WHAT'S NEW?
Loading...

Carnaval de Bragança - Programação Ofcicial

Clique na imagem para vê-la em tamanho ampliado

Carnaval de Tracuateua - Programação Oficial do Tracuafolia


Polícia reforça segurança na região do Caeté e Pará/Maranhão durante o Carnaval

O CPR-7 [Comando de Policiamento Regional-7], que compreende os comandos da Polícia Militar nos municípios Capanema [sede], Santa Luzia do Pará, Km-74 [Pará-Maranhão], Cachoeira do Piriá, Gurupi [divisa do Pará com o Maranhão], Nova Timboteua, Peixe-Boi, Primavera, Quatipuru, Capitão Poço, Ourém, Garrafão do Norte, Nova Esperança do Piriá, Bragança, Tracuateua, Viseu, Augusto Correa, Salinópolis, Pirabas, Santarém Novo, e outros municípios da região do Caeté, garante policiamento reforçado para o Carnaval.

Cerca de 80 novos policiais estão sendo habilitados no 11º BPM [Batalhão de Polícia Militar] de Capanema para reforçar o policiamento na região durante a folia.

Clima político em Quatipuru continua quente

Depois da tumultuada sessão da Câmara Municipal de Quatipuru, na semana passada, que afastou por 7 votos contra 1, o prefeito Robson Santos [SDD], acusado de corrupção, desvio de dinheiro público - incluindo recursos do Fundeb [Fundo de Desenvolvimento da Educação Básica] - e da Saúde; ausência de licitação de obras e serviços prestados ao município, além de atrasar os salários do funcionalismo, o clima na cidade é de tensão e instabilidade política.

Os desvios, de janeiro de 2013 até agora, são calculados em R$ 15 milhões, de acordo com a denúncia que deu origem a CPI que afastou o prefeito: as investigações continuam e se comprovadas Robson poderá ser cassado definitivamente. Enquanto isso o município é administrado interinamente pelo vice-prefeito Hélio Brito [PSC], que há tempos rompeu com o titular.

A propósito, Hélio Brito tem fortes ligações com Santa Luzia, onde inclusive cultiva muitas amizades, por ter sido casado com a luziense Sueda Farias - filha do saudoso senhor Heleno e da D. Mercês - que ocupou o cargo de vice-prefeita de Quatipuru durante o questionável governo Dênis Cantanhede no período de 2008 a 2012, com quem protagonizou um guerra sangrenta por desavenças políticas que foi parar nas instâncias judiciais.

Carnaval de Ourém - Programação Oficial


Em tempo

Está tudo certo para a visita histórica do governador Simão Jatene à Santa Luzia na sexta-feira para inaugurar a agência do Banpará e a reforma da Delegacia de Polícia e de quebra assinar o convênio para a construção do sonhado Hospital Municipal. Na mesma oportunidade o governador entregará títulos de propriedades rurais a moradores da comunidade Quilombola de Muruteuazinho e liberará os recursos [mais e R$ 750 mil] para 50 famílias de baixa renda beneficiárias do programa Cheque-Moradia para a construção ou reforma de suas casas.



A comitiva do governador do estado será integrada pelo senador Mário Couto, pelo deputado federal Lúcio Vale e pelos deputados estaduais Cássio Andrade e Márcio Miranda, este presidente da Assembleia Legislativa. O deputado Cássio Andrade destinou emenda parlamentar para a construção de uma feira de alimentação coberta, cujo convênio foi assinado na segunda-feira pelo prefeito Adamor Aires e a secretária estadual de Finanças, Maria do Céu. Já o deputado Márcio Miranda entregará, também na sexta, uma ambulância 0 km, toda equipada, para o município.


A equipe da Semed [Secretaria Municipal de Educação] está trabalhando pesado na organização do "II Workshop da Educação" que acontecerá no centro de convenções do hotel-fazenda Santa Luzia Rural no período de 10 à 14 de março. As novidades deste ano, além da ampliação de dois para quatro dias, são as oficinas que serão desenvolvidas paralelamente no auditório da escola João Gomes e a homenagem com direito a entrega de diplomas aos professores aposentados da Rede Municipal de Ensino.

A sexta-feira promete ser uma das mais movimentadas - politicamente, ressalte-se - dos últimos tempos: pela manhã o município recebe a ilustre visita do governador do estado e à noite acontecerá na Câmara Municipal a abertura dos trabalhos legislativos de 2014. Na oportunidade o prefeito Adamor Aires levará aos parlamentares a mensagem do Executivo e deverá fazer a prestação de contas de um ano do seu governo.

A festa de lançamento do abadá do bloco Sk-Vip - o preferido por dez entre dez integrantes da galerinha teen da City - foi sucesso absoluto: lotou a danceteria Beleza Pura e botou todo mundo pra dançar sob o embalo dos melhores djs da cidade na quase glacial noite de sábado. A procura foi tanta que antes do início da festa os abadás já haviam se esgotado e ainda tinha muita gente correndo atrás.

À propósito, os abadás de outro peso-pesado do "Carnaluziense", o "Bloco do Tigrão" - o preferido por dez entre dez vip's de Santa Luzia City - vendeu como água no deserto: o primeiro lote esgotou-se rapidamente e um segundo lote foi providenciado e também está praticamente esgotado, restando poucas unidades.

