WHAT'S NEW?
Loading...

Uepa - listão dos aprovados no Vestibular 2014

A Uepa [Universidade do Estado do Pará] divulgou na manhã desta sexta feira, 31, o listão com os nomes dos aprovados nos Processos Seletivos 2014 - Prise e Prosel.

Clique na imagem abaixo para ver o listão dos aprovados:

Carnaval 2014 - representantes de blocos reúnem-se com secretário e diretor de Cultura do município


Aconteceu na manhã desta quinta-feira, 30, no prédio da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte, Turismo e Juventude uma reunião para discutir a realização do "XVIII Carnaluziense" [organizado e patrocinado pelo Governo Municipal] presidida pelo secretário Jair Pereira e pelo diretor de Cultura, Dinho Oliveira. Estiveram presentes os representantes das principais agremiações carnavalescas da "Terra Querida": Play Elétrico, Rosa Folia, Los Lokitos, Tigrão, Os Deserdados, Caras & Alho, Chapéu, Sk Vip e Chega Junto. Apenas Sonho de Um Caipira e Extreme Sound não enviaram representantes.

Além da organização, o encontro teve como objetivo discutir o patrocínio da prefeitura para cada bloco, que somados levarão para o corredor da folia aproximadamente 2.200 brincantes. Os blocos mais badalados - Tigrão, Os Deserdados, Caras & Alho e Sk Vip - também são os maiores em número de foliões. A Nova Schin será a cerveja oficial da folia com dez unidades de vendas na avenida [barracas], cujos responsáveis já foram definidos por um sorteio e terão apoio de dois distribuidores autorizados.

O tradicional "arrastão" dos blocos acontecerá no domingo, 02 de março, à partir das 16:00 puxado pelo trio elétrico Uirapuru, cantor Jorginho e Silva e Banda 2ª Via. Na segunda-feira, 03, a folia fica por conta dos acordes da banda Gang do Eletro. E mais, estão confirmadas as bandas Fruta Quente e Baladeiros, além da banda marcial Mergulho. Outras atrações ainda serão contratadas, de acordo com a organização.

Em tempo

O Governo Municipal - Administração Adamor Aires - já deu a largada para a construção de quatro UBS [Unidades Básicas de Saúde] Tipo I na sede do município, com prazo de cinco meses para a conclusão das obras. Os novos postos de atendimento ficarão nas seguintes áreas da cidade: bairros do Mororó [Km 46], da Olaria e da Paz e na rua D. Pedro I [rua do Curí].



A propósito, o governo não para. O prefeito Adamor Aires continua trabalhando a todo vapor: são dezenas de construções e reformas em todo o município - sede e interior - honrando cada compromisso assumido com o povo luziense. Dentro desse cronograma de trabalho a escola da comunidade do Pau-D'arco - que encontrava-se em péssimas condições de conservação graças ao descaso dos sete anos de desgoverno petista - está sendo totalmente reformada com recursos do próprio município e será entregue a população antes do início do ano letivo.



O número de calouros luzienses aprovados no vestibular em 2014 ainda pode aumentar, por que a Uepa [Universidade do Estado do Pará] divulga o listão dos aprovados nesta sexta-feira, 31. A expectativa de estudantes e professores é grande: estamos na torcida...

O "Bikêra Folia 2014" - sob o comando do competente Dj Kácio Costa - abre o calendário oficial da folia neste domingo [02 de fevereiro] na City com uma grande programação na Praça de Eventos à partir das 16 hs.



A tradicional "Festa de Aniversário do Dj Judson" - realizada anualmente em fevereiro da Danceteria Beleza Pura - acontecerá dia 15 e tem como atração principal o cantor forrozeiro Daniel do Acordeon. Confira a programação na imagem a abaixo:



O aniversário de 82 anos de emancipação política de Castanhal - uma das maiores cidades do nordeste paraense com 184 mil habitantes - embalado pela dupla sertaneja César Menotti & Fabiano na última segunda-feira, foi coordenado por um luziense: trata-se de Fábio Costa, sub-prefeito do Jaderlândia - bairro mais populoso de Castanhal com 70 mil moradores - e homem forte "que faz chover" no governo Paulo Titan [PMDB]. Para quem ainda não associou a pessoa ao sobrenome, Fábio Costa é luziense de nascimento [residiu na terrinha até a adolescência] e sobrinho do ex-prefeito Nato Costa.



A propósito de Castanhal, a concorrência por uma cadeira na Alepa [Assembleia Legislativa do Estado Pará] nas eleições de outubro promete ser uma guerra sangrenta como nunca se viu na "Cidade Modelo". Três castanhalenses de grande densidade eleitoral devem ser candidato a deputado estadual: Márcio Miranda [Dem], atual presidente da Alepa com apoio do governador Simão Jatene que também é filho de Castanhal; Milton Campos [PSDB], atual vice-prefeito entra na briga com apoio do prefeito Paulo Titan e de Helder Barbalho, provável candidato ao governo do estado, e, correndo por fora, o ex-prefeito Hélio Leite [PR], bem avaliado pelos seus oito anos de governo.

A onda de assaltos em Capanema - modalidade conhecida como "saidinha" na gíria policial - na saída dos bancos está longe da acabar mesmo com o reforço do aparato e do contingente policial na segurança do centro financeiro da cidade. A mais recente vítima foi um empresário luziense do setor açaizeiro, que a mais ou menos duas semanas foi obrigado a entregar R$ 42 mil sob a mira de armas de fogo a três assaltantes que o aguardavam do lado de fora da agência de um grande banco.

