Archive for Novembro 2013

Os bons ventos trazem novas oportunidade

Em parceria com o governo do estado – Simão Jatene - a Prefeitura Municipal de Santa Luzia – administração Adamor Aires e Robson Federal - inaugura na próxima sexta-feira, 29, uma moderna agência do Banpará em Santa Luzia do Pará, a “Terra Querida”, um evento histórico e um sonho antigo da população, da classe política e do setor produtivo luziense.

Por causa do fraco desempenho econômico de nosso jovem município, agravado ao longo tempo, pela precária oferta de serviços públicos e infraestrutura atrofiada em função de sermos uma cidade recém-nascida de um processo de emancipação, Santa Luzia era vista [ainda é] como o “quintal de Capanema”.

É a cidade vizinha que tem consolidado seu papel polo, pois seu dinamismo  criou condições para que “A Terra do Cimento” formasse um arco de influência econômica, cultural e político que abrange mais de 20 [vinte] cidades que involuntariamente drenam para Capanema parte de sua renda/recursos/receita absorvidas pelo comércio, pela extensa rede bancária, pelos supermercados, pelas grandes lojas, casas de shows...

Inegavelmente Capanema também possui uma série de outros serviços [INSS, SEBRAE, SEFA, Receita Federal ...] que atraem a população vizinha e isso acaba prejudicando o desenvolvimento de municípios como Santa Luzia que não está em condições de desperdiçar a pouca renda que ainda lhe resta.

Embora a implantação de um banco seja um grande passo pra Santa Luzia conquistar no futuro um novo patamar de desenvolvimento e bem estar social, por si só o banco não será capaz de proporcionar as condições necessárias para que Santa luzia cresça de forma sustentável. Tão pouco, o poder público será capaz de sozinho plantar e colher os frutos do desenvolvimento. A parceria entre poder público e sociedade é e sempre foi imprescindível para as coisas funcionem bem.

Geograficamente Santa Luzia está bem situada tendo como referência uma Rodovia Federal [BR-316] e um mercado de consumo potencialmente amplo representado pela  influência sobre  outros territórios e pessoas que vivem em algumas localidades de municípios vizinhos como Cachoeira do Piriá, Viseu, Bragança, Ourém e até municípios maranhenses que poderiam deslocar para cá parte de sua população para desfrutar de determinados serviços que eventualmente Santa Luzia possa oferecer como: hospital, bancos, posto do INSS, cooperativas, sindicatos, hotéis, supermercados, indústrias... Isso gera empregos, renda e têm um efeito multiplicativo sobre a economia local. Parece sonho, mas outros municípios provaram que é possível.

Mas estamos preparados para isso? Lamentavelmente, acho que não. A luta política em solo luziense é tão intensa, acirrada e até de certo ponto irracional que os projetos de interesse público não partidário ficam quase sempre em segundo plano.

Nossa produção é insignificante e quase tudo que consumimos vem de fora. Nossa população recebe grande parte de seus salários, pensões, aposentadorias e benefícios governamentais em outros municípios e está culturalmente acostumada a fazer suas compras lá fora, para onde parte de nossa receita acaba migrando e gerando lá os empregos que fazem falta aqui.

Além do mais os representantes do setor produtivo local atuam na lógica da desunião e do interesse pessoal e não coletivo. Nossos comerciantes, agropecuaristas e mini-industriais, profissionais autônomos... ainda não desenvolveram uma visão empreendedora do “mundo dos negócios” e por falta disso às raras oportunidades que surgem não são aproveitadas.

Não temos sequer uma associação comercial pra representar os interesses de quem produz. Outras cidades estão anos-luz à nossa frente e já possuem até Clubes de Dirigentes Lojistas fortes e atuantes que unidos conseguem crédito, qualificação da mão-de-obra, acessoria técnica para elaboração de projetos, legalização de empresas, investimentos públicos e privados em seus municípios...

Emfim, unidos e organizados eles conseguem quase tudo. Portanto, o Banpará, as obras em execução, estudo, planejamento e as futuras intervenções dos poderes público municipal, estadual e federal podem criar um ambiente favorável ao progresso de Santa Luzia, mas se não forem acompanhados pela ação empreendedora da iniciativa privada não será capaz de livrar-nos do colonialismo danoso em relação á Capanema.

Jorge Daniel
[Professor, Geógrafo e Especialista em Educação Ambiental]

Adiada a inauguração da agência do Banpará de Santa Luzia

O próprio governador do estado, Simão Jatene, entrou em contato com o prefeito Adamor Aires agora no meio da tarde para comunicar que por conta de compromisso de última hora com o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, amanhã em Santarém e agenda em Brasília na sexta-feira, 29, não poderá está em Santa Luzia para a inauguração da agência do Banpará, como acordado desde a semana passada.

Em virtude deste imprevisto, o prefeito Adamor Aires - em comum acordo com a diretoria do Banpará - resolveu adiar a inauguração prevista para sexta-feira ficando assim, portanto, aguardando a definição de uma nova data compatível com a agenda do governador.

Agência do Banpará de Santa Luzia será inaugurada pelo governador Simão Jatene

A agência do Banpará [Banco do Estado do Pará] de Santa Luzia - sonho antigo dos luzienses que se realiza graças ao trabalho e empenho do prefeito Adamor Aires - será inaugurada na próxima sexta-feira, 29, às 10 hs, com a presença do governador do estado Simão Jatene e do presidente da Assembleia Legislativa, deputado Márcio Miranda, grandes amigos e parceiros do prefeito Adamor.

Todos os luzienses - funcionários públicos, trabalhadores, estudantes, empresários e comerciantes - estão convidados a participarem deste evento que será um grande marco na história do desenvolvimento de Santa Luzia e da região da Pará/Maranhão.


Time de Santa Luzia estreia com empate na Copa Princesa de Futsal, em Capanema

A Inter Futebol Club - uma das equipes mais vencedoras da história recente do futsal luziense - estreou ontem na primeira fase da "Copa Intermunicipal de Clubes Princesa de Futsal 2013", em Capanema, com um modesto empate de 2 x 2 contra o time capanemense, Skina do Frango. Na próxima semana os luzienses terão uma parada dura pela frente: a seleção de Ourém.

