Archive for Novembro 2016

Operação policial prende quase 200 mil pés de maconha nos município de Cachoeira do Piriá, Nova Esperança do Piriá, Viseu e Garrafão do Norte

A Polícia Civil divulgou, nesta segunda-feira, 28, durante entrevista coletiva de imprensa, os resultados da operação "Tapera", realizada nos últimos sete dias, na região do rio Gurupi, divisa do Pará com o Maranhão.

A operação do Sistema Estadual de Segurança Pública resultou na destruição de mais de 175 mil pés de maconha e na apreensão de 90 mil mudas da erva, mais de 15 quilos de sementes, dez quilos de maconha seca e já beneficiada e cinco prensas usadas no preparo da droga para o tráfico, além de duas armas de fogo. Ao todo, 42 plantações de maconha foram localizadas, durante seis dias de operação.

A operação abrangeu as cidades de Cachoeira do Piriá, Nova Esperança do Piriá, Viseu e Garrafão do Norte. Do total de roças localizadas, 32 deles estavam no município de Cachoeira do Piriá. A área onde os plantios foram encontrados é equivalente a 100 campos de futebol. Foi a maior apreensão de drogas realizada no ano.

A coletiva de imprensa para divulgar o resultado da operação contou com as presenças do secretário de Segurança Pública do Pará, Jeannot Jansen; do delegado-geral da Polícia Civil, Rilmar Firmino, dos diretores operacionais da Polícia Civil, Silvio Maués e João Bosco Rodrigues; o diretor do [Divisão Estadual de Narcóticos], delegado Hennison Jacob; o diretor do Centro de Perícias Científicas Renato Chaves, Orlando Salgado, e do coronel Leão Braga, comandante de Missões Especiais da PM.

Iniciada no último dia 21, a ação policial envolveu mais de 50 agentes de Segurança Pública, entre policiais civis e militares, peritos criminais e equipes do Grupamento Aéreo com uso de helicópteros para sobrevoar a região e localizar as roças da droga no meio da mata. O delegado Hennison Jacob, um suspeito de ser responsável pelo cultivo na região já foi identificado. "Ele chegou a ser preso recentemente em flagrante com 40 quilos de maconha, mas foi solto", detalha, ao salientar que as investigações irão continuar para prendê-lo. Ele ressalta que os donos dos terrenos onde estavam as plantações serão chamados para prestar explicações.

As áreas onde foram encontradas as plantações de maconha ficam na região do Alto Rio Guamá, às margens do rio Gurupi, e estão localizadas em propriedades particulares. O trabalho policial contou com apoio do Grupamento Aéreo do Maranhão que também estava fazendo o mesmo trabalho no lado maranhense. A meta da operação foi erradicar o cultivo da erva na região e identificar os responsáveis pelos plantios.

Para o delegado-geral, o terreno situado em área fértil é propício para o cultivo da erva na região. Foram encontrados nos terrenos onde a droga era cultivada materiais usados no plantio, como baldes, galões para transporte de combustível, e barracas de lonas plásticas montadas nas plantações.

Foram apreendidas ainda armas de fabricação caseira, conhecidas como "bofetes", usadas em armadilhas na mata. O secretário de Segurança Pública destacou, durante a coletiva, a integração dos órgãos do Sistema de Segurança Pública para a operação, que contou com apoio do estado do Maranhão. "A operação alcançou seu objetivo com êxito", destaca. Ele ressaltou que a vasta área usada na plantação da droga na região vai exigir mais operações. Jansen destacou ainda o trabalho da Denarc, unidade recém inaugurada para atuar de forma específica na repressão ao tráfico de drogas no estado. "A Denarc deixa de ser promessa de nova etapa no combate ao tráfico de drogas para ser realidade".

Lucas Gomes, atacante da Chapecoense, natural da Montenegro, região da 12, está entre as vítimas da queda do avião na Colômbia


O atacante do time da Chapecoense, Lucas Gomes, de 26 anos está entre as vítimas da queda do avião que transportava a delegação do clube que iria disputar o primeiro jogo da final da copa Sul Americana na Colômbia. No voo estavam 81 pessoas - 09 tripulantes, 03 convidados, 21 jornalistas e 48 integrantes da delegação do time, jogadores e comissão técnica - e o acidente aconteceu na madrugada desta terça-feira [29] próximo a cidade de Medellín.

Lucas Gomes era bastante conhecido e tinha muitos amigos em Santa Luzia, por que era natural da região da Montenegro, ou região da 12, município de Bragança. Lucas, quando criança e durante boa parte da adolescência, foi aluno da escola Florentina Damasceno, e nas férias da última temporada esteve na vila do Campinho onde reside sua família - pais, irmãos, tios e primos - e por diversas esteve em Santa Luzia participando de jogos amadores com os amigos.


Uma fonte da família informou ao blog que a diretoria do ACF [Associação Chapecoense de Futebol] entrou em contato agora no início da manhã para confirmar que Lucas está entre as vítimas da tragédia. A mesma fonte confirmou anida a possibilidade de o corpo do atacante ser trazido para a casa dos pais para o velório e posterior sepultamento, o que deverá acontecer até o final da semana.

