A Informação Passada a Limpo

A Informação Passada a Limpo

Governador Simão Jatene agradece o carinho do povo luziense durante visita ao município


Amigas e amigos...

Nesta quinta-feira, 27, estive em dois municípios, participando de ações do governo que certamente levaremos por algum tempo em nossa memória, pela humildade, carinho e espontaneidade das palavras e gestos, que tornaram a cerimônia momento que a gente gosta de relembrar.

Na primeira delas, observamos mais uma clara evidência do quanto é possível transformar a sociedade em que vivemos quando, para isto, nos determinamos enquanto indivíduo, mas, sobretudo coletivamente.

No chão de terra batida e com a sombra de uma mangueira para amenizar o calor do sol forte, na comunidade quilombola de Muruteuazinho, em Santa Luzia do Pará, foi entregue o título coletivo de terra para remanescentes de quilombos, valorizando uma das nossas raízes e garantindo um olhar do estado para aqueles que durante tanto tempo ficaram à margem da sociedade que contribuíram para construir.

Com mais esta entrega, já estamos perto de 130 comunidades quilombolas beneficiadas com este tipo de titulação, e com isso, silenciosamente, o Pará é o Estado com maior número de titulação de terras quilombolas no país.

Os números são importantes, mas o que vale mesmo é a certeza que mais uma comunidade passa a ter. Com a titulação coletiva, a comunidade preserva juridicamente suas raízes e tem mais segurança para produzir e reproduzir para as próximas gerações sua tradição, sua cultura, sua história e origem, se reencontrando cotidianamente com seu passado na construção do futuro.

Simão Jatene - Governador do Estado do Pará, no Facebook

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.