A Informação Passada a Limpo

A Informação Passada a Limpo

Em tempo

A folia de Momo chegou ao fim na terça-feira, mas ficou um gostinho de quero mais do Carnaluziense 2015 - realização do Governo Adamor Aires - que proporcionou ao folião da "Terra Querida" um dos melhores carnavais da região com uma programação de encher os olhos. Foram três dias de alegria recheados de shows dos mais badalados cantores e bandas paraenses que arrastaram milhares de pessoas para a Praça de Eventos que se tornou diminuta para a multidão que pulou, cantou e dançou embalada pelo som dos melhores hits do momento. Teve diversão para todos os gostos e tribos: fanfarra, axé, forró, melody, eletrônica...

Mesmo diante de todas as dificuldades financeiras que a maioria dos municípios brasileiros atravessa neste momento, em especial os pequenos, por conta da política econômica maldita conduzida pelo governo federal sob o comando do PT, o Prefeito Adamor Aires - graças a sua competência e planejamento responsável - conseguiu colocar o bloco na rua, literalmente, e proporcionar aos luzienses um festa de carnaval digna dos grandes centros urbanos vizinhos, cuja a maioria, penalizada pelo arrocho fiscal imposto pela presidente Dilma Rousseff, sequer conseguiu contratar atrações para comemorar a folia este ano.

Ao contrário do pregavam e torciam fervorosamente as bestas do Apocalipse - leia-se a oposição raivosa que presta vassalagem aos inimigos do povo luziense - o Prefeito Adamor Aires decepcionou muita gente que trombeteava aos quatro ventos que não haveria festa de carnaval este ano. Não só houve como a Prefeitura contratou o que há de melhor no show business paraense para embalar a folia da "Terra Querida". Desmoralizados e com a cara mais lisa do mundo, não restou outra opção para os despeitados a não ser cair na folia e aproveitar o carnaval mais badalado da região caeteuara.

A propósito, a equipe responsável pela organização do Carnaluziense 2015 é merecedora de todos os confetes e serpentinas. Tudo estava impecável: as atrações contratadas, palco, iluminação, som e segurança. Aliás, uns poucos mal elementos que integram a oposição mordida e irresponsável ao Prefeito Adamor Aires que tentaram ridicularizar a programação carnavalesca do município e disseminar o terror através das redes sociais ficaram de cara no chão, duplamente. Primeiro porque a programação agradou em cheio, gregos e troianos, e segundo por que o item segurança foi uma das grandes marcas do Carnaluziense. Graças a atuação integrada da polícia e da excelente equipe de segurança contratada não foi registrado nenhum incidente capaz de tisnar o brilho da festa.

No próximo domingo acontecerá a tradicional "Trilha das Cinzas", evento que já consta no calendário esportivo do município, e que em 2015 chega a nona edição. A saída será da Praça de Eventos, mas antes haverá um reforçado café da manhã servido no Ginásio Municipal com direito ao sorteio de uma moto Pop-100 0 km entre os inscritos. O almoço - churrasco e feijoada - será servido na comunidade do Muruteuazinho, como na edições anteriores. Ainda dá tempo de participar, os interessados em se aventurar nessa louca e eletrizante aventura devem procurar a organização [Fábio Pinho ou Gavião Motos] para adquirir a camiseta pelo módico precinho de R$ 50.

O cantor forrozeiro Daniel do Acordeon, o mais badalado do gênero pelas plagas paroaras, tem se revelado um verdadeiro apaixonado pela "Terra Querida" e a reciprocidade dos luzienses também se aflora na mesma proporção e intensidade. Com muitos e bons amigos amigos na City, entre eles o Prefeito Adamor Aires, Daniel transformou-se em figurinha carimbada nos eventos que levam a marca da Administração Municipal. Humilde, simpático por excelência e dono de um vozeirão inconfundível o cantor definitivamente conquistou o público de Santa Luzia com seu jeito de se apresentar, sempre com o inseparável acordeon em punho cantando no meio do público.

Sem sombra de dúvidas, o Play Elétrico foi o bloco mais badalado e a sensação do Carnaluziense 2015. Ainda engatinhando, com apenas três anos de Circuito Oficial da Folia, a agremiação carnavalesca com fortes raízes na travessa D. Pedro I [a folclórica rua do Curí] transformou-se da noite para o dia no preferido por dez entre dez foliões desbancando outros blocos tradicionais. Os abadás venderam como água no deserto, não deu um tapa, e ainda ficou muita gente querendo comprar e não conseguiu. O arrastão do Play Elétrico foi o que levou mais foliões para a venida e esbanjou organização e alegria por onde passou, conquistando ainda mais simpatizantes que mesmo sem o abadá reforçaram o agora mais novo grande bloco de Santa Luzia.

Em Capanema - cidade polo do nordeste paraense, que tradicionalmente proporciona grandes espetáculos durante a folia de Momo - quem mandou e desmandou no carnaval deste ano foi o bloco da "D. Violência". O grande número de incidentes envolvendo brigas, disputas de gangues rivais, tiroteios e homicídios tirou o brilho da festa que se transformou em um festival de horror. Mesmo com o grande aparato policial disponível na cidade, atuando com rigor contra a criminalidade, o saldo foi macabro. As ruas por onde os blocos deveriam desfilar transformaram-se em arenas da morte, fazendo com que muitos foliões desistissem do carnaval de rua que sempre foi um dos melhores da região reforçando o título de cidade violenta que Capanema adquiriu com a explosão da violência desenfreada nos últimos tempos. Lamentável...

O chamado inverno amazônico, fenômeno meteorológico que dita o rigor das chuvas na região norte do país, está - ou pelo menos deveria está - em pleno curso, porém as fracas precipitações pluviométricas que têm incidido sobre os municípios da região dos Caetés, em especial Santa Luzia, dão a indicação de que 2015 será um ano pouco chuvoso. A escassez das chuvas pode ser observada nos leitos dos rios e igarapés da região que estão com os volumes d'água muito abaixo do normal para essa época do ano.

O Bloco do Chapéu - o mais cor-de-rosa da City - foi outro que fez bonito na avenida: uma verdadeira turba feminina, com alguns poucos marmanjos infiltrados, destoando da paisagem, invadiu o Circuito Oficial da Folia na tarde de domingo e arrastou uma multidão para a Praça de Eventos.

O sempre atento Pe. Elias também não se fez de rogado e arrastou uma multidão atrás do trio elétrico na terça-feira de carnaval pelo corredor da folia durante o tradicional e abençoado Luziefest. O bloco Somos de Deus, integrado em sua grande maioria por jovens que trocam a folia profana pelo recolhimento durante o período carnavalesco em retiro espiritual que acontece no Sítio do Padre, trouxe para a avenida a alegria dos ritmos católicos cantados em forma de louvor a Deus.

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.