WHAT'S NEW?
Loading...

Prefeito Adamor vai à Câmara Municipal prestar contas de cinco meses de governo


O prefeito Adamor Aires, acompanhado do seu secretariado, estará presente - por iniciativa própria - na sessão ordinária de hoje da Câmara Municipal para fazer uma prestação de contas dos seus cinco meses de governo aos vereadores e a população.

Você amigo luziense, é o convidado de honra para está presente logo mais à partir das 09 hs no prédio da câmara para ficar informado do trabalho do prefeito Adamor Aires nesse início de governo.

Vereadores querem "Alepa Itinerante" em Capanema

Vereadores de Capanema querem que a Alepa [Assembleia Legislativa do Estado do Pará] realize sessões itinerantes na cidade também, assim como fez semana passada em Bragança: o vereador Rubão [PR] justificou que os problemas de Bragança são diferentes dos do polo capanemense, integrado por mais dez municípios da Pará-Maranhão e região do Salgado.

Celpa extingue plantões na região do Caeté

A população de mais de dez municípios da região do Caeté, inclusive Santa Luzia do Pará, no nordeste do estado, está preocupada com a decisão da Rede Celpa que extinguiu o plantão de atendimentos de emergência ao público consumidor, no período de 4 horas da madrugada até às 9 horas da manhã, todos os dias.

À partir de agora, qualquer uma dessas cidades onde houver interrupção no fornecimento de energia durante o período especificado ficará no escuro porque a Celpa só consertará o problema depois das 9 horas.

A informação é de fonte da própria empresa na região.

Só para refrescar a memória curta da petezada que agora quer fazer manifestação contra a corrupção

O Pôster abaixo é uma transcrição, na íntegra de uma matéria postada no portal do Ministério Público no dia 20 de janeiro de 2012, logo após a operação policial que desmontou o esquema criminoso do PT na prefeitura de Santa Luzia responsável por desviar recursos de obras, convênio, e de setores como Saúde e Educação. Na retrocitada matéria, a promotora da Comarca de Santa Luzia, á época, Dra. Adriana Passos, revela quem são os líderes do bando e suas funções na hierarquia do crime.




 A operação conjunta Ministério Público do Estado [MPE] do Pará e Polícia Civil efetivada na sexta
 [20] apreendeu milhares de documentos e equipamentos, entre agendas de trabalho, documentos
 fiscais relativos à montagem de processos licitatórios, tablets e computadores, no município de
 Santa Luzia do Pará, nordeste paraense.



Todos os documentos frutos da montagem de processos licitatórios, notas fiscais frias 
desacompanhadas dos processos e equipamentos eletrônicos apreendidos na sede da 
prefeitura e nas residências de alguns gestores municipais estão lacrados na sede do MP 
em Belém.
Toda a documentação e os equipamentos agora serão periciados e analisados pelos Núcleos 
do MP como a Câmara Técnica e o Geproc e o Núcleo de Combate a corrupção e 
lavagem de dinheiro de organizações criminosas da Polícia Civil.



Segundo a promotora Adriana Passos, o secretário de administração, Gedson Xavier de Lima, 
aparece como o cérebro de todo o esquema criminoso montado no governo municipal.
Na casa do secretário foram encontrados notas fiscais e dezenas de cheques em branco 
com a assinatura do prefeito Lourival Fernandes de Lima, conhecido como o ‘Louro do PT’”, 
informou a promotora.
A busca atingiu a prefeitura municipal e as casas do secretário de administração, Gedson Xavier
de Lima, do diretor de arrecadação de tributos, José Raimundo Oliveira e do tesoureiro 
Edir Raimundo da Silva.
Nas residências do tesoureiro e do diretor de arrecadação de tributos, a equipe localizou 
equipamentos eletrônicos públicos, notas fiscais avulsas e recibos, além de documentos
da prefeitura. Uma grande parte do material encontrado já havia sido requisitado pela 
promotoria de justiça à prefeitura, que alegou um suposto furto e não entregou nada do 
que foi pedido.
Histórico - A promotoria instaurou dois inquéritos civis em 2010 e 2011, para apurar a 
situação do matadouro municipal e irregularidades no Poder Executivo da cidade, 
respectivamente. Os inquéritos possuem numerosas denúncias referentes à má gestão 
do dinheiro público, contratação de empresas sem processo licitatório ou fantasmas, emissão de 
notas fiscais frias, locação irregular de veículos, não aplicação da verba repassada pelo estado 
para construção do matadouro e para a recuperação da estrada que dá acesso a Tribo dos Tembés.


A prefeitura foi oficiada, solicitando as licitações e contratações citadas e, de acordo com a 
promotoria, deu uma justificativa “graciosa”. Durante as investigações, o MPE descobriu ainda 
que Gedson Xavier, Edir Raimundo e o filho do prefeito seriam os principais idealizadores do 
esquema de fraude.