Os abadás do bloco "Os Deserdados" - o maior e mais democrático das plagas luzienses - estão à venda desde a semana passada e também restam poucas unidades. A concentração para o tradicional arrastão de segunda-feira será em frente à residência do ex-vereador Neguinho Côco e contará com o reforço do irreverente "Caras & Alhos", sob o comando do Macaxêra's Lucena e os foliões mais animados da City à bordo do famoso "Fuscaralho".

Aconteceu ontem à noite na quadra de esportes da escola Florentina Damasceno o coquetel de apresentação das candidatas ao título do segundo concurso "Rainha das Rainhas do Carnaval" para convidados e patrocinadores. O concurso será realizado no sábado à noite, no mesmo local, e as vencedoras serão apresentadas ao público no palco principal do "XVII Carnaluziense" no domingo á noite antes da abertura oficial.


Amanhã a noite, quinta-feira, 27, a Prefeitura Municipal disponibilizará os recursos financeiros de incentivo aos blocos carnavalescos que solicitaram patrocínio à secretaria de Cultura, esporte, Turismo e Juventude. O pagamento acontecerá à partir das 20 hs no prédio da retrocitada secretaria. Mais informações com o diretor municipal de Cultura, Dinho Oliveira.

Os assaltantes de motos continuam agindo em Santa Luzia e pelo que parece sem o menor medo de serem incomodados pela polícia: na noite de sábado, por volta das 19 hs, um jovem dono de uma oficina no centro da cidade, próximo ao terminal rodoviário, foi abordado por um marginal armado com uma faca que sob ameaças exigia a chave da moto estacionada em frente ao estabelecimento. Porém, dessa vez, o bandido levou a pior por que o rapaz de posse de uma ferramenta de trabalho não se intimidou e botou o malandro pra correr.

O Carnaval de Cachoeira do Piriá - um dos municípios mais violentos do nordeste do estado - terá a segurança mais do que reforçada. Durante a folia de Momo estará na cidade o próprio superintendente da Polícia Civil da região bragantina, delegado Augusto Damasceno, e toda sua equipe que terão a disposição nada menos que oito detectores de metais para patrulhar os desfiles dos blocos. Como já dizia um velho adágio popular: "O seguro morreu de velho".

Carnaval de Capanema - Programação Oficial


Tudo pronto para o Carnaval de Capanema

Imagens: Charles Alencar



Por Mannuela de Oliveira

 Falta exatamente 02 dias para começar uma das festas mais populares, animadas e representativas do mundo, o Carnaval. A Prefeitura Municipal de Capanema por meio da Secretaria Municipal de Cultura, pensando em garantir os dias de folia para os capanemenses, preparou uma grande programação que promete reunir muitos foliões dispostos a aproveitar o “Carnaval Folia do Povo” da PMC [Prefeitura Municipal de Capanema].

A festa que começa dia 28 de fevereiro será aberta pelo tradicional concurso Rainha das Rainhas do Carnaval 2014, e continua com a programação na avenida Barão de Capanema. O corredor da folia recebe o apoio da Polícia Militar e da Guarda Municipal, além do SAMU que estão presentes para garantir que os foliões aproveitem a festa com segurança. O secretário municipal de Cultura de Capanema Zeca Barata convida a população para participar dos 5 dias de folia: “Esperamos os capanemenses durante os 5 dias do nosso Carnaval Capanemense e pedimos que todos venham dispostos a brincar de maneira ordeira e participativa”, disse o secretário.

Carnachoeira - programação do Carnaval de Cachoeira do Piriá


Companheiros em guerra - parte do PT paraense não engole a aliança com os Barabalho


Áudio - programação oficial do "XVII Carnaluziense"

Convite e programação oficial da visita do governador à Santa Luzia

Ramal da 12 é interditado por manifestantes


A rodovia PA-112, que liga o município de Santa Luzia do Pará à Bragança - popularmente conhecida como "Ramal da 12" ou "Ramal da Montenegro" - foi interditada por manifestantes nesta terça-feira, 25, que reivindicam a restauração da ponte sobre o rio Caeté que está em péssimas condições de tráfego.

Na noite de ontem, segunda-feira, 24, algumas tábuas da ponte foram retiradas para que o trânsito fosse interrompido por completo: nenhum veículo consegue passar e os ônibus que chegam ao local têm que parar e os passageiros atravessam a pé.

Fonte: Diário do Pará

Atualizando - às 16:41 hs
Amigos luzienses, leitores do blog, que residem em Bragança entraram em contato afirmando que a ponte é sobre o rio Chumucuí, e não sobre o Caeté como dito no pôster acima. O Santa Luzia Online corrige a informação e agradece aos amigos pela informação.

Programação da visita do governador Simão Jatene a Santa Luzia


- 09:00 hs: Chegada
- 09:30 hs: Inauguração da reforma da Delegacia de Policia
- 10:00 hs: Inauguração da agência do Banpará
- 11:00 hs: Assinatura do convênio para a Construção do Hospital Municipal
- 11:00 hs: Assinatura de convênio para a Construção da Feira de Alimentação coberta [emenda parlamentar do deputado Cássio Andrade]
- 11:00 hs: Entrega de títulos de terra à comunidade quilombola de Muruteuazinho
- 11:00 hs: Entrega de uma ambulância 0 km doada pelo deputado Márcio Miranda.

A comitiva do governador será integrada pelo senador Mário Couto, o deputado federal Lúcio Vale e os deputados estaduais Cássio Andrade e Márcio Miranda, presidente da Assembleia Legislativa.