Segundo informações de fontes extra-oficiais, o MPE [Ministério Público Estadual] notificou a Câmara Municipal na última segunda-feira determinando que haja no prazo máximo de 90 dias concurso para preencher todo o quadro funcional da casa sob pena de sanções e multas previstas em lei caso a exigência não seja cumprida. Um ex-funcionário com larga experiência administrativa no legislativo municipal, informou ao blog que todos os servidores lotados na câmara são temporários e o concurso deverá preencher 15 cargos incluindo-se aí agentes e auxiliares administrativos, serventes, vigias, zelador, copeira e auxiliar legislativo, este último o de maior remuneração.

Já estão saindo do forno os abadás da maioria dos blocos da City: Tem para todos os públicos, gostos e bolsos. Os mais mais badalados como "Os Deserdados", "Tigrão", "Caras & Alhos" e "SK-Vip" prometem fazer a festa no corredor da folia.

A partir da próxima segunda-feira, 03, este blog dará início à divulgação dos abadás de todos os blocos da City: algumas agremiações já enviaram arte do abadá - que será postada uma de cada vez com nome do bloco e contato para venda - e os que ainda não enviaram podem postar a imagem no mural de mensagem do Facebook que será devidamente atendido.

Uepa - listão dos aprovados sai na sexta


A Uepa [Universidade do Estado do Pará] divulga depois de amanhã - sexta-feira, 31 - o listão dos aprovados nos Processos Seletivos 2014 - Prise e Prosel. A relação com os nomes dos estudantes será entregue às rádios e divulgada no site da Uepa [www.uepa.br] após entrevista coletiva marcada para as 9 horas.

Ao todo, 13.042 candidatos participaram da disputa pelas 3.106 vagas ofertadas em 24 cursos, nas áreas de ciências sociais e educação, ciências naturais e tecnologias e ciências biológicas e da saúde nos campi de Belém e do interior.

Aniversário de Castanhal reúne mais de 70 mil pessoas no show da dupla sertaneja César Menotti & Fabiano

Este blogueiro que vos escreve e amigos no camarote com o prefeito de Castanhal, Paulo Titan, e o luziense Fábio Costa, sub-prefeito do Jaderlândia

Dupla César Menotti & Fabiano cantando na festa de aniversário de Castanhal

Um mar de gente - mais de 70 mil pessoas, segundo a organização da festa - lotou a tradicional Praça do estrela, no centro de Castanhal, no aniversário de 82 anos de emancipação política do município

Do Amazônia Jornal

Município comemora emancipação política com programação especial promovida pela prefeitura

Castanhal completa hoje 82 anos de emancipação política e sua população, estimada em 184 mil pessoas, tem muito a comemorar. Cidade que começou seu desenvolvimento com os trilhos da estrada de ferro de Bragança, hoje é considerada polo da região nordeste paraense e dotada de infraestrutura que a cada dia cresce e evolui nos mais diversos setores, o que faz com que sua economia fique mais diversificada e fortalecida. Para comemorar a data em grande estilo, a prefeitura montou uma programação especial que inclui, além das tradicionais inaugurações, entrega de títulos honoríficos na Câmara Municipal, torneios esportivos, plantio de mudas de açaí e um show sertanejo apresentado ontem pela dupla César Menotti e Fabiano, na praça da Estrela.

Hoje as atrações culturais são os cantores Haroldo Reis, Daniel do Acordeon, K-Chorrão e Jurandy. Ainda pela manhã a programação abriu com o hasteamento da bandeira de Castanhal, na praça da Matriz, e em seguida teve missa em ação de graças pelos 82 anos. Também foi inaugurada a academia ao ar livre do bairro Cariri e Postos de Saúde da Família do bairro Novo Estrela e do Loteamento Doutor Jorge, no Jaderlândia. A programação se encerra com a apresentação da dupla gospel Daniel e Samuel.

Nordestinos - O progresso do município é atribuído ao nordestino brasileiro, cuja força de trabalho foi a responsável pelo surgimento da cidade. A vida de Castanhal está tão intimamente ligada à presença nordestina que o santo padroeiro do município é São José, o santo da chuva, cuja falta foi o que trouxe levas de migrantes para a Amazônia.

"Do progresso chegando através dos trilhos da Estrada de Ferro de Bragança, trazido nos vagões da Maria Fumaça, nas lembranças do povo nordestino que veio aqui plantar suas raízes, Castanhal tem uma bela história a ser conhecida, principalmente por seu povo". Essa abertura faz parte, afirma o historiador castanhalense José Lopes Guimarães, dos registros históricos de Castanhal, e narra a viagem que o bandeirante Pedro Teixeira, que fazia parte da frota de Francisco Caldeira Castelo Branco, fez por terra até o Maranhão, por caminho aberto pelos índios Tupinambás, e pelo qual teria começado a exploração e colonização dessa região.

Mas o progresso do povoado de Castanhal chegou mesmo com a construção da estrada de ferro de Bragança, com a "Maria Fumaça". "Uma ferrovia que ligava Belém a Bragança, e que começou a ser construída no ano de 1883. Em 1885, as obras pararam por ordem do governo provinciano, ao atingir 60 quilômetros, na localidade de Itaqui, às proximidades do núcleo do Apeú, por falta de verbas. Uma epidemia de febre amarela, que se propagou pela região, nessa época, teria sido outro fator que levou à suspensão das obras da ferrovia. Mas todas essas dificuldades enfrentadas na colônia com a paralisação das obras da estrada de ferro não impediram o desenvolvimento do núcleo colonial", diz Lopes Guimarães.

Pará terá que acrescentar o dígito 9 nos números de celulares a partir de novembro

A Anatel [Agência Nacional de Telecomunicações] publicou no Diário Oficial da União desta segunda-feira, 27, a resolução em que os estados do Amazonas, Amapá, Maranhão, Pará e Roraima, com prefixos 91, 92, 93, 94, 95, 96, 97, 98 e 99 terão que colocar o dígito 9 - a partir do dia 2 de novembro de 2014 - antes do número do celular.

