A Informação Passada a Limpo

A Informação Passada a Limpo

IBGE divulga atualização populacional dos municípios e a população de Santa Luzia encolheu pela segunda vez


O IBGE [Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística] divulgou a atualização da população dos municípios brasileiros nesta quarta-feira [30] e de novo, como sempre, Santa Luzia apresenta números que não convencem ninguém. A população luziense, segundo os números atualizado do IBGE, totaliza 19.316 habitantes em 2017, o que representa uma diminuição populacional pela segunda vez consecutiva no município nos últimos sete anos. No entanto, o que se presume pelo número de comunidades na zona rural e os bairros super-populosos da zona urbana como o Bairro da Paz, por exemplo, é que a população de Santa Luzia seja aproximadamente o dobro desse número.

Não foi feita uma cobertura de 100% do município no último censo, realizado em 2010, o que dá espaço para os questionamentos. Agora, com essa informação, não será de admirar se Santa Luzia for prejudicada com a queda nos repasses constitucionais de recursos da União, que são feitos tendo por base o número de habitantes. As estimativas populacionais municipais são os principais parâmetros utilizados pelo TCU [Tribunal de Contas da União] no cálculo do FPM [Fundo de Participação dos Municípios] e são referência para vários indicadores sociais, econômicos e demográficos.

O mais estranho é que ano passado a população luziense já havia encolhido 0,04 %, passando de de 19.424 em 2010 para 19.348 habitantes em 2016. Já este ano, com base na nova atualização a diminuição foi de 0,02%.

2 comentários:

Anônimo disse...

Muita pessoas tão indo embora de Santa Luzia por falta de emprego

Anônimo disse...

Verdade as pessoas estão procurando suas melhoras por que o Prefeito junto com seus puxa sacos. Só emprega pessoas de outras cidades. É UMA FALTA DE RESPEITO COM O POVO LUZIENSE. NO PALANQUE ILUDIA AS PESSOAS COM FALSAS PROMESSAS.

Tecnologia do Blogger.