O clima em Santa Luzia é de perplexidade e de consternação, especialmente entre os praticantes de futebol que tiveram a oportunidade de jogar com Lucas Gomes nos campos de pelada em Santa Luzia e na vila do Campinho. Inclusive, no próximo dia 26 de dezembro, por ocasião dos festejos de São Benedito, padroeiro de Bragança, estava agendado um jogo amistoso de confraternização de fim de ano entre "Os Amigos do Lucas" no estádio Diogão.

Carreira

Lucas Gomes da Silva, mais conhecido como Lucas Gomes - Bragança, 29 de maio de 1990. Nascido na região da Montenegro, município de Bragança, Lucas Gomes estreou no time profissional do Bragantino em 2010. Após atuar por clubes da região norte, foi contratado pelo Londrina em 04 de maio de 2013 e em 18 de setembro do mesmo ano foi emprestado ao Sampaio Corrêa para a disputa da Série C. Após a conquista do acesso pelo clube maranhense, Lucas retornou ao Londrina e fez parte do elenco que conquistou o Campeonato Paranaense de 2014. Foi novamente emprestado, dessa vez ao Icasa, em julho de 2014. Em 23 de dezembro de 2014, Lucas Gomes foi emprestado ao Fluminense por um ano. Foi anunciado como reforço da Chapecoense em janeiro de 2016 onde atualmente jogava emprestado pelo Londrina.

Ladrões que roubaram uma grande quantidade de celulares em Capanema são presos em Santa Luzia

Com informações do Portal Capanema


A Polícia Militar de Santa Luzia, sob o comando do sargento Lisboa com apoio dos cabos Walber e Graciélio, fez a detenção de três elemento após uma denúncia anônima informando que os mesmo estariam hospedados em um hotel da cidade.

Os policiais - sob orientações do major Mendes - agiram rapidamente e conseguiram prender os suspeitos que confessaram ter cometido assalto na filial de uma grande rede de lojas de departamentos que se prepara para inaugurar nos próximos dias em Capanema, e foram imediatamente conduzidos para a 6ª Risp [Região Integrada de Segurança Pública] também em Capanema onde foram ouvidos e encontram-se presos à disposição da justiça.


De acordo com informações da própria PM, além dos cinco elementos presos mais dois suspeitos também estariam envolvidos e estão de posse de parte da mercadoria roubada, vários aparelhos de telefone celular de última geração. Diante dessa possibilidade, outra guarnição policial composta pelo major Mendes, sargento Jesiel e o cabo Augusto, passou a diligenciar pela região entre Capanema e Santa Luzia no intuito de localizar os marginais bem como os produtos furtados.

Com os presos foram encontrados 74 aparelhos de telefone celular.

O líder do bando, identificado apenas pela alcunha de Maranhão, é um velho conhecido da polícia com passagem pela cadeia por roubos e assaltos a estabelecimentos comerciais de Capanema. Os demais integrantes da quadrilha seriam os nacionais Bruno, Michel, França e Renato.

Jader compara apoio ao pacote de medidas anticorrupção à popularidade de Hitler

Da revista Isto É

O senador paraense Jader Barbalho [PMDB] comparou o apoio popular ao pacote das dez medidas anticorrupção do MPF [Ministério Público Federal] à aceitação que os ditadores Adolf Hitler e Benito Mussolini possuíam. O senador discursou durante debate no Senado sobre o projeto de lei do abuso de autoridade, nesta quarta-feira, 23.

Eu respeito a opinião pública, mas o Hitler tinha o apoio da opinião pública na Alemanha; o Mussolini tinha o apoio da opinião pública na Itália”, declarou Jader. O senador, que defende a aprovação da matéria, afirmou que há muitos “movimentos” na internet atualmente contra projetos como o de abuso de autoridade, mas que as decisões legislativas devem ser guiadas pelos debates do Congresso.

Para Jader, é preciso chamar “quem tem responsabilidade e experiência” para debater e criar “a melhor legislação possível”. “Respeito quando se apresenta um projeto de lei dizendo ter mais de dois milhões de assinaturas - como as dez medidas anticorrupção. Até um apresentado por um único cidadão merece respeito, mas eu tive 1,8 milhão de votos.

Segundo o parlamentar, os procuradores têm preconceito contra políticos, o que classificou como um “absurdo”. “O preconceito é um prejulgamento, é um julgamento sem dar o direito de defesa, sem dar o direito do contraditório”, afirmou.

Jader questionou casos como o do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que é alvo de inquéritos no âmbito da Lava Jato. Para o senador, Lula perdeu credibilidade durante as investigações e, se for inocentado no final do processo, o prejuízo que sofreu seria irreparável.

O senador também insinuou que procuradores utilizem as operações para ganhar destaque. “Procurador que queira se promover deve se candidatar a vereador, deputado, senador, governador. Alguns até tiveram sucesso nisso e houve outros que vieram aqui à Casa dar lição de moral e terminaram como sócio do Carlinhos Cachoeira”, disse, referindo-se ao ex-procurador e ex-senador Demóstenes Torres.

