação de quadrilha.

Mais de 3,6 quilos de “crack” e 1,4 quilo de maconha foram apreendidos durante os quatro dias de operação. Entre as drogas, a polícia encontrou também “pedras de crack”, cocaína e “óxi”.

De acordo com o delegado Silvio Maués, diretor de Polícia do Interior, a operação foi realizada nos municípios de Redenção, Abaetetuba, Igarapé-Miri, Santarém, Juruti, Alenquer, Muaná, Capanema, Bragança, Salinópolis, Augusto Corrêa, Paragominas, Ulianópolis, São Miguel do Guamá, Igarapé-Açu, Marabá, Rondon do Pará, Bom Jesus do Tocantins, Piçarra, Parauapebas, Curionópolis e Altamira.

Inauguração do Balcão de Empregos do Sine, no próximo sábado


Em tempo

A Setrans [Secretaria Estadual de Transportes] promete deixar as rodovias de acesso à Salinas em boas condições de tráfego até o mês de julho - quando acontece o veraneio mais badalado do estado - inclusive com nova sinalização horizontal e vertical e melhorias nos acostamentos. O trecho de acesso à praia do Atalaia também passará por reformas.

Foi nocauteante, digamos assim, a queda no valor do repasse feita pelo Governo Federal por conta do FPM [Fundo de Participação dos Municípios] - recursos destinados à manutenção financeira do município - para Santa Luzia entre os meses de fevereiro e março deste ano. Baixou de R$ 1,2 milhão para R$ 600 mil - uma paulada de quase 50% de redução. Em janeiro o prefeito Adamor Aires trabalhou enforcado com FPM na ordem de R$ 800 mil.

Na última sexta-feira, 10, o prefeito Adamor Aires enviou uma delegação chefiada pelo vice-prefeito e secretário de Educação, Robson Federal, à capital do estado para participar do Encontro Estadual com os Novos Prefeitos e Prefeitas do Pará realizado no Hangar - Centro de Convenções e Feiras da Amazônia pelo Governo Federal que contou com a presença das ministras da Secretaria de Relações Institucionais, Ideli Salvatti; do Planejamento, Orçamento e Gestão, Miriam Belchior, e do Desenvolvimento Social e Combate à fome, Teresa Campello. Além do vice-prefeito também foram os secretários de Administração e Finanças, Tião Oliveira, e Saúde, Sara de Oliveira.



A imprudência, principalmente a falta de uso de equipamentos de segurança, continua sendo a grande responsável pela violência no trânsito luziense quado se trata de ocorrências envolvendo motocicletas. Semana passada, na última segunda-feira, 06, uma dona de casa que era transportada por um moto-taxista foi a óbito instantaneamente em um acidente na BR-316, próximo à sede do município quando retornava de um balneário próximo. A vítima não usava capacete e teve traumatismo craniano devido o choque violento com o asfalto.

Boa notícia para os amantes de aparelhagens e do paraenssíssimo tecnobrega: no dia 13 de junho o famoso Badalasom, "O Búfalo do Marajó", estará em solo luziense para o "I Forrozão dos Namorados", ainda sem local definido.



O antenadíssimo presidente da Alepa [Assembléia Legislativa do Estado do Pará], deputado Márcio Miranda [Dem], implantará ainda este mês o projeto de interiorização do parlamento estadual, denominado de "Assembléia Junto do Povo". A primeira cidade a receber os parlamentares será Marabá, no sudeste do estado, ainda esta semana, à partir de hoje [13] até a quarta-feira 15. Márcio Miranda pretende levar a Alepa para máximo de cidades que poder durante à sua gestão que vai até 2015 com o intuito de discutir os problemas locais de cada região durante as sessões itinerantes.

Dengue Hemorrágica está assustando a população de Capanema. No início do mês uma professora que já ocupou a Secretaria de Educação do município, morreu vítima da doença. Preocupado, o vereador Pedro Paulo requereu providências para que as farmácias da cidade se revezem aos domingos e feriados evitando deixar a população sem medicamentos.

Segundo informações da imprensa regional o deputado estadual capanemense Eduardo Costa, padrinho político do vereador Nenenzão, está desembarcando do desidratado PTB e indo de mala e cuia para o novíssimo MB [Mobilização Democrática], resultado da fusão entre os nanicos PPS e PMN mês passado. Resta saber se o vereador luziense seguirá os passos do seu principal fiador político.