Texto: Edson Gillet e Nair Araújo (graduanda em jornalismo), com informações da Promotoria de 

Justiça de Santa Luzia do Pará
Revisão: Edyr Falcão [Assessoria de Imprensa]
Fotos: Nair Araújo [graduanda em jornalismo]

Contraponto - comentário de uma ex-eleitora do PT

O poster "O PT diz que vai para as ruas fazer manifestações. Mas com que moral mesmo?" suscitou um comentário bastante revelador, diga-se de passagem, de uma professora ex-eleitora do PT que se diz indignada com as práticas do finado governo de Louro, Gedson & Cia, o mais corrupto da história do município. É por essa e por outras razões que os petista perderam a credibilidade e não tem legitimidade, e muito menos moral, para encabeçar qualquer movimento contra a corrupção. Abaixo, o referido comentário transcrito na íntegra:

Anônimo disse... 


"Como a verdade dói, Professor Reinaldo.Eu sou Professora concursada e essa cambada de ladrões descontaram do meu contra cheque as contribuições para o INSS e ao longo de quase 08 anos nunca recolheram e depositaram aquele dinheiro na Previdência.Sem falar na subtração dos nossos salários pagos com recursos do FUNDEB, já que nunca aplicaram os 60 % que a lei exige. Pagavam uma mixaria e ficavam com o restante para a divisão entre a quadrilha "solidária". Para o roubo e a divisão da roubalheira os bandidos do PT de Santa Luzia eram "solidários".Foi tanto desgosto que pensei até em desistir de lecionar e sair embora para outra cidade. Mas, Deus é bom e agora botou um governo que tá organizando o Municipio e tem respeito pelo Professor.Tenho certeza que o Adamor e o Robson resgatarão a auto estima de todo o funcionalismo e com o passar dos dias o Povo verá uma administração que zela pela honestidade. Apesar de apenas 05 meses nos cargos, já sentimos segurança de que o nosso municipio vem sendo conduzido por gente de responsabilidade.Tenho 03 filhos,sendo 02 meninas e 01 menino. Todo dia digo pra eles terem cuidado com o discurso fácil e demagógico que sempre foi usado pelo PT para iludir a classe pobre e ficar no Poder.Mas taí o que aconteceu, tanto a nível nacional, como municipal.O Povo revoltado com essa Presidenta que só faz enganar o Povo. Lá foi o MENSALÃO, enquanto aqui em Santa Luzia foi o MENSALINHO.Fui enganada 02 vezes. Votei no PT em 2004 e 2008. PT NUNCA MAIS. Cruz credo !!!"

O PT diz que vai para as ruas fazer manifestações. Mas com que moral mesmo?

Durante todo o dia de hoje correu um boato na City dando contas de que as viúvas do finado governo petistas - ainda inconformadas com o chega pra lá da justiça que escorraçou Louro e a "Quadrilha Solidária" do poder e com a retumbante surra que levaram nas urnas - estariam se articulando para botar o bloco na rua amanhã em uma manifestação, nos moldes dos levantes que tomaram o país nos últimos dias. Até aí nada de estranho, já que os companheiros são arruaceiros profissionais e sempre se utilizaram desse artifício para pressionar os governos de plantão vendendo a imagem de éticos para os incautos. Porém, essa turma de Santa Luzia à exemplo de toda a quadrilha vermelha à nível nacional que usou as massas populares como trampolim para chegar ao poder, revelou-se um verdadeiro covil de bandidos especialista em roubar dinheiro público ao se albergar na prefeitura por longos sete anos.

Esses marginais pensam que o povo é otário ou sofre de amnésia, ao ponto de em um espaço de tempo tão pequeno ter esquecido de todas as falcatruas praticadas por essa gente de caráter criminoso que assaltou os cofres da prefeitura sem dó nem piedade? A questão aqui não é questionar o direito de quem quer que seja ir para as ruas cobrar das instituições políticas representativas sua fatura social, mas a legitimidade de quem o faz. Será que pessoas processadas na justiça por conta de desvios de recursos públicos e corrupção têm condições morais de empunhar a pesada bandeira da ética e ir para as ruas como se fossem verdadeiros exemplos de probidade? Será que os criminosos [assim definidos pelo Ministério Público] que num passado que ainda não se dissipou na curta memória do povo comandaram o maior esquema de corrupção e desvios de dinheiro público no município são isentos para comandar manifestações cobrando moralidade no serviço público?

Se realmente os petistas estão dispostos a discutir as mazelas que afetam o município, legado do nefasto desgoverno Louro do PT, diga-se de passagem, ninguém do atual governo se isentará, podem ter a certeza disso. Pelo contrário, será de bom grado reforçar as fileiras petistas e soltar o grito contra a corrupção fazendo-se atos públicos em frente de cada uma das obras abandonadas ou fantasmas espalhadas pela cidade: estádio, ginásio, hospital, matadouro, fábrica de açaí e duas quadras cobertas nas escolas João Gomes e São José, isso sem falar nas reformas de mentirinha de um expressivo número de escolas e postos de saúde pelo interior que já começaram a ruir. Companheiros, saibam que vocês não estarão sozinhos amanhã e nem qualquer outro dia que decidirem ir à ruas protestar contra a corrupção e o mau uso de dinheiro público, por que do lado de cá da fronteira tem muita gente, mas muita mesmo, solidária a vocês.

