A Informação Passada a Limpo

A Informação Passada a Limpo

Será inaugurado no próximo domingo o novo prédio da 6ª Região Integrada de Segurança Pública em Capanema


Será inaugurada no próximo domingo, 26, a sede da 6ª RISP [Região Integrada de Segurança Pública], na cidade de Capanema. O novo prédio vai concentrar os serviços da Unidade Integrada de Polícia, onde estarão as sedes das Polícias Civil e Militar, o NIOP [Núcleo Integrado de Operações], o Posto de Identificação Civil e o núcleo regional do Centro de Perícias Científicas Renato Chaves. A nova unidade vai abranger os 19 municípios que integram a chamada 6ª RISP, inclusive Santa Luzia, na região nordeste do Pará.

No local, serão instaladas as sedes do Comando de Policiamento Regional da PM de Capanema; a Superintendência da Polícia Civil na Região do Caeté; a Seccional de Polícia Civil de Capanema e a Companhia Independente da PM do município. Outro serviço que passará a funcionar no local é o Posto de Identificação Civil responsável pela emissão de carteiras de identidade.

O NIOP, que atualmente está no prédio do 11º Batalhão da PM, será instalado também na nova unidade policial. O NIOP é responsável pelo sistema de monitoramento de câmeras de segurança instaladas em pontos estratégicos da cidade, para monitorar durante 24 horas as ruas, visando acompanhar ações criminosas, prevenir a violência e identificar infrações no trânsito.

Outro serviço da Segurança Pública que será instalado no local é o núcleo regional do CPC [Centro de Perícias Científicas] Renato Chaves, órgão responsável pela perícia criminal no estado. Com uma estrutura ampla, a maior de toda a região nordeste do Pará, a futura sede da 6ª RISP é resultado de um investimento superior a R$ 3,4 milhões em recursos estaduais do FISP [Fundo de Investimento em Segurança Pública do Pará].

Com dois andares, o novo prédio que tem uma área de 1,2 mil metros quadrados também vai contar com um alojamento anexo para os agentes de segurança. A unidade terá ainda salas de mediação de conflito realizado por assistente social, arquivo, banheiros, refeitórios e auditório para 80 pessoas.

O novo prédio foi construído no mesmo local onde funcionava a antiga delegacia de polícia do município, na avenida Barão de Capanema, centro da cidade, que foi demolida para a construção desse novo local, ampliado com a aquisição de um terreno localizado ao lado. A obra faz parte da política pública do Governo do Estado, por meio da Sgup [Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social].

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.