Está no ar o site institucional da Prefeitura Municipal de Santa Luzia do Pará com informações, notícias e fotos do "Governo da Terra Querida", administração Adamor Aires. Clique na imagem abaixo para acessar a página:



A maioria do funcionalismo municipal de Santa Luzia, especialmente os contratados pelo concurso realizado durante o então Governo nato Costa, em 2001, está na corda bamba graças à birra política dos petistas que denunciaram à justiça supostas irregularidades ocorridas durante a aplicação do certame. Adiado duas vezes, o julgamento da ação está marcado para o próximo dia 22, com o eminente risco - caso o juiz decida pela anulação - de mandar para o olho da rua mais de 80% quadro funcional efetivo do município.

Na última sexta-feira, 10, a primeira-dama e titular da pasta de de Assistência Social do município, Irene Sousa, comemorou o Dia das Mães na sede do Cras [Centro de Referência de Assistência Social] com um café da manhã, apresentações culturais e sorteio de vários brindes para as mães presentes no evento. Foi um grande acontecimento para as crianças e adolescentes assistidos pelos programas desenvolvidos pela instituição e, principalmente, para as mães mais carentes da City.




Governador Simão Jatene participa do Encontro Estadual com os Novos Prefeitos e Prefeitas do Pará




O governador Simão Jatene anunciou aos prefeitos de todos os municípios do Pará, na última sexta-feira, 10, uma nova ferramenta que deverá facilitar a celebração de convênios entre os governos estadual e municipal. Durante a cerimônia de abertura do Encontro Estadual com todos os novos prefeitos do Pará, no Hangar, promovido pela Secretaria de Relações Institucionais do Governo Federal, Simão Jatene assinou um decreto desburocratizando os convênios. A partir de agora, os gestores têm um novo mecanismo para regularizarem a situação dos seus municípios junto à Lei de Responsabilidade Fiscal. “O que criamos foi um caminho para torná-los regulares com o auxílio do Estado, já que grande parte dos prefeitos está impossibilitada de assinar convênio conosco, ainda que eu e eles queiramos, porque existem problemas que vêm de administrações anteriores a deles, e que penalizam em última instância a população. Por causa disso, muitos estão impossibilitados de ter acesso a recursos que são fundamentais para áreas da saúde, educação e segurança, que definimos como prioritárias nessa questão”, explicou o governador, acrescentando que dos 144 municípios paraenses, apenas seis estavam aptos a celebrar convênios.

O evento contou a participação das ministras Ideli Salvatti, da Secretaria de Relações Institucionais; Miriam Belchior, titular do Ministério de Planejamento, Orçamento e Gestão, e Teresa Campello, do Desenvolvimento Social e Combate à Fome; da secretária nacional de Segurança Pública, Regina Miki, e de diversas outras autoridades federais, estaduais, municipais, entre senadores, deputados e vereadores, além dos prefeitos dos municípios do Pará. Durante o encontro, Simão Jatene e a ministra Miriam Belchior assinaram um termo de cooperação entre o Governo do Estado e o Ministério de Planejamento, Orçamento e Gestão, para apoio à elaboração dos Planos Plurianuais [PPA] municipais, a partir do fortalecimento das Agendas de Desenvolvimento Territorial [ADT]. As ações fazem parte do Programa de Apoio ao Planejamento e Gestão Municipal, parceria do Ministério do Planejamento com a Secretaria de Relações Institucionais.

Momentos antes de iniciar a cerimônia, Simão Jatene também recebeu das mãos da ministra Miriam Belchior três documentos que regularizam a situação fundiária da Delegacia da Mulher, em Belém; da Defensoria Pública, em Marabá, e do campus do Instituto Federal do Pará [IFPA], em Altamira. Durante a assinatura dos documentos, Ideli Salvatti afirmou que a regularização das áreas é uma das “ações concretas do encontro”.

A ministra também destacou a importância do encontro com os prefeitos paraenses. Salvatti afirmou que é uma determinação da presidente Dilma Rousseff. “No início do ano a presidenta se reuniu com todos os prefeitos, mas ela nos ordenou que nos aproximássemos ainda mais e que fôssemos a todos os estados, porque em cada um é uma realidade muito diferente. O Pará é o oitavo Estado que estamos visitando”, destacou a ministra. Ainda no Hangar, Simão Jatene garantiu a adesão do Pará ao Programa "Crack, é possível vencer", do governo federal, que vai abranger os municípios de Belém, Ananindeua e Santarém. As ações preveem o aumento da oferta de serviços de tratamento aos usuários de crack e o enfrentamento do tráfico de drogas ilícitas, além de capacitação, ações de prevenção nas escolas e fortalecimento e ampliação das redes de atenção de saúde e assistência social para atendimento integrado e de longo prazo. Ao todo serão investidos R$ 38 milhões.