O usuário passará colocar o nono dígito, antes dos oito números da linha, como já acontece no Rio de Janeiro, Espírito Santo e São Paulo. A alteração objetiva padronizar as discagens e evitar confusões.

Revista Época destaca estrutura milionária da campanha de Helder Barbalho

Uma reportagem da revista "Época" dessa semana vem mostrando a estrutura milionária que o ex-prefeito de Ananindeua, Helder Barbalho, e o deputado estadual Rodrigo Jucá, de Roraima - ambos do PMDB e filhos de pais de políticos que adquiriram grandes patrimônios durante a vida pública, que inclui empresas de rádio e retransmissoras de televisão, têm à disposição para disputar as eleições estaduais deste ano.

Sobre Helder, a matéria cita o programa de uma hora de duração que o peemedebista possui em uma das oito rádios dos Barbalho, que ainda têm quatro retransmissoras de televisão e um jornal, ressaltando que a estreia do peemedebista foi precedida por uma campanha publicitária feita pela rádio e pela RBA, um dos canais de televisão da família Barbalho.

Ele se manterá no rádio até o início da campanha eleitoral. A mesma rádio promove o programa do "Hélder no meu bairro", que oferece serviços de exames médicos simples, dentistas, atendimento jurídico e emissão de documentos, como carteira de trabalho, certidão de nascimento, e até cortes de cabelo.


Além disso, como vice-presidente do PMDB, Hélder tem visitado cidades do interior com a projeto "O que o Pará quer". Nas cidades visitadas, diz "Época", "os prefeitos costumam alugar ônibus para levar cidadãos e formar uma claque".

A reportagem lembra, ainda, que o Ministério Público Federal do Pará acusa o PMDB, cujo presidente é o pai de Helder, o notório senador Jáder Barbalho, de fazer campanha antecipada a favor do ex-prefeito de Ananindeua e pede que o partido perca 47 minutos do seu tempo de propaganda.

Prefeitura - A matéria feita pelo jornalista Leandro Loyola, traz ainda um balanço dos oito anos em que Helder se manteve à frente da segunda maior cidade do Pará. Um dos feitos da gestão do peemedebista foi a inauguração de um conjunto com o nome do pai, Jader Barbalho. "A placa de inauguração foi descerrada pelo próprio homenageado e, para não deixar dúvidas, tinha uma foto de Jader", diz a reportagem.

A matéria fala ainda da obra inacabada de um estádio de futebol e da falta de repasse de R$ 1,8 milhão ao fundo de pensão dos funcionários da prefeitura, o que gerou, inclusive, denúncias do Ministério Público. Hélder também ampliou o número de funcionários contratados sem concurso, parte deles por indicação política. Segundo o IBGE, entre 2009 e 2012 o número de comissionados cresceu 38%, subindo de 2.939 para 4.056 servidores.

Fonte: Amazônia Jornal

Polícia Civil tem novo superintendente no Caeté

O delegado Augusto Damasceno é o novo superintendente regional da Polícia Civil na região do Salgado paraense, também conhecida como região do Caeté.

Policial de carreira, desde investigador de polícia, passando pelo cargo de diretor de núcleo da PC na região do Salgado, de onde, agora, é superintendente. A região tem em torno de 20 municípios, inclusive Santa Luzia do Pará, sob o comando dessa regional que é sediada em Capanema.

Donos do São Joaquim garantem indenizações

O Hospital São Joaquim, de Capanema, está definitivamente fechado. O médico e deputado estadual Eduardo Costa [PTB], um dos proprietários-herdeiros do hospital, reuniu-se com os funcionários demitidos e desfez o que considerou mal-entendido, depois que um advogado da empresa dissera que não havia dinheiro para pagar os 40% referentes ao FGTS [Fundo de Garantia por Tempo de Serviço] que os funcionários têm direito em função das demissões sem justa causa.

Mais uma vez ficou certo que todos serão indenizados com tudo a que têm direito, sem nenhum problema. O hospital foi negociado com o governo e já está fechado para as devidas adaptações com vistas a funcionar como hospital regional do estado, cuja inauguração está prevista para o final deste ano.

Caiu na rede

O pôster abaixo, "Sabato Rossetti - o homem que manda chover", revelando as más intenções do grupo político derrotada nas eleições do ano passado - no qual criminosos tramam um golpe para tomar de assalto o comando do município - repercutiu estrondosamente na blogosfera paroara. A jornalista Franssinete Florenzano, assessora de comunicação da Assembleia Legislativa do Pará, editora de um dos blogs políticos mais lidos e respeitados do estado deu voz ao Santa Luzia Online reproduzindo com suas tintas o retrocitado pôster, de acordo com a imagem abaixo:

Clique na imagem para acessar o blog da Franssinete Florenzano

Sabato Rossetti - o homem que manda chover

Dentre os vários comentários feitos ao pôster “A FARSA FOI REVELADA-SAIU O LAUDO DA PERICIA  DAPOLICIA FEDERAL DESMASCARANDO LÚCIA MACHADO E SUA TURMA" - um, particularmente, chamou a atenção desse blogueiro, pela audácia e, ao mesmo tempo, notável ingenuidade do suposto filho do candidato derrotado a Prefeito de Santa Luzia do Pará, EDNO ALVES, que, em mal português, enviou o comentário, transcrito logo abaixo:

Professorsinho de meia tijela, tu nao perdi por espera. nao vai cantando vitoria antes do tempo. teu prefeitinho de merda vai se ferrá. o meu pai agora tem advogado de bagagem. tu ja ouviu falar em Sabato Roseti, pois é meu camarada, ele é quem manda nessa justiça eleitoral. o promotor ja é nosso. Santa Luzia vai ter um prefeito que presta. É EDNO!!! É 15!!! CHUPA ESSA BABACA!!!