Boa sorte ao único representante de Santa Luzia na competição, que reúne os melhores times e seleções municipais do nordeste paraense.


Uepa - confira os gabarito e os cadernos de questões da primeira etapa

As provas da primeira etapa dos Processos Seletivos 2014 da Uepa [Universidade do Estado do Pará] foram realizadas no domingo, 24, e ontem, segunda-feira, 25, e a previsão é que no dia 9 de dezembro seja divulgada a relação dos candidatos aptos a fazer a última etapa, marcada para 15 de dezembro.

Dos 62.540 candidatos aptos a realizarem a prova, 8.548 faltaram e foram eliminados da disputa pelas 3.106 vagas, entre inscritos nas modalidades de Prosel [Processo Seletivo] e Prise [Programa de Ingresso Seriado].

Para consultar os gabaritos e os cadernos de questões no site da Uepa, basta clicar na imagem abaixo:



Em tempo

Está quase tudo pronto - faltando apenas a instalação do transformador de energia elétrica pela Celpa - para a inauguração da agência do Banpará [Banco do Estado do Pará] de Santa Luzia que acontecerá na sexta-feira, 29, com a presença do governador do estado, Simão Jatene e do presidente da Assembleia Legislativa, deputado Márcio Miranda. No último sábado, o prefeito Adamor Aires e o vice Robson Federal foram recebidos pelo governador em Bragança, durante a inauguração da delegacia de polícia daquele município, e na oportunidade convidaram o chefe do executivo estadual para a inauguração. Nas imagens abaixo, o registro do encontro do prefeito Adamor com o governador Jatene e a foto do prédio da agência do Banpará de Santa Luzia.




No próximo domingo, 1º de dezembro, "Dia Mundial de Combate à AIDS/HIV", o "Governo da TERRA QUERIDA," sob a coordenação da Secretaria Municipal de Saúde, em conjunto com a equipe do CAC [Centro de Atendimento ao Cidadão] da Assembléia Legislativa e o Instituto Mercina Miranda, estará promovendo o mutirão "Ação, Saúde e Cidadania" em Santa Luzia, oferecendo à população os seguintes serviços: 01 - Atendimento médico: consultas com oftalmologista, odontólogo, cardiologista, urologista, dermatologista, avaliação com cirurgião e clínica médica; 02- Verificação de pressão arterial, testagem de Glicemia [diabetes], prevenção do câncer do cólo uterino [PCCU], tipagem sanguínea e teste rápido de HIV e Sífilis; 03 - Serviços de beleza: corte de cabelos e massagem corporal; 04- Cidadania: emissão carteiras de identidade e de trabalho e certidão de nascimento. O mutirão começa às 08 hs na escola João Gomes e no Ginásio de Esportes.


A Uepa [Universidade do Estado do Pará] realizou ontem [domingo, 24] e hoje [segunda-feira, 25] os Processos Seletivos 2014 - Prise e Prosel - em 25 municípios, inclusive Capanema, onde a maioria dos estudantes luzienses inscritos participaram do certame. O governo municipal, administração Adamor Aires, disponibilizou transporte para os alunos com saída da praça da Igreja Matriz às 07 hs. Boa sorte a todos...

Alô forrozeiros de plantão!!! A prefeitura de Cachoeira do Piriá vai comemorar o aniversário da cidade, dia 28 de dezembro, em grande estilo. Segundo fontes do blog, a prefeita Bete Bessa já assinou contrato com a banda Anjo Azul e estaria negociando com outro peso-pesado do mundo do forró: Arreio de Ouro. Imperdível...

À propósito, meia dúzia de luzienses descolados e apaixonados pela dupla sertaneja Zezé di Camargo e Luciano estarão na cidade de Maranhãozinho, na terra de Sarney, no próximo dia 21 de dezembro durante a festa comemorativa do 42º aniversário daquele município. O luziense Welliton dos Teclados, muito requisitado naquela região, fará a abertura da festa.

O hotel-fazenda Santa Luzia Rural realizará este ano a segunda edição do "Reveillon Entre Amigos": já estão disponíveis para a venda mesas para 04 pessoas [R$ 60,00] e ingressos avulso [R$ 15,00], que podem ser adquiridos na recepção do hotel, pelo site [www.santaluziarural.com.br] ou pelos fones [91] 9201-2698 e 3445-1635. Corra, por que o número de pessoas é limitado.



Boa notícia para os professores da Rede Municipal de Ensino: a assessoria do prefeito Adamor Aires garantiu ao blog que deverá ser pago agora em dezembro um polpudo abono com resíduos do Fundebb para toda a categoria.

Está chegando a hora da festa mais esperada da história de Santa Luzia: trata-se do show da banda forrozeira Desejo de Menina que promete quebrar todos os recordes de público, na próxima sexta-feira, 29, no clube da Piscina.



A "Campanha Sangue Bom" - organizada pelo médico luziense, Willame Meireles e amigos para colaborar com a "Semana Nacional do Doador Voluntário de Sangue" - está disponibilizando ônibus na próxima sexta-feira, 29, com saída da praça da Igreja Matriz às 07 hs para levar doadores para reforçar o estoque do banco de sangue da unidade do Hemopa de Capanema, do qual muitos luzienses dependem quando necessitam fazer transfusões. Os interessados deverão levar documento de identificação com foto e qualquer dúvida basta falar com o Fredson Santos [Nenê do Mata-Bode] através do número [91] 9149-6114.

O sempre irreverente Macaxeira já lançou a sexta edição do "Bingão Solidário do Macaxeira" que tem como objetivo arrecadar alimentos para compor cestas básicas que são distribuídas para famílias carentes de Santa Luzia durante o período do Natal. Para adquirir um cartela basta levar 1 kg de alimento não perecível e trocar por uma cartela nos postos autorizados.



O comércio de Capanema já respira ares de fim de ano: todas as lojas da cidade estão devidamente decoradas com motivos natalinos e as promoções pipocam por todos os lados. Enquanto isso aqui na City, nem parece que dezembro está batendo á porta...