No início da sessão, Jader afirmou ainda que “buscava respostas” no debate do porquê o projeto seria prejudicial às investigações, como alegam entidades do Judiciário. “Como o Congresso está sendo colocado sob suspeição de que nós queremos inviabilizar a tal operação Lava Jato, eu também não quero sair desta manhã sem ter essa resposta. Onde atrapalha? Ou se quer o direito de combater o crime cometendo o crime?”, indagou Jader.

O Senado promoverá um novo debate sobre o projeto de lei no dia 1º de dezembro. Foram convidados o juiz federal Sérgio Moro, do TRF-4 [Tribunal Regional Federal da 4ª Região], responsável pela operação Lava Jato, e o ministro Gilmar Mendes, do STF [Supremo Tribunal Federal]. O presidente do Senado, Renan Calheiros [PMDB-AL], confirmou hoje que a matéria deverá ir a votação no dia 6 de dezembro.

XII Festival do Açaí da comunidade do Broca será nesta sábado, 26

Acontecerá no próximo sábado, 26, na comunidade do Broca a décima segunda edição do tradicional Festival do Açaí, uma das principais manifestações culturais do município. A programação é extensa com atividades ao longo de to o dia, porém o ponto alto do evento é a festa dançante que acontece todos os anos na sede da Associação dos Trabalhadores Rurais da retrocitada comunidade.


Nota de esclarecimento do blog Santa Luzia Online - O Blog do Rei

O blog Santa Luzia Online - O Blog do Rei, vem através desta nota esclarecer os seguintes fatos sobre a postagem "Polícia Civil de Santa Luzia prende traficante com mais de 40 kg de drogas na madrugada desta quinta-feira" publicada ontem nesta página:

1º - O nome completo do traficante preso na operação "Cavalo de Fogo" é ANTONIO HÉLIO FERREIRA DOS SANTOS, cujo apelido é MACARRÃO, de acordo com informações disponibilizadas pela própria Polícia Civil.

2º - Apesar de a alcunha MACARRÃO, ser bastante associada ao caminhoneiro Silvio, filho do senhor Chico Felipe, ambos bastante conhecidos em Santa Luzia, onde os mesmos gozam de boas e muitas amizades, NADA TEM A VER COM O "MACARRÃO" CAMINHONEIRO, não se trata da mesma pessoa. Ressalte-se: O MACARRÃO PRESO POR TRÁFICO DE DROGAS NÃO É O FILHO DO SENHOR CHICO FELIPE. TRATA-SE DE OUTRA PESSOA, cuja foto não foi disponibilizada pela polícia para a imprensa.

3º - O blog foi contatado pelo SILVIO [MACARRÃO] FILHO DO SENHOR CHICO FELIPE, agora no início da tarde para comunicar que parte da população em Santa Luzia, está pensando ser ele o elemento preso, o que não é. E que, portanto, tal confusão de apelidos está causando-lhe uma situação embaraçosa, com muitas pessoas, familiares e amigos que moram distante, inclusive, entrando em contato via telefone para averiguar os fatos.

4º - O blog Santa Luzia Online - O Blog do Rei, esclarece que a matéria veiculada desde ontem nesta página teve por base postagens na página virtual da própria Polícia Civil e no portal de notícias do jornal impresso Diário do Pará, um dos maiores e mais importantes veículos de comunicação do estado do Pará.

5º - Por fim, o blog Santa Luzia Online - O Blog do Rei, entende a preocupação do senhor Silvio [Macarrão filho do senhor Chico Felipe] e pede sinceras desculpas pelos transtornos causados a um cidadão de bem que nada tem a ver com os fatos narrados na postagem de ontem, cuja infelicidade foi ser conhecido pelo mesmo apelido do elemento apanhado pela polícia traficando drogas. Mais uma vez, o blog pede desculpas pela confusão causada unicamente por conta da coincidência de apelidos, e reitera: O SENHOR SILVIO NÃO É O "MACARRÃO PRESO PELA POLÍCIA". Que fique bem claro de uma vez por todas.

Nas imagens abaixo estão as matérias veiculadas a titulo de notícias nas páginas virtuais da Polícia Civil e do Diário do Pará, duas instituições do mais alto gabarito de credibilidade, isenção e parcialidade, que serviram de base para a postagem do blog:

- POLÍCIA CIVIL

CLIQUE NA IMAGEM PARA ACESSAR A POSTAGEM ORIGINAL

- DIÁRIO DO PARÁ

CLIQUE NA IMAGEM PARA VER A POSTAGEM ORIGINAL

Índios Tembés de Santa Luzia, juntamente com outras etnias do estado, fecharam a BR 316 em protesto próximo ao município de Santa Maria

Índios Tembés da reserva Alto Rio Guamá, localizada em Santa Luzia, liderados pelo cacique e vereador Naldo Tembé, juntaram-se às etnias Assurini, Timbira, Kaapo, Gavião, Kaxuiana e Waiwai para protestar contra algumas ações do governo federal, que segundo os próprios indígenas estariam prejudicando muito a vida nas aldeias, principalmente no que se refere aos programas de assistência à saúde.

