A Informação Passada a Limpo

A Informação Passada a Limpo

Jatene sobe e chega a 42% - Governador vence Helder Barbalho no primeiro turno


Pesquisa Ibope para o governo do Pará, a terceira realizada em parceria com a TV Liberal, mostra que o candidato Simão Jatene [PSDB] subiu mais dois pontos percentuais e venceria hoje o primeiro turno da corrida eleitoral com 42% das intenções de votos. O candidato Helder Barbalho [PMDB] caiu dois pontos percentuais e agora tem 38%. Na rodada anterior, ambos tinham 40% das intenções de votos. Desde a primeira pesquisa, realizada em 13 de agosto, o candidato tucano já subiu 5 pontos percentuais.

Os demais candidatos - Marco Antonio [PCB], Zé Carlos [PV], Marco Carrera [PSOL] e Elton Braga [PRTB] - têm até 2% das menções, cada. Os eleitores indecisos passaram de 9% da última sondagem para 10%. Os eleitores com a intenção de votar em branco ou nulo se mantiveram em 5%. Essa situação ainda indica a realização de segundo turno, uma vez que a diferença de votos entre os dois primeiros candidatos é de quatro pontos percentuais e a soma dos outros concorrentes é de cinco pontos percentuais.

O levantamento também aponta vantagem para Simão Jatene na pergunta espontânea, quando não há a apresentação do nome dos candidatos. O tucano foi citado por 27% dos eleitores entrevistados e Helder, por 20%. Na sondagem anterior, os dois candidatos estavam empatados com 19%. Na primeira análise, Jatene aparecia com 24% e o peemedebista com 22% das citações. Todos os demais candidatos são mencionados por apenas 1% dos entrevistados, o mesmo índice das últimas pesquisas. Já a parcela de eleitores que não opina quanto à intenção de voto para governador caiu de 55% para 46%, enquanto os que disseram votar em branco ou nulo são os mesmos 6%.

A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos. A pesquisa foi realizada entre os dias 8 e 11 de setembro, com 812 eleitores, de 44 municípios, e está registrada no Tribunal Regional Eleitoral do Pará [TRE-PA] sob o número PA-00026/2014 e no Tribunal Superior Eleitoral sob protocolo BR-00621/2014. O nível de confiança utilizado é de 95%. Isso quer dizer que há uma probabilidade de 95% de os resultados retratarem o atual momento eleitoral, considerando a margem de erro.

Fonte: Amazônia Jornal

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.