A Informação Passada a Limpo

A Informação Passada a Limpo

Em tempo

O segundo semestre letivo de 2014 iniciou ontem nas redes Estadual e Municipal de Ensino de Santa Luzia: são mais de seis mil alunos matriculados nas escolas da sede e do interior do município que estão de volta às salas de aula desde a segunda-feira.

A propósito, o Governo Municipal - Administração Adamor Aires - adquiriu ainda no mês de julho grande quantidade de Merenda Escolar, de excelente qualidade, ressalte-se, que inclusive já foi distribuída para todas as escolas do município pelo Demae [Departamento Municipal de Alimentação Escolar] durante o final de semana. São toneladas de alimentos não perecíveis [arroz, feijão, macarrão, sopas, charque, biscoito, achocolatado, farinha...], alimentos de consumo breve [carne bovina, frango, polpas de frutas...] e verduras e legumes que compõem o cardápio elaborado pela equipe nutricional do município.

Opção foi o que não faltou para os veranistas luzienses se despedirem oficialmente das férias de julho no último final de semana: Salinas, foi sem dúvidas o destino mais procurado, mas a praia de Ajuruteua também entrou no roteiro de muitos conterrâneos que escolheram o sal. Porém, a alternativa do domingo foi o tradicional Festival do Chopp de Ourém, que como sempre, reuniu milhares de pessoas na orla do rio Guamá para a despedida do verão em grande estilo.

Festival do Chopp de Ourém

Atualmente o Governo Municipal - Administração Adamor Aires - está tocando mais de uma dezena de obras em todo o município, porém apenas a construção da Praça de Eventos, na área do antigo campo de futebol, no centro da cidade, ainda não iniciou por causa de uma torre do que seria o projeto Navega Pará que está no local e precisa ser retirada. Segundo informações extraoficiais, a retrocitada torre deverá ser removida esta semana e tão logo isso aconteça a construtora vencedora da licitação dá início às obras.

As finais do "X Campeonato de Férias de Futebol de Salão Taça Augusto Matos" que aconteceriam no último dia 02 foram adiadas para o próximo sábado, 09: Porto e Sucatão fazem a decisão da categoria principal e Botafogo e Expressinho vão decidir o título da categoria veteranos. Serão dois grandes clássicos que prometem muitas emoções e rivalidade dentro e fora de quadra, por tratar-se das maiores torcidas do futebol luziense que prometem fazer muito barulho. Imperdível...

A campanha eleitoral bate à porta, enquanto isso a petezada luziense sempre afeita a fazer muito barulho, continua igual avestruz: com a cabeça enterrada e sem argumentos, já que o ex-ético PT, agora amigo desde criancinha do notório Jader Barbalho, vai para as eleições de outubro na garupa do PMDB. Seria trágico se não fosse cômico ver os petistas luzienses eufóricos aplaudindo Jader e sua turma - até pouco tempo exorcizados pelos "cumpanhêrus" - em baixo do palanque durante os comícios. Não fosse pela imagem abaixo, nem o mais cético dos seres humanos acreditaria em tal possibilidade.


Foto: Diário do Pará

A propósito, resta saber se os petistas daqui estarão juntos e misturados com a turma do peemedebista Edno Alves nas eleições de outubro: por que de acordo com informações da "rádio Cipó News" as desavenças foram tão graúdas durantes o pleito de 2012 - quando a banda podre do PT indicou a então vereadora Lúcia Machado como companheira de chapa do empresário - que desde então as duas facções cada uma procurou seu próprio rumo e não há chances de junta-las novamente no mesmo palanque.

Mas como é a ausência de lógica que norteia as alianças partidárias, e sem contar que o PT a muito descartou o discurso ético e perdeu-se no submundo dos conchavos, não há quem aposte um real na possibilidade de ver a reedição de 2012 em Santa Luzia: PMDB e PT juntinhos, novamente, trocando juras de amor eterno. Por que em se tratando de PT luziense e seus desavergonhados movimentos políticos, pode-se esperar qualquer coisa...

Acéfala, sem argumentos e sem a menor credibilidade a oposição do Governo Adamor especializou-se em fabricar - em escala industrial, diga-se de passagem - boatos à respeito de um terceiro suposto afastamento do Prefeito Adamor das suas funções. Ora, essa lenga-lenga há muito tempo já ultrapassou o limite do razoável, e agora à medida que o sorriso da opinião pública amarela os agentes do atraso convertem-se em aves agourentas tentando desqualificar o excelente trabalho que o Prefeito Adamor e sua equipe vêm conduzindo em Santa Luzia que transformou-se em um imenso canteiro de obras a céu aberto com mais de uma dezena de obras sendo tocadas na sede e no interior do município, para total desespero dos cavaleiros do Apocalipse.

Para quem pensava que a candidatura do vereador Orley Soares a deputado estadual era de faz de conta está redondamente enganado: o parlamentar está levando a sério a empreitada e tocando sua campanha ao lado do correligionário e padrinho político, o deputado Lúcio Vale, que concorre à reeleição mirando um terceiro mandato à Câmara Federal. Por ser "filho da terra", Orley espera uma boa votação entre os seus conterrâneos, apesar de ver distante a possibilidade de êxito nas urnas.

Com o fim das férias escolares de julho os luzienses que estudam na capital ou cursam nível superior em outras cidades do interior do estado já começaram afivelar as malas e preparar a partida para mais um semestre de muitos estudos, levando na bagagem a imensa saudade dos familiares, amigos e da badalação que somente quem é filho da terrinha conhece. Fazendo o caminho inverso, outra leva de luizienses que estuda no período intervalar está de volta à Santa Luzia para a companhia dos seus ou para mais uma temporada de trabalho até dezembro, quando tudo se repete novamente fazendo a ciranda girar.

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.