O protesto interditou a BR-316, próximo ao município de Santa Maria, desde o início da manhã desta sexta-feira [18], impedindo o tráfego de veículos nos dois sentidos da rodovia.

De acordo com a PRF [Polícia Rodoviária Federal], o trânsito está totalmente parado e há uma equipe no local para negociar a liberação do trecho. Os índios dizem que estão morrendo nas aldeias e pedem a municipalização da saúde indígena e o fortalecimento da Secretaria da Saúde Indígena, junto ao Ministério da Saúde.

Outra exigência é que um indígena assuma a coordenação do distrito do Guamá-Tocantins, responsável pelo atendimento das aldeias pertencentes às etnias citadas no início deste pôster.



Polícia Civil de Santa Luzia prende traficante com mais de 40 kg de drogas na madrugada desta quinta-feira

A Polícia Civil de Santa Luzia - sob o comando do delegado Vinícius Medeiros, com apoio do investigador Marcos Antenor e do escrivão Edney Correa - deflagrou nesta madrugada a operação denominada "Cavalo de Fogo" que resultou na prisão do nacional Antonio Hélio Ferreira dos Santos, vulgo "Macarrão", considerado pela própria polícia como sendo o maior traficante de entorpecentes de Santa Luzia e região. "Cavalo de Fogo" é uma alusão à extrema velocidade com que o Macarrão transportava grandes quantidades de drogas em veículos automotores pelas estradas da região.

Macarrão foi abordado pela equipe da PC por volta das 05 hs desta quinta-feira, 17, na altura do km 52 da BR 316, no município de Santa Luzia do Pará portando 47 quilos de maconha prensada pronta para ser distribuída. O acusado era o responsável pelo abastecimento de drogas na cidade e nas regiões circunvizinhas e foi autuado em flagrante delito pelo crime de tráfico de drogas cujas penalidades estão previstas no artigo 33 da lei 11.343/2006.

De acordo com informações da Polícia Civil, as operações nesse sentido seguem as diretrizes determinadas pela Superintendência Regional da Polícia Civil de Capanema - 6ª RISP, e serão intensificadas em santa Luzia e demais municípios integrantes à esta circunscrição afim de combater o tráfico de drogas e o crime organizado, que insistem em atuar na região.

Petista faz graves denúncias contra senador Paulo Rocha

Do blog da Franssinete Florenzano

Um vídeo bombástico está circulando nas redes sociais, com gigantesco potencial explosivo. Nele, o auto-intitulado militante do PT há mais de 30 anos Josué Carvalho Costa lê uma carta-denúncia na qual literalmente detona o senador paraense, Paulo Rocha, do PT.

Relata, com riqueza de detalhes, dando nomes e sobrenomes a todos os envolvidos e a título de "delação", e mais, afirmando ser para proteger a sua vida e a de sua família, uma série de práticas criminosas, inclusive admitindo a própria participação. Josué conta que era arrecadador de campanha de Paulo Rocha, desde 2005, admitindo que atuou de forma lícita e ilícita.

Historia uma sequência de gravíssimas acusações: que Paulo Rocha indicava às prefeituras às empreiteiras que deveriam ser contempladas com os contratos do programa do governo federal Minha Casa Minha Vida; que havia um esquema perante a CDP [Companhia Docas do Pará] quando lá atuava a ex-diretora Socorro Pirâmides, de quem o senador recebia uma espécie de mensalinho; que interferia nas licitações da merenda escolar da Seduc, sempre recebendo propinas milionárias, e até junto ao consórcio construtor da UHE-Belo Monte, através da Andrade Gutierrez, onde teria indicado o ganhador do contrato de administração do cartão de alimentação dos trabalhadores; que Paulo Rocha teria arrecadado R$ 1 milhão junto a empreiteiros para comprar seu apartamento em Brasília e em contrapartida prometera incluí-los no registro de preços na Seduc.

Afirma que até na PM existia o envolvimento de coronéis no esquema de arrecadação. E diz que vendeu seu único imóvel para pagar dívidas da campanha do senador, sob a promessa de que seria recompensado com a venda de livros didáticos às prefeituras que seriam indicadas. Afirma que em todos os esquemas existiu a participação da lobista Tiana Marques, pessoa de confiança de Paulo Rocha. E finaliza antecipando que entregará todo o material de que dispõe ao MPF e à PF.

O senador Paulo Rocha passou recibo do vídeo e postou uma resposta em suas duas páginas oficiais no Facebook, classificando a carta-denúncia como difamatória e parte de uma sórdida campanha contra seu partido.

Leiam aqui embaixo a sua manifestação de defesa.


Evidentemente, o Ministério Público Federal e a Polícia Federal têm obrigação de imediatamente abrir investigação rigorosa sobre todos os os itens denunciados. O caso é de relevante interesse público e envolve recursos federais. Se for uma infâmia, será provada a inocência de Paulo Rocha e ele terá toda a munição necessária para cobrar a reparação do dano. Caso contrário, os autos deverão seguir seu trâmite perante o STF, pelo foro privilegiado do senador, para aplicação das penas da lei.