Além do governador, a assinatura de adesão contou com a presença do prefeitos de Belém, Zenaldo Coutinho; de Ananindeua, Manoel Pioneiro, e de Santarém, Alexandre Von. O governo federal foi representado pela ministra de Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Tereza Campello, e pela Secretária Nacional de Segurança Pública, Regina Miki, que explicou que na área de segurança pública, o Ministério da Justiça [MJ] irá aportar recursos de R$ 9,7 milhões.

A quantia será aplicada na compra de cinco bases móveis, 100 câmeras de videomonitoramento, 10 viaturas, 10 motocicletas, 250 armas de condutividade elétrica e 750 espargidores de pimenta, além da capacitação de 240 profissionais de segurança pública que atuarão nessas bases e 120 policiais militares do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência [Proerd].

Dentre as bases móveis adquiridas, Belém receberá três, a partir do final de julho, enquanto que Ananindeua e Santarém receberão uma base cada, com entrega prevista para o próximo ano. A área da saúde será contemplada com R$ 26 milhões. Na distribuição desses recursos, Belém vai receber, até 2014, R$ 15 milhões. Santarém irá receber, até o final de 2014, R$ 6,2 milhões. Já Ananindeua contará com aporte financeiro de R$ 4,8 milhões.

No final da manhã, o governador ainda participou da entrega de 10 lanchas à Marinha, para atendimento social nos municípios de Marabá, Viseu, Igarapé-Miri, Moju, Oriximiná, Afuá, Óbidos, Melgaço, Gurupá e Curralinho. A entrega das lanchas foi realizada na Basa Naval de Belém. Ao todo, 100 embarcações serão distribuídas na Amazônia Legal e Pantanal. O Pará receberá 29 delas.

Enem 2013 - inscrições começaram hoje


Os estudantes já podem se inscrever para o Enem [Exame Nacional do Ensino Médio]. As inscrições foram abertas na manhã desta segunda-feira [13] e podem ser feitas até as 23 hs 59min do dia 27 de maio no site do Enem.

O edital previa que as inscrições seriam abertas às 10 hs, mas às 09 hs 45 min o sistema já estava disponível. A taxa de inscrição custa R$ 35 e pode ser paga até o dia 29 deste mês. O exame será realizado nos dias 26 e 27 de outubro.

Clique aqui para fazer a sua inscrição.

Encontro Estadual com Novos Prefeitos e Prefeitas do Pará


O prefeito Adamor Aires que encontra-se na capital do estado desde o final de semana passado não poderá comparecer ao evento por que está impossibilitado - acometido de uma forte virose [febre e dor de cabeça entre outros sintomas] que o tirou de combate desde o início da semana - mas enviou os secretários de Edcuação [Robson Federal], Saúde [Sara de Oliveira] e de Administração e Finanças [Tião Oliveira] representando o município.

Estarão presentes além da chefe da delegação do Governo Federal, a ministra das Relações Institucionais, Ideli Salvatti; os ministros da Saúde, Alexandre Padilha; do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Tereza Campello, Planejamento, Orçamento e Gestão, Miriam Belchior; e das Cidades, Agnaldo Ribeiro. O objetivo do encontro é intensificar as orientações aos novos gestores sobre os programas, as ações e as linhas de financiamento disponíveis para as cidades do Pará, Além de fortalecer a relação Federativa entre Governo Federal e municípios.

A iniciativa dá continuidade ao apoio oferecido aos municípios de todo o país durante o Encontro Nacional com Novos Prefeitos e Prefeitas, realizado em janeiro deste ano, em Brasília, do qual o prefeito Adamor Aires participou. A programação discorre sobre os temas solicitados pela Famep [Federação das Associações dos Municípios do Pará] ao Governo Federal, pois a Federação dos Municípios entende que a mesma estrutura que está sendo realizado nos outros estados do País, não atende o Pará, que precisa de um tratamento diferenciado. Os participantes também contarão com oficinas de capacitação técnica e salas de atendimento individualizado.

Marituba terá novas eleições municipais em agosto

A nova eleição do município de Marituba será no próximo dia 4 de agosto. A data do pleito foi anunciada nesta terça-feira [07], durante sessão no TRE-PA [Tribunal Regional Eleitoral do Pará], pouco mais de um mês depois do acórdão publicado no último dia 2 de abril no DOU [Diário Oficial da União].

