A Informação Passada a Limpo

A Informação Passada a Limpo

Em tempo

Conselho Tutelar - Já foi dada a largada na campanha para a eleição dos membros do Conselho Tutelar dos 5.570 municípios brasileiros, em obediência à uma resolução da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, publicada em dezembro do ano passado que determina pleito unificado em todo o território nacional no dia 04/10/2015 - primeiro domingo do mês de outubro do ano subsequente ao da eleição presidencial - e amplia o mandato dos conselheiros tutelares de 03 para 04 anos, com direito a uma reeleição. Pela nova lei, os conselheiros devem receber remuneração [definida pelo município], cobertura previdenciária, ter acesso a férias [com acréscimo de um terço no salário], licenças maternidade e paternidade e gratificação natalina. A posse dos eleitos será no dia 10 de janeiro.

Conselho Tutelar II - Mais de uma dezena de candidatos postulam uma das cinco vagas de Conselheiro Tutelar em Santa Luzia, além dos atuais que têm direito à reeleição e outros que já ocuparam o cargo no passado, há muitos novatos se aventurando no universo eleitoral atraídos pela ótima oportunidade de emprego que o cargo proporciona. Como haveria de ser, o ambiente político já se instalou nas ruas por conta da eleição que indiretamente traz à cena figuras tarimbadas em disputas eleitorais e a velha rivalidade entre os dois grupos que se revezam no poder.

Desfile - A Semed [Secretaria Municipal de Educação] fez reunião na semana passada com diretores, coordenadores e responsáveis escolares para discutir o desfile escolar que acontece no dia 05 de setembro. Sob o comando do secretário Robson Federal e da Diretoria de Ensino, ficou decidido que o tema deste ano será "O imaginário paraense na formação de leitores de mundo". Desde o resgate da tradição do desfile escolar pelo Governo Adamor Aires - depois de décadas de esquecimento - a Semas [Secretaria Municipal de Assistência Social] tem sido uma grande parceira na organização do evento, juntamente com o Cras [Centro de Referência em Assistência Social], que participa ativamente com os beneficiários de programas desenvolvidos pela Assistência Social, e inclusive é a responsável pelo treinamento da banda marcial.



Cavalgada - A Paróquia de Santa Luzia realizou ontem, domingo, 02, a VII Cavalgada de São Jorge com apoio da Prefeitura Municipal - Governo Adamor Aires - e dos muitos amigos e parceiros que sempre se dispõem a colaborar com as ações do competente Pe. Elias. Dezenas de cavaleiros e amazonas saíram do pátio do posto El Elion, no bairro do Km 46, logo nas primeiras horas da manhã e percorreram as cercanias da cidade em uma verdadeira demonstração de fé e devoção a São Jorge. Muitas outras pessoas também acompanharam o cortejo pilotando motocilcletas e se juntaram a grande multidão que saudou o Santo Cavaleiro que derrotou o dragão e habita a Lua, de acordo com a fé católica e a crença popular.




Aniversário - A propósito, Pe. Elias completou 11 anos de sacerdócio no dia 1º de agosto. Apesar de jovem, Pe. Elias é um dos sacerdotes mais intelectualizados da Diocese de Bragança e profundo conhecedor do Código de Direito Canônico em decorrência da sua formação acadêmica em Direito que o conduziu ao Tribunal Eclesiástico da Cúria Diocesana. Por conta do excelente trabalho que conduz à frente da Paróquia de Santa Luzia Pe. Elias sem sombra de dúvidas é um dos párocos mais realizadores que já passou por estas paragens e com certeza já tem o seu nome escrito na história e no coração dos luzienses.

Jogos de Verão - A Secretaria de Cultura, Esporte, Turismo e Juventude está trabalhando a todo vapor na realização dos Jogos de Verão de Santa Luzia desde o início do mês de Julho. São três competições esportivas de grande porte acontecendo paralelamente no município: Campeonato Luziense de Futebol de Campo Sub-16, Campeonato CVL de Beach Volley e o Campeonato Carlinhos Gasoba de Beach Soccer, com jogos todos os dias da semana sob o comando e a supervisão das diretorias de Esporte e de Cultura com apoio total da Prefeitura Municipal, Governo Adamor Aires, que está patrocinando premiações inéditas. As três competições tiveram início no mês de julho e se estenderão até o final de agosto.