Milton Zimmer é eleito presidente estadual do PT


O deputado estadual Milton Zimmer é o novo presidente do diretório estadual do PT [Partido dos Trabalhadores] no Pará. Na mais acirrada eleição interna da legenda no estado, Zimmer foi o vencedor com 8.904 votos, o equivalente a 50,4% do total, quase empatado com o deputado federal Zé Geraldo, que teve 8.780 votos, 49,6%.

Pouco mais de 17, 9 mil eleitores compareceram às urnas ao longo do domingo. A votação ocorreu das 9 às 17 horas e o resultado foi anunciado pouco depois das 23 hs.

Milton Zimmer é da tendência "Articulação Socialista", da qual fazem parte também os deputados federal Beto Faro e estadual Carlos Bordalo. Zé Geraldo faz parte do “PT pra Valer”, tendência que tem entre as lideranças no Pará, os Valdir Ganzer, Airton Faleiro e Bernadete ten Caten. Além dos dois candidatos que foram ao segundo turno, a disputa teve ainda os nomes de Marcos Oliveira, da tendência do deputado Paulo Rocha; Cláudio Puty, do grupo ligado a ex-governadora Ana Júlia e Bira Rodrigues.

O mandato do novo presidente é de quatro anos. Zimmer é considerado petista moderado com grande afinidade com o grupo nacional que hoje comanda a legenda, cujo diretório nacional será presidido por Rui Falcão, nome preferido por Lula.

Copa Intermunicipal de Futsal 2013

Começa hoje às 19 horas - em Capanema, com o apoio da Seel [Secretaria de Estado de Esporte e Lazer] - a "I Copa Intermunicipal de Clubes Princesa de Futsal 2013", do nordeste paraense, com jogos no ginásio de esportes do colégio São Pio X. Dezesseis clubes e seleções participam divididos em quatro grupos:

Grupo A
Bonito, Augusto Correa, Papa-léguas [Capanema] e Posto Pacheco [Capanema];

Grupo B
Tracuateua, Primavera, Bragança e Panelinha [Capanema];

Grupo C
Ourém, Santa Luzia do Pará, Tauari e Esquina do Frango [Capanema];

Grupo D
Juventus [Salinas], Nova Timboteua, Rosário e 14 da Março [Capanema].

Na abertura, o ingresso será 1 kg de alimento não perecível para ajudar entidades filantrópicas.

Vereador cassado de Capanema deve ser reempossado esta semana

A Câmara Municipal de Capanema deverá reempossar nesta semana o vereador Pedro Paulo [PMDB], substituído no cargo na última sexta-feira pelo seu suplente, José Roberto.

Pedro Paulo foi cassado pela Justiça Eleitoral de Capanema sob a acusação de campanha extemporânea antes das eleições do ano passado, quando foi eleito. Ocorre que, enquanto a câmara dava posse ao suplente, sexta-feira pela manhã, em sessão solene, Pedro Paulo recebia das mãos do juiz Mancipor Oliveira Lopes, no TRE [Tribunal Regional Eleitoral], um despacho de deferimento de liminar pleiteada para sustar a eficácia da sentença proferida pelo juiz da 25ª Zona Eleitoral.

Em trecho da decisão o juiz Mancipor Oliveira Lopes diz que "o deferimento da liminar nos parece entender melhor a situação, face a prevalência da soberania popular."

Concurso público - divulgado o edital do TRE/PA


Foi publicado na edição do Diário Oficial de ontem [21], o edital do tão esperado concurso para o TRE/PA [Tribunal Regional Eleitoral do Pará], que disponibiliza vagas para os níveis médio e superior.

Os salários são de R$4.635,02 para as vagas de Técnico Judiciário, com pré requisito de nível médio, nas áreas Administrativas e Apoio Especializado [Operação de Computadores e Programação de Sistemas].

Para as vagas de Analista Judiciário, que exige nível superior, nas áreas Judiciária, Administrativa e Apoio Especializado [Engenharia Elétrica, Taquigrafia, Análise de Sistemas e Medicina], a remuneração será de R$ 7.566,41.

O período de inscrições iniciará partir do dia 24/11 e seguirá até o dia 26 de dezembro, podendo ser realizadas pelo site do Instituto Americano de Desenvolvimento, banca organizadora do concurso.

A taxa de inscrição é de R$70,00 para as carreiras de nível superior e de R$55,00 para as carreiras de nível médio. As provas estão revistas para o dia 23 de fevereiro de 2014.

Quadrilha assalta ônibus de turismo em Capanema

Na madrugada desta sexta-feira, 22, por volta das 04 hs, uma quadrilha assaltou um ônibus de turismo - que seguia para Fortaleza [CE] - na rodovia BR-316 próximo ao posto da PRF [Polícia Rodoviária Federal] em Capanema. Quatro elementos, sendo duas mulheres, estavam no ônibus e anunciaram o assalto: recolheram dinheiro, celulares e joias dos passageiros. Enquanto isso, dois veículos [uma S10 e um Fiat Punto] com quatro pessoas fortemente armadas em cada um, escoltavam o ônibus para dá suporte ao bando.

Dois seguranças armados estavam na cabine do motorista e abriram fogo contra os bandidos dos veículos de apoio que fugiram deixando para trás os comparsas que estavam dentro do ônibus. Três deles trocaram tiros com os seguranças e conseguiram fugir embrenhando-se no matagal às margens da estrada levando aproximadamente R$ 50 mil em espécia, segundo informações da PRF, e pertences dos passageiros. Porém, uma das mulheres - identificada como Adriana Neves da Silva, de 33 anos - não teve a mesma sorte, foi detida pelo segurança e linchada pelos passageiros.

A PRF foi informada do assalto e com apoio da Polícia Militar de Capanema, realizou buscas no local, mas não conseguiu prender nenhum dos bandidos. O chefe da quadrilha foi identificado como Jeová, assaltante de banco preso em 2011, mas posto em liberdade logo em seguida.