Desde o dia 1º de janeiro, Marituba vem sendo administrada pelo presidente da câmara, vereador Wildson Melo [PRB], por que o prefeito eleito em outubro, Mário Filho [PSD], foi impedido de assumir por não ter prestado contas da eleição anterior, e teve o registro de candidatura indeferido pelo TRE enquadrado na Lei da Ficha Limpa.

Antônio Armando [PSDB], o segundo candidato mais votado, também não pode assumir por dois motivos: Mário Filho teve mais de 50% dos votos válidos, e por que também teve o registro de candidatura impugnado pela Justiça Eleitoral, após o TCE [Tribunal de Contas do Estado] ter reprovado suas contas de administrações anteriores quando foi prefeito da cidade por dois mandatos consecutivos.

Paulo Rocha senador?

 A cúpula estadual do PT virou as costas para Paulo Rocha, mas Lula mandou chamar o ex-deputado federal e o aconselhou a disputar a única cadeira do senado que se renova ano que vem. Paulo, que tem vários defensores de sua candidatura ao governo do estado, tanto na base do seu partido como fora do PT, pediu para pensar.

Justiça frustra desejo dos petistas e mais uma vez adia o julgamento do concursos municipal

O julgamento do concurso público municipal realizado em 2001 durante o governo Nato Costa - que tem sido alvo da artilharia petista desde os seus primórdios, por puro despeito político e desejo de prejudicar o povo luziense somente por maldade - que deveria acontecer hoje no fórum da Comarca de Santa Luzia foi adiado novamente, dessa vez para o próximo dia 22.

Denunciado na justiça em 2006 pela então secretária de educação do desgoverno Louro, Viviane Araújo e uma certa comissão processante composta somente de petistas raivosos que detestam o povo luzienses, a suposta ilegalidade alegada pela turma vermelha seria julgada no início do mês passado, mas foi adiado para a data de hoje por que o juiz que atualmente responde interinamente pela Comarca de Santa Luzia desconhecia os autos do processo.

Hoje portanto, a audiência até começou, porém foi interrompida ainda durante o depoimento da primeira testemunha de acusação por conta da falta de energia elétrica nas dependências do prédio do fórum e uma nova data, como já mencionada acima, foi marcada.

Como já dito neste espaço, caso o referido concurso seja mesmo anulado pela justiça, de acordo com o desejo dos petistas, centenas de pais e mães de famílias, muitos já idosos e em processo de aposentadoria, serão demitidos sumariamente dos seus empregos sem direito nem a um "muito obrigado". E o que é ainda pior, o município corre o risco de entrar em colapso por que aproximadamente 80% dos servidores públicos ativos irão para o olho da rua prejudicando setores vitais da administração pública como saúde e educação por falta de professores, médicos e outros profissionais.

Esse é mais um "benefício" que a petezada quer dá ao povo luziense como se não bastassem os intermináveis sete anos de perseguição e tirania sob o jugo do perverso governo de Louro, Gedson, Viviane, Felipão & Cia...

Sonho de um Caipira - 15 anos


Aniversário de Garrafão do Norte - 25 anos


Em tempo

Com a chegada do mês de maio cresce também a expectativa dos luzienses para a realização da "Festa das Flores", a mais longeva tradição da terrinha que este ano chega a 47ª edição. Já está tudo definido: data [dia 25], local [galpão da Transportadora Bonfim] e atrações o forrozeiro Daniel do Acordeon e o cantor Tom Cleber.


Na última sexta-feira um grupo de jovens do Projovem Adolescente que desenvolve atividades no Cras [Centro de Referência de Assistência Social], participou, sob a coordenação da secretária de Assistência Social, Irene Sousa, de um intercâmbio cultural em Capanema. Foram momentos de interação entre os jovens dos dois municípios à partir de um extensa agenda de atividades.


À propósito, a secretária de Assistência Social que também é a primeira-dama do município inaugurou idade nova na data de ontem, domingo, 05. Parabéns Irene Sousa, que você continue sendo essa mulher guerreira, competente e amiga dos mais necessitados da nossa terra como sempre foi...


Na semana passada o Demae [Departamento Municipal de Alimentação Escolar] distribuiu para todas as escolas do município mais um lote de produtos regionais [frutas, legumes e verduras] oriundos da agricultura familiar. São os novos tempos do Governo Adamor Aires, conduzindo os destinos dos luzienses com muita competência, transparência e dignidade para com a educação.


