A Informação Passada a Limpo

A Informação Passada a Limpo

Em tempo

Eclipse
A noite de ontem foi especial para a comunidade científica do mundo inteiro e, também, para as pessoas comuns, por conta de um fenômeno raro que tomou conta do céu por volta das 22 hs: trata-se da feliz coincidência da Superlua, ou Lua de Sangue, com um eclipse lunar total. Mesmo sem a nostalgia dos velhos tempos, idos aí 20 ou 30 anos, quando as pessoas se assustavam achando que era o "fim do mundo" muita gente foi para as ruas observar o eclipse que escureceu o céu e revelou uma imensa lua avermelhada, cor de sangue, por mais de duas horas. Naquela época, era comum durante os eclipses as pessoas saírem de casa para bater panelas fazendo o maior barulho, por que acreditava-se que assim espantavam um espírito do mal, culpado pelo desaparecimento da Lua. Ontem a noite nos bairros mais afastados do centro - onde o conhecimento popular ainda resiste às inovações do mundo moderno - ouviu-se por algumas horas um tímido panelaço, remetendo ao passado de duas ou três décadas atrás.

Adesões
A movimentação do Prefeito Adamor - muito bem auxiliado pelo Vereador Orley Soares, seu principal articulador - nos últimos dias, que resultou em adesões e alianças importantes visando o pleito eleitoral do ano que vem está incomodando, e muito, a oposição. Atraídos por um Projeto de Governo consistente que vem dando bons resultados ao município, sob o comando do Prefeito Adamor, os novos aliados vêm somar capital político para dá continuidade ao trabalho que está sendo conduzido com muita competência e tem transformado a realidade do povo luziense com grandes conquistas que podem ser vistas na cidade e no interior. Vermelhos de inveja, os oposicionistas, dominados pela letargia patológica que lhes acomete, ao tentar se viabilizar como alternativa ao Prefeito Adamor, não conseguem atrair ninguém e ainda estão perdendo figuras relevantes, que diante da falta de projeto da mesma oposição estão migrando para o grupo político do Prefeito. Sem argumentos e tomados pelo desespero os adversários falastrões ficam espalhando boatos de toda sorte com o objetivo de jogar a opinião pública em rota de colisão com o Prefeito, mas de nada vai adiantar por que a população já conhece essa gente de outros carnavais.

Quem não te conhece que te compre
Essa mesma oposição que ora critica as novas adesões ao Projeto Político do Prefeito Adamor é simplesmente aquela quadrilha que quando esteve na Prefeitura foi capaz de vender até a alma e fazer aliança com o demônio para atingir seus objetivos escusos em nome de um projeto de poder, e fora do comando do município agiu nas sombras de mãos dadas com malfeitores da mais perversa estirpe para tentar retornar para o lugar de onde foi escorraçada primeiro pela justiça e depois pelo povo. Portanto, essa raça não tem condições morais para criticar quem quer que seja e muito menos o Prefeito Adamor que está conduzindo os destinos do município com muita competência, apesar de todas as dificuldades impostas pela crise econômica instalada no país pelo PT que vem afetando mortalmente as finanças da Prefeitura com quedas brutais nos repasses de recursos do FPM [Fundo de Participação dos Municípios] obrigando o Prefeito a fazer um verdadeiro malabarismo para poder honrar os compromissos administrativos mais urgentes.

Prazo
Faltando pouco mais de um ano para a eleição, políticos e candidatos a um cargo de vereador ou prefeito em 2016 já deram a largada na corrida eleitoral e a movimentação nos bastidores dão a tônica de como será a disputa em Santa Luzia. O assunto domina as redes sociais e as conversas entre amigos no trabalho, nas esquinas ou no boteco e a essa altura do campeonato o eleitorado já tem um esboço dos possíveis nomes que irão concorrer à cadeira mais confortável da Prefeitura. Quanto aos candidatos a uma vaga na Câmara Municipal, a maioria dos postulantes já está devidamente filiada a uma legenda e com a campanha na rua após anunciar a intenção de concorrer a vereador. 
O prazo para que um candidato possa se registrar em um partido e disputar cargo eletivo ano que vem terminaria na próxima sexta-feira [02], exatamente um ano antes do pleito, mas esse prazo foi esticado por que a presidente Dilma Rousseff sancionou na semana passada o projeto de lei da reforma política aprovado no Senado e na Câmara, que estabelece somente seis meses de antecedência e não mais um ano. Neste caso, os menos apressados têm até o mês de março para pensar e definirem seus destinos.

Disputa promete
Pelo que está se desenhando no horizonte político luziense a eleição do ano que vem será disputada por três candidaturas, depois de anos. As únicas vezes em que isso aconteceu foi em 1992, durante a primeira eleição do recém criado município de Santa Luza do Pará, quando concorreram Adamor Aires, Juracy Araújo e Louro do PT. E no ano de 2004, com Mico, Nando e Louro do PT no páreo. Em 2016, o Prefeito Adamor naturalmente deverá concorrer à reeleição, enquanto Edno que nunca tirou sua candidatura das ruas é dado como certo e a petista Lúcia Machado, candidata a vice na chapa de Edno em 2102, anunciou na última sexta-feira [25], durante um seminário do PT realizado no Sindicato dos Trabalhadores Rurais, com a presença da ex-parlamentar, do único vereador que restou da legenda no município, do deputado estadual Carlos Bordalo, lideranças do partido, ex-integrantes do finado desgoverno Louro do PT e a militância, que é candidatíssima à prefeitura.

