A Informação Passada a Limpo

A Informação Passada a Limpo

Em tempo

O Governo Adamor Aires comemora o ritmo acelerado das obras de construção das duas creches na sede do município - uma no bairro do Mororó e outra no local do antigo matadouro - e da escola rural da comunidade do Jarequara. Todas com projetos arquitetônicos modernos e arrojados que atendem aos padrões de qualidade exigidos pelo Ministério da Educação e devem ser entregues a população antes do início do ano letivo de 2015 colocando um ponto final no déficit escolar histórico fruto de erros de governos passados que irresponsavelmente não deram a devida importância a educação do município.

A propósito, as obras de construção de quatro USFs [Unidades de Saúde da Família], todas na sede do município, e do sonhado Hospital Municipal também são motivos de comemoração por parte do Governo Adamor Aires. Todas as referidas obras estão caminhando a passos largos e também deverão ser inauguradas em 2015 colocando a disposição dos luzienses mais oportunidades de atendimento médico de qualidade sem a necessidade de recorrer a outros municípios como acontece até hoje por falta de investimentos no segmento de saúde por outros governos que comandaram os destinos de Santa Luzia por anos a fio sem dá a mínima atenção para esse serviço tão essencial ao povo luziense.

Com a vitória do Governador Simão Jatene quem saiu ganhando - e muito - foi Santa Luzia. Grande parceiro e amigo pessoal do Prefeito Adamor, Simão Jatene, além de assegurar as conquistas já garantidas deverá beneficiar os luzienses com a implantação de outros projetos de suma importância para o município. Em conversas informais com o Prefeito, o Governador já acenou com a possibilidade de mais parcerias durante o segundo mandato que se inicia em 1º de janeiro.

O clima fúnebre tomou conta da turma da oposição raivosa que tramou e torceu contra o município de Santa Luzia e seu povo ao tentar empurrar goela abaixo o "filhote de Barbalho" que levou uma surra do Governador Simão Jatene nas urnas em uma luta desigual da mentira contra a verdade. Com o único objetivo de boicotar o trabalho do Prefeito Adamor - excelente, diga-se de passagem - a "bancada do ódio" na Câmara Municipal trabalhou diuturnamente pela eleição do candidato do PMDB, mas levou um tombo com a recusa dos paraenses ao retorno da oligarquia Barbalho ao comando do estado.

Os acidentes com vítimas fatais envolvendo motocicletas voltaram a assombrar os luzienses nos últimos dias: em menos de um mês três pessoas perderam a vida para a violência no trânsito. Durante o mês de de julho do ano passado as estatísticas com mortes, em Santa Luzia, foram umas das mais altas da história do município, mas graças a união de autoridades, sociedade civil organizada e instituições públicas - por iniciativa do pároco do município, Raimundo Elias - que lançaram a campanha "Não se acabe na BR", os números baixaram e praticamente zeraram por conta da maciça campanha de educação promovida pela campanha. Porém, agora ninguém mais lembra da campanha e tudo voltou como antes. Enquanto isso vidas continuam se perdendo na selvageria do trânsito luziense.

A Smcetj [Secretaria Municipal de Cultura, Esporte, Turismo e Juventude], através da Diretoria Municipal de Cultura, com apoio do Prefeito Adamor Aires já deu início aos preparativos para as comemorações alusivas ao aniversário de 23 anos de emancipação política de Santa Luzia que acontecerá no dia 13 de dezembro. Bandas de renome do show business nacional estão sendo sondadas e tão logo sejam definidas as atrações a programação será divulgada.

Acostumados a eventos apoteóticos com shows de cantores de primeira linha do mundo da música, os capanemenses chiaram - e muito - com a festa de aniversário de 104 anos de emancipação política do município que transcorre na data desta quarta-feira, 05. Até ano passado cantores, duplas sertanejas e bandas de forró de sucesso nacional embalaram as comemorações, porém este ano além de não haver programação nenhuma para o dia "D" a inexpressiva e esquecida banda forrozeira Caviar com Rapadura foi a principal atração contratada pela prefeitura e em cima da hora, já que a programação só foi divulgada na tarde de segunda-feira depois de muita pressão da população e da mídia local.

Santa Luzia será palco de dois grandes shows neste mês de novembro e num mesmo final de semana: no sábado dia 22 o cantor Amado Edilson, o preferido por dez entre dez vaqueiros, se apresenta no club da piscina e no domingo 23 - sem local definido ainda - a romântica banda forrozeira estará mais uma vez na City embalando os corações apaixonados dos baladeiros de plantão. Ambos, imperdíveis...

Passada a guerra das eleições outra batalha se iniciará, agora na Câmara Municipal pela eleição da nova Mesa Diretora que comandará os destinos do parlamento municipal no biênio 2015/2016. Tudo indica que a "parada" não será fácil. Do lado de lá, na "bancada do ódio", pelo menos três vereadores, além da atual presidente, postulam o comando da casa. Dependendo das circunstâncias e do clima entre suas excelências um candidato da base aliada do Executivo Municipal também deverá entrar no ringue para tentar recuperar o controle da câmara perdido com o racha que levou boa parte dos parlamentares a navegarem nas águas da oposição depois do afastamento do Prefeito Adamor no início do ano. Porém, como não existe lógica em política ainda há quem aposte em um candidato de consenso... É pagar pra ver...

A propósito, o vereador Orley Soares - candidato a deputado estadual derrotado nas eleições de outubro - que muda de lado ao sabor dos ventos e das circunstâncias teria, segundo informações extra-oficiais, se declarado mais uma vez, depois de algumas idas e voltas, oposição ao Governo Adamor Aires na última semana. Não se sabe se é pra valer e até quando vai durar o posicionamento do nobre vereador, já que costuma surpreender de vez em quando com suas já conhecidas mudanças de opinião desde que assumiu uma das cadeiras da Câmara Municipal.

A principal porta de entrada para a vida acadêmica, o Enem [Exame Nacional do Ensino Médio] realizará certame em todo país neste final de semana: sábado, 08, e domingo, 09. Mais de 200 estudantes luzienses estão inscritos e realizarão provas em Capanema de olho em uma vaga nas várias universidades públicas do estado. Nos últimos anos uma boa leva de filhos da terra logrou êxito no exame e isso tem influenciado outros estudantes do Ensino Médio a se interessar pela carreira universitária com mais frequência, o que é bom para o município.

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.