A Informação Passada a Limpo

A Informação Passada a Limpo

Em tempo

Digitais
A adesão de mais um ex-petista ao Governo Adamor Aires - desta vez a do quase indefctível Felipão, que ocupou a secretaria de Obras no segundo desgoverno Louro - tem as dez digitais do Vereador Orley Soares, Presidente da Câmara e um exímio articulador que tem atuado com muita competência nos bastidores fazendo o varejo político na construção de alianças visando as eleições de 2016. A propósito, a sintonia entre o Presidente do Legislativo e o Chefe do Executivo anda pra lá de afinada. Orley atualmente é homem forte do Governo e um dos principais interlocutores do Prefeito com carta branca para negociar apoios e buscar parcerias, fazendo a ponte entre o Prefeito e diversos segmentos e lideranças políticas do município. A proximidade entre os dois chefes dos prinpais poderes de Santa Luzia é tão grande que alguns já apostam em uma chapa puro-sangue do PR nas eleições do ano que vem. Façam as suas apostas...

De casa nova
O agora convertido Felipão foi alvo de muitas mensagens de boas vindas de autoria dos principais colaboradores e amigos do Prefeito Adamor Aires em uma postagem na sua conta pessoal no Facebook em que anunciou a adesão do ex-secretário petista na tarde de domingo após uma longa conversa entre ambos, na residência do Prefeito, da qual Orley foi o grande fiador. Receptivas, as mensagens parabenizaram Felipão pela iniciativa de integrar-se ao Governo e pela humildade em deixar no passado a rivalidade política que divide os luzienses segundo a coloração partidária, bem como para agradece-lo pela disposição em colaborar com o projeto do Prefeito Adamor, o mais realizador de todos os tempos, que está transformando a realidade de Santa Luzia com muito trabalho, cujos resultados são traduzidos em dezenas de obras espalhadas por todo o município. Nos próximos dias Felipão deverá assinar a ficha de filiação ao PR, abonada pelo Presidente da Câmara, e tornar-se apto a disputar uma vaga de vereador já de casa nova nas próximas eleições.

Ti, ti, ti...
Desde ontem que não se fala em outra coisa na City. A adesão do ex-secretário Felipão - que pegou muita gente de surpresa, principalmente seus ex-companheiros de partido - ao Governo Adamor transformou-se no assunto mais comentado de Santa Luzia, seja nas redes sociais, onde o assunto tomou proporções gigantescas, nas ruas ou nos bate-papos entre amigos no boteco, no trabalho ou onde quer que seja. Segundo muitas informações que chegaram até o blog, desde que o anúncio tornou-se oficial na tarde de domingo que o celular de Felipão não parou mais de tocar. Do outro lado da linha se revezavam nas ligações o candidato a prefeito derrotado nas eleições de 2012 e sua vice, mas o ex-secretário não atendeu nenhum dos dois. Desolados, ambos lamentaram aos mais próximos a perda de uma figura de proa na campanha passada e que com toda certeza muita falta lhes fará ano que vem.

Chororô de Prefeitos
Foi o que se viu e ouviu durante a audiência pública realizada na Alepa [Assembleia Legislativa do Estado do Pará] na quarta-feira passada, 16, com a presença de quase 90 prefeitos dos municípios paraenses. De norte a sul e de leste a oeste, o tema principal foi a crise econômica que assola o País e colocou os municípios em situação difícil. Os prefeitos alegaram que estão sem dinheiro para demandas essenciais, como a folha salarial, com o risco de também não disporem de recursos para o pagamento do 13º salário do funcionalismo no final do ano. E para piorar mais ainda a situação, convênios com o governo federal estão sendo cancelados pela falta das contrapartidas das prefeituras, que sem dinheiro estão com dificuldades para honrar seus compromissos. Com a redução dos repasses da União na cota do FPM [Fundo de Participação dos municípios], as câmaras também correm o risco de terem suas receitas comprometidas, já que elas são calculadas com base em um percentual sobre os repasses feitos aos municípios.

Pode piorar ainda mais
Além de passar a tesoura e diminuir drasticamente os repasses o governo federal sem nenhum aviso prévio também garfou parte dos recursos do FPM de alguns municípios, assim como fez com Santa Luzia no início deste ano, bloqueando todo o montante referente à primeira parcela do mês de setembro para quitar dívidas com a União. A vítima da vez foi o minúsculo município de Quatipuru, já tão abalado pelas incertezas políticas que nos últimos doze anos não permitiram que nenhum dos prefeitos eleitos, três no total, concluíssem seus respectivos mandatos. O prefeito Hélio Brito, vice-prefeito eleito em 2012 que governa o município interinamente há mais de uma ano, depois que o titular foi cassado pela justiça eleitoral por conta das suas traquinagens com o pobre dinheiro da prefeitura, lamenta e diz que não sobrou nenhum real nem para fazer remédio sequer.

