A Informação Passada a Limpo

A Informação Passada a Limpo

Operação da Polícia Federal, para combater fraudes no INSS, faz busca e apreensão em Capanema, Bragança e Santa Luzia do Pará

Do site da Polícia Federal

A Polícia Federal, numa força-tarefa previdenciária integrada pelo Ministério da Previdência Social e Ministério Público Federal, deflagrou hoje, 04, a operação Quatipuru, com o objetivo de desarticular um esquema de fraude em benefícios previdenciários, na cidade de Capanema, que gerou um prejuízo já identificado de cerca de R$ 1,4 milhão aos cofres públicos com benefícios indevidos.

Cerca de 40 policiais federais e oito servidores da Previdência Social cumpriram nove mandados de busca e apreensão nas cidades de Capanema, Bragança e Santa Luzia do Pará. O esquema envolvia sete servidores da Agência da Previdência Social da cidade, e um intermediário.

A fraude consistia na reabertura de processos de habilitação em benefícios previdenciários, anteriormente indeferidos, por não comprovação de efetivo exercício de atividade rural. Eles eram reabertos e concedidos por Revisão Administrativa, porém sem o registro que comprovassem efetivamente o exercício da atividade rural. A fraude também consistia na concessão de salário-maternidade para supostas trabalhadoras rurais com apresentação de certidões de nascimento falsas.

O prejuízo, inicialmente identificado, aproxima-se de R$ 1,4 milhão, resultado da amostragem procedida em setenta e oito benefícios.

Os envolvidos deverão ser indiciados pelos crimes de estelionato previdenciário, inserção de dados falsos nos sistemas previdenciários, falsificação de documentos e formação de quadrilha. O nome da operação [Quatipuru] faz alusão ao antigo nome que possuía a região de Capanema, na região nordeste do Pará.

NOTA: Clique aqui para ler - na íntegra - a matéria no site da Polícia Federal

2 comentários:

Elmanoel Mesquita disse...

Rei, se a PF completar essa operação, muitos municípios estão envolvidos. Capitão Poço possui um forte braço desse esquema e é conhecido por muitos. O STTR é a sede do esquema aqui e muitos que pertencem ao quadro desse sindicato, além de taxistas estão profundamente até o pescoço nessa história. Simples trabalhadores rurais já possuem vários imóveis comprados com o dinheiro desse esquema é só seguir o que estou falando e se constatará....Esse dinheiro é da União, nossos impostos que estão servindo para enriquecer larápios....Quem de fato precisa e merece essa aposentadoria tem dificuldades, depois vendem a facilidade....esquema simples e que tem dado certo...só que agora a casa caiu. Parabens a PF. Meus aplausos.

Elmanoel Mesquita
Presidente do PT-Cap. Poço.

Elmanoel Mesquita disse...

Em breve Santa Luzia pode ser surpreendida com novas notícias a respeito de fraudes em órgão público de pessoas que são daí mas que trabalham aqui em Cap. Poço

Tecnologia do Blogger.