A Informação Passada a Limpo

A Informação Passada a Limpo

Em tempo

O "XVII Carnaluziense" - patrocinado pela Prefeitura Municipal, sob a organização da secretaria de Cultura, Esporte, Turismo e Juventude - promete ser um dos mais badalados da região nordeste do estado com atrações de peso do show business paroara. Serão três dias de folia: domingo [02], segunda [03] e terça-feira [04] para folião nenhum botar defeito. Confira a programação oficial na imagem abaixo:



Depois de revitalizar toda a iluminação dos bairros centrais da cidade, do Km 48 e da maioria das comunidades a prefeitura municipal - "Governo da Terra Querida" - deu início a recuperação da iluminação pública dos bairros Natolândia, Rocha e por último Bairro da Paz, cuja rede elétrica está sendo implantada e deverá ser concluída na primeira quinzena de março. Depois o trabalho continua nas comunidades que ainda não receberam os serviços.

O show do maior cantor de forró das plagas paroaras - o castanhalense Daniel do Acordeon - na festa de aniversário do Dj Judosn na danceteria Beleza Pura, no último sábado, foi sucesso total, apesar do forte temporal que caiu na City durante praticamente toda a noite. Mas nem a chuva afastou os amantes do bom e velho ritmo nordestino que se esbaldaram no arrasta pé até o raiar do sol de domingo.



A propósito, no próximo sábado a danceteria Beleza Pura será palco de mais um grande evento: trata-se do lançamento do abadá do bloco Sk-Vip - um dos mais badalados e exclusivos da City - com uma programação para baladeiro nenhum botar defeito. Confira:



Os primeiros professores luzienses selecionados pelo Parfor [Plano Nacional de Formação de Professores], mais de três dezenas de profissionais, estão na reta final de conclusão dos cursos defendendo seus TCCs [Teses de Conclusão de Curso] e em breve estarão recebendo o diploma da cátedra para a qual dedicaram preciosos quatro anos de suas vidas. Parabéns a todos...

A semana começou com uma notícia triste para os luzienses amigos do empresário "Carlitos da Bonsucesso": piauiense da cidade de Peri-Peri, Carlitos veio para Santa Luzia no final da década de 80 e residiu na "Terra Querida" por mais de 15 anos onde fez muitos amigos e fortuna antes de se transferir pra Capanema onde continuou dividindo o tempo entre a administração da loja de roupas "Casa Bonsucesso" e sua mega fazenda às margens do ramal do Broca, próximo à comunidade do Cantã, em solo luziense. De meia idade, menos de 60 anos, Carlitos foi vítima de uma AVC [Acidente Vascular Cerebral] fulminante no sábado.

O município de Pirabas - cujo prefeito Cláudio Barroso [PMDB] foi arredado do poder pela justiça por conta das suas estripulias com dinheiro público no início do mês - continua sendo administrado pelo vice-prefeito Antônio Menezes [Dem], popularmente conhecido pela alcunha de "Tonhão", com o apoio de cinco vereadores, todos desafetos do antigo gestor. Havia tempos que prefeito e vice não falavam mais a mesma língua e o afastamento do titular só serviu para fomentar a crise política instalada no município desde o rompimento que fez Tonhão atravessar a linha da fronteira da oposição.

Os estudantes luzienses aprovados nos processos seletivos - Prise e Prosel - da Uepa [Universidade do Estado do Pará] iniciaram a vida acadêmica essa semana nas mais diversas cidades paraenses para onde concorreram no Vestibular 2014 da instituição. Na última segunda feira, 17, todos os campis da Uepa, capital e interior, deram início à programação da "Semana do calouro" que teve como ponto alto a Aula Magna ministrada pelo governador do estado, Simão Jatene, no Centro de Ciências Biológicas e de Saúde em Belém. Conceição do Araguaia, como de praxe, é a cidade que mais recebeu estudantes de Santa Luzia. Contando com os que já estudam no campus da cidade, somam mais de 20.

O roubo de motos em Santa Luzia continua em alta: na semana passada o dono de um salão de beleza deixou sua moto, sem as chaves no contato, por alguns minutos na frente do seu estabelecimento por volta das 17 hs e quando retornou encontrou apenas o lugar. Felizmente depois de muita procura e informações de amigos o veículo foi recuperado em uma estarda vicinal próximo ao Bairro da Paz.

Mesmo depois da prisão dos donos da falida loja Eletromil - Eduardo Fernandes Fagundes e Eduardo Fernandes Fagundes Júnior, pai e filho - que deram um golpe milionário em mais de 30 mil clientes no Pará, mais de cem só em Santa Luzia, os consumidores lesados não têm muita esperança em receber o que os estelionatários lhes devem. Teve comerciante luziense que investiu mais de R$ 20 mil na tal "compra premiada", e os prejuízos não param por aí, por que grande parte do funcionalismo municipal investiu dinheiro suado do salário na esperança de adquirir algum bem, principalmente motocicletas.

O reconhecimento do campus da Ufpa [Universidade Federal do Pará] de Capanema, pelo Mec [Ministério da Educação], anunciado em dezembro do ano passado, parece que caiu no esquecimento: dezessete municípios, incluindo Santa Luzia, que abrigam aproximadamente 400 mil habitantes seriam beneficiados com a medida. E o que é pior, sem reconhecimento o campus continuará à míngua sem receber recursos para investimentos, principalmente para as devidas ampliações dos deficitários espaços físicos. A comunidade acadêmica de Capanema e região cresceu e a UFPA está com turmas estudando em três escolas públicas por que no prédio não há mais salas disponíveis.

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.