A Informação Passada a Limpo

A Informação Passada a Limpo

Em tempo

A professora Sônia Araújo é a nova diretora do Ensino Fundamental da escola Florentina Damasceno: a posse aconteceu na manhã desta segunda-feira quando a Diretora de Ensino da Semed, professora Lidiana Melville, entregou-lhe a portaria de nomeação. Estiveram presentes na cerimônia o Chefe de Gabinete do Prefeito Adamor Aires, Tião Oliveira, o tesoureiro do Fundeb, professor Jorginho, e a diretora do Ensino Médio, professora Adelane Nascimento, além de convidados e funcionários da retrocitada escola.


A Prefeitura Municipal realizou na última sexta-feira o pagamento dos salários refentes ao mês de abril de parte do funcionalismo que tem seus provimentos oriundos do FPM [Fundo de Participação do Municípios], que encontravam-se atrasados por conta do criminoso afastamento do Prefeito Adamor no início do mês passado. Agora com a folha de pagamento regularizada e sem mais nenhum percalço o trabalho continua com as obras em andamento, a prestação de serviços em dia e, principalmente, o pagamento do funcionalismo rigorosamente dentro do prazo legal.

A ineficiência do "governo interino de dezessete dias" que através do seu primeiro-ministro de araque mandou e desmandou no município durante o afastamento do Prefeito Adamor só não afundou totalmente Santa Luzia por que durou somente dezessete dias: graças a DEUS. Por conta da inabilidade administrativa dos seus principais valetes, o tal governo interino paralisou todos os setores da administração acarretando grandes prejuízos para a população, principalmente para a educação, que ficou sem transporte e sem merenda escolar, que começou a ser normalizada esta semana pelo Demae [Departamento Municipal de Alimentação Escolar] que está abastecendo todas as escolas.

Na última sessão ordinária da Câmara Municipal, ocorrida na sexta-feira [30/05], o folclórico cacique-vereador Naldo Tembé do alto do seu destempero emocional e despreparo político esbravejou na tribuna da casa que o Prefeito Adamor não concluirá o mandato por que ele irá caçá-lo. "Em cima da bucha", um cidadão sentado numa das cadeiras dentro do plenário devolveu essa: - A única coisa que tu sabe caçar é tatu e veado do mato para matar a tua fome. A risadaria foi geral para constrangimento do cara pálida que ficou calado sem saber o que dizer...

Também na última sexta-feira, 30/05, o prefeito de Marabá e presidente estadual do PROS [Partido da Reorganização da Ordem Social], João Salame, esteve em Santa Luzia para uma vista de cortesia ao seu amigo de longa data Adamor Aires e fortalecer vínculos políticos com correligionários. A amizade entre os prefeitos João Salame e Adamor Aires, remonta da época em que ambos eram deputados estaduais e criaram dentro da Alepa [Assembleia Legislativa do Estado do Pará] o famoso G-8: grupo suprapartidário independente que deu muito trabalho para a então governadora, Ana Júlia Carepa, e trouxe muitos benefícios para o interior do estado através de emendas parlamentares dos seus componentes. Em Santa Luzia, João Saleme, por intermédio do Prefeito Adamor Aires afinou o discurso com os vereadores Naldinho e Zeca do Bento, filiados ao Pros.



O mês de junho já chegou e promete ser um dos menos produtivos do ano: feriados como o de Corpus Christi - que deverá se estender também para a sexta-feira - e os jogos da Copa do Mundo deverão paralisar boa parte do setor produtivo do país e, em especial, os serviços públicos. Em Santa Luzia, as escolas e a maioria das repartições públicas deverão decretar ponto facultativo nos dias de jogos da Seleção Canarinho.

A propósito da procissão de Corpus Christi, as atividades para a confecção do tapete que vai ornar as ruas começarão pra valer na próxima semana. A coordenação do evento, sob a chefia do sempre atento Pe. Elias, já dividiu as tarefas e designou as funções de cada colaborador: escolas, movimentos sociais e religiosos, prefeitura e repartições públicas. Mesmo em viagem internacional - Pe. Elias encontra-se na Itália - o comandante-mor da Paróquia de Santa Luzia está atento a todo o processo e não se descuida de nenhum detalhe.

A Copa do Mundo já começou, pelo menos na escola Florentina Damasceno: um projeto desenvolvido pelas professoras Juliana Patrizia [Língua Inglesa] e Viviane Araújo [Educação Física] levou as 32 seleções que disputarão o mundial no Brasil, para a sala de aula. Cada turma do Ensino Médio e os funcionários representarão uma das seleções com equipes que disputarão jogos de futsal na quadra da escola com direito a uma tabela com todas as fases do torneio. A abertura oficial aconteceu agora a tarde com o desfile das misses e o jogo de inaugural, e promete movimentar alunos e funcionários até sexta-feira, quando acontece a grande final.

Por conta da viagem do Pe. Elias ao exterior a edição deste ano do tradicional "Jantar dos Namorados" que acontece todo ano na Barraca da Santa dia 12 de junho foi cancelado. Porém, a programação junina da Paróquia durante a festividade de São João está mantida, período em que Pe. Elias já terá retornado da Itália, onde encontra-se em função de compromissos religiosos.

Além dos enormes prejuízos de ordem administrativa causados pela instabilidade política que afetou gravemente o município, Santa Luzia perdeu o seu grande ícone cultural que ainda resistia ao tempo: trata-se da Festa das Flores, que em 2014 chegaria a 50ª edição. Patrocinadora exclusiva do evento, a Prefeitura Municipal, não conseguiu contratar a tempo [antes do último sábado do mês de maio] uma atração musical de renome como sempre fez todos os anos.

A propósito, o tradicional "Baile de Volta ao Passado" - organizado pelos amigos Waldenor, Zé Maria, Negão e Jakson - acontecerá no próximo dia 14 nas dependências do Ginásio Municipal de Esportes embalado pelos acordes da banda Tok Saudade. Como de costume não haverá a venda de entradas avulso, apenas mesas para quatro pessoas que já podem ser adquiridas com os organizadores.

Um comentário:

ALERTA VERMELHO disse...

AMIGO ADAMOR EU NÃO SEI QUAIS AS INTENCOES POLITICAS DAQUI PRA FRENTE MAS SE CONTINUAR INDO NA CONVERSAS DOS TEUS PUXA SACOS TU NAO VAI MUIO LONGE POIS TU TA PERSERGIDO PAIS E MAES DE FAMILIA QUE NAO NADA HAVER COM TUA BRIGA POLITICA COM O VEREADOR, POIS FORAM ELEITORES TEU TAMBEM . ESSE DITADOR ROBSON FEDERAL TA ACABANDO COMTIGO REFLETE O QUE TO TI FALANDO .OBS;NÃO SOU FUNCIONARIO SOU TEU AMIGO. SE PUDERES MANDE RESPOSTA.

Tecnologia do Blogger.