A Informação Passada a Limpo

A Informação Passada a Limpo

Em tempo

Na semana passada a Semed [Secretaria Municipal de Educação] - sob o comando do competente Robson Federal e sua equipe - realizou a terceira edição do Workshop Educacional no Centro de Convenções do hotel-fazenda Santa Luzia Rural. O evento acontece anualmente antes do início do período letivo e serve como momento de interação entre professores e diretores de todas as escolas do município com a Secretaria de Educação objetivando a discussão do calendário escolar, das diretrizes curriculares e de questões burocráticas e administrativas das unidades educacionais. O prefeito Adamor Aires, como sempre, fez questão de participar da abertura da programação na manhã de quarta-feira, 04, e no seu discurso de saudação aos professores destacou as conquistas alcançadas e anunciou novidades para o ano letivo que ora se inicia.




No final do mês passado o Prefeito Adamor Aires e o vice-prefeito e secretário de educação Robson Federal participaram de um encontro de prefeitos e secretários municipais de educação da região nordeste do estado com o secretário estadual de Educação, Hlenilson Pontes, em Salinas. Em pauta a situação da educação na região e os desafios a serem enfrentados no segundo governo Simão Jatene que se inicia. Na ocasião o Prefeito Adamor Aires reforçou o pedido para a construção de uma escola estadual com 12 salas de aula equipada com laboratório e espaços pedagógicos, em Santa Luzia, e foi prontamente atendido. Ficou agendado para a próxima quarta-feira, 11, um encontro entre o Prefeito Adamor e o secretário Helenilson em Belém para a entrega da documentação do terreno onde será construída a retrocitada escola.

Um dos momentos marcantes do Workshop Pedagógico foi a homenagem feita pela Semed e o Governo Municipal aos novos universitários aprovados no vestibular deste ano. Mais de 30 calouros compareceram no encerramento do evento, na tarde da sexta-feira, 06, e foram condecorados com diplomas de honra ao mérito expedidos pela Semed em nome do Prefeito Adamor Aires, na ocasião representado pela primeira-dama Irene Sousa.

Com o objetivo de melhorar a relação entre agentes da segurança pública e a sociedade civil, o Governo do Estado está indo aos municípios do interior para reuniões de apresentação da cúpula da Segurança Pública do terceiro mandato do Governador Simão Jatene. Na segunda-feira da semana passada a equipe esteve em Capanema reunida no gabinete do prefeito em exercício David Peixoto - o titular, Eslon Martins, está de licença e em viagem ao exterior - sob o comando do secretário de Segurança Pública do Estado, General Jeannot Jansen, acompanhado de representantes do comando-geral da Polícia Militar, autoridades judiciárias, vereadores e a imprensa para a apresentação em Capanema, sede do 11º Batalhão da PM e da Superintendência da Região Integrada do Caeté da Polícia Civil, juridição de outros 20 municípios, inclusive Santa Luzia do Pará.


A conta de luz do paraense está 3,6% mais cara desde o início do mês, quando começou a vigorar a revisão extraordinária aprovada pela Aneel [Agência Nacional de Energia Elétrica], órgão do governo federal responsável pela regulação do setor elétrico, no apagar das luzes de fevereiro. De acordo com a lei, este tipo de reajuste representa um aumento extra aplicado quando há riscos de desequilíbrio nas contas das distribuidoras, e a má notícia para o consumidor é que, além da revisão, ainda ocorrerá novas altas, pelo menos mais duas, ao longo de 2015, pois a Aneel vai autorizar em breve o reajuste ordinário anual. São os efeitos do pacote de maldades encomendado por Dilma e o PT para o povo brasileiro no segundo mandato da petista.


Vereadores de todo o país se preparam para participar da Terceira Mobilização Nacional, que a Abracam [Associação Brasileira de Câmaras Municipais], promoverá em maio deste ano, em princípio prevista para Belém. A entidade foi criada para defender os interesses dos vereadores do Brasil e os nobres edis de Santa Luzia City deverão enviar representantes para o convescote que será realizado o Hangar - Centro de Convenções e Feiras da Amazônia.


O Prefeito Adamor Aires recebeu, em Belém, na semana passada um veículo -  modelo Spin da marca Checrolet - fruto de parceria entre o município e a Secretaria Nacional de Justiça que servirá para o deslocamento do Conselho Tutelar em suas diligências. Essa é mais uma conquista do Prefeito Adamor haja vista que o Conselho Tutelar sempre dependeu de carros alugados pela prefeitura para realizar seu trabalho.


De férias, o prefeito de Capanema, Eslon Martins, que cumpre o segundo mandato, está realizando um périplo pelos Estados Unidos ao lado da primeira-dama Tatiana Martins. Na terra do Tio Sam o primeiro casal de Capanema visitou feiras, museus e badalados endereços da boa gastronomia. Afinal ninguém é de ferro...

Esta segunda-feira marca o retorno do município de Santa Luzia às aulas depois de um bom período de descanso para professores e alunos. A semana passada foi marcada, além da realização do III Workshop Educacional, pelos encontros pedagógicos na maioria das escolas para a elaboração do planejamento curricular para o ano letivo de 2015 bem como do PPP [Plano Político Pedagógico] que norteia as políticas educacionais desenvolvidas por cada uma das unidades escolares. Mais de 6 mil estudantes das redes Estadual [Ensino Médio] e Municipal [Ensino Fundamental] estão de volta às salas de aula para mais uma ano de muito trabalho e conhecimentos em prol do desenvolvimento da Terra Querida.

Calouro na vida pública, no exercício do primeiro mandato na Câmara Municipal o vereador Orley Soares tem se revelado um político conciliador e um hábil negociador entre seus pares. Por conta dessas e outras qualidades, o parlamentar conseguiu unir peças expressivas da oposição em torono do seu nome para galgar nada menos que a presidência da casa, com as bênçãos do governo, para o biênio 2015/2016. Candidato à deputado estadual nas eleições do ano passado com apoio do seu padrinho e mentor político, o deputado federal Lúcio Vale, Orley obteve votação significativa em solo luziense.

Foi-se o tempo em que a Semana Santa significava um período sagrado onde imperava o respeito à Paixão de Cristo externado pelo recolhimento absoluto para penitências, orações e reflexões no interior das igrejas com uma vasta programação religiosa recheada de missas, celebrações e rituais cheios de simbolismo que lembravam o sofrimento de Jesus para salvar a humanidade. Atualmente a Semana Santa não passa de mais um feriado no calendário para a maioria das pessoas que aproveita o período para passear ou se esbaldar nas badaladas praias e destinos turísticos famosos país a fora. Seguindo a tendência da modernidade uma grande leva de luzienses já definiu o roteiro para aproveitar o "feriado prolongado". Salinas e a bucólica ilha de Algodoal, no município de Maracanã, são disparados os locais mais procurados, mas São Luís e outras capitais do nordeste estão no roteiro dos conterrâneos.

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.