Podem vir para as ruas, será uma excelente oportunidade para explicar ao povo luziense onde foram parar os recursos que somam mais de R$ 40 milhões desviados durante o governo Louro de convênios para obras, da educação, da saúde e de assistência aos indígenas. E de quebra, explicar também as imagens abaixo, quando a polícia Federal por solicitação Ministério Público apreendeu farta documentação que comprova todas as maracutaias praticadas pelos honestos petistas, que agora longe do poder querem ir para as ruas dá aula de ética. O desafio está lançado: topam?

Para completar o raciocínio que tal refrescar a memória dos companheiros com uma matéria postada no portal do Ministério Público, na qual a promotora Adriana Passos dá todos os detalhes, inclusive dando nomes aos bois, das operações criminosas de Louro, Gedson e toda a "Quadrilha Solidária"? Basta clicar aqui, e boa leitura.

Agora sim, vamos às imagens que ilustrarão essa matéria:

Polícia invadindo a casa do então todo-poderoso Gedson, QG da roubalheira petista

Uma das pik-ups [foram duas] carregadas de documentos que comprovaram os crimes cometidos pelo fiando governo petista

Segunda pik-up também carregada com mais documentos que comprovaram as fraudes responsáveis pela hemorragia de dinheiro da prefeitura durante o governo Louro

Secretaria Municipal de Obras recupera ramal da comunidade do Ramal da Onça

A equipe da Diretoria Municipal de Comunicação esteve hoje pela manhã fazendo o registro fotográfico dos trabalhos de recuperação da estrada vicinal que dá acesso à comunidade de São João do Caeté, popularmente conhecida como Ramal da Onça, pela Secretaria Municipal de Obras. De acordo com relatos dos moradores essa é a primeira vez em mais de uma década que a referida comunidade recebe atenção do governo municipal.

Um dos moradores mais antigos do Ramal da Onça, o senhor Antonio, que atende pelo simpático apelido de Seu Bebé, e sua esposa D. Raimunda, [na foto abaixo] residentes há mais de 60 anos na localidade afirmaram que fazia muito tempo que uma máquina da prefeitura não "aparecia" por lá. "A gente ficou até surpreso quando vimos [sic] as máquinas trabalhando aqui na frente de casa. A gente sempre foi esquecido, mas agora não. Tá tudo bem feitinho, o ramal tá uma beleza." Confessou Seu Bebé ao filho do prefeito Adamor, Pedro Oliveira, que integrou a equipe de comunicação como convidado.


O simpático casal Seu Bebé e D. Raimunda - felizes com os serviços de recuperação do Ramal que passa em frente de casa

O secretário municipal Obras e Serviços, Luís Doca, montou um cronograma de recuperação das estradas vicinais do município e atendeu primeiro a comunidade do Ramal da Onça, mas até o final do verão todas as comunidades serão atendidas em prevenção ao período chuvoso do próximo ano.


Maquinário da prefeitura trabalhando


Área urbana da comunidade de São João do Caeté [Ramal da Onça]


Equipe de comunicação com o senhor Francisco, mais um morador satisfeito com a recuperação do ramal


Estrada vicinal que dá acesso à comunidade do Ramal da Onça, totalmente recuperada pelo governo municipal

No Club da Piscina - sábado abertura do verão 2013 de Santa Luzia

Em tempo

O Governo Adamor Aires - através da Semagri [Secretaria Municipal de Agricultura] - está com três patrulhas mecanizadas realizando trabalhos de aração de terra para o plantio de feijão no município. Os produtores rurais das regiões do Caeté e do Broca foram os primeiros a serem atendidos. Segundo informações do próprio governo, somente com as despesas de combustível e aluguéis de máquinas e equipamentos já foram gastos mais de R$ 100 mil apenas no primeiro mês de trabalho.




Na quarta-feira, 26, a Secretaria Municipal de Assistência Social realiza o "Arraiá da Semas" no Espaço Cultural e Esportivo, em frente a escola João Gomes, com direito a muito forró por conta dos cantores Wellyton dos Teclados e Dadaço dos Teclados, apresentação de quadrilhas e comidas típicas. Imperdível...


À propósito, a Semed [Secretaria Municipal de Educação] realiza na sexta-feira, 28, a segunda edição do EducaForró [Forrozão da Educação] também no Espaço Cultural e Esportivo, em frente à escola João Gomes, com muito forró sob os acordes do cantor Antonio Marcos & banda.

Além das muitas obras que estão sendo realizadas a prefeitura municipal prepara mais um pacote de construções e reformas na sede e interior do município. As obras de reforma e ampliação da escola da Estiva iniciaram hoje e na semana passada foi concluído o processo licitatório para a construção de duas creches aqui na cidade. Em breve será construída a escola do Jacarequara e as escolas do Broca, Bela Vista e Pau-de-Remo passarão por reforma ainda este ano, além da construção da escola estadual prevista dentro desse cronograma. De acordo com o próprio prefeito Adamor Aires, os recursos para essa série de serviços já estão garantidos nas contas da prefeitura.