O Dia do Trabalhador, na última quarta-feira, 1º, foi um grande acontecimento na City. O governo municipal, administração Adamor Aires, promoveu uma festa de arromba para os trabalhadores luzienses com uma vasta programação que incluiu atividades esportivas [Maratona do Trabalhador, versões masculina e feminina e o II Torneio Carlinhos Gasoba de Futebol de Areia] que distribuiu premiações generosas aos vencedores, sorteio de brindes [televisores, celulares, ventiladores, liquidificadores e bicicletas] e grande show com os cantores Nara Moreno e Antonio Marcos & Banda na praça de eventos.

À propósito, no discurso de abertura das comemorações do Dia do Trabalhador o prefeito Adamor Aires e o vice-prefeito Robson Federal garantiram a premiação para os vencedores da Maratona do Trabalhador do próximo ano: 02 motocicletas 0 km.

Essa gente do PT não se emenda mesmo: o governo municipal vai ingressar em breve na justiça com uma ação por improbidade administrativa e uma representação penal contra o ex-prefeito Louro e a ex-secretária de Educação, Viviane Araújo, pela ausência de prestação de contas referente aos recursos da educação, exercício de 2011, especialmente do Fundeb e da Merenda Escolar. Por conta da irresponsabilidade do prefeito e da ex-secretária que não deram nenhuma satisfação aos órgãos fiscalizadores à respeito do uso desses recursos, o município poderá ficar impedido de receber mais dinheiro para a compra de Merenda Escolar já partir deste mês causando mais transtornos aos estudantes luzienses.

Aconteceu ontem na City a IV Cavalgada Camponesa de Santa Luzia. Centenas de cavaleiros e amazonas de Santa Luzia e região - Bragança, Capitão Poço, Capanema e Viseu entre outras - se fizeram presentes no evento que encerrou com grande show dos cantores Glauter Neves e Daniel do Acordeon. Clique na imagem abaixo para a ver a cobertura completa na galeria de fotos do Portal Santa Luzia.


O prefeito de Capanema, Eslon Martins [PR], está de volta ao batente depois de submeter a um procedimento cirúrgico no hospital Sírio Libanês em São Paulo. A assessoria do prefeito limitou-se apenas a informar que não era nada grave e que Eslon se recuperou bem, surpreendendo até a equipe médica que o atendeu.

A prefeita de Cachoeira do Piriá, Bete Bessa [PMDB], anda assustada com os altos índices de violência nas escolas do município. A situação é tão preocupante que madame pediu socorro, literalmente, em reunião com o secretariado, vereadores e a sociedade civil realizada no plenário da câmara na noite da última sexta-feira.

Começa a tornar-se realidade o tão sonhado Hospital Regional de Capanema, obra prometida em campanha pelo governador Simão Jatene [PSDB]. No dia 29  de abril foi publicado no DOE [Diário Oficial do Estado] o decreto nº 716 determinando a desapropriação amigável e consensual do prédio do Hospital São Joaquim para que sejam feitas as obras de reformas necessárias para a abrigar o complexo hospitalar de média e alta complexidade que será o Hopsital Regional.

Capanema: polícia prende homens suspeitos de integrar quadrilha

Do Portal G1-Pará

Três homens foram presos em Capanema, nesta sexta-feira [3], suspeitos de fazerem parte de uma quadrilha que praticava roubos na zona rural do município. Segundo a Polícia Militar, os presos são foragidos da Justiça. Com os suspeitos foram apreendidas duas armas de fogo.

Além dos prisões, ainda em Capanema, a polícia apreendeu 44 papelotes de pasta base de cocaína e prendeu outros dois homens. O entorpecente foi encontrado com dois irmãos, suspeitos de envolvimento no tráfico de drogas. Um deles, inclusive, estava em liberdade condicional.

Um terceiro traficante também foi detido, com 32 tabletes de maconha prensada, totalizando 32 quilos da droga.

Governo municipal quita salário dos servidores amanhã

O salário dos servidores municipais de Santa Luzia será quitado à partir de amanhã. As transferências bancárias estão sendo realizadas hoje até o final da tarde e amanhã, sábado, 04, o dinheiro estará disponível para saque na conta-salário de cada trabalhador.

Debandada

Segundo os bastidores políticos o vice-governador Helenilson Pontes estaria com com os dois pés fora do seu partido - o novíssimo MD [Mobilização Democrática], resultado da fusão entre os nanicos PPS e PMN mês passado - e de mala arrumada para o PSD.