Aliança PT-PMDB é fato consumado

A aliança do PT com o PMDB para 2014 no Pará, segundo informações da imprensa, já tem o apoio de cerca de 80% dos delegados que participarão do encontro partidário no final de março e que baterá o tal martelo. Lula, Dilma e o presidente nacional da legenda, Rui Falcão, são favoráveis à aliança com os Barbalho.

Governador Simão Jatene virá à Santa Luzia na sexta-feira


O governador do estado, Simão Jatene, ligou agora no meio da tarde para o prefeito Adamor Aires confirmando a sua vinda a Santa Luzia na sexta-feira, 28:na oportunidade serão inauguradas a agência do Banpará [Banco do Estado do Pará] e a delegacia, totalmente reformada, e será assinado o convênio para a construção do sonhado Hospital Municipal.

Veja as fotos da festa de lançamento do abadá do bloco "Sk-Vip"

Clique na imagem abaixo para acessar o álbum na fan page do Portal Capanema no Facebook

Galaxy S5 - smartphone mais avançado da Samsung é anunciado em evento em Barcelona, na Espanha


A Samsung anuncia neste momento [clique aqui para assistir ao vivo no You Tube] a nova versão do Galaxy S5, smartphone com Android que disputará mercado diretamente com o iPhone 5S.

O produto está sendo apresentado pela primeira vez em um evento da Samsung realizado no primeiro dia do Mobile World Congress, maior congresso de mobilidade do mundo, realizado nesta semana em Barcelona, na Espanha.

Antes mesmo de começar a apresentação, a Samsung divulgou informações sobre o Galaxy S5 em seu site para a imprensa. Veja abaixo algumas características do smartphone:

 -- Tela de 5,1 polegadas full HD 
 -- Câmera principal de 16 MP 
 -- Resistente à poeira e à água 
 -- Leitor de impressões digitais 
 -- Sensor de batimentos cardíacos 
 -- Bateria capaz de proporcionar 21 horas de conversa sem recarga

Isso nega o rumor de que o S5 teria tela em resolução 2k. A tela é full HD. O rumor de que o smartphone teria corpo metálico também não se confirmou. Ao que parece, o S5 é feito de plástico como seus antecessores.

WhatsApp apresenta falha e fica fora do ar


O serviço de mensagens online WhatsApp caiu na tarde deste sábado, 22. O aplicativo começou a apresentar problemas por volta das 15:30 hs, não sendo possível enviar ou receber mensagens.

Até o momento, a empresa, comprada recentemente pelo Facebook, em uma transação bilionária, não se pronunciou sobre o assunto, porém a chiadeira dos usuários é grande nas redes sociais, Facebook e Twitter.

Prefeito de Quatipuru é cassado pela câmara e populares agridem radialista Jairo Sousa

Em uma sessão tumultuada a câmara dos vereadores de Quatipuru cassou o mandato do prefeito Robson dos Santos Silva [PDT] na manhã de sexta-feira, 21. No plenário o confronto entre os vereadores de oposição e da situação e na frente do prédio da câmara milhares de pessoas se reuniram pedindo o afastamento do prefeito.

Robson teve todas as suas contas do exercício de 2013 reprovadas pelo TCM [Tribunal de Contas dos Municípios] e mesmo sendo notificado três vezes não apresentou defesa e foi julgado à revelia. Acatando recomendação do pleno do TCM os vereadores decidiram afastá-lo do cargo.

Na confusão, o radialista da Princesa FM, Jairo Sousa, que fazia a cobertura jornalística foi agredido por populares.

Prefeito Adamor Aires participa de audiência pública com o Ministério Público e presta contas de um ano de governo

Da esquerda para a direita: delegada Vanessa Mauro, promotor Nadilson Portilho, prefeito Adamor Aires, vice-prefeito e secretário de Educação Robson Federal, secretário de Saúde Rogério Pinto e a presidente da câmara vereadora Olinda Lucena

Representantes de entidades, grupos étnicos, minorias e da Sociedade Civil Organizada prestigiando a audiência pública

Na manhã de ontem, 19, o prefeito Adamor Aires participou de uma Audiência Pública, no salão paroquial, organizada pelo MPE [Ministério Público do Estado], sob o comando do promotor de justiça, Dr. Nadilson Portilho, que também acumula a função de coordenador da Região Administrativa Nordeste II.

Dentre outros objetivos, o evento visava coletar informações e elementos técnicos-científicos sobre os problemas do município para subsidiar a atuação do Ministério Público: na ocasião o prefeito Adamor fez uma espécie de "prestação de contas" de um ano de Governo da TERRA QUERIDA, em todos os setores, entregando ao promotor relatórios dos avanços e conquistas principalmente nas áreas educacional, de saúde e assistência social, acompanhados dos demonstrativos comprovando que as prestações de contas estão rigorosamente em dia com o TCM [Tribunal de Contas dos Municípios], inclusive, a CERTIDÃO NEGATIVA, expedida pelo próprio TCM, atestando o NADA CONSTA contra a sua gestão.

Nota: Clique aqui para ver mais fotos desse evento.

Acidente na estrada de Ourém mata um e deixa três gravemente feridos


Na madrugada desta quinta-feira, 20, um caminhão com placa de Ourém carregado de tijolos capotou na PA 124, estrada que dá acesso à BR 316, matando um homem e deixando três gravemente feridos, todos de Ourém.