Crédito para mototaxistas
Mototaxistas de todo o Pará terão direito ao Crédito Moradia, um programa do Governo do Estado, via Banpará, que servirá para financiar reformas ou compras de imóveis residenciais pelos profissionais desta categoria. O crédito terá o teto de R$ 16 mil para cada contemplado. A federação dos mototaxistas não informou o prazo de pagamento, mas supõe-se que seja de 48 meses, como acontece com o programa, também do estado, para financiar até R$ 10 mil para compra de motos novas.

São Francisco
Passado o Círio de Nossa Senhora de Nazaré, a Paróquia de Santa Luzia já começou a trabalhar na preparação de outra grande festa com tradição em Santa Luzia. Trata-se da procissão de São Francisco de Assis para a comunidade do Km 42 no dia 04 de outubro por ocasião do encerramento da festividade do padroeiro do bairro do Km 46. São quatro quilômetros de caminhada que reúnem centenas de romeiros que há anos cumprem esse ritual em homenagem a um dos santos mais populares da Igreja Católica. A propósito, São Francisco também é padroeiro da comunidade do Pitoró, cuja festividade [antigo arraial] acontece todo dia 04 de outubro há várias décadas, sendo uma das mais antigas do município.

Colhendo frutos
Sob o comando do competente Jair Pereira e a indispensável colaboração dos diretores Dinho Oliveira [Cultura] e Judson Siqueira [Esportes] o município está colhendo os frutos de várias ações de fomento e incentivo ao esporte, em especial o futebol, através de políticas implementadas pelo trio que comanda a Sectuj [Secretaria de Cultura, Esporte, Turismo e Juventude]. Santa Luzia tem conseguido se destacar em competições importantes em outros município nos últimos anos, principalmente nas duas últimas edições dos Jogos Abertos do Pará, patrocinados pelo Governo do Estado. Na etapa regional do ano passado, disputada em Bragança, a equipe luziense de futsal foi vice-campeã ao perder a final para ninguém menos que os donos da casa e campeões estadual de 2014. Na semana passada, os times de futebol de areia, masculino e feminino, de Santa Luzia foram os grandes destaques da etapa regional dos Jogos Abertos do Pará, edição 2015, disputada em Castanhal. A equipe masculina foi campeã ao derrotar os donos da casa e classificou-se para a final estadual que acontecerá no mês de outubro em Belém, enquanto que a equipe feminina foi vice-campeã ao deixar escapar o título em um jogo eletrizante contra o município de Marapanim.



Assembleia Itinerante
Ainda sem data para ocorrer a sessão itinerante da Alepa, prometida pelo próprio presidente da casa, deputado Márcio Miranda, para o segundo semestre deste ano em Capanema o assunto já provoca muitos burburinhos entre a classe política da região dos Caetés, na qual o município de Santa Luzia está inserido. A ideia da sessão itinerante é colocar frente a frente deputados, prefeitos, vereadores e lideranças sociais de 20 municípios da região nordeste do estado para discutir vários temas considerados da mais alta importância para a vida de aproximadamente 650 mil habitantes da microrregião. Entre os assuntos para o encontro, estão a implantação do Hospital Regional dos Caetés, a construção de um matadouro regional, a instalação de uma unidade do IML [Instituto Médico Legal] e de um aterro sanitário, além do empenho dos deputados na luta pela implantação da Ufnorpa [Universidade Federal do Nordeste do Pará], tudo em Capanema com abrangência aos demais municípios da região.

Lotéricas
Os péssimos serviços bancários que tanto irritam os cidadãos por serem tão ruins podem piorar, e muito, ainda, principalmente nas pequenas cidade que não dispõem de agências bancárias por que a CEF [Caixa Econômica Federal] pretende fechar pelo menos 90 casas lotérica somente no estado do Pará ainda este ano. O fechamento se dará gradativamente e o motivo é por que essas unidades iniciaram suas atividades anterior ao ano de 1999, quando começou a vigorar a lei 8.987 que dispõe sobre o regime de concessão e permissão da prestação de serviços públicos, por isso segundo a própria Caixa Econômica estão irregulares e deverão passar obrigatoriamente por um processo de leilões e só depois de arrematadas, não necessariamente pelo atual dono, poderão ser reabertas. Em Capanema desde o ano passado que apenas uma das três casas lotéricas que funcionavam na cidade continua de portas abertas.

Um comentário:

Anônimo disse...

O pvo de sta luzia não está arás de pistoleiro tipo felipão ladrão. ele quer é gente honesta para ajudar no seu desenvolvimento. Felipão vcs dois se merecem. fique aí mesmo, aí que é lugar de safados

Tecnologia do Blogger.