Ex-prefeito de Paragominas diz que abandonou a política

Adnam Demachki - ex-prefeito de Paragominas por dois mandatos consecutivos e um dos melhores quadros do PSDB paroara - declarou essa semana à imprensa que aposentou-se da vida pública.

Cogitado para presidir a legenda no estado com as bênçãos do seu "criador" Sidney Rosa, deputado estadual licenciado e secretário especial de Desenvolvimento Econômico e Incentivo à Produção do Governo Jatene, Adnam afirmou que já deu a sua contribuição à política, por isso resolveu pendurar as chuteiras.

À propósito, Adnam Demachki recebeu vários prêmios nacionais e internacionais de melhor prefeito pelo combate ao desmatamento, transformando Paragominas em "município verde". Outro carro-chefe da sua gestão foi a qualidade da merenda escolar, que inclusive o levou à Londres para dá palestra em Oxford, uma das universidades mais respeitadas do planeta.

Feira Panamazônica do Livro


A expectativa dos organizadores da XVII Feira Pan-Amazônica do Livro é que este ano o volume de negócios alcance os R$ 15 milhões com a comercialização de mais de 800 mil obras: quase cem mil títulos estarão disponíveis à partir de R$ 3,00.

Evento de grande importância para o mercado editorial, a feira – que começou bem menor, nos anos 90, realizada no Centur - ocupa, hoje, todos os espaços do Hangar Convenções e Feiras da Amazônia, que, aliás, já está pequeno para o público estimado em 400 mil pessoas.

Vasco e Flamengo irão disputar torneio com Remo e Payssandu em Belém

Vejam só como a paixão do paraense por futebol vem chamando a atenção dos grandes centros. Dois gigantes dos gramados cariocas, Vasco e Flamengo assinaram contrato para disputar um quadrangular com Remo e Paysandu, em Belém, no mês de junho.

O torneio será realizado entre os dias 12 e 14, exatamente durante a pausa do Campeonato Brasileiro para a Copa das Confederações. Os jogos serão disputados no estádio Olímpico do Pará, o Mangueirão, com capacidade para 42 mil torcedores. Inclusive, o local e a força dos clubes cariocas entre os paraenses motivaram o convite.

Dia do Trabalhador - segunda parte

O Dia do Trabalhador na City foi uma grande festa patrocinada pela administração municipal, Governo Adamor Aires, que começou já nas primeiras horas da manhã de ontem, quarta-feira, 1º de maio, e só terminou no meio da madrugada de hoje.

Após a realização da "Maratona do Trabalhador", modalidades masculina e feminina, e do "II Torneio Carlinhos Gasoba de Futebol de Areia" aconteceu às 16 hs o superclássico local entre os times de Remo e Payssandu no campo de futebol, com uma bela vitória azulina pelo placar de 2 x 1.

Prefeito Adamor Aires e o secretário municipal de Cultura, Esporte, Turismo e Juventude, Jair, com as duas equipes

À noite na Praça de Eventos, antes do mega show dos cantores Nara Moreno e Antonio Marcos & Banda o prefeito Adamor Aires fez a entrega da premiação dos vencedores em todas as modalidades esportivas e sorteou vários excelentes brindes [23 no total - 5 televisores, 6 Dvds, 2 bicicletas, 4 telefones celular, 2 liquidificadores e 4 ventiladores] para os trabalhadores presentes.

Prefeito Adamor Aires entregando a premiação [R$ 500,00 e uma bicicleta] ao grande campeão da modalidade masculina da Maratona do Trabalhador, Isaac Manoel

Prefeito Adamor Aires entregando a premiação [R$ 500,00 e uma bicicleta] à vencedora da modalidade feminina da Maratona do Trabalhador, Elivanha Moreira

Prefeito Adamor Aires, vice-prefeito Robson Federal e o secretário de Cultura, Esporte, Turismo e Juventude, Jair, fazendo a entrega do prêmio [R$ 1.000,00] ao técnico do time "Quarteto Fantástico" , Dionyson Saldanha, campeão do "II Torneio Carlinhos Gasoba de Futebol de Areia".

Equipe do "Quarteto Fantástico" - time campeão do "II Torneio Carlinhos Gasoba de Futebol de Areia"

Prefeito Adamor Aires realizando o sorteio de brindes [23 prêmios] para os trabalhadores luzienses

Grande público participando do sorteio dos brindes e na expectativa para o grande Show do Trabalhador

Clique na imagem abaixo para ver todas as fotos desse evento