A Informação Passada a Limpo

A Informação Passada a Limpo

Prefeito Edno Alves recebe empresários cearenses que pretendem implantar empresa em Santa Luzia

Fotos: Produtora Making Off
No último sábado o prefeito Edno Alves recebeu em seu gabinete os executivos da empresa Iama [Instituto dos Auditores em Meio Ambiente], parceira da Koltec Energias renováveis - especializada em geração de energia por pirólise através da utilização de biomassa e resíduos sólidos urbanos - para uma reunião que contou com a presença de parte do secretariado, vereadores e empresários de Santa Luzia.

Na oportunidade o diretor-presidente da Iama Energia, o engenheiro Antonio Noca Freire, e sua equipe apresentaram um projeto que prever a implantação de um sistema de tratamento do lixo urbano, com aproveitamento dos resíduos para a transformação em energia elétrica e outros derivados, bem como a eliminação do lixão e a recuperação da área degradada.

Atualmente com uma unidade funcionando no município de Cascavel, no estado do Ceará, a Iama Energia prospecta negócios em municípios de pequeno porte, que devido os custos de manutenção e monitoramento torna-se onerosa para os cofres das prefeituras a utilização de aterros sanitários como determina a Lei Nacional de Resíduos Sólidos, lei nº 12.305, de 2010. A proposta da Iama Energia é uma PPP [Parceria Pública Privada] para a instalação de uma Unidade SPE Geradora para receber e processar os resíduos sólidos [lixo] transformando em fonte energética, gerando emprego e renda no município, além de criar oportunidades para novas atividades econômicas.

Após a reunião na prefeitura a comitiva foi conhecer as instalações da subestação da Celpa e o lixão onde são depositadas toneladas de lixo urbano recolhidas há anos pelo serviço de coleta da prefeitura.

O próximo passo é uma reunião, já agendada para o mês de junho, com o titular da Sedeme [Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia], Adnam Demachki, para deliberação sobre o assunto e a busca de investimentos para a implantação do projeto que em conversas preliminares no mês passado, já recebeu o aval de Adnam, que inclusive aconselhou o prefeito Edno Alves a providenciar os trâmites legais e o licenciamento ambiental.

Essa é mais uma iniciativa do prefeito Edno Alves para atrair investidores para o município com a expectativa de trazer qualidade de vida, mas principalmente emprego e renda para a população. De acordo com os executivos da Iama Energia, a previsão é que a empresa se instalada em Santa Luzia gere mais de 300 empregos diretos e indiretos.

2 comentários:

Ângela Mello disse...

Fico muito feliz de saber uma notícia boa dessa.Pois é disso que nossa cidade está precisando,de empresas para gerar empregos para a população.Boa sorte prefeito Edno pelo o seu desempenho,boa sorte pra todos nós luzienses.

Anônimo disse...

Diante da informação, devo concordar com o projeto. Espero, assim como todos os luzienses, que tal iniciativa seja concretizada e possa, dessa forma, produzir novos empregos e uma energia de qualidade para a nossa população.

Tecnologia do Blogger.