Funcionalismo em dia

Como sempre honrando seus compromissos de gestão, o Prefeito Adamor Aires vem pagando o funcionalismo municipal, mesmo com a crise financeira que atravessam os municípios brasileiros, sem falar no “seqüestro” dos recursos municipais, entre agosto e setembro, pela Receita Federal, que deixou um prejuízo de R$ 500 mil nas contas da Prefeitura.

Na última sexta-feia, 11, mais de R$ 1.000,000,00 [um milhão de reais] abasteceram as contas do funcionalismo municipal, incluindo os servidores da saúde [efetivos, temporários, plantonistas e prestadores de serviços], educação [professores e pessoal de apoio, temporários], todas as secretarias municipais, inclusive, diaristas que prestam serviços junto à Secretaria de Obras.

Faltam pouco menos de 02 meses para o término da gestão do Governo da Terra Querida [ADAMOR/ROBSON], mas o sentimento que se tem é o legado e a marca de uma administração com resultados positivos, com obras e serviços prestados como nunca se viu neste município, além de deixar o exemplo de que é possível conduzir e respeitar os recursos públicos com zelo e honestidade.

Nem sempre os resultados das urnas retratam o reconhecimento do trabalho sério e positivo feitos por uma gestão. Não raro, a mentira e o engodo enganam e vencem, pois um povo atordoado por falsas promessas e demagogia é facilmente manipulável.

Por certo, não tardará pra esse mesmo povo dizer em alto e bom som: ÉRAMOS FELIZES E NÃO SABÍAMOS!!!

Chacina em Santa Luzia repercute na grande mídia

Matéria reproduzida por este blog à respeito da noite de horrores ocorrida em Santa Luzia na última terça-feia, 08, na qual dois jovens foram brutalmente executados a tiros e mais cinco ficaram feridos repercutiu nos principais veículos de imprensa da grande mídia do estado.

O caso foi destaque nos principais noticiários policiais de rádios, jornais impressos e veículos online de comunicação da capital e dos grandes centros da região nordeste do estado. O jornal Diário do Pará deu grande destaque no seu portal de notícias e na edição impressa desta quinta-feira.

Na imagem abaixo, um recorte da edição de hoje do caderno de polícia do Diário do Pará, nas bancas desde as primeiras horas do dia:



Quatro homens encapuzados e fortemente armados tentaram executar duas vítimas em Capanema na noite desta quarta-feira

Duas tentativas de homicídio em Capanema na noite desta quarta-feira chamaram a atenção das autoridades policiais pelas semelhanças com as execuções com características de chacina ocorridas em Santa Luzia na noite da última terça-feira, que vitimaram dois jovens estudantes. Da mesma forma, quatro homens encapuzados e fortemente armados desceram de um veículos e desferiram vários tiros contra as vítimas que estavam sentados na calçada por volta das 20:40 hs.

A pergunta que não quer calar: "- Será que se trata dos mesmos elementos que agiram em Santa Luzia na terça-feira? Seria um grupo de extermínio à serviço do crime organizado que está agindo em cidades do nordeste paraense?"

Abaixo, transcrita na íntegra, matéria do portal Click Pará:

Na noite desta quarta-feira, 09, cerca de quatro elementos armados com revolveres calibre 38 alvejaram dois homens no bairro São Domingos na Rua Holanda Rios em Capanema.

Segundo informações a tentativa de homicídio foi registrada por volta das 20:40 hs. Pelo menos cinco tiros foram disparados contra as vitimas vindo dois atingir um homem identificado apenas como Negão e outro como sendo Chiquinho do Comércio. A Policia Militar foi acionada e fez buscas no local no intuito de prender os acusados.

Ainda segundo informações as vitimas receberam atendimento médico na Upa [Unidade de Pronto Atendimento] e estão fora de perigo.

Enem 2016 - confira o gabarito oficial das provas divulgado pelo Mec nesta quarta-feira

O gabarito do Enem [Exame Nacional do Ensino Médio] foi divulgado nesta quarta-feira, 09, pelo Inep [Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira], órgão ligado ao Ministério da Educação.

A divulgação das notas está prevista para 19 de janeiro. O Enem 2016 foi aplicado nos últimos dias 05 e 06 em todo o país, com exceção das escolas que estão ocupadas: cerca de 271 mil estudantes farão a prova em 03 e 04 de dezembro por causa dos movimentos. Os novos locais de prova para candidatos que farão a prova em dezembro devem ser divulgados apenas na próxima semana.

Clique na imagem abaixo para acessar o gabarito oficial das provas do Enem 2016:


Chacina em Santa Luzia - dois jovens foram executados brutalmente na noite desta terça-feira

Por volta das 23:30 hs desta terça-feria uma turma de jovens - mais ou menos umas dez pessoas, entre homens e mulheres - como era o costume de todas as noites, estava no local conhecido como Ponto 2, na avenida Castelo Branco, em frente ao comércio do senhor João Félix, batendo papo e bebendo, moderadamente, quando foi surpreendida, segundo informações de testemunhas oculares, por quatro homens encapuzados e fortemente armados de pistolas ponto 40 e escopetas de calibre 12 mm, que descerem de um veículo Chevrolet Astra atirando contra todos que se encontravam no local.

