A Informação Passada a Limpo

A Informação Passada a Limpo

Helder esconde o sobrenome "Barbalho" e evita o pai senador na campanha eleitoral

Reportagem do jornal “Folha de São Paulo”, publicada na edição do último sábado, destaca que o candidato do PMDB ao governo do Pará, Helder Barbalho, nesta campanha eleitoral tenta dissociar sua imagem do pai, o senador Jader Barbalho (PMDB), que tem longo histórico de envolvimento em escândalos de corrupção nos cargos públicos que ocupou.

De acordo com a reportagem, Helder Barbalho, 35 anos, encarna o grande projeto político de Jader Barbalho - o de assumir o governo do Pará -, mas “faz uma campanha dissociada do pai: o sobrenome da família não aparece e Jader é uma referência distante”. Helder Barbalho, apoiado por uma aliança com o PT, busca fugir do vínculo com Jader Barbalho ao argumentar que “o senador Jader já cumpriu [seu] papel como governador, agora como senador. "Este é o momento de uma nova geração política”.

Na disputada pelo governo do Pará, destaca o texto da “Folha de São Paulo”, o candidato do PMDB não apresenta sequer uma promessa “carro-chefe” na campanha e se resume a “centrar a artilharia nos problemas sociais do Estado e culpa o PSDB pelo quadro.”

A “Folha” constata que, apesar da tentativa de fugir do vínculo com Jader Barbalho no Estado, o que se vê, na prática, é que os eleitores não esquecem que Helder é filho de Jader: “Em atividade recente na periferia da capital paraense, Helder corria pelas ruas, em tênis e jeans, para cumprimentar eleitores. Assessores e cabos eleitorais tentavam segui-lo, apontando moradores para receberem abraços. Os mais velhos citavam o pai do candidato, lembrança evidente no discurso de Helder, que tem o tom de voz e o jeito de falar do pai”.

Preso - A reportagem menciona que “Jader, que renunciou ao Senado em 2001 e chegou a ser preso no ano seguinte sob acusação de desvios de recursos, só apareceu na propaganda de TV do filho no segundo dia, numa apresentação geral da família.


A reportagem da “Folha” destaca que, no ano passado, Helder Barbalho “ganhou um programa de rádio no Grupo RBA, do pai”, e que o “candidato monopolizou a propaganda partidária do PMDB no período pré-eleitoral, o que motivou uma ação da Procuradoria por publicidade extemporânea”. 
O texto ressalta ainda que se Jader Barbalho fica longe da campanha do filho, o ex-presidente Lula “é figura carimbada”. O petista “já apareceu ao menos cinco vezes no programa de Helder, numa delas conversando com o candidato. O PT é o principal aliado de Helder Barbalho no Pará, e disputa o Senado na chapa com o candidato Paulo Rocha [PT-PA]”, cuja candidatura está impugnada.

Vínculo - A “Folha” destaca que na convenção do PMDB, em junho, ao lado de Helder Barbalho, Lula lembrou o vínculo com Jader Barbalho [que foi preso e algemado em 2002 pela Polícia Federal por envolvimento no escândalo da Superintendência do Desenvolvimento da Amazônia - Sudam], que estava no palanque. “Helder, você tem que dizer que é filho [de Jader] com muito orgulho. Paulo [Rocha], você tem que ir para esta eleição de cabeça erguida”, disse Lula na ocasião, de acordo com a reportagem da “Folha”.

Portal ORM News

Um comentário:

Anônimo disse...

" Pelo arvore se conhece os frutos,ou melhor filho de peixe,peixinho éhhhhhhh...."

Tecnologia do Blogger.