A Informação Passada a Limpo

A Informação Passada a Limpo

Hoje faz 24 anos da realização do plebiscito de emancipação política de Santa Luzia - conheça um pouco da nossa história



Foi no ano de 1958, à partir do pico demarcatório da BR 316, com a chegada do cearense Manoel Gaia e sua família que se estabeleceram no marco 47 quilômetros distante de Capanema, que a cidade de Santa Luzia do Pará começou sua saga.

A construção da nova rodovia federal, a Pará/Maranhão, deu origem a vila Dr. Tabosa - primeiro nome da localidade, uma referência ao engenheiro responsável pelas obras da estrada - que a partir de então transformou-se em importante entreposto de abastecimento para colonos e comerciantes da região atraindo cada vez mais moradores para a margem esquerda do rio Curí. O passar dos anos e o progressivo crescimento, fez nascer na população o espírito de independência administrativa da cidade-mãe, Ourém, muito distante, de difícil acesso e inviável em todos os sentidos, dando início ao movimento emancipacionista ainda na década de 70, mas que só se concretizou no início dos anos 90.

A eleição do comerciante Raul Mota [PMDB] para prefeito de Ourém, fortalecida por uma robusta bancada de vereadores - Mico [PTB], Bira [PMDB], Assis Pinto [PMDB], Zé Joca [PMDB], Juracy Araújo [PMDB] e Manoel Januário [PFL] - todos, inclusive o prefeito, residentes na então Vila de Santa Luzia, no ano 1988, foi um passo decisivo para a elevação da localidade à categoria de município.

Uma das primeiras tarefas dos recém-eleitos quando assumiram o comando político-administrativo de Ourém [em janeiro de 1989] foi tratar da emancipação de Santa Luzia e para isso tiveram o apoio incondicional dos então deputados estaduais Antenor Bararu [PTB] e Maria de Nazaré [PMDB], os grandes defensores do maior sonho luziense na Assembleia Legislativa que na época tinha a prerrogativa de legislar sobre a criação de novos municípios.

Foi com esse espírito que no dia 28 de abril de 1991, um domingo chuvoso e sem energia até aproximadamente à meia-noite, que os luzienses foram às urnas dizer "SIM" à emancipação depois de vários meses de muito trabalho da "Comissão Pró-emancipação" composta pelos vereadores Assis Pinto, Bira e Manoel Januário; motoristas Jacosinho, José Maria Soares Barros, João Batista [Róla]; professoras Raimunda Reis e Maria José Esteves; pastor da Assembleia de Deus, Moacir Ferreira; padre Rafael Donneschi; moradora Lúcia Machado e a comerciante Fátima Esteves sob o slogan: "Vamos votar sem medo de ser feliz. Dia 28 de abril compareça à sua seção eleitoral e diga sim ao progresso de Santa Luzia.".

O Decreto Legislativo que autorizou a realização do plebiscito foi a Lei Complementar nº 001/90 de 18/01/1990, de autoria da deputada Maria de Nazaré, a Baiana.

Dados do Plebiscito:
  • Aptos a votar: 5.746 eleitores
  • Compareceram: 3.686 eleitores
  • Abstenção: 2.060 eleitores
  • Votaram "SIM": 3.616 eleitores
  • Votaram "NÃO": 44 eleitores
  • Brancos: 26 votos
  • Nulos: 4 votos
  • Número de seções: 23

Um comentário:

Anônimo disse...

E ainda teve gente que votou contra a criação do município.

Tecnologia do Blogger.