Prefeitura Municipal adquire mais Merenda Escolar de qualidade

O governo municipal - Administração Adamor Aires - adquiriu mais uma grande quantidade de Merenda Escolar [de excelente qualidade, diga-se de passagem], suficiente para abastecer todas as escolas do município até o fim do ano letivo de 2013. Os lotes começaram a ser descarregados no Demae [Departamente Municipal de Alimentação Escolar] na segunda-feira, 18, e ainda restam mais alguns: são gêneros [arroz, macarrão, feijão, leite, óleo, charque, ovos, farinha, açúcar...], frutas [melancia, banana, polpa de frutas...] verduras [cebola, tomate, cebolinha, pimentão, batata, cenoura, alho...], legumes [macaxeira, abóbora...] e outras variedades de alimentos, vindos da agricultura familiar.

Ao contrário da boataria difamatória que circula pelas redes sociais, disseminada pelos cavaleiros do Apocalipse - leia-se oposição e meia-dúzia de mordidos - que vendem Santa Luzia como cenário de "terra arrasada", o município nunca viveu um momento de tamanha tranquilidade e competência administrativa quanto agora. E a Merenda Escolar é um dos carros-chefe desse governo que está provando que quando se tem boa vontade e respeito com a coisa pública é possível, fazer sim. Portanto, aqueles que odeiam Santa Luzia e vivem conspirando contra o povo podem ir tirando o cavalino da chuva por que o tempo dos desmandos, da roubalheira e da corrupção ficou no passado juntamente com os petistas...

Clique na imagem abaixo para ver mais fotos

Banpará de Santa Luzia - falta pouco para a inauguração



As obras de construção do prédio onde funcionará a agência do Banpará [Banco do Estado do Pará] de Santa Luzia estão na reta final: os caixas-eletrônicos, boxes de atendimento e porta-giratória estão devidamente instalados e a prefeitura está recuperando a malha asfáltica da rua em frente ao prédio de modo que tudo fique pronto para a inauguração que deverá acontecer na próxima segunda-feira, 25, de acordo com a assessoria do prefeito Adamor Aires.

Uma agência bancária na cidade sempre foi um dos principais anseios da população e, principalmente, dos comerciantes e empresários que precisavam se deslocar para Capanema para obter atendimento. Mas agora, graças ao empenho do prefeito Adamor Aires o sonho está prestes se tornar realidade pondo fim a muitos anos de espera.

TRE cassa o mandato do deputado Gabriel Guerreiro

O TRE/PA [Tribunal Regional Eleitoral do Pará] cassou nesta terça-feira, 19, o mandato do deputado estadual Gabriel Guerreiro [PV] acusado pelo Ministério Público Eleitoral de conduta vedada e abuso de poder político e econômico durante as eleições de 2010.

A ação do MP Eleitoral se baseou em investigações da Polícia Federal sobre um esquema de liberação de planos de manejo que se instalou na Sema [Secretaria Estadual de Meio Ambiente] desarticulado durante a operação Alvorecer, em dezembro de 2010.

Ainda cabe recurso ao TSE [Tribunal Superior Eleitoral].

O preço do vandalismo

Mais um banco - de concreto, diga-se passagem - amanheceu destruído por vândalo [criminosos na verdade, que deveriam está na cadeia] em dos canteiros centrais da City. Observe na primeira foto, do lado esquerdo onde o referido banco ficava localizado:


Era um banco igual a este, também colocado no mesmo espaço:


Observem a situação em que ficou o banco: é de indignar qualquer pessoa de bom senso.

Aí faz-se necessário perguntar:

- Como é que ninguém viu, quando o marginal [ou marginais] fez [fizeram] isso? Por que quebrar um banco de concreto não é fácil, tampouco se faz isso usando apenas as mão...

Alô polícia!!!


Em tempo

Foram iniciadas na semana passada [com recursos do governo do estado através da Susipe - Superintendência do Sistema Penitenciário do Estado do Pará] as obras de reforma da Delegacia de Polícia de Santa Luzia também usada como carceragem para presos sob custódia da Justiça ou aguardando julgamento. A última reforma do prédio - que encontrava-se em situação precária e desumana para os apenados, diga-se de passagem - aconteceu há mais de 20 anos, ainda no governo do saudoso Juracy Araújo. Em 2010, quando exercia mandato de deputado estadual, o atual prefeito, Adamor Aires, destinou recursos oriundos de emenda parlamentar na ordem de R$ 500 mil para reformar o referido prédio, que foram solenemente recusados pelo prefeito da época, Louro do PT, por mero despeito político.




As obras de construção da Escola Rural da comunidade quilombola do Jacarequara, um dos motes de campanha do prefeito Adamor Aires, também iniciaram e encontram-se em ritmo avançado, com inauguração prevista para o início de 2014, antes do começo do ano letivo. Nas imagens abaixo, o canteiro de obras e a maquete virtual do prédio:



O Dnit [Departamento Nacional de Infraestrutura Terrestre] está realizando serviços de recuperação da rodovia BR-308 que liga Capanema a Bragança, conhecida também pelo título nada pomposo de "A Rodovia da Morte", incluindo a abertura de acostamentos ao longo da estrada que, por falta desse recurso de escape aos motoristas tem sido palco de inúmeros acidentes violentos com vítimas fatais.

Os representantes do grupo B do Campeonato Luziense de Futebol de Campo - formado pelos times da Zona Urbana - para a próxima fase, foram definidos em jogos disputados durante o final de semana, no Estádio Municipal. Os classificados foram o velho Botafogo [1º colocado] e o seu arqui-inimigo, Expressinho, em segundo lugar.

Com a baixa das águas do rio Caeté - o balneário mais badalado das plagas luzienses - por conta do rigoroso "Verão Amazônico" que castiga a região nordeste do estado durante essa época do ano, a família que habita há várias gerações as suas margens e explora os serviços de bar, deu uma repaginada no local aproveitando a faixa de areia que surgiu por causa do baixo volume d'água, colocando ali mesas protegidas por guardas-sol para a clientela. E mais, o cardápio também foi incrementado: agora além do churrasco e da galinha caipira também são oferecidos camarão no alho e óleo, tira-gosto de queijo e caranguejo toc-toc. Já era tempo...

