A Informação Passada a Limpo

A Informação Passada a Limpo

Em tempo

Apesar de todas as dificuldades impostas pelas limitações orçamentárias e, principalmente, pela queda nos repasses federais por conta da política fiscal irresponsável praticada pela presidente Dilma Rousseff que tem deixado os municípios de pires na mão, o Prefeito Adamor está dando continuidade aos serviços de infraestrutura tão necessários ao município. São obras quase imperceptíveis aos olhos dos mais desavisados mas de grande importância para a população, sobretudo àqueles que residem em áreas mais afastadas do centro da cidade. Bairros como Natolândia, Rocha e Mororó que sofriam com a lama e muita água empoçada nas ruas durante o período chuvoso receberam asfaltamento, meio-fio e valas e bueiros estão sendo limpos e construídos para que os transtornos de invernos passados não se repitam mais.



Trabalho definitivamente é a grande marca do Governo Adamor Aires: as obras de construção da Escola Rural da comunidade quilombola do Jacarequara estão a todo vapor e devem ser concluídas no início de 2015 de modo que os alunos da retrocitada comunidade e região já iniciem o ano letivo nas dependências do novo prédio que, a propósito, substituirá a escola antiga caindo aos pedaços, sem nenhum exagero, recebida pela atual administração. Sem nenhum tipo de reparo ao longo dos quase oito anos do finado governo petista o prédio antigo estava, literalmente, desmoronando e não oferecia mais nenhuma condição de funcionamento. A nova escola com mais de mil metros quadrados de área construída contará com amplas e refrigeradas salas de aula, refeitório, banheiros, setor administrativo e grande área para lazer e recreação dos alunos.



O projeto "Natal da Terra Querida" tocado pelas Semas em parceria com o Cras, Semed, creche Raimunda Vieira e as escolas Florentina Damasceno, João Gomes, São José e Elói Cardoso ainda está arrecadando garrafas pet para a confecção de adornos natalinos que irão decorar ruas e praças da City. A coordenação do Natal da Terra Querida além das preciosas garrafas pet, é claro, também precisa de voluntários. A abertura oficial do Natal da Terra Querida será dia 19 com uma grande programação na Praça de Eventos quando será inaugurada a decoração natalina com adereços confeccionados com material reciclável, respeitando o princípio da sustentabilidade.



A semana em curso é a mais significativa do ano para os luzienses por conta da Festividade de Santa Luzia e do aniversário de emancipação política do município, que ocorrerão no próximo sábado, 13, dia da Padroeira Santa Luzia. A programação da paróquia que inclui missas, novenário e peregrinações nas madrugadas além de leilões e apresentações culturais na praça da Igreja Matriz está acontecendo desde o início do mês. Na noite do último domingo logo após o término do tradicional leilão e da feira de comidas típicas aconteceu a quarta edição do "Festival de Música Católica" que contou com mais de 20 calouros inscritos e a participação especial da Banda Católica de Santa Luzia, sob a regência do pároco Raimundo Elias. Um espetáculo bonito de se ver...

Na próxima sexta-feira, 12, o plenário, e as galerias também, da Câmara Municipal deverão ferver. A última sessão ordinária do ano será palco concomitantemente do encerramento do ano legislativo e da eleição da nova Mesa Diretora para o biênio 2015/2016. Em plenário o clima promete ser quente por que suas excelências estão se despedindo de 2014 sem aprovar a LDO [Lei de Diretrizes Orçamentárias] - dispositivo legal que determina o montante, as fontes e o destino da aplicação dos recursos municipais pelo Prefeito, o que pode prejudicar a já cambaleante saúde financeira do município que poderá ficar impedido de honrar até os compromissos mais urgentes como o pagamento dos salários dos servidores.

A respeito da disputa pelo comando da câmara, o resultado poderá ter desfecho surpreendente: no epicentro do furacão estão o atual vice-presidente, vereador Orley Soares - único candidato habilitado até o momento - e a presidente, Olinda Lucena, que nos últimos dias travaram uma guerra que foi parar na mesa do Ministério Público. Acusada de lançar mãos de métodos nada republicanos na tentativa de "melar" a candidatura de Orley, a vereadora teria ferido normas regimentais do parlamento e por isso foi denunciada na promotoria de justiça da Comarca de Santa Luzia acirrando ainda mais os ânimos entre os parlamentares pró-governo e a oposição.

As escolas do município - redes Estadual e Municipal - estão em ritmo de encerramento do ano letivo de 2014. Provas finais estão sendo aplicadas e o calendário de recuperação montado até o final do ano, quando muitos professores, que cursam nível superior, ou até mestrado, se ausentam do município durante o período das férias escolares.

A pequena cidade de Maranhãozinho, localizada a 150 km de Santa Luzia ao longo da BR-316, no estado vizinho do Maranhão, comemora aniversário de 43 anos de mancipação política no próximo dia 21 com show do cantor sertanejo Leonardo e mais uma penca de atrações que vai do forró à seresta. Por conta da pouca distância e acesso fácil muitos luzienses costumam marcar presença nas festas de aniversários da referida cidade que a cada ano se supera contratando artistas de peso do show business nacional: em 2012 foi Amado Batista e 2013 Zezé di Camargo & Luciano. O mais curioso é que Maranhãozinho tem apenas 14 mil habitantes e nas eleições de outubro elegeu o deputado estadual mais votado do Maranhão, o ex-prefeito do município, com mais de 100 mil votos.



A propósito, o aniversário de emancipação política de Cachoeira do Piriá, que transcorre no dia 28 de dezembro, também é muito aguardado pelos luzienses por que desde que assumiu o comando do executivo municipal a prefeita Bete Bessa não economiza quando se trata de festejar o aniversário do jovem município com atrações nacionais. A expectativa dos cachoeirenses e de todos os baladeiros da região, inclusos os de Santa Luzia, é que este ano mais um grande show, à exemplo de anos anteriores, seja contratado para embalar as comemorações de 18 anos de emancipação do município.

O Campeonato Luziense de Futebol de Campo começa no próximo domingo e se estenderá até maio de 2015 com jogos disputados por regiões, igual a temporada passada, privilegiando a participação de um número maior de equipes do interior do município. Sob a organização da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte, Turismo e Juventude, através da Diretoria Municipal de Esportes, e apoio do Governo Municipal, as rodadas acontecerão durante os finais de semana e passarão para a fase seguinte os campeões de cada uma das regiões com direito à premiação.

Aconteceu no último final de semana em Capanema a Festividade de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, padroeira do município. Sem a badalação de antigamente o velho e bom "arraial de Capanema" passou quase despercebido, isso por que há alguns anos a direção da paróquia do município proibiu as festas profanas que aconteciam na cidade durante a última noite do evento, em especial, a venda de bebidas alcoólicas no largo da Igreja Matriz e na Barraca da Santa.

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.