Na tentativa de fugir do tiroteio as pessoas saíram correndo e alguns foram perseguidas pelos elementos que continuaram atirando a ermo. O estudante Andrey Araújo foi a primeira vítima. Após receber vários tiros de pistola foi atingido à queima roupa por um tiro de escopeta na cabeça quando já agonizava no chão. O tiro esmagou-lhe a cabeça. A segunda vítima fatal foi o ex-estudante Diego Lucas, que também foi atingido por vários tiros de pistola e um de escopeta nas costas enquanto corria tentando escapar dos assassinos.

Pelo menos mais quatro pessoas também foram baleadas durante as execuções. Os casos menos graves receberam atendimento no Hospital Municipal José Luís de Lima, em Santa Luzia, e aqueles que inspiram mais cuidados foram encaminhados para hospitais de Capanema.

Os corpos das duas vítimas fatais continuam no local à espera da equipe do IML [Instituto Médico Legal] de Capanema para fazer a remoção e tratar dos procedimentos de praxe. A população, perplexa sem querer acreditar no que aconteceu está nas ruas da cidade tentando entender e buscando uma resposta para tamanha brutalidade com dois jovens que até onde se sabe não tinham nenhum envolvimento com o ilícito. Pelo contrário, gozavam de boas amizades e não tinha nenhum histórico de passagens pela polícia.

O caso tem características de chacina. A polícia está no local e até o momento não deu nenhum parecer. As especulações são muitas, mas a linha de suspeita mais provável trata de crime de encomenda. Já que as execuções foram sumárias, acredita-se que os elementos buscavam um alvo específico enquanto que os dois que morreram estavam na hora errada e no lugar errado.

Nota: Em respeito aos leitores e, especialmente, às famílias e aos amigos das vítimas as imagens recebidas via aplicativo de mensagens instantâneas não serão disponibilizadas, até por que se trata de imagens fortes e tal conduta não condiz com a política editorial do blog.

Capanema faz 106 anos neste sábado sem direito a festa


Capanema - um dos mais importantes polos comerciais do nordeste paraense - completa 106 anos neste sábado. Diferentemente de anos anteriores, como sempre aconteceu em todas as administrações, inclusive na atual, hoje não haverá shows, nenhuma manifestação festiva para comemorar a data.

Segundo fontes extra-oficiais a que o blog teve acesso, o prefeito Eslon Martins - que está se despedindo do governo após um próspero ciclo de 08 anos de desenvolvimento que ficará marcado na história do município - em tempos de profunda crise econômica pela qual o país atravessa, prejudicando mortalmente os cofres das prefeituras país a fora, preferiu priorizar os projetos que estão sendo tocados, incluindo uma grande leva de obras de infraestrutura, à exemplo da Praça da Bíblia, que está sendo totalmente reconstruída na entrada da cidade, ao invés de bancar festas nababescas com dinheiro público.

É mais do que compreensível a atitude do prefeito Eslon Martins que ao longo dos seus dois mandatos conduziu os destinos dos capanemenses com  muita responsabilidade e competência, imprimindo a sua marca de bom gestor comprometido com a ética e o zelo pelos recurso públicos. Realmente, diante da crise draconiana que afeta as finanças dos municípios não pegaria bem bancar com dinheiro público festas e outras trivialidades fúteis apenas para satisfazer o ego da opinião pública.

Inep adia para dezembro as provas do Enem dos estudantes que fariam provas nos campus I e II da Ufpa de Capanema, ocupados desde a manhã desta sexta-feira

O Inep [Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira] emitiu nota no início da noite desta sexta-feira, 04, - divulgada pela Universidade Federal do Pará - comunicando o adiamento das provas do Enem que seriam realizadas nos Campus I e II da Ufpa, localizados na avenida Barão de Capanema e Km 2 da BR-308, respectivamente, ocupados desde a manhã de hoje por estudantes e grevistas que protestam contra a Pec-241 e a reforma do Ensino Médio proposta pelo Governo Federal.

De acordo com a nota [vide abaixo] a nova data para a realização do certame para os estudantes que fariam as provas no local será nos dias 03 e 04 de dezembro.

Clique na imagem para vê-la em tamanho ampliado

Bragança e Castanhal estão entre as cidades paraenses que tiveram a prova do Enem adiada por causa das ocupações de escolas - confira as outras cidades do estado que também tiveram a prova adiada

O Inep [Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Anísio Teixeira], responsável pelo Enem [Exame Nacional do Ensino Médio], atualizou nesta sexta-feira [04] a lista dos locais em que a aplicação da prova foi adiada, em função de ocupações das escolas. Candidatos inscritos nesses locais não farão a prova neste final de semana - 5 e 6 de novembro.

No Pará, 13 unidades de prova estão na lista de locais ocupados e terão as provas remarcadas para os dias 3 e 4 de dezembro, segundo o Inep. As ocupações ocorrem em diversos estados do país.

Estudantes do ensino médio, superior e educação profissional têm buscado pressionar o governo por meio do movimento.