Segundo informações, o eixo de transmissão quebrou ocasionando a perda de controle do veículo. Com a força do impacto, a carga esmagou a cabine onde estavam quatro pessoas: o motorista identificado como Manoel Arnour de Jesus, de 52 anos, ficou preso nas ferragens e não resistiu evoluindo a óbito ainda no local.

Os três ajudantes sofreram escoriações e múltiplas fraturas, foram resgatados pelo 5º Subgrupamento do Corpo de Bombeiros e encaminhados para a Upa [Unidade de Pronto Atendimento] em Capanema.

Atualizando às 16:21 hs
A vítima fatal do acidente, Manoel Arnour de Jesus, tinha fortes ligações com Santa Luzia: era cunhado do Pe. Elias e amigo pessoal do empresário Batista Oliveira e sua Família. Inclusive, a viúva, Charlene, competente técnica de enfermagem trabalha na UBS [Unidade Básica de Saúde], antigo Sespa. Manoel vinha a Santa Luzia com frequência passar os finais de semana em companhia da esposa e rever os amigos que aqui habitam.

Governador Simão Jatene deverá vir a Santa Luzia na próxima semana

Simão Jatene deverá está em Santa Luzia para inaugurar a agência do Banpará e a nova delegacia de polícia bem como assinar ordens de outros serviços para Santa Luzia na próxima semana, de acordo com a assessoria do governo do estado.

Edson Martins falou o que não devia e ouviu o que não queria



Custou caro a tagarelice e a boçalidade do dublê de Che Guevara, Edson Martins, hoje pela manhã durante a Audiência Pública do MPE [Ministério Público Estadual] no Salão Paroquial. O ex-homem forte do finado governo petista de Louro virou motivo de chacota na City ao ser desancado publicamente pelo prefeito Adamor Aires.

Um cidadão luziense experimentado nos confrontos políticos da "Terra Querida", presente na oitiva, definiu assim a quixotada de Martins:

"- O Edson [Martins] falou o que não devia e ouviu o que não queria. Bem feito. Poderia muito bem ter ficado sem essa..."

Desconhecimento ou descaso mesmo com o Pará?

Em um périplo pelos principais blogs políticos do país agora à noite, como sempre faço, eis que me deparo com uma aberração - porque isso não pode ser considerado erro, em hipótese alguma - sem tamanho.

O jornalista político da revista Veja, Lauro Jardim, um dos mais competente naquilo que faz, isso é inegável, que assina o blog Radar Online no portal homônimo à revista mostrou o seu grau de conhecimento quando se trata de Pará num pôster intitulado "Candidaturas próprias", no qual especula sobre candidaturas tucanas.

Quando se referiu a Alagoas - terra do notório Renan Calheiros - escreveu tudo beleza, mas quando pincelou o enrendo sobre o Pará errou feio ao chamar "Chico Daltro" o vice-governador Hellenilson Pontes.

Em tempo: Chico Daltro realmente pertence aos quadros do PSD, mas é vice-governador do Mato Grosso, ao lado do governador Silval Barbosa [PSB].

Confira, no detalhe destacado de vermelho na imagem abaixo pinçada - via "print" - do próprio Radar Online:



Carnaval 2014 - abadá do bloco "Os Deserdados"

O abadá do bloco "Os Deserdados" - uma das maiores e mais longevas agremiação carnavalesca da City - já encontra-se disponível para a venda no Depósito do Faguinho e postos autorizados pela bagatela de R$ 20,00 com direito a 4 cervejas de brinde durante o arrastão no domingo de carnaval.

Vale lembrar também que durante o arrastão os foliões que estiverem devidamente uniformizados assim como os homens que estiverem travestidos de mulheres, o grande mote do bloco "Os Deserdados", têm acesso liberado à bebida.


Edson Martins passa a maior vergonha durante audiência pública com o MPE hoje de manhã


Seria trágico se não fosse cômico: Edson Martins - ex-homem forte que mandava chover durante os longos sete anos do finado governo petista - resolveu, como nos velhos tempos de "guerrilha esquerdopata", comparecer à audiência pública promovida pelo MPE [Ministério Público Estadual], muito bem representado pelo promotor de justiça da Comarca de Santa Luzia, Dr. Nadilson Portilho, na manhã desta quarta-feira no Salão Paroquial com o objetivo de discutir os problemas que afetam o município.

Certo de que a claque vermelha estaria presente para lhe dá suporte um agora humilde Edson Martins pediu a palavra para questionar a ausência de fiscalização sanitária no abate de bovinos, mostrando-se extremante preocupado com a Saúde Pública e a falta de um matadouro equipado. Porém, talvez o aristocrata petista não tenha percebido que acabara de cometer um erro crasso em toda a sua existência política: foi exatamente por conta dos desvios dos recursos do matadouro, mais de meio milhão de reais, que Louro do PT foi enxotado da prefeitura através de uma ação criminal movida pelo próprio Ministério Público. E por causa da roubalheira petista que o povo luziense hoje é obrigado a consumir carne sem procedência de animais abatidos clandestinamente.

A plateia não entendeu nada e o vexame não parou por aí. Depois de todos os questionamentos o prefeito Adamor Aires tomou a palavra e não deixou pedra sobre pedra: entregou sua prestação de contas, rigorosamente em dias, ao promotor e desconstruiu com argumentos e provas o discurso falacioso do Che Guevara luziense. O constrangimento foi geral, a tal ponto que a maioria dos poucos petistas presentes saiu de fininho deixando um ruborizado Edson Marins mais só do que sandália de Saci.