Boa notícia para os baladeiros e fãs da mega aparelhagem Super Pop Águia de fogo. A tradicional festa "Encontro das Equipes" realizada todo mês de setembro na City já tem data marcada: dia 13. Como sempre, promete...

A Diretoria Municipal de Esportes - na pessoa do diretor Samuelson Figueredo e sua equipe - está finalizando a programação do Campeonato de Férias de Futsal, Taça Augusto Matos, que começa na próxima segunda-feira, 1º de julho, na quadra de esportes da escola Florentina Damasceno com jogos disputados todas às noites durante os dias úteis da semana.

Na esteira das manifestações do "Levante de Junho" que sacudiram o país na semana passada as viúvas do finado governo petista cogitaram a possibilidade de ir para as ruas protestar - não se sabe contra o que - com o único objetivo de tumultuar o governo municipal e criar factóides. Porém, desistiram depois que alguns companheiros que ainda têm um restinho de raciocínio ponderaram que tal atitude poderia ser um tiro no pé, já que muitas pessoas afirmaram que iriam engrossar as fileiras do movimento mas para protestar em atos públicos em frente das dezenas de obras abandonas da era petista cujo dinheiro sumiu e povo ficou a ver navios. Toma-te...

Hoje, 24, a Paróquia de Santa Luzia festeja o mais popular dos santos da quadra junina, São João. O tradicional arraial de São João até o final dos anos 80 era um dos maiores acontecimentos de Santa Luzia e região com direito a muita badalação na Barraca da Santa onde aconteciam o leilão, apresentações de misses e venda de cerveja. Após a proibição de festas de cunho profano em espaços da Igreja Católica pela Cúria Diocesana de Bragança, à qual a Paróquia de Santa Luzia é vinculada, a festividade se restringiu à procissão e a uma tímida programação cultural na quadra de esportes com apresentações de quadrilhas e vendas de comidas típicas.

A badalação do veraneio de julho em Salinas Beach, que já bate à porta, não será mais o mesmo dos anos anteriores por que as tradicionais barracas de praia Ibiza e Diwali que todo ano têm grandes estrelas do show business nacional nas suas grades de programação já anunciaram que não irão erguer a lona este ano no Sal. Uma pena...

A Secretaria Municipal de Obras e Serviços está aproveitando o início da estiagem para fazer reparos nas estradas vicinais do município. Durante essa semana o maquinário da prefeitura estará realizando serviços de terraplanagem no ramal que dá acesso à comunidade do Ramal da Onça, na região do Caeté, que segundo os moradores da referida comunidade há mais de cinco anos não passava por reformas. Depois o trabalho continua até que todas as comunidades sejam atendidas.

A bicentenária cidade de Ourém realizará no mês de julho a 29ª edição do tradicional "Festival da Canção Ouremense" às margens do rio Guamá.

Prefeito Adamor Aires realizou vista de inspeção aos canteiros de obras da prefeitura na cidade

O prefeito Adamor Aires reservou o dia de hoje, sábado, 21, para visitar os canteiros de obras da prefeitura na companhia do secretário de Obras e Serviços, Luís Doca, e da equipe da Diretoria de Comunicação. A incursão começou pela ponte do ramal da comunidade da Terra Amarela, na saída da cidade, que está sendo totalmente reconstruída e continuou no Bairro da Paz onde estão sendo construídas 10 casas populares [de um total de 50] para famílias carentes, inclusive já em fase de acabamento. Em seguida o prefeito Adamor foi até o prédio da UBS [Unidade Básica de Saúde], leia-se Sespa, que está sendo totalmente reformado e terminou a inspeção pelas obras de adequação do que seria o Ginásio Municipal de Esportes [cujos recursos foram desviados pelo finado governo petista e a obra abandonada] para o Espaço Cultural e Esportivo do município que será inaugurado em breve.

De quebra, Adamor aproveitou o périplo pelo Bairro da Paz, uma das áreas mais carentes da cidade, para conversar com moradores e ouvir suas demandas. O prefeito explicou que já deu entrada com um projeto na Rede Celpa solicitando a implantação de energia elétrica naquela área, que atualmente é atendida por uma rede clandestina, conhecida popularmente pelo nome de "gato", construída pela própria população.

Abaixo o registro fotográfico, de autoria da Diretoria Municipal de Comunicação:

Ponte - Prefeito Adamor Aires e o secretário de Obras e Serviços, Luís Doca, inspecionando as obras de reconstrução da ponte que dá acesso á comunidade da Terra Amarela, na saída da cidade




Casas Populares - O prefeito Adamor Aires na companhia do secretário de Obras e Serviços, Luís Doca, vistoriou as obras de construção das dez primeiras unidades habitacionais [de um total de 50] destinadas à famílias carentes no Bairro da paz e conversou com os beneficiários. O prefeito informou que após a conclusão das obras de todas as 50 casas - por ocasião da entrega das chaves - irá sortear gratuitamente a mobília completa de dez delas, entre as famílias beneficiadas.

