A Informação Passada a Limpo

A Informação Passada a Limpo

Em tempo

Os próximos quatro anos do governo petista de Dilma Rousseff, que teve início no último dia primeiro, deverá ser de choro e ranger de dentes para os municípios, especialmente os de pequeno porte, a exemplo de Santa Luzia do Pará. Tempos sombrios rondam todas as administrações municipais por conta da política econômica irresponsável conduzida pelo Governo Federal que penaliza cada vez mais as prefeituras - cujo maior naco das receitas depende exclusivamente de repasses federais - impondo-lhes o arrocho financeiro. O caso é tão sério que neste início de ano a grande maioria dos municípios está tendo dificuldades para honrar até os compromissos mais urgentes, como o pagamento de salários dos servidores.

Só para se ter uma ideia do tamanho do problema, a queda nos repasses do governo federal neste início de ano em relação a 2014 é da ordem de 30 a 40%, enquanto que os custos com a manutenção da máquina administrativa no mesmo período caminharam no sentido inverso gerando um desequilíbrio sem proporções, o que colocou muitos prefeitos - especialmente os que não se planejaram - em maus lençóis. Responsável e competente que é, o Prefeito Adamor Aires, apesar de todas as dificuldades impostas pelas limitações orçamentárias, está com as contas do município rigorosamente em dia e até o dia 10 de janeiro conclui o pagamento de toda a folha do funcionalismo, inclusive, o 13º salário que foi pago dentro do prazo legal estipulado pelas leis trabalhistas, ainda em dezembro.

O Prefeito Adamor Aires tem realizado uma grande façanha para conseguir colocar as contas nos trilhos e ainda economizar para investir em obras no município. O segredo para o sucesso está no planejamento minimamente articulado em todos os setores do governo, o que demanda organização e responsabilidade nos gastos públicos afim de evitar o desperdício, um dos grandes males que afeta boa parte das prefeituras.

A escassez de recursos nos cofres das prefeituras de um modo geral pode ser observada quando se traz à luz os gastos com eventos comemorativos - festas de fim de ano e datas importantes - que foram reduzidos praticamente a zero. De Capanema à Capitão poço - dois grandes polos econômicos - passando por Santa Luzia e Cachoeira do Piriá, as festas de aniversários de emancipações políticas e comemorações de virada do ano foram tímidas ou nem existiram, exatamente por falta de recursos, por que não seria nenhum pouco interessante, em todos os casos, gastar dinheiro público com festas nababescas em detrimento de serviços e ações prioritários para os municípios em questão.

O Prefeito Adamor Aires inicia o terceiro ano do seu governo em clima de total tranquilidade e em alta com o povo luziense por conta do excelente trabalho que vem conduzindo à frente do executivo: salários rigorosamente em dia, dezenas de obras sendo tocadas, saúde financeira do município equilibrada - apesar do arrocho imposto pelo governo federal - e em harmonia com a câmara, cuja Mesa Diretora, eleita graças às suas articulações, acabou de ser empossada. No último sábado Adamor esteve presente na cerimônia de posse dos novos comandantes do legislativo municipal, que tem na presidência o vereador Orley Soares, um grande parceiro do Prefeito; Nenenzão, Vice-presidente; Zeca do Bento, 1º secretário, e Socorro Saldanha, 2ª secretária.


Como diria o velho poeta, "O Brasil é uma festa...". Pois bem, passados os folguedos de fim de ano, a folia de Momo já bate à porta: é hora de Carnaval, e o primeiro grito será no último dia de janeiro, 31, quando acontecerá a quinta edição do já tradicional "Bikêra Folia" sob o comando do Dj Kácio Mix e sua equipe - djs Gabriel Neto, Junynho Incomparável e Nelby Pancadão - com a cobertura sonora do trio Uirapuru e das carretinhas Trovão Azul e J Sound na Praça de Eventos. No "V Bikêra Folia" serão apresentadas ao público as candidatas ao concurso "Rainha das Rainhas do Carnaval Luziense", imperdível...



A diretoria do SK Vip - o bloco mais badalado e exclusivo do carnaval luziense - comunicou que os trabalhos para 2015 estão à todo vapor: a tradicional festa de lançamento do abadá acontecerá dia 07 de fevereiro no Galpão do Hellber sob os acordes da banda Forró nu 12.




A propósito da folia de Momo, o bloco Caras & Alhos, do irreverente Macaxêra's, também já anunciou que mais uma vez estará na avenida e com novidades. Promete...

Após a euforia das vendas de Natal, o movimento de compra do material escolar inicia de forma discreta, nestes primeiros dias do ano, mas aos poucos aquece as vendas no comércio. Pais e responsáveis já deram início à maratona de procura pelos itens da lista de materiais indispensáveis em sala de aula, sempre de olho no preço - quase 30% mais caro em relação ao ano passado, segundo pesquisas - e na qualidade.

O governo federal anunciou no final da tarde de ontem, em Brasília, o reajuste de 13,01% no piso salarial dos professores. Com esse aumento, o salário inicial dos professores de escolas públicas, com formação de nível médio e jornada de trabalho de 40 horas por semana, passará de R$ 1.697,39 para R$ 1.917,78. O Governo Adamor Aires, que sempre respeitou o Estatuto do Magistério e o PCCR [Plano de Cargos, Carreiras e Salários], pagando integralmente o piso aos professores da Rede Municipal de Ensino, mandou verificar os impactos nas finanças do município e está se preparando para cumprir a lei como sempre fez.

Não é necessário nenhuma estatística oficial para comprovar que Celpa [Centrais Elétricas do Pará], sob a responsabilidade da Equatorial Energia, é a empresa prestadora de serviços mais contestada pelos paraenses na justiça e nos órgãos de defesa do consumidor. Mas por via das dúvidas, o CNRF [Cadastro Nacional de Reclamações Fundamentadas], ligado ao Ministério da Justiça, divulgou nota afirmando ter recebido 775 reclamações ao longo do ano passado. Porém, como nada mudou, em 2015 tudo deverá continuar como está ou piorar mais ainda.

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.