Acidente de motos hoje de manhã deixa ferimentos graves nas pernas dos envolvidos - as imagens são fortes

Por volta das 11 hs da manhã desta quarta-feira duas motocicletas colidiram frontalmente no centro financeiro de Santa Luzia - em frente ao posto de atendimento do banco Bradesco - e deixou lesões graves nas pernas dos dois condutores.

As imagens são fortes, clique na imagem abaixo - mas apenas se você tiver coragem - para ver mais fotos:

Vote na nova enquete do blog


O blog disponibilizou uma nova enquete: o Santa Luzia Online que saber a sua opinião, amigo leitor - que nos honra diariamente com suas vistas - sobre a programação oficial do "XVII Carnaluziense".

A enquete foi disponibilizada na aba esquerda do blog, logo abaixo do contador de visitas online.

Vote, deixe sua opinião...

Promotor de Justiça realiza audiência pública amanhã no Salão Paroquial

Amanhã - quarta-feira, 19 - será realizada no Salão Paroquial de Santa Luzia, ao lado da Igreja Matriz, a partir das 08:00 hs da manhã, AUDIÊNCIA PÚBLICA convocada e organizada pela Promotoria de Justiça de Santa Luzia do Pará, sob a direção do promotor de justiça, Dr. Nadilson Portilho Gomes, que, também, é o coordenador da Região Administrativa Nordeste II, do Ministério Público Estadual.

O evento, que é público e dirigido à comunidade, objetiva coletar informações e elementos técnicos-científicos sobre os problemas do município de Santa Luzia para subsidiar a atuação do Ministério Público, inclusive na elaboração do “Plano de Atuação” do biênio 2014/2015, bem como a prestação de contas do “Plano de Atuação” do biênio 2012/2013.

Além de populares, deverão comparecer entidades governamentais e da sociedade civil organizada para participarem desse importante evento.

Em tempo

O "XVII Carnaluziense" - patrocinado pela Prefeitura Municipal, sob a organização da secretaria de Cultura, Esporte, Turismo e Juventude - promete ser um dos mais badalados da região nordeste do estado com atrações de peso do show business paroara. Serão três dias de folia: domingo [02], segunda [03] e terça-feira [04] para folião nenhum botar defeito. Confira a programação oficial na imagem abaixo:



Depois de revitalizar toda a iluminação dos bairros centrais da cidade, do Km 48 e da maioria das comunidades a prefeitura municipal - "Governo da Terra Querida" - deu início a recuperação da iluminação pública dos bairros Natolândia, Rocha e por último Bairro da Paz, cuja rede elétrica está sendo implantada e deverá ser concluída na primeira quinzena de março. Depois o trabalho continua nas comunidades que ainda não receberam os serviços.

O show do maior cantor de forró das plagas paroaras - o castanhalense Daniel do Acordeon - na festa de aniversário do Dj Judosn na danceteria Beleza Pura, no último sábado, foi sucesso total, apesar do forte temporal que caiu na City durante praticamente toda a noite. Mas nem a chuva afastou os amantes do bom e velho ritmo nordestino que se esbaldaram no arrasta pé até o raiar do sol de domingo.



A propósito, no próximo sábado a danceteria Beleza Pura será palco de mais um grande evento: trata-se do lançamento do abadá do bloco Sk-Vip - um dos mais badalados e exclusivos da City - com uma programação para baladeiro nenhum botar defeito. Confira:



Os primeiros professores luzienses selecionados pelo Parfor [Plano Nacional de Formação de Professores], mais de três dezenas de profissionais, estão na reta final de conclusão dos cursos defendendo seus TCCs [Teses de Conclusão de Curso] e em breve estarão recebendo o diploma da cátedra para a qual dedicaram preciosos quatro anos de suas vidas. Parabéns a todos...

A semana começou com uma notícia triste para os luzienses amigos do empresário "Carlitos da Bonsucesso": piauiense da cidade de Peri-Peri, Carlitos veio para Santa Luzia no final da década de 80 e residiu na "Terra Querida" por mais de 15 anos onde fez muitos amigos e fortuna antes de se transferir pra Capanema onde continuou dividindo o tempo entre a administração da loja de roupas "Casa Bonsucesso" e sua mega fazenda às margens do ramal do Broca, próximo à comunidade do Cantã, em solo luziense. De meia idade, menos de 60 anos, Carlitos foi vítima de uma AVC [Acidente Vascular Cerebral] fulminante no sábado.

O município de Pirabas - cujo prefeito Cláudio Barroso [PMDB] foi arredado do poder pela justiça por conta das suas estripulias com dinheiro público no início do mês - continua sendo administrado pelo vice-prefeito Antônio Menezes [Dem], popularmente conhecido pela alcunha de "Tonhão", com o apoio de cinco vereadores, todos desafetos do antigo gestor. Havia tempos que prefeito e vice não falavam mais a mesma língua e o afastamento do titular só serviu para fomentar a crise política instalada no município desde o rompimento que fez Tonhão atravessar a linha da fronteira da oposição.