À propósito, o prefeito Adamor Aires já protocolou junto ao Coimp [Consórcio Integrado dos Municípios Paraenses] projeto pleiteando a construção de mais 60 casas também destinadas à famílias de baixa renda da cidade, que deverá sair no próximo ano.









Reforma da UBS [Unidade Básica de Saúde] - Na companhia do vice-prefeito Robson Federal e do secretário de Obras e Serviços, o prefeito Adamor Aires visitou o prédio da UBS [Unidade Básica de Saúde], leia-se Sespa, que está passando por uma reforma completa, cujas obras estão em fase de conclusão.




Espaço Cultural e Esportivo - A visita de inspeção terminou nas obras de adequação do que seria o Ginásio Municipal de Esportes [cuja obra foi abandonada e os recursos desviados pelo finado governo petista] para o futuro Espaço Cultural e Esportivo do município, que também estão em estágio avançado.


I Conferência Municipal de Educação de Santa Luzia do Pará

Iniciou na noite de ontem [sexta-feira, 21] e se estenderá até às 17 hs de hoje no auditório da Escola Municipal João Gomes a "I Conferência Municipal de Educação de Santa Luzia do Pará", organizada pela Semed [Secretaria Municipal de Educação] com apoio do Governo Adamor Aires e o objetivo de discutir com professores, alunos e a sociedade civil organizada as políticas de governo para a Educação para os próximos quatro anos.

Norteados por sete eixos temáticos os debates, mesas-redondas, seminários, palestras e discussões têm o objetivo de subsidiar os participantes na elaboração do Plano Municipal de Educação enfocando as diretrizes nacionais e estaduais sem dissociar da regionalidade e da "identidade pessoal" do município. O secretário de Educação, Robson Federal, e o prefeito Adamor Aires abriram o evento destacando a importância do segmento educacional, as dificuldades encontradas por causa da irresponsabilidade de gestões anteriores e os avanços que pretendem imprimir, afim de melhorar os indicadores do setor. Foram ovacionados por uma sonora salva de palmas dos presentes.

Abaixo a cobertura fotográfica do evento realizada pela Diretoria Municipal de Comunicação:





I Campeonato Sub 12 e 14 de Futsal de Santa Luzia - tabela de jogos da primeira fase

A Secretaria Municipal de Cultura, Esporte, Turismo e Juventude, através da Diretoria Municipal de Esportes, na pessoa do diretor Samuelson Figueredo, dará início no próximo sábado [22], à primeira fase do "I Campeonato Sub 12 e 14 de Futsal de Santa Luzia" que acontecerá aos sábados e domingos na quadra de esportes da escola Florentina Damasceno.

Confira abaixo a tabela com os jogos:

Clique nas imagens para vê-las em tamanho ampliado



Contraponto - comentarista do blog convida o PT para debater sobre corrupção no município

À respeito das manifestações democráticas que estão varrendo o país e que tem dominando maciçamente as mídias nacional e internacional, o pôster "Rostos luzienses no 'Levante de Junho'" recebeu o comentário de um anônimo em contraponto a outros comentários - provavelmente de autoria da banda podre do PT luziense - que atacam covardemente o Governo Adamor Aires incitando a população a ir para as ruas. O referido comentário merece destaque pela lucidez ao lembrar os desmandos do finado governo petista que  comandou o maior esquema de corrupção e desvio de recursos públicos de Santa Luzia.

Abaixo o comentário transcrito na íntegra e sem edição:

"Seria bom mesmo uma manifestação em santa luzia pra discutir a CORRUPÇÃO: Seria interessante chamar para o debate o LOURO, O GEDSON, O EDSON MARTINS, A VIVIANE, A SILVANIA SALDANHA, A VÂNIA BLANDTT, O FELIPÃO,A LUCIA MACHADO e todos os outros petistas descarados que, por quase 08 anos, roubaram o dinheiro da educação e da saúde e ficaram $$$ "bem na foto" à custa do dinheiro do Povo. Seria interessante começar discutindo a ausencia de prestação de contas dos convênios das obras inacabadas, do exercício de 2011 (mais de 35 milhões) e dos desvios e apropriações do FUNDEB. A discussão poderia prosseguir cobrando o que foi feito dos milhões de recursos dos descontos efetivados nos contracheques dos funcionários e não repassados para a Receita Federal. Depois, poderia continuar sobre as fraudes nas licitações e nas milhares de Notas fiscais falsas do governo petista. Adiante, ainda, o debate poderia enveredar para se saber com quem foi repartido a grana do FNDE das quadras cobertas das escolas João Gomes e São José. Enfim, "matéria prima" sobre corrupção e bandalheira praticadas pelos descarados do PT de Santa Luzia é o que não falta para justificar um debate e uma manifestação do povo cobrando decência e seriedade na administração. Quanto a Gestão do atual Prefeito ADAMOR, o homem só tá no comando há 05 meses, pegou o abacaxi podre deixado pelo governo desonesto e ladrão do PT e, mesmo com terra arrasada e com mais de R$ 18 milhões só de dividas com o INSS, o municipio começa a se organizar. Milagre, só santo é capaz de obrar. E tenho dito !!!"