A Paróquia de Santa Luzia já deu a largada para a "Festividade de Santa Luzia", a maior festa religiosa da City. As imagens peregrinas estão visitando as residências de famílias católicas todas as noites durante a reza do terço pelos fiéis e a programação está sendo montada pela equipe litúrgica, sob o comando do sempre antenado Pe. Elias.



Parece que os professores da Rede Estadual de Santa Luzia estavam adivinhando: em assembleia, no início da semana passada, resolveram suspender a adesão à greve estadual - da qual participavam cruzando os braços durante um dia de cada semana - quando esta já durava quase 50 dias. Irredutível desde o início, de repente na quinta-feira [14] a coordenação do Sintepp [Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Pará] resolveu aceitar as condições do governo e por fim à paralisação depois de 53 dias.

Ainda não tem nada definido, mas tudo indica que o cantor sertanejo Thiago Costa será a grande atração da festa de aniversário de emancipação política de Santa Luzia no próximo dia 13 de dezembro.

A propósito, durante a festa de aniversário da cidade - dia 13 de dezembro - deverá acontecer também o lançamento da revista de prestação de contas de 1 ano de trabalho do "Governo da Terra Querida". Muito trabalho, diga-se de passagem, apesar das dificuldades impostas pela deficiência orçamentária devido a queda ascendente dos recursos transferidos pelo governo federal e, principalmente, por conta dos mais de sete anos de desmandos do finado governo petista que saqueou o já combalido cofre do município sem dó nem piedade.

Tinha luziense pé quente, diga-se de passagem, no estádio Sun Life, em Miami [Estados Unidos], assistindo o jogo no qual o Brasil atropelou a seleção de Honduras por 5 a 0 no último sábado: trata-se da advogada - filha do ex-prefeito Nato Costa e da atual secretária de Assistência Social, Maria Raimunda - Nágila de Oliveira, que reside na terra de Obama há alguns anos com o marido, o também brasileiro, Olavo Oliveira.



Dia 30 de novembro [sábado] acontecerá a nona edição do "Festival do Açaí" da comunidade do Broca, uma das festas mais tradicionais do município, com uma vasta programação cultural que inclui degustação de pratos feitos à base do fruto e torneio de futebol durante o dia e festa à noite ao som da aparelhagem "Novo Tremendão Gilsom". Imperdível...


Copa Princesa de Futsal da Região Nordeste do Pará

A região nordeste do estado deverá sediar uma das maiores competições esportivas intermunicipais: trata-se da "Copa Princesa de Futsal da Região Nordeste do Pará", com a participação de 16 municípios. O início dos jogos e todas as demais providências serão definidos em uma reunião com os dirigentes de clubes, na próxima quarta-feira, 20, no ginásio de esporte do Colégio São Pio-X, em Capanema.

Na festa de abertura será cobrado um quilo de alimento não perecível como ingresso, e tudo o que for arrecadado será entregue para entidades filantrópicas da região. O evento tem o apoio da Secretaria de Seel [Estado de Esportes e Lazer] e do deputado federal Wladimir Costa [SDD], presidente da rádio Princesa FM.

Joaquim Barbosa, o algoz dos petistas mensaleiros, estará hoje em Belém

Em meio aos desdobramentos das prisões dos condenados pelo Mensalão, Belém recebe hoje a visita do presidente do STF [Supremo Tribunal Federal], Joaquim Barbosa, o "algoz" dos petistas.

O ministro, que também é presidente do CNJ [Conselho Nacional de Justiça], participa da abertura, às 19 hs, do VII Encontro Nacional do Judiciário, que acontece até amanhã no Hangar. O evento terá transmissão ao vivo pelo canal no Youtube do CNJ.

Ônibus do cantor paraense, Thiago Costa, sofre acidente na Alça Viária e deixa feridos

Do G1-Pará


Um acidente envolvendo um micro-ônibus do cantor paraense Thiago Costa deixou sete homens feridos na tarde de sábado [16], no quilômetro 16 da Alça Viária, complexo de pontes e estradas que interligam a Região Metropolitana de Belém com o interior do Pará. Segundo a PRE [Polícia Rodoviária Estadual], o veículo transportava outras pessoas, que sofreram ferimentos leves. O artista não estava no veículo.

O acidente ocorreu na descida da primeira ponte da Alça Viária. Uma caçamba estava parada no acostamento enquanto mecânicos trocavam um pneu furado. "O motorista perdeu o controle na descida e acabou batendo de frente na traseira da caçamba. Na cabeceira da ponte tem uma saliência, como se fosse uma lombada. Apesar do asfalto ser novo e bem sinalizado, o motorista não teve tempo de frear, não tem marcas de frenagem no asfalto. A gente suspeita de falha humana mesmo", afirmou o tenente Dantas.


Ainda de acordo com a PRE, o mecânico que mexia na caçamba no momento da colisão não foi atingido. O motorista do micro-ônibus teria sido o mais atingido com a batida. "Nós saímos de lá [do Hospital Metropolitano] ainda há pouco. Ele entrou no centro cirúrgico. Machucou a cabeça, teve fratura na perna. Tinham mais pessoas no veículo além dos sete feridos, mas essas pessoas receberam atendimento médico no local e sofreram apenas escoriações", esclarece Dantas.

No momento do acidente estava chovendo. A PRE não soube informar se o motorista estava em alta velocidade. "Ele podia estar a 40 quilômetros por hora que poderia ter saído do asfalto do mesmo jeito. Chegou a pegar fogo o veículo, mas as pessoas perto ajudaram a apagar. A batida foi muito forte", informou Dantas. O micro-ônibus perdeu completamente a parte frontal e o eixo traseiro da caçamba ficou bastante danificado.