Os estudantes luzienses aprovados nos processos seletivos - Prise e Prosel - da Uepa [Universidade do Estado do Pará] iniciaram a vida acadêmica essa semana nas mais diversas cidades paraenses para onde concorreram no Vestibular 2014 da instituição. Na última segunda feira, 17, todos os campis da Uepa, capital e interior, deram início à programação da "Semana do calouro" que teve como ponto alto a Aula Magna ministrada pelo governador do estado, Simão Jatene, no Centro de Ciências Biológicas e de Saúde em Belém. Conceição do Araguaia, como de praxe, é a cidade que mais recebeu estudantes de Santa Luzia. Contando com os que já estudam no campus da cidade, somam mais de 20.

O roubo de motos em Santa Luzia continua em alta: na semana passada o dono de um salão de beleza deixou sua moto, sem as chaves no contato, por alguns minutos na frente do seu estabelecimento por volta das 17 hs e quando retornou encontrou apenas o lugar. Felizmente depois de muita procura e informações de amigos o veículo foi recuperado em uma estarda vicinal próximo ao Bairro da Paz.

Mesmo depois da prisão dos donos da falida loja Eletromil - Eduardo Fernandes Fagundes e Eduardo Fernandes Fagundes Júnior, pai e filho - que deram um golpe milionário em mais de 30 mil clientes no Pará, mais de cem só em Santa Luzia, os consumidores lesados não têm muita esperança em receber o que os estelionatários lhes devem. Teve comerciante luziense que investiu mais de R$ 20 mil na tal "compra premiada", e os prejuízos não param por aí, por que grande parte do funcionalismo municipal investiu dinheiro suado do salário na esperança de adquirir algum bem, principalmente motocicletas.

O reconhecimento do campus da Ufpa [Universidade Federal do Pará] de Capanema, pelo Mec [Ministério da Educação], anunciado em dezembro do ano passado, parece que caiu no esquecimento: dezessete municípios, incluindo Santa Luzia, que abrigam aproximadamente 400 mil habitantes seriam beneficiados com a medida. E o que é pior, sem reconhecimento o campus continuará à míngua sem receber recursos para investimentos, principalmente para as devidas ampliações dos deficitários espaços físicos. A comunidade acadêmica de Capanema e região cresceu e a UFPA está com turmas estudando em três escolas públicas por que no prédio não há mais salas disponíveis.

Forte chuva na tarde de hoje provoca alagamento e desabamento em Santa Luzia

Forte chuva caiu sobre Santa Luzia desde as primeiras horas da tarde desta terça-feira: foram aproximadamente duas horas de chuva intensa, causando transtornos e alagamentos em vários pontos da cidade.

Nas duas imagens abaixo o registro do desabamento de um muro sobre o bar e residência do funcionário público Miguel Costa na rua D. Pedro I [rua do Curí] durante o forte temporal. Felizmente não houve vítimas apesar de toda a família encontrar-se no interior da residência na hora do incidente e os danos foram apenas materiais.

Imagem: Netinho Oliveira

Imagem: Netinho Oliveira

O ponto mais atingido pela chuva torrencial foi a região popularmente conhecida como "Oficina do Mela", no bairro do Km 46, próximo à Igrejinha de São Francisco.

Essa não é a primeira vez que a região fica debaixo d'água alagando as residências localizdas ao lado do leito do canal que se estende até o Sítio do Padre, região também muito atingida pelos alagamentos.

Imagem: Neison Tiago

Imagem: Neison Tiago

Carnaval 2014 - abadá do bloco "Cara & Alhos"

Já está a disposição dos foliões o abadá do bloco mais irreverente da City: o "Cara & Alhos", diretamente de São Luís, capital do Maranhão, sob o comando do luziense Macaxêra's...


Proprietário da Eletromil é preso no Piauí


Uma equipe comandada pelo delegado Rilmar Firmino prendeu numa fazenda no estado do Piauí o proprietário das lojas Eletromil - que oferecia produtos na modalidade "compra premiada", um sistema semelhante ao consórcio, mas, segundo os clientes, não entregava as mercadorias para os sorteados, mesmo mediante o pagamento das parcelas - que estava foragido após dar um golpe milionário em várias cidades do Pará, inclusive aqui em Santa Luzia.

O preso foi transferido para o Pará ainda ontem, domingo, 16 e o caso está sendo apurado na Dioe [Divisão de Investigação e Operações Especiais]. Segundo informações da justiça, a empresa lesou mais de 30 mil consumidores paraenses.

A prisão foi decretada pela juíza Giovana de Cássia dos Santos de Oliveira, da 4ª Vara Penal de Castanhal, sendo os demais acusados a esposa e o filho do empresário Eduardo Fernandes Fagundes, respectivamente Maria Sailene Gomes Facundes e Eduardo Fernandes Facundes Júnior, além da diretora comercial da empresa, Ana Cristina Gomes de Lima, presa no início do processo.

O golpe veio à tona nos municípios de Castanhal e Capanema, após denúncias de consumidores que foram enganados e denunciaram a empresa ao Ministério Público.

Confira a programação do "XVII Carnaluziense"


Helicóptero cai em Vila Fátima e mata duas pessoas

Um helicóptero particular, modelo Robinson 44, caiu na tarde deste sábado [15] em uma fazenda na região da Vila Fátima, município de Tracuateua, próximo ao limite com Santa Luzia.