Pensando bem, deve-se interpretar essa mensagem em vários contextos:

Em primeiro plano, talvez o que tenha motivado essa reação do filho do madeireiro derrotado nas urnas no pleito municipal passado foi perceber que o plano diabólico de comprar e adestrar testemunhas para cassar o mandato do Prefeito eleito ADAMOR AIRES - eleito democraticamente pela soberania popular - foi desmascarado de vez com a degravação feita pela Policia Federal de uma conversa entre a candidata derrotada a vice, LUCIA MACHADO, a falsa testemunha JOSÉ FRANCISCO DO NASCIMENTO SILVA, o notório ZEQUINHA DO ZÉ GURI e o DJ GEAM, sendo este que gravou a conversa e entregou à Justiça.

No diálogo, LUCIA e ZEQUINHA vomitam tudo sobre o esquema, falam de propina para garantir testemunhas, prometem e fazem juras PRA METER MAIS NO RABINHO... do Prefeito Adamor, sendo que no final a arquiteta da trama, LUCIA MACHADO, se entrega e diz, ironicamente, que EU...MORRO DE MEDO DE PERÍCIA. Uma verdadeira quadrilha organizada para tentar usurpar o legítimo mandato conquistado nas urnas pelo Prefeito Adamor e o vice Robson Federal.

Num segundo plano, a mensagem do filho de EDNO ALVES - que por atitude burra identificou-se - pode revelar segredos inconfessáveis, quando afirma que o novo advogado de seu genitor, o famoso, Dr. SABATO ROSSETTI, - nome de grife da advogacia paroara - MANDA NESSA JUSTIÇA ELEITORALsegundo definição do próprio filho do Edno, bom mesmo a assessoria do Prefeito eleito ADAMOR AIRES ficar de olho nessa “dica” do suposto filho de EDNO, já que coisas estranhas começaram a acontecer depois que o citado Dr. SABATO começou a advogar a questão, lembrando, logo, um PARECER suspeito de um Promotor de Bragança que, aparecendo de repente em Santa Luzia, e chamado pelo Juiz eleitoral a se manifestar sobre uma diligência que o próprio Ministério Público requereu, mesmo não tendo o processo sequer iniciado a instrução processual, foi logo dizendo que  ZEQUINHA, a falsa testemunha, vendeu seu voto para o Prefeito eleito ADAMOR e que, por isso, ADAMOR tinha que ser cassado. Agora se desnuda a questão quando é o próprio filho do candidato derrotado que confessa que O PROMOTOR JÁ É NOSSO”. Cruz, credo !!!

Para quem da TERRA QUERIDA ainda não sabe, a fama desse  advogado, Dr. SABATO ROSSETTI, agora contratado a peso de ouro, por EDNO ALVES, é grande e rodeada de histórias e “causos” pra lá de interessantes. A última e recentíssima história cabeluda foi a acusação feita por um ex-Prefeito de Marituba, ANTONIO ARMANDO, que revelou que o DR. SABATO tinha esquema de pagamento de propinas para Juizes no Tribunal Eleitoral do Pará para ganhar as suas causas. Essa “bomba” estourou na grande imprensa há pouco mais de 02 meses na capital do Estado e a Policia Federal apura o desenrolar da matéria, que deverá ter surpreendentes desdobramentos.

Pelo sim e pelo não, embora todas as provas demonstrem a armação criminosa arquitetada pela dupla EDNO/LUCIA para arrancar a qualquer custo o mandato do Prefeito eleito, a prudência indica, principalmente, diante das “dicas” do suposto filho do candidato derrotado, que todo cuidado é pouco, já que nesse Pará de meu DEUS, conforme já disse o veterano e sábio ex-deputado Gerson Peres, “ Na política, só não se viu boi avoar”.

Mas, a Fé em DEUS e na nossa JUSTIÇA, continuam, mesmo contrariando os interesses nada Republicano do advogado que “manda chover”.

Como dizia minha vózinha, EITA PAU PEREIRA !!!

Prefeita de Capitão Poço, Diana Belo, tem o mandato cassado pela justiça

A justiça cassou o mandato da prefeita de Capitão Poço, Diana Belo [PP], nesta quinta-feira, 23. Segundo o juiz substituto Luiz Gustavo Cardoso, Antônia Diana Mota de Oliveira utilizou de forma indevida do seu poder administrativo para espalhar material de campanha pela cidade.

Condenada por improbidade administrativa, Diana teve afastamento imediato decretado pela justiça, que também a considerou inelegível por três anos e aplicou multa de três salários mínimos pelo crime. A sentença é de primeiro grau e cabe recurso.

Diana Belo - casada com o deputado estadual Raimundo Belo [Pros], ex-prefeito de Capitão Poço por dois mandatos consecutivos - foi eleita para o segundo mandato em 2012 com mais de 14 mil votos, que representam 50,97% dos votos válidos. Com o afastamento da prefeita, a cidade deve ser administrada pelo presidente da câmara municipal.

Bikêra Folia 2014 - primeiro grito de Carnaval da City


Primeiro grito de Carnaval - Bikêra Folia 2014

No próximo dia 02 de fevereiro o Dj Kacio Costa esquenta os tamborins e coloca o bloco na avenida com o primeiro grito de carnaval da City: trata-se de mais uma edição do badalado "Bikêra Folia" na Praça de Eventos.

Prazo para matrícula de calouros da Ufra termina nesta terça-feira

Termina nesta terça-feira, 21, o prazo para efetivar a matrícula dos alunos aprovados no processo seletivo da Ufra [Universidade Federal Rural da Amazônia].

De acordo com a universidade, quem não se matricular até as 16:30 hs de amanhã estará automaticamente desclassificado e perderá a vaga, que passa a ser ofertada na segunda chamada do Sisu [Sistema de Seleção Unificado], prevista para ocorrer dia 27.