Taxistas pedem a legalização do "táxi-lotação" durante sessão da Assembléia Itinerante em Belém

O transporte de passageiros em lotações de táxi é uma realidade na grande maioria dos municípios paraenses - especialmente em Santa Luzia, gerando empregos diretos além de proporcionar conforto e comodidade aos passageiros - que só cresce juntamente com a demanda cada vez maior. Causou-me espécie o "desconhecimento" dessa modalidade de transporte por parte dos residentes na capital depois que li o recorte abaixo extraído do jornal Diário do Pará.

A legalização do "táxi-lotação" é bandeira de luta de várias associações de taxistas no estado, inclusive da Atma [Associação dos Taxistas Manoel do Artur], de Santa Luzia, e a discussão em torno desse tema é bastante antiga. Há tempos que as representações dessa categoria de profissionais vêm se articulando para reivindicar junto ao poder público o aval para a legalização.

Funcionários da Celpa continuam em greve

Os funcionários da Celpa entram, hoje, no quinto dia de greve. Os trabalhadores cruzaram os braços em protesto contra as quase 40 demissões que ocorreram na distribuidora de energia nos últimos dois meses. Já a diretoria da empresa confirma um total de 25 demissões, motivadas pela reestruturação do quadro de pessoal.

O Sindicato dos Stiupa [Urbanitários do Pará] estima que a adesão à greve em todo o estado chega a 80% dos trabalhadores. A Celpa calcula o apoio em 25% dos funcionários ao movimentos, mas negocia com o sindicato a manutenção de pelo menos metade dos agentes para operação e manutenção de emergência.

De acordo com o sindicato, a greve prossegue até que as demissões sejam interrompidas. No entanto, a direção da concessionária reforça que o posicionamento da empresa não permite negociação em relação à manutenção dos postos de trabalho.

Rostos luzienses no "Levante de Junho"

Na esteira das manifestações do "Levante de Junho" que sacode o país de norte a sul há duas semanas, a pacata Santa Luzia City que apenas assiste pela televisão e acompanha pelas redes sociais os arroubos da jovem democracia - conquistada a muito custo, no ocaso do século XX após os anos de chumbo da Ditadura Militar - que promete escrever um novo capítulo da história em pleno alvorecer do século XXI tem filhos seus que não fogem à luta e muito menos estão deitados eternamente em berço esplêndido. Pelo contrário, muitos luziense estão fazendo barulho em terra alheia, engrossando as fileiras dos descontentes com o poder político representativo, alvo preferencial do movimento iniciado em São Paulo após as reivindicações contrárias ao aumento da tarifa de ônibus urbano no início do mês que desencadeou essa tsunami de protestos nas principais cidades brasileiras.

Berço do levante, a Paulicéia que tantas outras lutas inspirou os brasileiros também desta vez lançou às ruas milhões de vozes para reclamar não apenas contra os R$ 3,20, mas para iniciar uma ruptura, da qual alguns luzienses estão tendo o privilégio de participar na esperança de construir um novo futuro para seus descendentes. Contrariando quem leu os eventos com óculos conservadores e profetizou-os como sendo apenas atos inconsequentes de bárbaros, a juventude deu alma e coração ao "Levante de Junho" elevando-o à categoria de ferramenta de transformação social.

De cara pintada e tudo, o luziense Rômulo Máximo, acadêmico de Geografia da Unifesspa [Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará] dando a sua contribuição na cidade de Marabá

Rafael Lorenço, acadêmico de Medicina, da Ufpa [Universidade Federal do Pará] participa ativamente do movimento Belém Livre

Ponte do ramal da Terra Amarela será totalmente reformada


A ponte do ramal que dá acesso à região da comunidade da Terra Amarela, na saída da cidade, que apresenta problemas em alguns pontos da sua estrutura e que por conta disso vinha sendo alvo de reclamações da população nos últimos tempos será totalmente reformada na próxima semana pela Secretaria Municipal de Obras e Serviços, inclusive a madeira que será utilizada já encontra-se no local.

O motivo da demora foi exatamente a dificuldade de encontrar madeira adequada para esse tipo de serviço em plena "entressafra" - inverno amazônico - do setor madeireiro, que nessa época do ano torna-se produto escasso no mercado, mas graças ao empenho da administração municipal e da Secretaria de Obras o problema será resolvido muito breve.

Santa Luzia sem fiscalização do Detran até o início de julho

As duas equipes de agentes do Detran [Departamento Estadual de Trânsito] que estavam na City há duas semanas retornaram hoje para a capital do estado por um período de 10 dias, ou seja, estarão de volta para fiscalizar o trânsito luziense à partir do início do mês de julho para o desespero de muita gente, principalmente menores de idade e proprietários de veículos irregulares - os populares "pipocas" - que circulam livremente nas ruas de Santa Luzia.

