A Informação Passada a Limpo

A Informação Passada a Limpo

Em tempo

Causou espanto no meio jurídico a decisão do juiz da 41ª Zona Eleitoral, Omar José Miranda Cherpinski, que "cassou" o mandato do prefeito Adamor Aires e do seu vice Robson Federal sob a acusação de suposto crime eleitoral cometido durante a campanha de 2012, por que o magistrado desprezou a tese da defesa e o mais grave: não levou em consideração o parecer do Ministério Público, que de forma contundente, denuncia o esquema criminoso armado pela suposta vítima [leia-se Zequinha do Zé Gurí] em conluio com agentes da chapa derrotada composta pelo PMDB e pelo PT.

Uma verdadeira "colcha de retalhos": assim pode ser entendida a sentença do agora notório Dr. Omar Cherpinski que de forma arbitrária desconsiderou as provas levantadas pela defesa e o parecer do MP contrário a condenação do prefeito Adamor Aires. O disparate é tão grande que o promotor de justiça, Dr. Nadilson Portilho, diante da decisão teratológica do juiz resolveu denunciar o PMDB luziense acusando-o de autoria da tramoia para cassar o mandato do prefeito Adamor diante das provas irrefutáveis de imparcialidade da "vítima" e das testemunhas claramente cooptadas pelos autores da "arapuca" armada para prejudicar o prefeito eleito.

O juiz eleitoral bem que poderia ter evitado o "equívoco" jurídico se tivesse levado em consideração o parecer lavrado pelo promotor Nadilson Portilho que concluiu que as gravações apresentadas pelo consórcio PMDB/PT à justiça como provas do suposto crime foram forjadas com o intuito de cassar o mandato do prefeito de Santa Luzia. Afirma o parquet: "É princípio no direito constitucional de que não valem as provas obtidas por meios ilícitos, em flagrante desrespeito aos direitos individuais." Precisava mais?

As viúvas do finado governo petista - ávidas pelo retorno da bandalheira ao alto comando do município - exortaram a sua militância a comemorar a decisão judicial que "cassou" o mandato do prefeito Adamor Aires: não custa nada lembrar que no governo do PT a promiscuidade na gestão pública e a prática da corrupção tinham abrigo e legitimidade dentro da prefeitura, responsáveis pela hemorragia de recursos públicos que levou o município à falência em apenas sete anos de desgoverno.

Mesmo afastado do cargo, o prefeito Adamor Aires continua cuidando de Santa Luzia: no próximo dia 25 o município receberá mais um maquinário do governo federal, fruto de uma solicitação do prefeito ao MDA [Ministério do Desenvolvimento Agrário]. Trata-se de uma motoniveladora [patrol] que chega para reforçar a frota do município tão útil para a realização de serviços na sede e no interior. Portanto, para operar esta máquina é necessário a capacitação de dois operadores de máquinas pesadas na capital do estado. Por está afastado das suas funções administrativas o prefeito Adamor Aires irá custear do próprio bolso as despesas de estadia e alimentação de dois funcionários durante uma semana em Belém para o treinamento.

Enquanto não se resolve a quixotada jurídica protagonizada pelo juiz eleitoral da comarca de Ourém quem responderá pelo município - interinamente no cargo de prefeita - é a presidente da Câmara Municipal, vereadora Olinda Lucena empossada em sessão extraordinária realizada na tarde de ontem, com a poio da base parlamentar do governo na câmara que agora conta com um novo integrante: o jovem vereador Ozires Bastião, suplente empossado com a vacância provocada pela saída da vereadora Olinda para a prefeitura. Boa sorte para a nova gestora municipal...

A menos de 15 dias da Semana Santa, o preço do pescado disparou. O consumidor paraense encontrará as principais espécies de peixes no mínimo 10% mais caras tanto nos supermercados, quanto nas feiras livres, segundo levantamento do Dieese [Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos]. Em solo luziense não é necessário nenhum levantamento para constatar que os preços estão pela hora da morte: basta o incauto consumidor dá um "rolezinho" na feira um dia de sábado para ver a carestia e a chiadeira do povo.


As descargas elétricas provocadas por raios atmosféricos estão se tornando um grande perigo em Santa Luzia por conta das tempestades que têm sido frequentes durante o "inverno amazônico", predominante nessa época do ano na região. No final de março um jovem faleceu vitimado por um raio enquanto se deslocava de motocicleta pelo interior do município e na semana passada uma moradora da travessa D. Pedro I, leia-se rua do Curí, foi atingida por uma descarga elétrica de grande intensidade, felizmente sem consequências graves, mas o susto foi grande para a família.

Acossado pela oposição sistemática e ferrenha do PMDB - seu arqui-inimigo - o prefeito de Bragança, padre Nelson Magalhães [PT], também enfrenta duras críticas da população que avalia mal o seu governo. E para piorar, o sistema de coleta de lixo da cidade tem dado muita dor de cabeça ao prefeito por que, segundo fontes da imprensa regional, faltam carros coletores de lixo nas ruas enquanto alguns estão parados há muito tempo por falta de pneus, em que pese a empresa contratada para esse serviço receber quase R$ 15 mil/mês, por cada carro locado.

A população da região do Caeté, nordeste do Pará, continua esperando que o governo do estado agilize as obras do hospital de média complexidade que está sendo implantado em Capanema, a partir da adaptação do hospital São Joaquim, que pertencia à família do deputado estadual Eduardo Costa e foi desapropriado e fechado, para ser transformado em Hospital Regional com inauguração prevista para o final deste ano. A exemplo do que ocorria com o São Joaquim, o "novo" complexo hospitalar vai atender uma população em torno de 700 mil pessoas dos municípios de Capanema, Augusto Correa, Garrafão do Norte, Bonito, Bragança, Cachoeira do Piriá, Capitão Poço, Nova Esperança do Piriá, Nova Timboteua, Ourém, Peixe-Boi, Primavera, Quatipuru, Salinópolis, Santa Luzia do Pará, Santarém Novo, Pirabas, Tracuateua e Viseu. Ufa!!!

A Paróquia de Santa Luzia, sob o comando do atuante Pe. Elias, preparou uma programação especial para a Semana Santa. Confira na imagem abaixo:

Clique na imagem para vê-la em tamanho ampliado

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.