Segundo a assessoria de imprensa do artista, grande parte do equipamento que estava dentro do veículo foi perdida, mas ainda não foi possível quantificar o prejuízo. Os próximos shows de Thiago Costa foram cancelados. A assessoria informou ainda que o motorista que conduzia o micro-ônibus não tinha vínculo com a equipe do artista. Foi contratado apenas para fazer o transporte dos integrantes da produção para Abaetetuba, onde estava marcado um show.



Os sete feridos foram encaminhados para o Hospital Metropolitano de Urgência e Emergência em Ananindeua, Região Metropolitana de Belém. Segundo a assessoria do hospital, seis vítimas estão com estado estável de saúde. O motorista apresentou quadro clínico grave.

Após fim da greve, professores da rede estadual voltam às salas de aula

A semana começa com o retorno dos professores da rede estadual de ensino às salas de aula do Pará, depois de 53 dias de greve. Também nesta segunda-feira [18], a Seduc [Secretaria de Estado de Educação] e os professores devem começar a estudar o calendário de reposição das aulas, uma vez que cada escola apresenta uma situação diferenciada.

A decisão pelo fim da greve foi votada pelos docentes em assembleia geral realizada na última quinta-feira [14], em Belém. A categoria aceitou a proposta do Governo do Estado de pagar a primeira parcela do retroativo, referente ao piso nacional de 2011, a partir de janeiro de 2014. As demais parcelas serão pagas mediante o acréscimo real da arrecadação estadual.

Vereador de Capanema sofre acidente na estrada de Salinas

Com informações do site Click Pará

Na manhã deste domingo um acidente grave envolvendo um Cross Fox de cor preta e placa JVQ 5881 e um Pálio de cor prata com placa HCG 4582, interditou parcialmente a PA 124.

O Cross Fox seguia no sentido Capanema/Primavera, nele estava o Vereador de Capanema Luiz da Telepará e um amigo de prenome Gilson, que fraturou um braço e teve cortes no rosto. Mesmo com a dimensão do acidente, o vereador sofreu apenas pequenas escoriações.

Já no Fiat Palio estava José de Souza, de 30 anos e sua namorada Letícia dos Reis, ambos ficaram presos nas ferragens e foram resgatados pelo Corpo de Bombeiros. Segundo informações o Pálio transitava com velocidade acima do permitido para rodovia. Os feridos foram encaminhados para a UPA e não corre risco de morte.

Professores da Rede Estadual mantêm greve

Os trabalhadores em educação pública, em especial os professores, decidiram manter a greve que atinge a Rede Estadual de Ensino há 52 dias: a deliberação ocorreu ontem por cerca de 800 professores, que na mesma ocasião votaram pela desocupação do prédio da Alepa [Assembleia Legislativa do Estado], onde se mantiveram durante oito dias consecutivos. A assembleia rejeitou as novas propostas apresentadas ontem pela manhã pelo desembargador Ricardo Nunes, do Tribunal de Justiça do Estado, durante reunião de conciliação entre o governo e professores.

As propostas apresentam a quitação do retroativo do piso [principal entrave da negociação] ainda em 2014, a suspensão do desconto dos dias parados e de qualquer outra penalidade à categoria, vinculada à volta imediata ao trabalho.

Justiça reintegra prefeito de Marabá ao cargo

O TSE [Tribunal Superior Eleitoral] concedeu liminar - no início da tarde desta quarta-feira - favorável ao retorno do prefeito de Marabá, João Salame [Pros], ao cargo. Salame foi afastado da prefeitura na semana passada pelo pleno do TRE-PA [Tribunal Regional Eleitoral do Pará] sob a acusação de crime eleitoral nas eleições de 2010, quando se elegeu deputado estadual.

Antenor Bararu está de volta

O ex-prefeito de Ourém e ex-deputado estadual, Antenor Oliveira [o eterno Bararu] - uma das lideranças políticas mais significantes da região nordeste do estado desde a segunda metade do século passado - está de volta: do alto da sua vasta experiência nos frontes da política-partidária, Bararu, disputará vaga na Assembléia Legislativa nas eleições do ano que vem pelo Dem, que em Santa Luzia tem o ex-vereador Tião Oliveira no comando do diretório municipal.

Impasse - greve dos professores continua e governador determina o corte do ponto dos grevistas e contrata substitutos

Após rejeição de nova proposta por professores em greve, governo do estado contrata 210 profissionais substitutos para atuar em 54 escolas públicas. Além das contratações, haverá cortes dos pontos e descontos dos dias parados a partir de hoje,11.

O Sintepp considerou a decisão arbitrária e informou que vai denunciar o caso à justiça, além de impetrar um Mandado de Segurança para impedir o corte do ponto.

Eleições petistas - Zé Geraldo e Milton Zimmer disputarão o segundo turno para o diretório estadual.

Terminou agora no início da tarde a apuração dos votos do PED [Processo de Eleição Direta], eleição do PT para o comando do diretório estadual: os deputados Zé Geraldo [federal] e Milton Zimmer [estadual] vão disputar o segundo turno.

Enquanto isso aqui em Santa Luzia, até o exato momento, não se tem conhecimento da eleição petista e muito menos do resultado.

Em tempo

Na sessão ordinária da última sexta-feira, 08, da Câmara Municipal, os vereadores que compõem a minúscula e raivosa oposição - Zeca do Bento [Pros], Naldinho [Pros], Carlinhos do Sindicato [PT] e Getro Dias [PMDB] - deram uma clara demonstração de que estão contra o povo luziense ao votarem pela rejeição de um Projeto de Lei do executivo que beneficia diretamente a população com a construção de uma academia ao ar livre com recursos de um convênio com o Ministério da Saúde, na ordem de R$ 180 mil. Tal atitude, irresponsável, diga-se de passagem, é fruto do ranço político alimentado por esses parlamentares que sem nenhum rubor tramam e trabalham contra o povo que lhes delegou o direito de representá-lo.

A propósito, os vereadores da base aliada do governo - Nando Vieira [SDD], Olinda Lucena [SDD], Socorro Saldanha [PSD], Orley Soares [PR], Nenenzão [PTB] e Marinho [PR] - são dignos de aplausos por que trabalharam com afinco a favor da população e votaram maciçamente pela aprovação do Projeto de Lei. Graças a esses nobres parlamentares os luzienses em breve estarão desfrutando dos benefícios de uma academia ao ar livre totalmente equipada.

