A Informação Passada a Limpo

A Informação Passada a Limpo

Professores da rede estadual entram em greve na quinta-feira e sindicato divulga carta explicando os motivos da paralisação

Em assembleia realizada no início do mês o Sintepp [Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Estado do Pará] decidiu deflagrar greve geral a partir desta quinta-feira [14] diante das intransigências do governador Simão Jatene em atender as reivindicações da categoria que sofre sem aumento salarial há 02 anos e sem receber o o Piso Nacional do Magistério desde 2015.

Abaixo uma carta divulgada nesta terça-feira, 12, explicando à comunidade escolar e, principalmente à sociedade, os motivos que levaram os professores decretarem greve:


Nós, educadores do Pará, queremos explicar à população porque entraremos em greve a partir do dia 14 de setembro no Estado do Pará.

Desde 2015 o SINTEPP está reunindo com a equipe do governador Jatene/PSDB, procurando respostas que garantissem reformas nas escolas, oferta de merenda de qualidade, segurança, transporte, bibliotecas, laboratórios, lotação dos trabalhadores em educação, além do pagamento do piso salarial nacional dos professores.

Nenhuma resposta positiva foi dada a comunidade escolar, ao contrário, Jatene e o corrupto presidente Michel Temer/PMDB se juntaram para penalizar os direitos dos alunos em estudar e dos professores em trabalhar. Por isso, a Seduc está fechando o turno da noite, fecha turmas e escolas, e não garante o essencial para uma escola funcionar dignamente.

Ocorreram várias paralisações de aulas nas escolas por que falta de água, merenda, luz, professor, transporte e segurança. Falta o reajuste no salário dos professores, que há dois anos estão sem receber o valor do piso. Falta reforma nas escolas, eleição direta para a direção, respeito e democracia nas escolas. Estamos sendo assaltados dentro de escolas que funcionam sem iluminação adequada, sem vigilância e sem acompanhamento pedagógico adequado.

A situação só piora e o governador não responde sobre nada. Mas cria programas que prejudicam a qualidade de nosso trabalho docente como o Mundiar, o SEI, além de diminuir de 200 para 160 os dias letivos em 2017. Jatene quer privatizar a escola pública, quer vendê-la às empresas que podem comprar. O governador está cassado, sendo acusado de desvio de dinheiro público. Jatene não cuida de nosso Estado, muito menos de nossas escolas e aplica o ajuste fiscal de Temer com a privatização da Cosanpa, do ensino, saúde, previdência, segurança e de nosso patrimônio ambiental e cultural.

Nós precisamos defender a escola pública e os direitos dos professores, funcionários e alunos.

A responsabilidade da greve da educação no Pará é de Jatene, que em vez de garantir o direito à educação de qualidade, deixa de cumprir a Lei para manter seus privilégios.

Participe dessa greve e nos ajude a pressionar o governo a garantir educação publica de qualidade em nosso estado.

Durante a greve não abandonaremos nossas escolas. Estaremos em atividades com a comunidade escolar unificando nossas forças e reivindicações.

Sintepp Estadual

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.