A Informação Passada a Limpo

A Informação Passada a Limpo

Em tempo

Conferência - A Semas [Secretaria Municipal de Assistência Social] - com apoio do Cras [Centro de Referência em Assistência Social] e do Cmas [Conselho Municipal de Assistência Social] - realizou na última sexta-feira, 07, no auditório da escola João Gomes com o lema "Pacto republicano no Suas rumo a 2016", a VIII Conferência Municipal de Assistência Social, para debater o tema "Consolidar o Suas de vez rumo a 2016", com o objetivo discutir as políticas públicas desenvolvidas pelo Suas [Sistema Único de Assistência Social] através de programas que beneficiam os principais segmentos da população suscetíveis a vulnerabilidade social. No evento que contou com a presença da titular da pasta de Assistência Social, Maria Raimunda; da primeira-dama, Irene Sousa; do secretário de Educação e vice-prefeito, Robson Federal, e dos titulares do Cras, Márcio Santos, e do Cmas, Dheybson Lucas, também foi realizada a eleição para a escolha dos delegados que irão representar o município na X Conferência Estadual de Assistência Social, a realizar-se no segundo semestre do ano em curso.





Reforma - As obras de reforma parcial da escola Florentina Damasceno - a única pertencente à Rede Estadual de Ensino em Santa Luzia e que atende os alunos do Ensino Médio - iniciadas no mês de julho [ao contrário da placa que indica o mês de junho] e tocadas pela empresa AJ Projetos e Construções LTDA sob o custo de R$ 233.183,50 com previsão de conclusão em 90 dias estão a todo vapor. Reivindicação antiga de toda a comunidade escolar, a reforma da escola Florentina é fruto de uma solicitação do Prefeito Adamor Aires ao Governador Simão Jatene, feita em 2013, tão logo Adamor assumiu o comando do município. Muito prestigiado pelo Governador Jatene, de quem, inclusive, é amigo pessoal, o Prefeito Adamor já fez por Santa Luzia, através de convênios com o Governo do Estado, o que nenhum prefeito conseguiu até hoje. São obras estratégicas e tão necessárias à população luziense: reforma da Delegacia de Polícia, agência bancária do Banpará, Praça de Eventos Lucas Cavalcante, Feira de Alimentação Coberta e o tão sonhado Hospital Municipal, cujas obras estão em fase de conclusão. Só não ver quem não quer...



Reforma 2 - A propósito, por conta da reforma do prédio da escola Florentina Damasceno os alunos do Ensino Médio serão atendidos provisoriamente nas instalações do Sítio do Padre, no bairro do Km 46, nos turnos da manhã e tarde, enquanto que o turno da noite irá funcionar no prédio da escola João Gomes. A medida é uma forma de evitar o atraso no calendário escolar de 2015 já prejudicado pela greve dos professores no primeiro semestre que durou mais de 50 dias. O início do segundo semestre letivo do Ensino Médio está previsto para está terça-feira, 11, de acordo com informações da direção da retrocitada escola.

Retorno - A maioria das câmaras municipais retomou as atividades plenárias na última sexta-feira, 07, todas emitindo ares de campanha eleitoral, cujas mobilizações se intensificam já neste segundo semestre por meio de conversas de bastidores entre líderes partidários, mirando 2016, visando principalmente a composição das chapas para as eleições de prefeitos. A partir de agora no meio político as discussões giram em torno de três assuntos: eleições, eleições e eleições. A retórica ainda é tímida, mas os movimentos são intensos e dão a tônica da corrida eleitoral que se aproxima.


Retorno 2 - A propósito, em terras luzienses as conversas visando composições de chapas majoritárias para disputar a prefeitura nas eleições de 2016 já começaram e estão a todo vapor com os bastidores em ebulição à temperaturas altíssimas. Alguns dos postulantes a uma das onze vagas na Câmara Municipal já se pronunciaram através das redes sociais e estão usando o espaço virtual para conversar com os eleitores afim de estabelecer uma conexão mais próxima, de olho no voto do cidadão mesmo há mais de um ano do pleito. Da mesma forma pretensos candidatos ao executivo municipal também estão se apressando em dá sinais, claros, diga-se de passagem, sobre possíveis acordos de bastidores sacramentados nos últimos dias durante encontro de lideranças estaduais realizadas no município.

Corrida - A movimentação política mais intensa nos arraiais luzienses é protagonizada pelo grupo do PT, sob a batuta da ex-vereadora Lúcia Machado, que sonha acordada em um dia ocupar o gabinete mais importante da prefeitura, com todos os companheiros de volta, é claro, agarrados nas tetas leiteiras do município assim como foi durante o desastroso governo Louro que levou o município à bancarrota. Segundo informações da "Rádio Cipó News", a ex-parlamentar teria confidenciado aos amigos mais próximos que as conversas com um dos atuais inquilinos da Câmara Municipal estariam em estado avançado visando a formação de uma chapa majoritária encabeçada pela própria, inclusive, tendo como fiador do consórcio uma certa liderança expressiva da política paroara com quem teria almoçado nos últimos dias na intenção de afinar o discurso.

Corrida 2 - De junho para cá pelo menos duas pesquisas eleitorais correram na City sondando o cenário com os principais nomes do jogo sucessório dispostos no tabuleiro político para avaliação. Há informações de que quatro nomes foram apresentados ao eleitorado com o seguinte questionário: "Se as eleições fossem hoje em quem você votaria?" e "Se os candidatos fossem esses, em qual deles você não votaria de jeito nenhum?". Perguntas diretas que têm a intenção de sondar o potencial e a rejeição do nome apresentado ao eleitor. Como se sabe, tais pesquisas são realizadas apenas para consumo interno dos partidos com o objetivo de fomentar as composições políticas, por isso não são registradas no TRE [Tribunal Regional Eleitoral] e não podem ser divulgadas para o conhecimento do distinto público, mas são armas poderosas na hora de definir o caminho a ser seguido pelos grupos políticos para a formação das alianças.

Afogamento - O enredo macabro é o mesmo e se repete praticamente todos os anos durante o veraneio de Ourém. Jovens sob o efeito de bebidas alcoólicas ou por mera inabilidade em banhos de rios - não saber nadar - perdem a vida nas águas do caudaloso rio Gumá, cujas areias são o palco dos tradicionais festivais da Canção e do Chopp há mais de três décadas, período no qual já foram contabilizadas várias vítimas de afogamento. E na última edição, encerrada no dia 02 de agosto não foi diferente: o corpo de uma adolescente de Capanema que estava desaparecida desde o referido dia 02 foi encontrado, em avançado estado de decomposição, por pescadores há alguns quilômetros da sede do município. A jovem tinha sido vista pela última vez durante um banho na companhia de alguns amigos enquanto tomava banho no rio.

Quatipuru - O município de Quatipuru - localizado no litoral do nordeste paraense, com aproximadamente 13 mil habitantes e vizinho a Salinópolis e Primavera - apesar de jovem, com pouco mais de 20 anos de emancipação, tem a história marcada por grandes turbulências políticas. Os três últimos prefeitos - Guilherme Alves [PT], eleito em 2004; Denis Cantanhede [PR], eleito em 2008, e Robson dos Santos [PDT], eleito em 2012 - tiveram os mandatos cassados sob  graves acusações que vão de compra de votos à improbidade administrativa, passando por enriquecimento ilícito, entre outros crimes. O curioso, é que apesar da proximidade geográfica, Quatipuru e Santa Luzia do Pará têm muito mais em comum do que se pode imaginar. Tudo começou em 2008 quando a luziense Sueda Freitas [filha do conhecido casal senhor Heleno e dona Mercês] na época casada com o então presidente da câmara daquele município, vereador Hélio Brito, elegeu-se vice-prefeita na chapa de Denis Cantanhede. Porém, por conta de divergências políticas a parceria durou pouco e a própria Sueda Freitas, vice-prefeita, denunciou Denis por compra de votos ao TRE [Tribunal Regional Eleitoral] que cassou registro de candidatura dos dois em meados de 2012.

Quatipuru 2 - Nas eleições de 2012, já separado da vice-prefeita cassada, Sueda Freitas, o vereador Hélio Brito elegeu-se vice-prefeito como companheiro de chapa do jovem prefeito Robson dos Santos [PDT], de apenas 27 anos. Depois de pouco mais de um ano no comando do município Robson teve o mandato cassado pelos vereadores com endosso da justiça sob várias acusações e o vice Hélio Brito herdou o cargo. Em outro casamento e após um período distante de Quatipuru e das atividades políticas, Sueda Freitas está de volta e fazendo muito barulho. Nas últimas semanas a ex-vice-prefeita tem concentrado esforços na tentativa de compor um grupo político que lhe dê suporte para concorrer à prefeitura do município e enfrentar nas urnas o atual prefeito e seu ex-marido, Hélio Brito, candidatíssimo à reeleição. Nas diversas reuniões que tem realizado Sueda conseguiu juntar na mesma mesa para rodadas de conversas antigos desafetos, lideranças políticas de expressão no município [empresários, vereadores, ex-vereadores, ex-vices, ex-prefeitos e presidentes de partidos] e os muitos amigos que tem por lá. O entusiamo é grande e as articulações estão apenas começando, segundo informa a próprias nas redes sociais, meio que tem usado com frequência para se expressar.

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.