A Informação Passada a Limpo

A Informação Passada a Limpo

Operação destrói mais de 100 mil pés de maconha na região nordeste do estado

Mais de 100 mil pés de maconha foram destruídos na operação "Coivara" deflagrada na região nordeste do Pará. Parte das drogas, como maconha beneficiada e sementes da erva, e materiais apreendidos estão sendo apresentados na Delegacia-Geral, pelos delegados responsáveis pela ação policial - João Bosco Rodrigues, diretor de Polícia do Interior, e Hennison Jacob, diretor da DRE [Delegacia de Repressão a Entorpecentes].

Áreas dos municípios de Nova Esperança do Piriá, Cachoeira do Piriá, Viseu e Garrafão do Norte passaram pela fiscalização. Não houve prisões. A ação teve a coordenação das Diretorias de Polícia do Interior e de Polícia Especializada, com 30 policiais civis da Divisão de Repressão ao Crime Organizado e da Superintendência Regional da Zona do Salgado, sob o comando dos delegados Hennison Jacob, da DRE, e Luís Xavier, superintendente da regional.

Dois peritos criminais do Centro de Perícias Científicas Renato Chaves, responsáveis em fazer a constatação da droga ainda nas roças, e uma equipe do COE [Comando de Operações Especiais], da PM, também atuaram na operação. Os policiais civis chegaram, na segunda-feira passada, à região para deflagrar a ação policial, mediante levantamento prévio feito para apontar os locais de plantação da erva.

O nome da operação Coivara é alusivo a uma técnica agrícola utilizada em comunidades quilombolas, indígenas e ribeirinhas no Brasil, que consiste em fazer uma plantação através da derrubada da mata nativa, seguida pela queima da vegetação. A mesma usada para a plantação de maconha na região.

A plantação fica intercalada entre outras culturas [rotação de culturas], como o arroz, o milho e o feijão. A característica extremamente rudimentar dessa técnica agrícola leva ao rápido esgotamento do solo, fazendo com que as terras precisem ficar em descanso de 3 a 12 anos e causando a derrubada de grandes áreas de mata.

Fonte: DOL [Diário do Pará Online]

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.