Br-316 será duplicada até a entrada de Salinas

Boa notícia para aqueles que não dispensam um "rolezinho" pela capital do estado de vez em quando: o Dnit [Departamento Nacional de Infraestrutura Terrestre] abre até julho, licitação para a duplicação da BR-316 entre Castanhal e a entrada da estrada de Salinas.

Em tempo

O ex-vereador e ex-presidente da câmara, Tião Oliveira - que ocupou a secretaria de Administração e Finanças, no primeiro ano do Governo Adamor Aires - assumiu na manhã de hoje o cargo de Chefe de Gabinete da prefeitura. Estiveram presentes na cerimônia, seguida de um café da manhã de boas vindas, o vice-prefeito e secretário de Educação Robson Federal, os secretários Jair Pereira [Cultura, Esporte, Turismo e Juventude] e Ahrnon Oliveira [Administração e Finanças], os tesoureiros professor Jorginho [Semed] e Valdez Oliveira [FPM], o diretor municipal de Cultura Dinho Oliveira e funcionários que trabalham no prédio da prefeitura.



O final de semana na City foi de muitas comemorações embaladas pelo hit do paraensssímo Pinduca, "Alô papai, alô mamãe...", em homenagem aos novos calouros aprovados no Processo Seletivo da Ufpa [Universidade Federal do Pará] - a instituição de ensino superior mais respeitada do estado - que divulgou o listão na sexta-feira. Mais de duas dezenas de estudantes conseguiram êxito e agora integram o seleto grupo da "elite pensante" luziense. Parabéns a todos...

A propósito, as inscrições dos aprovados no PS [Processo Seletivo] e Sisu [Sistema de Seleção Unificado] 2014 da UFPA começaram hoje, segunda-feira, 20. A universidade alerta que, embora o prazo siga aberto até o final de janeiro, cada curso tem dia, horário e locais específicos para a apresentação dos documentos. Todas as informações e os editais do PS e do PSE estão disponíveis no site do Ciac: http://ow.ly/sKStp.

O Campeonato Luziense de futebol de campo continua a todo vapor: no sábado aconteceu o maior clássico da City entre os arquirivais Botafogo e Expressinho. Resultado: empate de 2 a 2, mas como não poderia deixar de ser a rivalidade falou mais alto e a chiadeira - principalmente dos torcedores do Botafogo - foi geral acusando o trio de arbitragem de favorecer o time do Expressinho. Noramal, coisas do futebol...

O bloco "Os Deserdados" - a agremiação carnavalesca mais badalada e tradicional da City - já definiu a arte do abadá deste ano e avisa que em breve estarão disponíveis para venda. Adquira logo o seu e caia na gandaia...


A propósito, o "100% Sacana" - o bloco oficial da Arena Show do Flamengo - também já definiu o seu abadá: interessados procurar o Dj Nellby Pancadão.


O "XVII Carnaluziense" - promovido pela Prefeitura Municipal - promete: uma das atrações já foi definida, a badaladíssima banda "Gang do Eletro" e pelo menos mais duas estão sendo sondadas para fazer a festa no corredor da folia.

A população de Bragança anda reclamando muito da administração do padre-prefeito Nelson Magalhães [PT]: a cidade - segundo veiculou um jornal impresso de grande circulação no estado - está entregues às baratas, literalmente, e aos ratos por falta de carros coletores de lixo. Ainda de acordo como o mesmo jornal, alguns estão parados há bastante tempo por falta de pneus, em que pese a empresa contratada para esse serviço receber quase R$ 15 mil/mês, por cada carro contratado. Enquanto isso o lixo se espalha pelas ruas históricas da cidade colonial atraindo muitos urubus e espalhando o mau cheiro.

Pelo que parece é apenas em Santa Luzia que a operadora de telefonia móvel, Vivo, presta seus péssimos serviços para a sua clientela. Moradores de outras cidades do nordeste paraense reclamam, e muito, da concorrente TIM e afirmam que a Vivo funciona a mil maravilhas.

O Km 18 festejou ontem, domingo, 19, com uma romaria seguida de missa, o padroeiro da comunidade, São Sebastião. A festividade iniciada na semana passada contou ainda com uma vasta programação cultural e leilão no salão paroquial, anexo à igreja.


O blog Santa Luzia Online, ao contrário do que afirmam alguns, continua firme e forte na liderança de acessos na City: a prova disso - conforme imagem abaixo - foi o número de visitantes no final de semana. Apenas na sexta-feira o contador interno registrou 16.186 acessos e no sábado até às 11 hs a página já tinha recebido 2.690 visitas. Não é à toa que o número total de visitantes há tempos ultrapassou 1 milhão. Obrigado aos leitores que nos honram com suas visitas diárias e continuem sempre por aqui...

Clique na imagem para vê-la em tamanho ampliado

Encontro Nacional de Prefeitos

Acontecerá nos dias 11 e 12 de fevereiro, em Brasília, o Encontro Nacional de Prefeitos: ocasião em que prefeitos e vereadores dos 5.570 municípios brasileiros estarão na capital federal em busca de recursos e outros benefícios.

Movimento "Acorda Ourém" - autoridades discutem o crescimento da violência no município

A semana passada foi de intensa agitação na vizinha cidade de Ourém, por conta do movimento "Acorda Ourém", que visa mobilizar a sociedade para buscar melhorias para o município, especialmente na área da segurança, uma das mais críticas, segundo os idealizadores do movimento.

Inicialmente uma comissão esteve em Belém com o secretário de Segurança Pública, Luiz Fernandes, reclamando da situação. Os apelos resultaram em uma audiência pública, na quarta-feira, 15, com a presença de representantes da Alepa [Assembleia Legislativa do Pará], OAB [Ordem do Advogados do Brasil], Segup [Secretaria Estadual de Segurança Pública], Polícia Militar, Promotoria de Justiça, prefeito, vereadores e a sociedade em geral, no plenário da Câmara Municipal.

