A Informação Passada a Limpo

A Informação Passada a Limpo

Em tempo

Na semana passada o vice-prefeito e secretário de Educação Robson Federal esteve juntamente com o promotor de justiça da Comarca de Santa Luzia, Dr. Nadilson Portilho, em visita ao assentamento Quintino Lira, próximo à comunidade do Pau de Remo. Na oportunidade, Robson reforçou, na presença do representante do Ministério Público, o compromisso do Governo Adamor Aires com a educação do município, principalmente com as crianças filhas dos integrantes do MST [Movimento dos Trabalhadores Sem Terra] que residem no local, área de conflito agrário, há quase duas décadas. A atitude do secretário em manter diálogo com os mais diversos segmentos sociais fortalece os laços do poder público com a comunidade e garante um dos direitos mais básicos dos cidadãos que é o acesso à educação de qualidade.



Após a conclusão dos serviços de asfaltamento e sinalização das vias públicas da sede do município a Prefeitura Municipal está colocando meio-fio em todas as ruas asfaltadas no centro e nos bairros mais afastados. Além do meio-fio estão sendo recuperados e limpos valas e bueiros para o escoamento da água durante o período chuvoso que se aproxima.

O Macaé, clube do interior do Rio de Janeiro, colocou água no chopp da torcida do Payssandu, time paraense que disputou o título da Série C do Campeonato Brasileiro, no último sábado. Os bicolores, inclusive dezenas e dezenas de luzienses que lotaram o Mangueirão com a certeza do título, por que todos os ventos sopravam à favor do time da camisa listrada de azul e branco, tiveram que se contentar apenas com o acesso à Série B em 2015 ao verem o clube fluminense estragar a festa e calar o grito de "é campeão" dentro de casa. Coisas do futebol...

A medida que se aproxima a eleição para a presidência da câmara as conversas para a composição de grupos que disputarão o comando do parlamento mirim também avançam, mas sem barulho, no varejo, por que cada caso é um caso e a estratégia é conversar, conversar e conversar...

A propósito, a partir da eleição da Mesa Diretora da Câmara Municipal todas as articulações miram 2016, por isso a fauna política luziense está atenta aos movimentos das principais peças do jogo que podem ditar os rumos do próximo embate nas urnas do município. Ainda é cedo, claro, para se ter um desenho do que será daqui a dois anos, mas é possível traçar um esboço do cenário da disputa entre as principais forças políticas luzienses pelo controle do comando da prefeitura.

A Seduc [Secretaria de Estado de Educação] realiza as provas do Sispae [Sistema Paraense de Avaliação Educacional], em todo o estado, nesta quarta e quinta-feira, 26 e 27, respectivamente. Com adesão de 141 dos 144 municípios paraenses - incluindo Santa Luzia que pela primeira vez participa do certame - este é o terceiro ano consecutivo de avaliações do desempenho dos alunos nas disciplinas de Português e Matemática. O Ensino Médio que funciona na escola Florentina Damasceno, a única da Rede Estadual de Ensino no município, está inscrito e conta com a participação de mais de mil alunos.

A segunda edição do "Natal das Famílias da Terra Querida", que este ano vem com o tema "Por nossas mãos construímos sonhos natalinos" está em plena campanha de arrecadação de garrafas pet [no período de 10 a 28 deste mês] para a confecção de enfeites natalinos que irão decorar os canteiros da pracinha e do calçadão, no centro da cidade. Idealizado pela Semas [Secretaria Municipal de Assistência Social] com apoio da Semed [Secretaria Municipal de Educação] e Cras [Centro de Referência de Assistência Social], o Natal das Famílias da Terra Querida este ano ganhou o reforço das escolas Elói Cardoso, Florentina Damasceno, João Gomes e São José e da creche Raimunda Vieira. As escolas, com a participação de alunos e servidores, irão contribuir com a confecção da ornamentação natalina no período de 01 à 17 de dezembro.

Na programação do Notal das Famílias da Terra Querida constam ainda o sorteio de brindes entre as famílias que contribuírem com a doação das garrafas pet, na próxima sexta-feira, 28, às 15 hs no Ginásio Municipal e a abertura oficial no dia 19 de dezembro com apresentações de corais e danças idealizados pelos beneficiários dos programas da Scfv [Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos], do Cras, e a inauguração da decoração natalina.

Outro projeto, o "Cras Na Praça", também terá sua segunda edição no Natal de 2014 com a apresentação de mais de 100 obras sob o tema Árvore da Leitura que ficará à disposição do público infantil na praça da Igreja Matriz durante todo o período natalino.

A Amol [Associação de Mulheres Olímpia da Luz] realizou na tarde de ontem, terça-feira, 25, em parceria com a Cedenpa [Centro de Estudos e Defesa do Negro do Pará], Paróquia de Santa Luzia, Semas, Cras e Pastoral da Criança uma caminhada em alusão ao Dia Internacional da Não Violência Contra a Mulher. O evento reuniu mais de 300 participantes que saíram da frente da sede da Amol, no bairro do Mororó, no início da zona urbana de Santa Luzia, em direção à Praça da Igreja Matriz onde aconteceu a concentração com direito à aula de aeróbica, sorteios de brindes entre outras atividades ao som do trio Uirapuru e apoio da Prefeitura Municipal, Governo Adamor Aires.

Na semana passada dois marginais em uma moto, sem a menor preocupação em esconder o rosto tocaram o terror pelas ruas da City em pleno meio-dia. A dupla abordava as vítimas, apenas mulheres, e sob a mira de uma arma anunciava o assalto para em seguida ameça-las caso gritassem ou fizessem algum movimento que chamasse a atenção. De acordo com informações que chegaram até o blog pelos menos três adolescentes tiveram o celular roubado e um quarta só não perdeu a moto que pilotava por que os bandidos ficaram com medo de dois homens que se aproximavam no momento da abordagem e fugiram.

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.