Os estudantes são contra a PEC [Proposta de Emenda à Constituição] que limita os gastos do Governo Federal pelos próximos 20 anos, a chamada PEC do Teto. Eles também criticam a reforma do ensino médio, proposta pela MP [Medida Provisória] 746/2016, enviada ao Congresso.

Estudantes de Capanema e de Santa Luzia correm o risco de não poderem fazer a prova do Enem neste fim de semana

Um ato - antes de mais nada de total irresponsabilidade e até criminoso, pode-se dizer com todas as letras - às vésperas da realização da prova do Enem [Exame Nacional do Ensino Médio] poderá prejudicar centenas de estudantes que deverão participar do certame no prédio do Núcleo da UFPA em Capanema, conhecido como "Campus I", localizada na avenida Barão de Capanema, no centro da cidade.

O fato é que não se sabe por que cargas d'água, algumas pessoas - arruaceiros, na verdade, militantes da esquerda burra que ultimamente tem trazido imensos transtornos à sociedade e ao país com as insanas ocupações de escolas e universidades - resolveram ocupar desde a manhã desta sexta-feira [04] o espaço seguindo a "modinha" dos esquerdopatas que tomou conta do Brasil nos últimos dias.

O problema é que nas demais cidades brasileiras tal movimento está ocorrendo há vários dias, o que possibilitou ao Ministério da Educação transferir para o início de dezembro as provas que seriam realizadas nos prédios ocupados, ou remaneja-las para outros locais, evitando deste modo prejudicar os estudantes. Porém, em Capanema a invasão de um dos principais locais de realização das provas do Enem se deu apenas um dias antes, o que pegou todo mundo de surpresa não danado outra alternativa para as autoridades e, principalmente, para as centenas de alunos de Capanema e cidades vizinhas, especialmente de Santa Luzia, que irão fazer provas no local.

Até este momento, não há nenhuma informação a respeito das medidas a serem tomadas afim de resolver o impasse, e a incerteza se os estudantes inscritos no processo seletivo terão o seu direito assegurado de fazer a prova continua.

Mais informações a qualquer momento aqui no blog...

Salinas - velhas práticas afugentam turistas

Vista da entrada da praia do Atalaia
Francisco Sidou - jornalista

O jovem prefeito de Salinas foi reeleito com louvor pois, além de ser filho da terra, vem fazendo um bom trabalho. A cidade está limpa, as ruas com asfalto novo, os bairros da periferia recebendo melhorias como saneamento e água encanada. Mercados abastecidos com peixe à vontade e preços justos. O lixo está sendo recolhido com regularidade e presteza. Não se vê lixo nas ruas ou calçadas. Mas como é jovem está faltando um pouco mais de ousadia ao gestor Paulo Henrique.

Por exemplo: recorrer a parcerias com grandes empresas [Vale, Banco da Amazônia, Banco do Brasil, CEF entre outras] para dar uma "repaginada" nas praias do Atalaia, Corvinas e Farol Velho, com a adoção de novo modelo de barracas de praia [com lixeiras em cestinhas e contêineres na barraca mãe] que poderiam ser ofertadas, sem ônus para os barraqueiros e prefeitura. As coberturas dessas barracas abrigariam painéis publicitários com a logomarca das empresas, com mensagens de seu engajamento na defesa ambiental.

Teriam um retorno fantástico porque Salinas se transforma no veraneio de julho e nos feriadões na maior vitrine turística do Pará, com visibilidade nacional em matérias jornalísticas de redes nacionais de televisão. De quebra, a prefeitura de Salinas poderia melhorar o transporte coletivo da cidade, com a aquisição de uns cinco ônibus jardineira, próprios para o turismo receptivo e city tour.

Em Curitiba tem uma fábrica desses modernos veículos. São muitos os turistas que ficam em hotéis na cidade sem ter nem como alugar um carro, porque em Salinas não existem locadoras nem de jipes. Mas também precisam ser treinados com lições práticas sobre turismo receptivo os amigos barraqueiros e seus colaboradores, os garçons de praia.

Refeições na praia com preços escorchantes; cobrança de pedágio em forma de consumação mínima de R$ 50,00; grosseria com as pessoas que se defendem dessa exploração - são práticas que em nada contribuem para o incentivo ao turismo em Salinas. Ao contrário, afugentam os turistas. Depois, os barraqueiros reclamam que o movimento está fraco...

No último final de semana passamos por constrangimentos na bela praia do Farol Velho, outrora um recanto paradisíaco, diante da intransigência de um garçom de praia, que só aceitava a ocupação da barraca com o "compromisso" de um consumo mínimo de R$ 50,00. Ora, tínhamos acabado de fazer a primeira refeição, o café da manhã, em companhia de familiares e amigos em nossa casa.

De nada adiantaram os argumentos de que pagaríamos uma taxa de ocupação do espaço e no decorrer do dia iríamos consumir algum produto, menos as refeições, claro, diante do cardápio com preços mais salgados que a água do mar que banha a bela Salinas.