Na quinta-feira, o governador em exercício, Helenilson Pontes, esteve na cidade para inaugurar oficialmente a Delegacia de Polícia e um DPM [Destacamento Policial Militar]. Na sexta-feira, representantes da Sema [Secretaria de Estado de Meio de Ambiente] e da Alepa foram ao município para discutir crimes ambientais e a legalização das seixeiras e olarias que operam irregularmente no município.

Alô papai, alô mamãe... Parabéns Fernanda Oliveira

Parabéns pela conquista Fernanda Oliveira, caloura Ufpa 2014: homenagem dos seus pais, familiares e amigos...



Ufpa - confira o listão dos aprovados no Vestibular 2014

Clique na imagem abaixo para acessar o listão dos aprovados no Vestibular 2014

A Ufpa [Universidade Federal do Pará] divulgou na manhã desta sexta-feira, 17, o listão dos calouros aprovados no Processo Seletivo 2014. A instituição recebeu os dados referentes ao Enem [Exame Nacional do Ensino Médio] na última segunda, 13, e passou a semana processando os resultados.

Vestibular 2014 - confira o listão dos aprovados da Unifesspa, para Marabá

A Unifesspa [Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará] divulgou nesta quinta-feira, 16, o listão dos aprovados no Processo Seletivo 2014. Os nomes dos novos calouros podem ser conferidos no site do Ceps [Centro de Processos Seletivos], da Ufpa [Universidade Federal do Pará].

Clique na imagem para acessar o listão com o nome dos aprovados:


Tensão na campanha em Santa Maria

Está muito tenso o clima no município de Santa Maria do Pará à medida que se aproxima a data da eleição suplementar que vai eleger o novo prefeito, marcada para 02 de fevereiro: no final de semana passado houve confronto entre integrantes das carreatas dos dois candidatos - com pancadaria e até tiros - na conhecida localidade de Taciateua, às margens da BR 316.

Concorrem ao pleito: Diana Melo [PR] - esposa do ex-prefeito Lucivandro Melo que foi cassado 8 meses depois de assumir o mandato, acusado de compra de votos durante a campanha eleitoral de 2012 - e Dr. Reca [PSDB]. Santa Maria do Pará tem 24 mil habitantes e 19 mil eleitores.

Em tempo

No final de semana passado o prefeito Adamor Aires, na companhia do ex-prefeito Nato Costa, foi recebido em São Luís pelo empresário luziense Ednaldo Lucena - que toca grandes obras de infraestrutura na Terra de Sarney - em sua residência, desmentindo a boataria a respeito de uma suposta crise entre ambos. O encontro entre o prefeito da "Terra Querida" e o empresário, filho e mentor político da presidente da câmara, vereadora Olinda Lucena, foi mais do que amistoso para o desespero das viúvas da finada administração petista, como mostra o registro abaixo:


Prefeito Adamor Aires e o ex-prefeito Nato Costa na companhia do empresário Edinaldo Lucena e seus irmãos, em São Luís

Santa Luzia, a "Terra Querida", vive uma nova era sob o comando da administração do prefeito Adamor Aires: o município transformou-se em um canteiro de obras a céu aberto com dezenas de obras sendo tocadas na sede e no interior. A reforma do prédio da delegacia de polícia é a mais recente delas: fruto de uma solicitação ao governador Simão Jatene, grande amigo e parceiro do prefeito Adamor, a velha delegacia - que não passava por reformas há mais de 20 anos, desde o governo do saudoso ex-prefeito Juracy Araújo - foi totalmente reformada com recursos da Susipe [Superintendência do Sistema Penitenciário do Pará] obedecendo as recomendações de órgãos de defesa dos Direitos Humanos com carceragem ampla e ventilada, além de ambiente adequado de trabalho para o delegado e policiais.


Prédio da delegacia de polícia totalmente reformado

A propósito, a administração Adamor Aires inciou no final de dezembro mais uma obra de grande relevância para os luzienses: trata-se da Academia de Saúde, ao ar livre, e a urbanização de mais um trecho da avenida Castelo Branco. O espaço próximo a Ubs [Unidade Básica de Saúde], antigo Sespa, está sendo preparado para a construção da academia e o calçamento no seu entorno, nos moldes do calçadão na área central da City.


Espaço onde será construída a Academia de Saúde, próximo a Ubs

Espaço no entorno da academia será calçado nos moldes do calçadão, da área central da cidade

A construção do Estádio Municipal, velho campo do Botafogo, no centro da cidade, será iniciada em breve pela Administração Municipal: inclusive o material para a obra já começou a ser descarregado no local e o início depende apenas da resolução de pequenos entraves burocráticos.

Depois da divulgação das notas do Enem [Exame Nacional do Ensino Médio] na sexta-feira passada, pelo Mec, já apareceram os primeiros calouros luzienses, estes aprovados através do Sisu [Sistema de Seleção Unificada] para diversas instituições federais de Ensino Superior. São Eles: Ágatha Yasmin [Engenharia Florestal - UFRA, Capitão Poço],  Bruna Letícia [Química - UFPE – Pernambuco], Brunna Moura [Engenharia Ambiental - UFRA, Belém], Billy Marley [Engenharia Ambiental - UFRA, Capanema], Francisco Monteiro [Matemática - UFPA, Altamira] e Tasso Filho [História - UFPA, Bragança].


Os primeiros calouros 2014 de Santa Luzia

A propósito, ainda esta semana haverá mais comemorações embaladas pelo velho hit "Alô papai, alô mamãe..." - do paraensssímo Pinduca - por que a UFPA [Universidade Federal do Pará] informou que amanhã, sexta-feira [17], irá liberar o resultado oficial do Processo Seletivo 2014 para as mais de 7 mil vagas disponibilizadas pela instituição de nível superior mais conceituada do estado. O Santa Luzia Online está na torcida...