Jogos de Verão II - Por conta da reforma da escola Florentina Damasceno que está sendo realizada pelo Governo do Estado não foi possível a utilização da quadra de esportes da referida escola para a realização do tradicional Torneio de Férias de Futasal como acontece anualmente, daí a opção pelo Campeonato de Beach Soccer na Arena Carlinhos Gasoba com jogos de segunda à sexta-feira todas as noites. As partidas do Campeonato Sub-16 acontecem durante as tardes de sábado no Estádio Municipal e os jogos do Campeonato CVL de Beach Volley são realizados nas tardes dos sábados e nas manhãs dos domingos na Praça de Eventos Lucas Cavalcante.

Ourém - Encerrou-se no final de semana passado a programação de 2015 do tradicional Verão de Ourém que acontece durante todo o mês de julho nas democráticas areias às margens do rio Guamá que banha aquela cidade. O último final de semana das férias escolares é dedicado ao Festival do Chopp que este ano foi embalado pelos acordes do brega da cantora paraense Viviane Batião, no sábado a noite, e da banda Forró do Muído no domingo a tarde. Milhares de pessoas, turistas na grande maioria, incluindo-se aí dezenas e dezenas de luzienses, lotaram desde as primeiras horas da tarde de domingo a praça da prefeitura e a faixa de areia em frente a concha acústica para se despedir das férias embalados pela trilha sonora ditada pelas carretinhas que deram o tom da festa e movimentaram o centro histórico com seu casario do período colonial que dá o charme da cidade.

Férias merecidas - Depois de um breve e merecido descanso com a família durante uma semana no nordeste o Prefeito Adamor Aires está de volta, firme e forte, ao batente. Mesmo diante de todas as dificuldades impostas pela redução da receita do município por conta do corte nos repasses federais em consequência do ajuste fiscal draconiano empurrado goela abaixo pela presidente petista Dilma Rousseff, o Prefeito Adamor, competente que é, vem honrando todos os compromissos assumidos mantendo o pagamento do funcionalismo rigorosamente em dia e investindo o pouco que sobra em obras, muitas, diga-se de passagem, tão caras ao povo luziense. As obras de construção do Hospital municipal estão de vento em popa, próximas da conclusão, e as obras das 04 Usf [Unidades de Saúde da Família] e da Escola Rural da comunidade do Jacarequara - interrompidas no final do ano passado por conta de irresponsabilidades das empresas construtoras - deverão ser retomadas em breve, tão logo sejam concluídos os novos processos licitatórios. Como se ver, ao contrário daqueles que torcem contra o povo, o município está em boas mãos e sendo bem tratado pelo Prefeito Adamor Aires e sua equipe de Governo.


Já é agosto - Agosto chegou trazendo as velhas lembranças do "mês das bruxas" ou "mês do cachorro louco", quando Getúlio Vargas se matou, Jânio Quadros renunciou e Juscelino Kubitschek morreu. E este agosto de 2015, que começou com a prisão de José Dirceu, ex-homem forte do PT e do círculo íntimo de Lula, promete ser um mês chacoalhado por grandes emoções no executivo, no legislativo e principalmente no judiciário por conta do temor de novas delações premiadas que podem encrencar ainda mais os petistas e colocar gente graúda do partido de Lula, inclusive o próprio, atrás das grades. Ah, e nas ruas também com promessa de grandes protestos contra o governo Dilma e o PT. O presidente da Câmara, Eduardo Cunha, que rosna bravo a cada nova declaração de empreiteiros encrencados na Lava Jato contra sua pessoa, deverá retornar do recesso parlamentar com sangue nos olhos e armado até os dentes mirando a presidente Dilma Rousseff, que passa as noites assombrada com o fantasma do impeachement que ronda o Palácio do Planalto igual ave de rapina a procura de carniça.

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.