O canteiro de obras em que se transformou Santa Luzia graças ao empenho e muito trabalho do Governo Adamor Aires, iniciará em breve a construção de 04 UBS [Unidades Básicas de Saúde] no valor de R$ 1,6 milhão na sede do município distribuídas nos seguintes locais: rua D. Pedro I [rua do Curí], Bairro do Mororó, Bairro da Paz e Centro. Os recursos, fruto de convênio com o Ministério da Saúde, já foram disponibilizados e dependem apenas do processo licitatório para o início das obras.

As dificuldades que assolam os municípios país à fora por conta da queda no repasse de recursos federais [FPM - Fundo de Participação dos Municípios], comprometendo a saúde financeira destes, não é "privilégio" apenas de Santa Luzia, obrigada a reduzir o quadro funcional com demissões para se adequar à LRF [Lei de Responsabilidade Fiscal] que permite o percentual máximo de 54% do orçamento para a folha de pagamento. Bragança demitiu de uma tacada só 600 funcionários no início do mês e Cachoeira do Piriá está preparando a lista da degola para o mês de dezembro.

Ontem foi realizado o PED [Processo de Eleições Diretas] para a escolha dos novos comandantes dos diretórios nacional, estaduais e municipais do PT em todo o país, mas aqui em Santa Luzia ninguém ouviu nem falar em eleições e muito menos nos candidatos à presidência do diretório municipal. O fato é que o PT luziense atravessa uma crise sem precedentes na sua história: rachado e à deriva, sem perspectivas e desoxigenado com os seus principais quadros em guerra entre si. No mês passado o cacique-vereador Naldo Tembé e o então presidente da legenda, vereador Zeca do Bento, deixaram os companheiros a ver navios, Naldo foi para o Solidariedade - sob os cuidados do empresário Edinaldo Lucena - e Zeca do Bento embarcou de mala e cuia no novíssimo Pros [Partido Republicano da Ordem Social] desnudando o clima entre os companheiros que não se entendem mais há muito tempo.

Segundo os próprios companheiros admitem, o pivô da crise petista tem nome e sobrenome: Lúcia Machado. A ex-parlamentar e candidata derrotada na chapa com o PMDB nas eleições do ano passado, transformou a legenda num feudo particular e não admite ser contrariada em hipótese alguma sob pena de punir os insurgentes com rataliações. E mais, denúncias dos próprios militantes desmontaram um esquema de filiações irregulares comandado por Lúcia no PED de 2010 com o objetivo de manter sua influência na partido, quando elegeu o seu então fiel escudeiro, Zeca do Bento.

As diretorias de Cultura e Comunicação e o Governo Municipal já iniciaram os preparativos para as comemorações do aniversário de 21 anos de emancipação política de Santa Luzia, dia 13 de dezembro. Ainda não há uma agenda definitiva, mas estão abertas as negociações com atrações musicais renomadas do show bis nacional.

O Campeonato de Futebol de Campo 2013 de Santa Luzia começou no dia 27 do mês passado sob a organização da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte, Turismo e Lazer e das diretorias de Esporte e Cultura. A primeira fase está sendo disputada em três chaves organizadas por região: Grupo A - Pau de Remo, Broca, Pitoró e Aldeias Tembé; Grupo B - Times da Zona Urbana; e Grupo C - Muruteua, Tentugal, Estiva, Km 18, Caeté e Transcaeté.


Clique na imagem para ver mais fotos desse evento

A propósito, as duas primeiras rodadas do campeonato já definiram os representantes para a segunda fase: Região do Broca - Fuzil [1º colocado] e Broca [2º colocado]; e Região do Caeté - Muruteua [1º colocado] e Estiva [2º colocado]. No próximo sábado, 16, à partir das 13:00 hs no estádio municipal, as equipes da Zona Urbana começarão a disputa para definir seus representantes na segunda fase. Ao todo serão distribuídos R$ 15 mil em premiações em todas as fases, patrocinadas exclusivamente pela Prefeitura Municipal, Governo Adamor Aires. Quantia inédita na história do futebol luziense.

A operadora Vivo - da qual os luzienses são reféns - piorou, e muito, a qualidade dos péssimos serviços prestados durante o final de semana. Realizar uma ligação era tarefa praticamente impossível, acessar conteúdos na web somente depois de intermináveis tentativas e os torpedos enviados só chegavam ao destinatário depois de longas horas de espera. Até quando essa sacanagem vai continuar?

Boa notícia para os professores da Rede Municipal de Ensino: o prefeito Adamor Aires garantiu que a categoria receberá o tão sonhado abono com recursos do Fundebb agora no mês de dezembro.

Bragança celebra Círio de Nazaré hoje


São esperados mais de 150 mil devotos, hoje, no Círio de Nossa Senhora de Nazaré de Bragança: a festa religiosa, comemorada sempre no segundo domingo de novembro, tem mais de 100 anos de tradição.

Os hotéis da cidade já estão lotados. Seculd [Segundo a Secretaria Municipal de Cultura, Desportos e Turismo] as reservas foram esgotadas um mês antes do evento. Com a chegada dos turistas, a cidade se preparou com ruas asfaltadas e sinalizadas, efetivo policial reforçado e aumento no número de agentes de trânsito.

Além do Círio, a própria história de Bragança atrai os visitantes: a cidade acaba de festejar 400 anos, e se orgulha da arquitetura de época, dos balneários, campos naturais, da praia de Ajuruteua e da culinária tipicamente paraense. Assim o Círio da cidade tornou-se um dos mais importantes do Pará. Segundo a Diocese do município, é o terceiro mais antigo.

As peregrinações começam no dia 8 de outubro. Este ano, mais de 30 mil casas foram visitadas. Para isso, a diretoria do Círio formou 150 núcleos, divididos pelas três paróquias da sede e por todas as localidades rurais. Por diversas vezes, ao longo do ano, a imagem peregrina de Nazaré se encontrou com as três imagens de São Benedito, que esmolam no interior do município. Momentos de grande emoção para os fiéis.