O "XVIII Carnaluziense", promovido pela Prefeitura Municipal, promete: de acordo com informações de integrantes da organização uma das atrações será a badalada banda paraense "Gang do Eletro", figurinha repetida em programas da Rede Globo. E mais, outras atrações estão sendo sondadas para fazer a festa dos luzienses no corredor da folia na segunda e na terça-feira de carnaval.

A diretoria do "Bloco do Tigrão" - uma das agremiações carnavalescas mais badaladas da City - já avisou que este ano estará mais uma vez, firme e forte, na avenida: em breve os abadás estarão disponíveis para a venda.

Na semana passada o Diretório Municipal do PSB [Partido Socialista Brasileiro], sob o comando do Sr. Valdemar Valdivino [Seu Valdemar da Celpa], festejou uma grande leva de filiados. A legenda que perdeu o único vereador em solo luziense, Nando Vieira, ano passado para o novíssimo Solidariedade, ganhou o reforço da maioria dos ativistas do movimento gay Rosa Luziense, presidido pelo funcionário público Helon Miranda.

Neste final de semana o Km 18 realizará a tradicional "Festividade de São Sebastião" com uma vasta programação religiosa e cultural que inclui missa, procissão e leilão na barraca, anexa à igreja do padroeiro da comunidade.

O carnaval de Cachoeira do Piriá vai colocar o bloco na rua sob o som da mega aparelhagem Búfalo do Marajó e seus pirotécnicos djs. Taí uma boa pedida para os amantes do tecnobrega...

Veja quem são os novos secretários do Governo Jatene

Cinco novos secretários de estado e três novos dirigentes de autarquias foram anunciados na terça-feira, 14, pelo governador Simão Jatene.

De acordo com o governador, as substituições acontecem por ajustes estruturais nos órgãos. Conheça quem são os nomes anunciados e quais cargos irão ocupar:

Implantação da energia no Bairro da Paz está a todo vapor

A instalação da rede elétrica no Bairro da Paz, pela Celpa - um sonho antigo dos moradores daquela área - iniciada no final de dezembro [pondo fim a fiação clandestina, os chamados "gatos", que oferecia grandes riscos a polução] está a todo vapor e deverá ser concluída antes da segunda quinzena de fevereiro, segundo informações obtidas junto à coordenação da frente de trabalhos que está executando os serviços.

Atendendo solicitação do prefeito Adamor Aires, feita no início do segundo semestre de 2013, a concessionária de energia elétrica foi acionada pelo governo do estado e tão logo recebeu a notificação deu início os trabalhos beneficiando centenas de famílias, a maioria carentes, que habita a antiga área de invasão, regularizada pelo ex-prefeito Zaqueu Salomão, em 2012.

01- Os postes, mais de 300, já foram colocados em todas as ruas do bairro faltando apenas a instalação da fiação de alta tensão que distribuirá energia para as residências:


02- A instalação da rede elétrica pela Celpa colocará fim aos "gatos", fiação clandestina que oferecia grandes riscos à segurança dos próprios moradores:



03- Os postes já foram instalados em todas as ruas:



04- Os técnicos da concessionária estão removendo os "gatos" para instalar energia regular e de qualidade nas residências:



05- O primeiro lote de hastes de ferro para a instalação do medidor individual de cada residência foi descarregado na manhã de hoje:



06- Juntamente com hastes, também chegaram outros materiais: fios de baixa e alta tensão além de materiais e componentes elétricos, entre outros.



Viseu - polícias Civil e Militar destroem 60 mil pés de maconha na zona rural do município

Clique na imagem para ver mais fotos

As polícias Civil e Militar destruíram 60 mil pés de maconha em quatro plantações localizadas na zona rural do município de Viseu, nordeste do Pará. A ação policial foi coordenada pela Superintendência da Polícia Civil da Zona Bragantina. Iniciada na segunda-feira, 13, a operação foi concluída nesta terça-feira, 14. O delegado Herbert Renan de Souza, superintendente regional, explica que as investigações para localização das plantações teve início, no último dia 11, quando a delegacia de Cachoeira do Piriá recebeu denúncia anônima sobre a prática criminosa.

Segundo informações recebidas pelo investigador Eduardo do Espírito Santo, havia na localidade de "Gemedoro" - próxima da Vila Alegre, zona rural de Viseu - grandes roças com ervas de maconha plantadas. No dia seguinte, o policial civil se deslocou até à região para apurar a denúncia. Após confirmar a existência de uma das quatro plantações da droga, o investigador comunicou o fato ao delegado Roberto Salbé, de Cachoeira do Piriá. Ainda, segundo o investigador, havia pessoas no meio da mata provavalmente tomando conta da roça na vila de "Gemedoro". O delegado Herbert Renan, ao tomar conhecimento do fato, preparou equipe de policiais civis, na manhã do dia 13, com apoio de uma guarnição do GTO [Grupamento Tático Operacional], da Polícia Militar, da cidade de Capanema, para se deslocar até a região.

Junto com o superintendente, seguiram até a região os investigadores Danilo Campos, da Delegacia de Capanema, e Otávio Quaresma, chefe-de-operações da Superintendência da Zona Bragantina, que se juntaram ao policial civil Eduardo e ao delegado Roberto Salbé. Pela PM, o sargento Jota Teles comandou a operação. Também participou da missão a guarnição da Polícia Militar da cidade de Cachoeira do Piriá formada pelos cabos Júnior, Jonis e Kleiton, e soldado Rossy. Após aproximadamente 40 minutos de viagem de carro por um ramal, os policiais chegaram à vila Gemedoro. "Parte do caminho foi feito a pé por dentro da mata, pois a plantação ficava em uma área no meio de um matagal fechado e de difícil acesso", explica Renan. Depois de uma hora de caminhada, a primeira plantação de maconha foi encontrada. Pelas coordenadas, detalha o delegado, trava-se de uma área de aproximadamente 2,5 mil metros quadrados com cerca de 20 mil pés da erva. No momento em que os policiais faziam buscas para localizar outras roças de maconha, um homem, que estava no meio da mata, disparou contra a guarnição da PM, cujos militares revidaram a tiros. No entanto, o atirador conseguiu fugir. Após mais algumas horas, os policiais localizaram mais três roças de maconha.