Discutindo a relação
A pajelança petista que reuniu as principais cabeças do finado desgoverno Louro e a militância no STR, para discutir a relação na sexta-feria passada serviu para abreviar um cenário que já vinha se desenhando há algum tempo: o divórcio entre o PT de Lúcia Machado e o PMDB de Edno Alves, por que até as pedras em Santa Luzia sabem que, apesar das aparências, a relação entre ambos nunca foi das melhores. A propósito, segundo fontes que trabalharam na cúpula das duas campanhas que PMDB e PT caminharam de mãos dadas - eleição municipal de 2012 e eleições gerais de 2014 - sempre existiu uma séria desconfiança de conspiração por ambos os lados, o que de vez em quando terminava em atritos que eram administrados internamente pelo comando de campanha. Agora com o fim do casamento, cada um segue para o seu lado.

UFPA
A Ufpa [Universidade Federal do Pará] anunciou nesta segunda-feira, 28, que as inscrições para o Processo Seletivo 2016 da instituição começam no dia 14 de outubro e seguem até o dia 17 de novembro. De acordo com a Federal, o critério adotado será a pontuação do candidato no Enem [Exame Nacional do Ensino Médio], que realiza provas nos dias 24 e 25 de outubro. A previsão é de que o resultado seja divulgado no final de janeiro de 2016, de acordo com a liberação de notas do Enem. Em coletiva realizada no Auditório da Secretaria Geral de Conselhos Superiores da UFPA, foram anunciadas a criação de cinco novos cursos - Engenharia de Bioprocessos em Belém e quatro novas licenciaturas no campus de Ananindeua - e a alteração na divisão de vagas ofertadas pelo sistema de cotas. O processo seletivo da instituição vai ofertar 6.778 vagas no total, sendo 1.235 delas por meio do Sisu [Sistema de Seleção Unificado] do Ministério da Educação.


Hospital Regional de Capanema
A população dos municípios da região do Caeté, na qual Santa Luzia está inserida, recebeu com surpresa a informação de que o Hospital Regional de Capanema, que servirá de base para o atendimento da população dessa microrregião não terá mais suas obras de implantação iniciadas este ano como vinha sendo cogitado pelo próprio Governo do Estado, inclusive com publicação no Diário Oficial do Estado informando que a obra já fora licitada na modalidade concorrência pública e que a empresa vencedora, a Círculo Engenharia Ltda, teria disponibilizado o valor empenhado para a construção, de R$ 58,7 milhões, com previsão de início para agosto de 2015. A informação de adiamento foi transmitida pelo chefe da Casa Civil José Megale. O Regional de Capanema surgiria da reforma e adaptação do antigo hospital São Joaquim, adquirido há mais de dois anos pelo Governo do Estado.


Água
O problema de abastecimento de água da Cosanpa há tempos que tornou-se um caso de calamidade pública. As interrupções no fornecimento por causa de vazamentos na tubulação, antiga e desgastada por que ainda é a mesma desde a implantação do sistema quando Santa Luzia ainda era um vilarejo, são quase que diários e piorou muito neste mês de setembro quando os dias sem água nas torneiras superaram de longe os dias com abastecimento normal, e olhem que o mês ainda nem terminou. Nunca é demais lembrar que a população ao invés de está passando por todos esses transtornos poderia está desfrutando de um sistema de distribuição de água potável novo e eficiente se a finada administração petista comandada por Louro, Gedso, Lúcia Machado & Cia tivesse aceitado os recursos oriundos de uma emenda parlamentar de autoria do então deputado Adamor Aires, em 2010, no valor de R$ 1,3 milhão [um milhão e trezentos mil reais] para a reforma e ampliação do atual sistema da Cosanpa que está obsoleto e enferrujado, apresentando vazamentos na adutora constantemente. Esse povo do PT, mesmo depois de tanto tempo ainda causa males de toda ordem ao povo luziense.

Eleição
No próximo domingo, 04, a população de todo o país irá às urnas, voluntariamente, para escolher os novos conselheiros tutelares para um mandato de 04 anos que se iniciará a partir de 2016, através de eleição direta e unificada. Em Santa Luzia 12 candidatos entre novatos e aqueles que buscam a reeleição estão no páreo por uma das cinco vagas. O local de votação único no município irá funcionar na escola João Gomes das 08 hs às 17 hs, sob a organização do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente e a supervisão de uma Comissão Eleitoral Especial, composta por membros do poder público e da sociedade civil organizada. Vale lembrar que as seções eleitorais serão organizadas de acordo com a primeira letra do nome dos eleitores, de A a Z, e para votar é necessário que o eleitor tenha em mãos o título eleitoral e um documento oficial com foto.


Um comentário:

Anônimo disse...

bem verdade a cadeira mais confortavel ,mas que esse gabiru nunca foi la sentar a bundinha de nene dele , a batata ta assando gabiru kkkk.

Tecnologia do Blogger.