Segundo o Ciop [Centro Integrado de Operações], do Corpo de Bombeiros, dois ocupantes estavam na aeronave e morreram na hora. Novas informações vindas de moradores da região afirmam que a aeronave é do estado do Rio Grande do Sul e que antes de seguir para Tracuateua fez uma parada em Belém.

Uma das pessoas foi identificada como Rances Vilhena de Medeiros, de 43 anos, natural do Rio de Janeiro. O Corpo de Bombeiros ainda não confirmou. O local onde ocorreu o acidente é uma área de várzea e por causa do difícil acesso policiais e bombeiros ainda realizam os resgates. A queda foi por volta das 15 hs.

PR vai apoiar reeleição de Dilma Rousseff e não descarta candidatura própria no Pará

O PR [Partido da República] reuniu-se ontem em Belém para discutir a relação, sob o comando do manda-chuva da legenda no Pará, o ex-deputado federal Anivaldo Vale. Presentes prefeitos e vice-prefeitos juntamente com os deputados federal, Lúcio Vale, e estadual, Júnior Hage, o convescote de republicanos discutiu os rumos do partido nas eleições de outubro e ficou decidido o apoio à reeleição da petista Dilma Rousseff à presidência da República.

O encontro serviu como uma prévia para o Congresso Estadual que acontecerá na próxima sexta-feira, 21, em Belém. Com o discurso afinado as principais lideranças do partido saíram do encontro afirmando que estarão unidos em torno de qualquer decisão que seja tomada, inclusive, não descartam a possibilidade de lançarem candidaturas próprias para os cargos majoritários e proporcionais no Pará.

Adamor Aires continua mais prefeito do que nunca e petezada amarga mais uma derrota na justiça

Inconformados com a vitória fragorosa nas urnas do prefeito Adamor Aires nas eleições de 2012, a petezada e a turma do PMDB luziense não se cansam de criar factóides na tentativa de ludibriar a justiça com o objetivo criminoso de usurpar o comando do município.

Nesse sentido, a trupe petista armou o circo mais uma vez e convocou a plateia para um novo espetáculo no fórum de Ourém ontem, sexta-feira, 14. No centro do picadeiro estavam as falsas testemunhas - velhos conhecidos da justiça criminal e das autoridades policiais - que tentam forjar provas contra o prefeito Adamor Aires. Novamente a retidão da justiça fez prevalecer a verdade desmascarando os verdadeiros criminosos, comparsas de primeira hora dos integrantes da chapa derrotada [PMDB/PT], mantendo no cargo o prefeito Adamor Aires, legitimamente eleito pela soberania do voto popular e representante legal do povo luziense.

Torneio de futsal na quadra da Escola Florentina


Carnaval 2014 - abadá do Bloco do Tigrão

O "Bloco do Tigrão" - o mais badalado e exclusivo do carnaval luziense - está com os abadás prontinhos para a galera cair na folia, com uma novidade: o folião que adquirir o abadá ganhará de brinde um exclusivo copo de acrílico com a marca do Tigrão.

Contatos com Jaimerson Lima [Jajá] pelo celular: 91656873



Uepa - confira a lista de repescagem para o Prise e o Prosel 2014


A Uepa [Universidade do Estado do Pará ] divulgou na manhã desta sexta-feira, 14, a lista de candidatos convocados para a repescagem 2014. Foram chamados, ao todo, 1.076 candidatos, sendo 547 pelo Prise, e 529 pelo Prosel.

Clique aqui para ver a lista do Prosel e aqui para ver a lista do Prise.

Prisão para as falsas testemunhas

Segundo fontes seguras do gabinete do Prefeito Adamor Aires, os advogados que defendem a coligação vitoriosa na eleição municipal passada deverão pedir a prisão das falsas testemunhas que foram aliciadas pela dupla derrotada EDNO/LUCIA MACHADO, e que se apresentarão perante o juiz eleitoral de Ourém, em audiência marcada para amanhã, 14 de fevereiro, para colheita de depoimentos. Neste segundo processo, a defesa, também juntou provas demonstrando a armação que EDNO/LUCIA arquitetaram, criminosamente, principalmente recrutando pessoas humildes para assinar declarações falsas e mentir perante a Justiça.

À exemplo do que ocorrera no primeiro processo, na audiência de 20 de agosto do ano passado, quando o “notórioZEQUINHA e seu pai ZÉ GURI foram desmoralizados e flagrados na mentira deslavada as FALSAS TESTEMUNHAS que serão conduzidas pelo encrencado representante da coligação derrotada, Raimundo Nonato Albuquerque, correm sério risco de serem conduzidas diretamente para o “xilindró”, já que, desta vez, segundo informações recebidas, os advogados do Prefeito Adamor Aires demonstrarão ao juiz eleitoral através de fartas provas - documentos, vídeos e gravações - a forma criminosa como foram aliciadas e compradas essas pessoas para mentirem na justiça.

Pela disposição dos advogados do Prefeito Adamor Aires, os nacionais EDNO ALVES e LUCIA MACHADO, além do representante da coligação derrotada, Raimundo Nonato Albuquerque, deverão ser incriminados e responder judicialmente no final do processo por associação criminosa, falsificação de documentos e aliciamento de falsas testemunhas para mentir em juízo.

ZEQUINHA DO ZÉ GURI, com sua indecente expressão “PRA METER MAIS NO RABINHO DELE”, e outras FALSAS TESTEMUNHAS, que se preparem para enfrentar as barras dos tribunais por que a JUSTIÇA vem agindo com rigor nesse tipo de armação.