O Círio de Bragança é composto por nove procissões oficiais. As novidades deste ano foram a Romaria dos Cavaleiros e a Motorromaria. Foram doados sete mantos, um para cada dia da festividade. Durante a semana da festa, a organização preparou o Círio Musical, com apresentações de cantores da terra e da participação de padre Sidney, cantor e compositor.

A imagem peregrina é a primeira réplica feita da imagem do altar do Glória do Santuário de Nazaré, em Belém. Ela foi doada pelo então padre Miguel, vigário da Basílica, hoje Santuário. Por ser a réplica uma reprodução da imagem com o manto [a outra é sem o manto], acabou entregue ao Círio de Bragança. Neste domingo, a imagem de Nossa Senhora de Nazaré percorrerá quatro quilômetros, saindo da igreja centenária de São Benedito, às 7:30Hs, indo até a Cúria Diocesana, onde será celebrada a missa campal.

Voto contra o povo

É inacreditável, mas aconteceu. Na sessão ordinária da manhã desta sexta-feira, 08, da Câmara Municipal de Santa Luzia do Pará os nobres vereadores Zeca do Bento [PROS], Naldinho [Pros], Carlinhos do Sindicato [PT] e Getro Dias [PMDB] votaram contra o projeto do Executivo Municipal para a construção de uma academia ao ar livre, cujos recursos são de um convênio com o Ministério da Saúde, no valor de R$ 180 mil reais.

Segundo apurou este blog, o referido projeto já dormitava na Câmara Municipal há mais de 60 dias, e, caso não fosse aprovado até o próximo dia 10 [domingo, portanto], os recursos teriam que ser devolvidos para o Ministério da Saúde, em Brasília.

É preciso dar conhecimento ao povão sobre o comportamento dos vereadores acima citados, que dizem representar a população luziense. Na verdade, votando contra projetos que vão beneficiar crianças, adolescentes, adultos e idosos, os ditos "representantes" são, nada mais nada menos, verdadeiros predadores do dinheiro público e da vontade popular. Eles não foram eleitos para votar contra os interesses da comunidade, e assim agindo estão traindo os compromissos assumidos com o nosso povo. E o que é pior, estão recebendo salários pagos pelo povo para dificultar o desenvolvimento do município, demonstrando que a mesquinharia politiqueira é a maior bandeira desas "excelências".

Cabe aqui algumas indagações: "- Votar contra os projetos que beneficiam a comunidade não fere o decoro parlamentar? Não atenta contra a dignidade do Cargo? Votar com rancor e irresponsabilidade contra o Povo não dá cassação de mandato?" Parabéns aos outros paralmentares que aprovaram o Projeto de Lei de Construção da academia ao ar livre, cujo único beneficiado é o povo da TERRA QUERIDA.

Está mais do que na hora de alguém interpelar judicialmente os traidores dos interesses do povo com uma AÇÃO POPULAR exigindo os salários recebidos indevidamente.

- Minha saudosa vozinha diria que, nesse caso, essa palhaçada não tem perdão!!!

Ufpa - mais de 130 mil candidatos inscritos no vestibular 2014

A Ufpa [Universidade Federal do Pará] recebeu um número recorde de inscritos para o Processo Seletivo 2014, mais de 133 mil candidatos disputam uma das 5.411 vagas ofertadas pela instituição: o curso de Medicina aparece como o mais concorrido, com 9.732 candidatos inscritos.

De acordo com a UFPA, entre os 133.990 candidatos inscritos, 124.068 são paraenses, o que equivale a 92,59% do total. Entre as regiões do país, a maioria dos candidatos vem de um dos estados da Região Norte. São 126.040 candidatos do Norte [94,07% do total], 2.469 do Nordeste [1,85% do total], 648 da do Centro-Oeste [0,49%], 624 do Sudeste [0,47%] e 110 da região Sul [0,09%].

Há, ainda, cerca de 3% das inscrições nas quais os candidatos são de outros países ou preencheram o formulário errado.

Demissões no Serviço Público Municipal - a lei é dura, mas é a lei

A Secretaria Municipal de Administração de Santa Luzia divulgou, em 1º de novembro, a relação dos servidores temporários que foram dispensados de seus postos de trabalho. Ao todo, nessa primeira etapa, foram 73, do setor de apoio, que tiveram seus contratos reinscindidos. Pelo que foi apurado por esse blog, a razão para a dispensa foi a necessidade de ajustar o gasto com folha de pagamento ao percentual estabelecido pela Lei de Responsabilidade Fiscal, que impõe um teto máximo de 54% da receita municipal, ou seja, se o município tem uma receita de R$ 1.000,00 [hum mil reais], não pode gastar mais de R$ 540,00 [quinhentos e quarenta reais] com pagamento de pessoal, sob pena de serem rejeitadas as contas do município pelos órgãos de fiscalização. Até o 2º quadrimestre [mês de agosto], a folha de pagamento já estava consumindo mais de 62%, segundo informação da Secretaria Municipal de Administração.

Segundo Arhnon Oliveira, Secretário de Administração, outra razão para os cortes de funcionários ocorre pela queda contínua dos recursos municipais, em face de politicas equivocadas do governo federal, ocasionando um desequilíbrio financeiro, o que pode comprometer, inclusive, o pagamento do 13º salário, que já bate à porta. Segundo relatos do próprio secretário, o único setor do funcionalismo que encontra-se com superavit financeiro e certeza de pronto pagamento é a classe do magistério [Educação], que deverá receber em dezembro, inclusive, significativo abono.

Outras demissões ainda poderão ocorrer se a receita municipal continuar caindo e o percentual de gastos com pessoal não se ajustar ao patamar estabelecido pela lei. No mais, segundo aquele Secretário, a Administração Municipal segue seu curso procurando organizar o município, tirando-o da inadimplência, construindo obras e serviços, melhorando, como já é visível os setores da saúde e da educação, e implantando um desenvolvimento seguro e permanente.