Programação oficial da "I Conferência Municipal de Educação" de Santa Luzia do Pará

Clique na imagem para vê-la em tamanho ampliado


Fonte: Diretoria Municipal de Comunicação

Capanema também saiu às ruas para protestar

Na esteira das manifestações democráticas que têm varrido cidades Brasil à fora, Capanema foi a primeira a inaugurar o movimento na região nordeste do Pará. Na tarde de segunda-feira, 17, milhares de manifestantes tomaram as centenárias ruas da Terra do Cimento puxados pelo chefe do Ministério Público na cidade, promotor Nadilson Portilho, e seus colegas de trabalho com apoio de escolas, Igreja Católica, comércio e sociedade civil em ato contra a aprovação pelo Congresso Nacional da Pec 37, denominada de "Pec da Impunidade" que pretende tirar do MP o poder de investigação.

Após o ato que iniciou na frente ao prédio da Promotoria de Justiça e percorreu as principais ruas da cidade uma audiência foi realizada no auditório Leônidas Vavassori, do colégio São Pio X, onde as lideranças do movimento e a população manifestaram sua desaprovação à Pec 37.

À propósito

A próxima cidade do nordeste paraense a aderir ao movimento é a cidade de Bragança, cuja manifestação foi agendada para a próxima segunda-feira, 24, após o ato em Capanema na tarde de segunda-feira, 17. Na Pérola do Caeté, o mote principal também será a PEC 37.

Dia do PSDB

Hoje o dia é de festa para os tucanos de todo o país, data em que o PSDB comemora 25 anos de fundação, 19 anos do lançamento do Plano Real e de quebra os 82 anos de idade do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso.

As comemorações serão em Brasília com uma exposição no corredor de acesso ao plenário da Câmara dos Deputados, inaugurada às 14:30 hs com a presença dos presidentes nacional da legenda, senador Aécio Neves [MG]; do Instituto Teotônio Vilela, deputado Sérgio Guerra [PE], e do aniversariante do dia, FHC.

Bragança 400 anos

O prefeito de Bragança, padre Nelson Magalhães [PT],  acabou de regressar de Portugal, onde foi participar de uma exposição literária na cidade homônima que originou o nome do município paraense, que completa 400 anos no próximo dia 8 de julho. O prefeito aproveitou a oportunidade e levou um álbum fotográfico da “Pérola do Caeté” para divulgar a programação de aniversário da cidade.

Em tempo

A Semed [Secretaria Municipal de Educação] promove durante dois dias, sexta-feira [21] e sábado [22], no auditório da escola João Gomes a "I Conferência Municipal de Educação" do município de Santa Luzia do Pará. O evento tem como objetivo principal a discussão da educação luziense e a elaboração de metas para os próximos anos por representantes do governo, dos educadores e da sociedade civil em geral através de debates, seminários, mesas-redondas e palestras.



Com a chegada do mês do mês de junho dos santos Antonio, João e Pedro as escolas do município já deram a largada para as comemorações juninas. No sábado a escola Elói Cardoso, do bairro do KM 48, dirigida pela professora Rosalina Siqueira, festejou a quadra junina com muita dança, comidas típicas e animação. No domingo foi a vez da creche Raimunda Vieira, sob a direção da professora Pollyanna Pinto, festejar os santos juninos na quadra de esportes da escola Florentina Damasceno no seu tradicional "arraiá".

À propósito, a Semed [Secretaria Municipal de Educação], em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura, Esporte, Turismo e Juventude, promove no próximo dia 28 a segunda edição do "Educaforró" [Forrozão da Educação] com o mega show do cantor sanfoneiro Antonio Marcos, apresentações de danças regionais e quadrilhas no espaço onde seria o Ginásio de Esportes [não construído pelo finado governo petista] em frente à escola João Gomes encerrando a quadra junina e o primeiro semestre letivo de 2013. Promete...

Dando continuidade ao projeto "Assembléia Itinerante", sob a presidência do deputado Márcio Miranda [Dem], a Alepa [Assembléia Legislativa do Estado do Pará] realizará sessões ordinárias esta semana, terça [18] e quarta-feira [19], em Bragança, em alusão aos 400 anos de fundação que a histórica cidade completará em julho. Prefeitos, vereadores e lideranças políticas e sociais dos municípios da região do Caeté estão organizando caravanas para participar do evento. Reivindicações, cobranças e denúncias não vão faltar...

Luzienses que estiveram nas praias do nordeste do estado [Salinas e Ajuruteua] durante o final de semana comentaram que com a aproximação do período de veraneio já é perceptível o aumento da fiscalização estadual com o aumento do efetivo policial e viaturas da PRE [Polícia Rodoviária Estadual] nas estradas que dão acesso à esses locais. Vale lembrar aos motoristas que toda prudência faz-se necessária já que os rigores da chamada Lei Seca não perdoam os infratores, para a segurança de todos.