A segunda roça, pelos cálculos feitos, tinha o mesmo tamanho da primeira e mesma quantidade de pés de maconha plantados. Já a terceira roça estava em uma área de cerca de 1.250 metros quadrados com estimados 10 mil pés de maconha, a mesma metragem e quantidade de pés da última plantação encontrada na área. Outras buscas foram feitas na região, mas os responsáveis pelas plantações não foram localizados. A operação foi concluída, nesta terça-feira, 14, com o final do corte dos pés de maconha e incineração das ervas cortadas. Ainda, conforme o delegado, 12 tabletes de maconha já beneficiada e empacotada e mais quatro pés da erva retirados de cada roça também foram apreendidos. Parte das plantas foi levada como amostra para perícia no Centro de Perícias Científicas Renato Chaves. "Pelos cálculos feitos, foram destruídos aproximadamente 60 mil pés de maconha, somando as quatro roças. O fato será apurado por intermédio de inquérito policial pela Delegacia de Polícia civil de Viseu", explica o superintendente regional da Zona Bragantina.

Fonte: Site da Polícia Civil do Estado do Pará

Governador Simão Jatene anuncia novos secretários

Em entrevista coletiva concedida na tarde desta terça-feira, 14, no Gabinete do Comando Geral da Polícia Militar, o governador Simão Jatene, acompanhado do vice, Helenilson Pontes, anunciou os nomes dos novos secretários e presidentes de autarquias estaduais.

Secretários:

Pedro Abílio - Seop [Secretaria Estadual de Obras Públicas]
Seixas Lourenço - Seduc [Secretaria Estadual de Educação]
Andrei Gustavo - Sagri [Secretaria Estadual de Agricultura]
Cláudio Ribeiro - Secti [Secretaria Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação]
Daniel Nardin - Secom [Secretaria Estadual de Comunicação]

Presidentes de autarquias:

Noemia Jacob - Cosanpa [Companhia de Saneamento do Pará]
Iris Gama - Iasep [Instituto de Assistência dos Servidores do Estado do Pará]
Hugo Barral - Cohab [Companhia de Habitação do Estado do Pará]

A farsa foi revelada - saiu o laudo da perícia da Polícia Federal desmascarando Lúcia Machado e sua turma

Já encontra-se nas mãos do juiz da 41ª Zona Eleitoral, Dr. OMAR CHERPINSKI, a perícia realizada pela Policia Federal numa gravação, onde a ex-candidata a vice-prefeita de Santa Luzia do Pará, MARIA LUCIA MACHADO trava uma conversa com o notório ZEQUINHA DO ZÉ GURI [José Francisco do Nascimento Silva], sendo este a falsa testemunha arranjada e preparada por EDNO ALVES e LUCIA MACHADO para acusar o Prefeito ADAMOR AIRES - logo depois eleito legitimamente pelo povo luziense - de compra de voto, no pleito municipal passado.

A Polícia Federal atestou a autenticidade do áudio de gravação e revelou os participantes: LUCIA MACHADO, ZEQUINHA DO ZÉ GURI e o DJ GEAM, este também de notória "fama" na City. Na degravação feita pela Policia Federal, de 19 páginas, o teor da conversa foi a escandalosa revelação de um esquema criminoso para pagar propina a diversas “testemunhas para prejudicar a candidatura do Prefeito eleito, ADAMOR AIRES.

Na conversa gravada e degravada oficialmente, é incrível a intimidade e a desenvoltura, para não dizer patifaria pura, entre LUCIA MACHADO e ZEQUINHA DO ZÉ GURI: falam de propina, remessa de dinheiro que ainda vai entrar para calar e esconder testemunhas, tramitação de fases do processo eleitoral, sem esquecerem de articular estratégias de como administrariam o município, caso a empreitada criminosa contra ADAMOR AIRES tivesse êxito.

O escárnio e a zombaria contra a seriedade da Justiça eleitoral fica tão evidente nesse lamentável episódio, quando se constata o descaramento e a própria obscenidade no linguajar entre ZEQUINHA DO ZÉ GURI, a falsa testemunha, e a articuladora da malvadeza criminosa, LUCIA MACHADO, tudo para incriminar o Prefeito eleito.

Veja-se esse trecho:

 ZEQUINHA – “PRA METER MAIS NO RABINHO DELE, NÉ? 
LUCIA MACHADO – É“. 

Entretanto, como mentira tem pernas curtas, na própria conversa degravada pela Policia Federal, LUCIA MACHADO, a malvada e perversa vilã dessa história, já antevendo um desfecho desfavorável para suas próprias tramas e armações, ainda ironizou, quando disse para ZEQUINHA, a falsa testemunha e capacho de EDNO ALVEScandidato a prefeito derrotado- EU... MORRO DE MEDO DA PERÍCIA. 

Martelo batido não Dona Lucia? 

Com a farsa revelada, o que dirá, agora, o Ministério Público Eleitoral de Santa Luzia diante de suas apressadas impressões?

TSE proíbe enquetes eleitorais em sites

Todo cuidado é pouco: editores de sites, blogs e afins têm que ficar alerta ás novas regras do TSE [Tribunal Superior Eleitoral] que proíbe a realização de enquetes eleitorais [com intenção de votos para candidatos a cargos eletivos] nesses veículos de comunicação, sob pena de está cometendo crime eleitoral, inclusive com punições.

Recorte do portal Veja On-line