Como já ensinava o velho ditado popular: “QUEM NÃO PODE COM O POTE, NÃO PEGA NA RODILHA.

Em tempo

O final de semana foi trágico para duas famílias de sobrenomes relevantes na City: dois acidentes de trânsito ceifaram a vida de dois cidadãos conceituados. No sábado faleceram os senhores Raimundo da Silva Moura - pai do diretor de cadastros de programas sociais da Secretaria de Assistência Social, Dionyson Saldana - e o ativista do sindicalismo rural com grande atuação na região da Montenegro, popularmente conhecido pela alcunha de Totó, genro do senhor Raulzinho.

Os péssimos serviços prestados pela Vivo - única operadora de telefonia móvel que atende os luzienses - que sempre forma ruins, agora pioraram de vez: além de ser praticamente impossível realizar ligações, enviar torpedos e acessar a rede mundial de computadores agora o sinal da retrocitada operadora "vive", sem trocadilhos, mais tempo fora do ar. Como acontece nesse exato momento. A City está incomunicável, via celular, desde as primeiras horas da manhã desta quinta-feira.

Tirada interessante amplamente disseminada nas redes sociais, que realmente faz sentido: "Horário de Verão é igual namoro. Quando a gente está se acostumando com ele, termina." Pois é. À meia-noite do próximo sábado chega ao fim em todo o país o HBV [Horário Brasileiro de Verão] que vigora desde outubro do ano passado. A região norte não está incluída no HBV, mas como a maioria dos serviços - principalmente os bancários e a programação das emissoras de televisão - funcionam obedecendo o horário oficial de Brasília, os paraenses são afetados diretamente pela mudança de horário nas regiões sul e sudeste.

A oitava edição da tradicional "Trilha das Cinzas" já tem data marcada: será dia 02 de março, domingo de carnaval, portanto. Os amantes da adrenalina já podem comparecer à casa de peças Gavião Motos para fazer sua inscrição e de quebra garantir a camisa do evento.

O Carnaval está chegando e um dos blocos mais badalados da City está a todo vapor: trata-se do irreverente "Caras & Alhos", sob o comando do Macaxeira's Lucena, que mais uma vez promete fazer a festa no corredor da folia. Inclusive, um dos principais ícones do Caras & Alhos - o fusquinha carinhosamente batizado de "Fuscaralho" - já está prontinho para cair na folia também.



Desde o fim do recesso judiciário - início de fevereiro - que a juíza titular da comarca de Santa Luzia, Drª. Cynthia Vieira, reassumiu o seu posto do qual estava afastada a 6 meses por conta de uma licença-maternidade. Durante esse período Santa Luzia ficou sob a tutela da comarca de Santa Maria do Pará, com audiências realizadas apenas às terças-feira quando o juiz dava expediente no fórum.

Na semana passada a companheirada de todo o país festejou o aniversário de 34 anos de fundação do PT. Portanto, nos arraiais luzienses - onde era de praxe comemorar a data com muito entusiasmo durante os sete anos de desgoverno vermelho - não se ouviu o barulho de uma pistola sequer, nada, parece até que a petezada, geralmente barulhenta, tinha comido abiu.

Boa notícia para os amantes do velho e bom forró: no próximo sábado o cantor Daniel do Acordeon estará de volta a City para fazer o show de aniversário do Dj Judosn na Danceteria Beleza Pura. Imperdível...



A 5ª Companhia Independente da Polícia Militar, de Bragança, será elevada ao status de Batalhão de Polícia Militar. Os municípios de Augusto Correa e Viseu passarão a sediar CIPMs [Companhias Independentes da Polícia Militar] em suas respectivas sedes. A 5ª CIPM tem o comando do capitão David, que há bastante tempo ocupa a função com desempenho destacável perante a sociedade da região. Essa companhia recebe comando do CPR-7 [Comando de Policiamento Regional-7], comandado pelo coronel Costa Júnior.


O major da PM Wellington Melo deixou o comando do 11º BPM [Batalhão da Polícia Militar], que é sediado em Capanema, e exerce comando em vários outros municípios e distritos, até na divisa com o estado do Maranhão. Wellington Melo passou pouco mais de três meses no comando do 11º BPM, onde se destacou, além das ações de combate ao crime na região, também pelo estreito relacionamento que construiu com a imprensa local e regional, fator que muito contribuiu para o bom desempenho das suas ações. Ele deverá assumir o subcomando do CPR-7 [Comando de Policiamento Regional-7], que exerce comando sobre o próprio 11º BPM, além das CIMPMs [Companhias Independentes de Polícia Militar] de Bragança, Salinas e Capitão Poço. Para o seu lugar, no 11º BPM será enviado o tenente-coronel Paulo Brito, que está no Comando Geral.

Os serviços de instalação de energia elétrica no Bairro da Paz está em fase de conclusão: toda a rede de alta tensão já foi instalada assim como a rede doméstica [com o medidor padrão de consumo individual] de cada residência e mais da metade da população do retrocitado bairro já dispõe de energia elétrica de qualidade em casa.



Carnaval 2014 - abadá do bloco Play Elétrico

O "Play Elétrico" - bloco oficial da badaladíssima travessa D. Pedro I [a popular rua do Curí] e da carretinha Mega Princesinha - que fez muito barulho no carnaval passado já disponibilizou o abadá para seus foliões e simpatizantes.

Confira...