A Informação Passada a Limpo

A Informação Passada a Limpo

Devotos de São Benedito celebram a Marujada em Bragança

Do portal G1-Pará com edição do blog Santa Luzia Online

Em Bragança, no nordeste do paraense, devotos encerraram nesta terça-feira, 26, a tradicional Marujada em homenagem a São Benedito, padroeiro do município. A festividade, que iniciou no dia 18 de dezembro, terminou com a realização da grande procissão pela ruas históricas da cidade com seu casario colonial bem preservado.

No início da manhã, uma missa campal foi realizada em frente à Igreja de São Benedito na orla do rio Caeté que banha Bragança. Dezenas de devotos se concentraram no local, assim como as comitivas de esmolações - três grupos de "rezadores" que peregrinaram com a imagem do santo negro de origem italiana por quase 8 meses pelas casas da região.

No percurso de 5 km do cortejo, uma família de marujos acompanhou a procissão com trajes típicos. Outros dois devotos usando roupas do próprio São Benedito, carregaram a imagem do menino Jesus.

Em seguida, ao lado da igreja, no salão conhecido como Barraca da Marujada, foi realizada a tradicional dança de marujos e marujas.

A imagem foi levada pelos devotos até a igreja de São Benedito. Na procissão é usada uma réplica da imagem original de São Benedito, que tem 154 anos.

Marujada
A 219ª edição da festa foi promovida pela Irmandade da Marujada de São Benedito com a Diocese de Bragança. A irmandade da Marujada foi fundada em 1798, por 14 escravos africanos que viveram em Bragança. Eles receberam a permissão de seus senhores, na época, para criar a irmandade em homenagem ao seu protetor, São Benedito. Como agradecimento, os escravos dançaram os ritmos da Marujada na casa dos benfeitores.
Fotos: Gamaliel Sousa









Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.