À propósito da nota sobre a situação do chefe de gabinete da prefeitura de Bragança - o luziense Josinaldo Reis [Nego Bill para os amigos] - publicada nesta coluna semana passada, um leitor do blog enviou o seguinte comentário: "Rei, o Nego Bill já não é mais chefe de gabinete do Padre Nelson, de Bragança, desde o mês de MARÇO, quando foi exonerado do cargo por indisponibilidade de tempo. O mesmo não obteve sua licença aceita pelo IFPA [Instituto Federal do Pará], onde o citado cidadão tem assento como professor titular. Uma pena, pois o cara tem um cabedal de competência, jogo de cintura diplomática e, no relacionamento com o público, respeitabilidade de colocar no bolso muitos carrancudos que ocupam a referida pasta em todo o interlã paraense, como o daí de Santa Luzia."

Duas equipes do Detran [Departamento Estadual de Trânsito] oriundas da capital do estado, e não da regional de Capanema como dito aqui no blog anteriormente, com o apoio da PM [Polícia Militar] e o aval do MPE [Ministério Público Estadual], que concedeu aos agentes Mandado de Segurança e ordenou a fiscalização através de uma Ação Civil Pública, continuam até a próxima quarta-feira, 19, orientando e fiscalizando o trânsito da City. Segundo informações de fontes extraoficiais o rigor do Ministério Público aumentou depois que no último domingo [09] um motoqueiro, sob forte efeito de álcool, chocou-se com um pai de família que conduzia duas crianças em uma moto à caminho da Assembléia de Deus que ficaram bastante feridos, enquanto que o infrator sofreu apenas escoriações leves.

À partir de hoje, segunda-feira, 17, todas as escolas do município das redes Estadual e Municipal entram no período de realização das provas de segunda avaliação com encerramento previsto para o dia 26. Daí em diante apenas sombra e água fresca para professores e alunos até o início de agosto.

É fato que no veraneio de julho todos os caminhos levam à Salinas, mas além da badalação nas praias tem opções já tradicionais para todos os gostos em cidades da região nordeste do estado com shows de aparelhagens e atrações regionais e nacionais do universo musical: a micareta Carnabragança [Bragança], Festival do Mingau [Nova Timboteua], Festival do Caranguejo [Quatipuru], festivais da Canção e do Chopp [Ourém] e Festival da Gó [Boa Vista, distrito de Quatipuru]. Então a ordem é fazer sua escolha e cair na gandaia, num bom sentido, é claro...

Belém também resolveu aderir à onda de manifestações que tomou conta do país nos últimos dias inspirada nos protestos de São Paulo contra o aumento da tarifa de ônibus urbano que desde então levou milhares de pessoas para as ruas das principais metrópoles brasileiras e que tem dominado os noticiários nacional e internacionais. Desde a semana passada mais de 16 mil pessoas confirmaram presença, através das redes sociais, no evento denominado de "Manifesto por uma Belém Livre" que tem como alvo principal as obras do BRT [Bus Rapid Transit] que traduzido para o idioma tupiniquim nada mais é do que "Trânsito Rápido de Ônibus", da prefeitura que já consumiu milhões de reais e se arrasta à passos de tartaruga além de transformar o trânsito numa verdadeira calamidade. As principais páginas de notícias online informam que agora no finalzinho da tarde a aglomeração de manifestantes - entre eles muitos luzienses, estudantes na maioria - já era grande no centro da cidade e devem marchar para a região do Entroncamento, início da cidade onde se concentram os principais problemas gerados por conta do projeto do BRT.


Abaixo, à esquerda, o luziense Rafael Lourenço - acadêmico de Medicina da Ufpa - na companhia de amigos dando a sua contribuição

 A quadrilha Sonho de um caipira - a maior agremiação junina em atividade e uma das mais tradicionais da City - realizou evento na noite do último sábado [15] na quadra de esportes da escola Florentina Damasceno para apresentar ao público o seu traje para as apresentações de 2013. Sob a temática "Plantei meu sonho no coração do sertão", o figurino luxuoso agradou em cheio público e brincantes que ao longo de todo esse mês poderão assistir as apresentações da Sonho de um caipira em Santa Luzia e em competições em outras cidades do estado.

Trabalhadores da Celpa entram em greve por tempo indeterminado

Atenção população: o que é ruim pode piorar, e muito. Os trabalhadores da Rede Celpa entraram em greva à partir de hoje, segunda-feira [17], por tempo indeterminado. De acordo com o Sindicato dos Urbanitários do Pará, a greve é pela defesa dos postos de trabalho e para melhorar a qualidade dos serviços prestados pela concessionária.

De acordo com a agremiação sindical da categoria, o quadro de funcionários vem sendo reduzido desde o ano passado quando a Equatorial Energia assumiu a massa falida da Rede Celpa, e isso está prejudicando a qualidade dos serviços. Eram 2.100 funcionários para mesma quantidade de terceirizados, mas quadro foi reduzido para apenas 1.800.

Confira as fotos da festa com o "Búfalo do Marajó"

Confira abaixo a cobertura fotográfica da festa com o "Búfalo do Marajó", na última quinta-feira, 13, no Club da Piscina realizada por vários veículos de comunicação virtual da City e Capanema.

Clique nas imagens para acessar a galeria de fotos de cada um dos portais: