A Informação Passada a Limpo

A Informação Passada a Limpo

Em tempo

É Círio outra vez
Com estas palavras fiéis de Santa Luzia do Pará saíram às ruas da cidade para festejar o décimo Círio de Nossa Senhora de Nazaré, que aconteceu neste domingo, 13. A procissão com milhares de fiéis começou bem cedo, por volta das 07:30 hs ao lado do Santuário Mariano, ainda em construção, e seguiu a berlinda carregando a imagem da Padroeira dos paraenses rumo à praça da Igreja Matriz de Santa Luzia onde foi celebrada uma Missa Solene que encerrou o Círio 2015 que teve início ainda no mês de agosto com a visita da Imagem Peregrina às comunidades e famílias católicas do município.



Obras retomadas
Para desespero da oposição raivosa e da cambada que torce contra o povo luziense, as obras de construção das 02 creches, das 04 USFs [Unidades de Saúde da Família] e da Academia de Saúde, todas na sede do município, além da Escola Rural da comunidade do Jacaréquara, paralisadas desde o início deste ano, por irresponsabilidade das empresas construtoras que não se enquadraram às exigências legais do certame licitatório, foram retomadas há duas semanas e estão a todo vapor com previsão de conclusão e inauguração para o início de 2016. Ao contrário do que pregavam os mal intencionados com o claro objetivo de jogar a opinião pública de encontro com o Governo Municipal, os recursos destinados às retrocitadas obras estavam integralmente preservados nas contas da Prefeitura sem nenhum prejuízo aos cofres públicos e agora estão sendo utilizados após um novo processo de licitações e a contratação de novas empresas.

Mais obras
A propósito, a reforma da escola da comunidade do Caeté está em fase de conclusão e deverá ser inaugurada muito em breve. Com recursos próprios do município, o Prefeito Adamor Aires, apesar de todas as dificuldades impostas pela queda brutal nos repasses da União, irá entregar aos "caeteuaras" uma nova escola totalmente reformada e ampliada com 04 salas de aula, laboratório de informática com acesso à internet, quadra para a prática esportiva e biblioteca além de espaço pedagógico para a direção e professores, conforme a imagem abaixo. Dentro desse contexto, é importante lembrar que o Prefeito Adamor está reformando e ampliando também as escolas do Km 18 e do Pau de Remo e em breve será iniciada a reforma da escola da comunidade do Três Voltas, ainda nesse segundo semestre de 2015.



Prefeitos pedem socorro
A situação dos municípios - especialmente os de pequeno porte, a exemplo de Santa Luzia - por conta da queda brutal dos repasses de recursos do Governo Federal é caótica e a grande maioria está passando por sérias dificuldades financeiras correndo o risco de não ter dinheiro até para honrar a folha de pagamento do funcionalismo no final do mês. Só para se ter uma ideia das dimensões do problema, desde o início do ano os repasses da União para o Fpm e Fundeb, as duas principais e geralmente as únicas, fontes de receita dos municípios vêm caindo acentuadamente todos os meses e agora em setembro o corte chegou a 38%. Diante deste cenário de crise e sem ter muito o que fazer as perspectivas da CNM [Confederação Nacional dos Municípios] e da FNP [Frente Nacional de Prefeitos] não são as melhores, principalmente para os pequenos municípios, repita-se. Para chamar a atenção da sociedade e, principalmente, do governo federal os prefeitos de todo o país, inclusive o prefeito Adamor Aires, irão fechar as portas das prefeituras nesta quarta-feira, 16, como forma de protesto e dizer que os prefeitos não têm mais condições de manter o sacrifício das responsabilidades transferidas pelo governo federal às prefeituras que estão praticamente quebradas sem as mínimas condições de atender a população nem com os serviços mais básicos. Portanto, quarta-feira 16, não haverá expediente na Prefeitura de Santa Luzia que estará de portas fechadas devido a adesão do Prefeito Adamor ao protesto nacional.

Adeus Bolsa Família
Silenciosamente, na surdina, o governo federal começou a passar a tesoura nos programas sociais em decorrência do ajuste fiscal que Dilma Rousseff e seus ministros estão promovendo às custas do sacrifício da população, especialmente da parcela mais pobre que está sofrendo na pele, literalmente, os efeitos da crise financeira para a qual o PT, Lula e Dilma arrastaram o país. O Bolsa Família, carro-chefe das administrações petistas, sofreu neste ano o mais profundo corte desde que foi criado, em 2003: apenas no primeiro semestre deste ano, nada menos que 782.313 famílias deixaram de receber o benefício segundo dados do próprio MDS [Ministério do Desenvolvimento Social e Combate a Fome] que Lula insiste em desmentir. Os cortes atingem todo o país, e Santa Luzia não ficou de fora. Ainda não se sabe quantas famílias luzienses perderam o benefício, por que o comunicado pedindo a "atualização dos dados cadastrais" é entregue pelos Correios diretamente na casa de cada beneficiário orientando-o a procurar a Secretaria de Assistência Social, porém mesmo antes da entrevista com o assistente social o governo bloqueia o dinheiro e poucos conseguem reativá-lo. Quando candidata à reeleição ano passado Dilma do alto da sua arrogância encheu a boca para dizer que não cortaria recursos dos programas sociais nem que a vaca tossisse. Pelo visto a vaca não só tossiu como morreu engasgada.


Cidadania
Na próxima quarta-feira, 16, a coordenação do Cras [Centro de Referência em Assistência Social] - em parceria com a Semas [Secretaria de Assistência Social] e com o apoio de uma equipe técnica vinda da capital do estado - fará uma reunião na aldeia sede da etnia Tembé, na reserva Alto Rio Guamá, no município de Santa Luzia, para discutir um conjunto de ações sociais que podem ser desenvolvidas junto à comunidade indígena luziense. Na ocasião será montada um frente de trabalho composta por técnicos da Assistência Social e representantes tembés para fazer um levantamento dos principais problemas que afetam as aldeias e juntos [Governo Municipal e comunidade indígena] produzir um cronograma de trabalho. O Cras também, em breve, implantará um anexo na comunidade do Km 18 que à exemplo da sede do município irá desenvolver atividades com crianças, jovens e idosos. A expectativa é que 200 pessoas sejam beneficiadas na comunidade do Km 18.

Água
O problema de abastecimento de água pela Cosanpa [sempre ela] em Santa Luzia já ultrapassou todos os limites e esgotou a paciência da população que é obrigada a conviver com a falta d'água praticamente toda semana por conta de defeitos na rede de distribuição. Implantado no início dos anos 80 quando a cidade era apenas um vilarejo e possuía menos da metade da atual população, o sistema de captação e distribuição tornou-se obsoleto, sucateado, por que ao longo desse período de mais de 30 anos recebeu apenas reparos pontuais e nenhuma reforma. Porém, durante os quase oito anos de desgoverno petista sob a batuta de Louro, Gedson e Lúcia Machado o município perdeu uma grande oportunidade de resolver essa situação e permitir ao povo luziense um abastecimento de água decente. Em 2010, o então deputado Adamor Aires conseguiu através de emenda parlamentar de sua autoria junto ao orçamento do estado recursos na ordem de R$ 1,3 milhão [um milhão e trezentos mil reais] para investir na reforma e ampliação do sistema de distribuição de água da Cosanpa, mas do alto da sua soberba e aconselhado pelos seus vassalos o então prefeito Louro por mero despeito político nunca requereu o dinheiro que depois de dormitar nas contas da prefeitura por mais de um ano foi estornado para os cofres do estado por falta de uso. Como se vê, mesmo depois de tanto tempo longe do comando do município o PT, apeado do poder sem deixar saudades, ainda causa tanto mal ao povo luziense.

Sem água
A situação é tão séria que há pouco mais de duas semanas Santa Luzia ficou cinco dias sem uma gota d'água nas torneiras e esta semana, que mal iniciou, os luzienses estão desde sábado sem saber o que é água da Cosanpa nas torneiras de casa para total desespero da grande maioria da população que não dispõe de nenhuma outra alternativa para obter água sequer para as necessidades domésticas e de higiene pessoal mais urgentes. 

Bairro da Paz
O Bairro da Paz - antiga área de invasão, adquirida e legalizada pelo ex-prefeito Zaqueu Salomão durante o seu breve, porém frutífero governo - tem sido alvo de várias ações do Prefeito Adamor Aires com a intenção de melhorar cada vez mais a qualidade de vida da população que ali reside. Tão logo assumiu o comando do município o Prefeito requisitou e implantou em parceria com o Governo do Estado a iluminação pública em todo o bairro e construiu através do programa Minha Casa Minha, Minha Vida, do governo federal, 40 unidades habitacionais para famílias de baixa renda. Agora, mais uma vez, se antecipando ao período chuvoso que se avizinha com o final do ano o Prefeito Adamor está realizando serviços de terraplanagem, drenagem e limpeza de todas as ruas do retrocitado bairro, como pode ser visto nas imagens abaixo. Incansável, Adamor está pleiteando junto à autoridades do estado a aquisição de 12 quilômetros de asfalto que serão implantados no Bairro da Paz e comunidades do interior do município. Com muito trabalho, é assim que o Prefeito Adamor Aires responde às críticas invejosas dos adversários que o fustigam diariamente como se a corrida eleitoral do próximo ano já estivesse em pleno vigor, por que essa é melhor resposta para aqueles que, tendo feito da política instrumento pra ter e não pra fazer, se reproduzem escravos de velhas práticas e vícios, acreditando que a mentira e o ódio continuam sendo o único caminho para o poder.




Mãos ao alto
Acuada pela impopularidade que cresce a cada nova pesquisa de opinião e pela corrupção patrocinada pelo partido que a elegeu, cujos principais dirigentes estão atrás das grades, e acossada por denúncias de toda ordem que vão das pedaladas fiscais às doações irregulares para sua campanha nas eleições do ano passado, que entre outras coisas podem lhe custar o cargo, a presidente petista Dilma Rousseff do alto da sua incompetência administrativa e inabilidade política, a cada passo que dá na tentativa de sair da enrascada em que se meteu depois de quatro de um governo pífio que levou o país à falência caminha a passos largos rumo a um desastre anunciado. Incapaz até mesmo de elaborar a proposta orçamentária com previsão de gastos para o ano que vem, Dilma além de cortar recursos de setores vitais como Saúde, Educação e Assistência Social para cobrir o rombo de mais de R$ 60 bilhões, resolveu meter a mão no bolso do contribuinte ressuscitando a CPMF [Cobrança Provisória Sobre Movimentações Financeiras], o famoso imposto do cheque. Agora o brasileiro, que já paga a maior carga tributária do mundo, vai arcar com mais esse imposto que deve injetar R$ 32 bilhões nos cofres do governo. No mínimo, isso é uma extorsão institucionalizada pelo PT para ajudar a pagar a conta da incompetência e da roubalheira que permeiam esse governo que há tempos está na Uti.

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.