Preferimos então ir para a beira do mar, onde ainda não se paga pedágio e também podemos exercer o livre arbítrio de consumir uma água de coco ou um picolé de açaí da Cairu, sem ninguém para nos vigiar ou cobrar. Vamos ousar, senhor prefeito Paulo Henrique? Procure um secretário de turismo que goste de Salinas e também dos turistas.

Renovar velhas práticas dos barraqueiros privatistas da praia também é preciso. O réveillon está chegando e o veraneio de julho também. Salinas merece práticas melhores de um turismo moderno, onde todos possam ganhar com mais emprego e renda, com turistas satisfeitos que voltam e ainda trazem seus familiares e amigos.

Ex-prefeito de Capanema será o relator do processo de cassação da candidatura do prefeito reeleito de Belém, Zenaldo Coutinho, no TRE

O ex-prefeito de Capanema Alexandre Buchacra [ex-DEM e ex-PT], indicado na cota da OAB [Ordem dos Advogados do Brasil] em janeiro deste ano, com o aval da então presidente da República Dilma Rousseff, para integrar o colegiado do TRE-PA [Tribunal Regional Eleitoral do Pará] como juiz eleitoral, será o relator do processo de cassação do registro de candidatura do prefeito reeleito de Belém, Zenaldo Coutinho [PSDB], que concorreu e venceu o segundo turno das eleições municipais sub judice graças a uma liminar concedida pela justiça.

No processo Zenaldo é acusado pelo candidato derrotado Edmilson Rodrigues, do Psol, de fazer propaganda política em uma rede social em período proibido pela Justiça Eleitoral. Além de Buchacra mais cinco juízes, incluindo os desembargadores Raimundo Holanda Reis [presidente do TJE - Tribunal de Justiça do Estado] e Célia Regina de Lima Pinheiro [vice-presidente e corregedora do TJE], os juízes federais Lucyana Said Daibes Pereira e Amilcar Roberto Bezerra Guimarães e o juiz Altemar da Silva Paes, irão julgar o caso no pleno do Tribunal de Regional Eleitoral.

Apostas para Mega da Virada começam nesta segunda-feira: estimativa inicial de prêmio é de R$ 200 milhões.

Começaram nesta segunda-feira [31] as apostas para a Mega da Virada, concurso que será sorteado no último dia do ano. De acordo com a CEF [Caixa Econômica Federal], a estimativa inicial do prêmio deste ano é de R$ 200 milhões.

A Mega da Virada será sorteada no dia 31 de dezembro, às 20 hs - no horário de Brasília. Neste sorteio, o prêmio não acumula. Caso não haja ganhador com as seis dezenas sorteadas, o valor será dividido entre os que acertarem cinco números, e assim por diante.

As apostas para a Mega da Virada podem ser feitas em qualquer lotérica do país até as 14 hs do dia 31 de dezembro e custam o mesmo valor dos demais sorteios da Mega-Sena, R$ 3,50.

A Mega da Virada é considerada a mais popular das loterias especiais da Caixa e teve sua primeira edição em 2009.

Vitória de Zenaldo é um duro golpe nos planos dos Barbalho e nas esquerdas paraenses

A vitória do prefeito reeleito de Belém, o tucano Zenaldo Coutinho, em segundo turno no último domingo - 30 de outubro - representa um duro golpe nos planos dos Barbalho e das esquerdas paraenses que após revés no primeiro turno uniram forças em torno da candidatura do psolista Edmilson Rodrigues.

Helder Babrbalho, que sonha acordado em um dia ser governador do estado colocou o poderoso império de comunicação - rádios, jornais e tv - da família a disposição de Edmilson numa campanha fratricida contra Zenaldo e o tucanato paraense, mas não adiantou. Belém e toda a Zona Metropolitana têm ojeriza pelos Barbalho e impuseram uma fragorosa derrota ao candidato do Psol.

As esquerdas [PT, PSTU, REDE], especialmente o petismo, em franco processo de derretimento durante as eleições deste ano quando foram banidas dos grandes centros e reduzidas ao nanismo político, que há tempos são meras expectadoras do processo eleitoral e agonizam à reboque das vontades de Jader Barbalho, tinham em Edmilson seu último fio de esperança, mas o sonho esquerdista naufragou.

O PSDB que há quase duas décadas comanda o governo do estado e administra os três maiores colégios eleitorais do Pará - Ananindeua, Belém e Santarém - e ampliou seu domínio ao conquistar mais prefeituras que em 2012 foi o grande vencedor, com a exceção do prefeito de Santarém, Alexandre Von que não se reelegeu e foi derrotado pelo Democratas, um antigo aliado ainda no primeiro turno. Porém a expressiva vitória de Manoel Pioneiro, reeleito no primeiro turno para comandar Ananindeua por mais quatro anos deu gás novo ao PSDB e colocou Pioneiro entre os mais cotados para substituir Jatene em 2018.

Sem sombras de dúvidas o PSDB saiu mais fortalecido das eleições municipais de 2016 no Pará, enquanto que os Barbalho e as esquerdas saíram diminuídos, até por que sabe-se que as eleições municipais esquadrinharam o que deverá ser a disputa em 2018.