A Informação Passada a Limpo

A Informação Passada a Limpo

Em tempo


Reforma
A tão anunciada reforma da escola Florentina Damasceno, a única da Rede Estadual de Ensino em solo luziense, começou há duas semanas. De acordo com informações da direção do estabelecimento de Ensino Médio que atende pouco mais de 1,2 mil estudantes nos três turnos o custo da reforma será de quase R$ 3 milhões financiados com recursos do BID [Banco Interamericano de Desenvolvimento] através de empréstimo ao governo estadual.

Padrão 40º
Ainda de acordo com informações recebidas pelo blog a tal reforma não contemplará a escola com a refrigeração das salas de aula, principal reivindicação de alunos e professores por se tratar do maior problema enfrentado pela comunidade escolar, especialmente nos meses mais quentes do ano, quando o calor no interior das salas de aula bate facilmente a casa dos 40 ºC, tornando insalubre [pra não dizer desumanos] a permanência dos alunos e o trabalho dos professores.

Sobrando dinheiro
Apenas a título de informação, vale lembrar que a escola Florentina Damasceno passou por uma ampla reforma em 2015, cuja obra interminável, durou 01 ano ao custo de mais de R$ 330 mil somados o valor licitado mais um aditivo de mais de 50% do valor inicial onde tudo praticamente foi feito: do telhado ao piso, passando por banheiros e climatização dos espaços pedagógicos. Portanto, esta reforma pouco mais de 02 anos depois orçada em milhões de reais soa um pouco estranho, já que com essa montanha de dinheiro é possível transformar a velha Florentina Damasceno em uma escola padrão como poucas no estado, mas pelo projeto apresentado pouca coisa vai mudar além da reforma da quadra, pintura e retoques pontuais.

Homenagens
No início de abril o vereador Orley Soares apresentou projeto de lei na Câmara Municipal para regulamentar o nome de ruas, logradouros e prédios públicos, com o objetivo de homenagear pessoas que contribuíram com o desenvolvimento de Santa Luzia do Pará. A exemplo dos falecidos ex-prefeitos Juracy Araújo [primeiro prefeito de Santa Luzia do Pará] e Raul Mota, morto recentemente, o último prefeito de Ourém com jurisdição sobre Santa Luzia, e que foi um dos principais pilares da luta pela emancipação política deste município, esquecidos pela memória popular. Outras sugestões do parlamentar são os nomes do ex-vice-prefeito Cecéu, da ex-vereadora Raimunda Reis e do saudoso Padre Catel, para substituir nomes como da avenida Castelo Branco, entre outros que em nada tem a ver com a história de Santa Luzia. Outra observação feita pelo vereador Orley é o fato de os prédios da Câmara e da prefeitura, construídos ainda na administração do ex-prefeito Nato Costa ainda não terem sido batizados com o nome de alguma personalidade histórica do município.

Eficiência
A Secretaria de Obras, uma das mais produtivas e eficientes do governo municipal, continua a todo vapor realizando serviços na zona urbana e no interior com limpeza de ruas, recuperação de estradas vicinais e recuperação e construção de pontes facilitando a vida dos munícipes que precisam dos ramais para trafegar e escoar a produção. O titular da pasta, Marcos Paulino, confidenciou ao blog que mais de 30 pontes já foram recuperadas ou reconstruídas e que toda a malha viária do município foi recuperada. O foco agora é a limpeza dos espaços urbanos na sede e na zona rural durante o período chuvoso que contempla a região nordeste do estado com índices pluviométricos acima da média durante os primeiros meses do ano.

A passos de tartaruga
Enquanto a velocidade de dados da internet oferecida para os usuários de Santa Luzia do Pará pela empresa Oi Velox é de míseros 01 megabyte, se isso realmente for verdade, já que o sentimento geral é de que a mesma ainda é movida à lenha, dada tamanha lentidão, na vizinha Cachoeira do Pará a mesma empresa disponibiliza nada menos que 15 megabyte. Parece molecagem com os luzienses. E é...

Pagamento I
Depois da polêmica da greve dos servidores da secretaria de Saúde na semana passada que usaram as dependências do Hospital Municipal para protestar contra o atraso em seus vencimentos, provocando o maior estardalhaço nas redes sociais, o prefeito Edno Alves em conversa com o blog nesta segunda-feira, 30, afirmou que amanhã estará quitando a folha de pagamento de todas as secretarias, exceto da educação, quitada ainda na semana passada. E mais, o prefeito afirmou que a única secretaria em que realmente havia algum tipo de atraso no pagamento era a de Saúde ao contrário dos muitos boatos que circularam dando contas de atrasos em outras pastas. Não procede tal informação, segundo o gestor.

Pagamento II
O prefeito afirmou ainda que nesta terça-feira, 01 de maio, está na conta de todos os trabalhadores o salário referente ao mês de abril. Quanto a Secretaria de Saúde, será pago o salário de fevereiro, restando apenas o de março e abril, mas que o governo está trabalhando para agilizar para o próximo dia dez o pagamento de mais um mês de forma que até o final do mês de maio seja quitado todo o débito em atraso.

SOS Belém
Pela segunda vez em menos de um mês, Belém e a Região Metropolitana, foi palco de uma verdadeira onda de violência durante o final de semana protagonizando um grande número de homicídios. Ao todo, apenas desde a tarde de sábado [28] até o início da noite deste domingo [29], a polícia contabilizou 18 assassinatos. A maioria das vítimas deste final de semana são homens e foram alvos de disparos de aramas de fogo em vias públicas. As dez primeiras mortes aconteceram num período de 12 horas, parte delas ainda durante a tarde de domingo, e nesta segunda [30] foram registradas 08 mortes em Belém e em Ananindeua.

3 comentários:

Anônimo disse...

Nem todas as secretarias vai ser pago pois a secretaria de saúde não vai pagar os concursado, so não entendo e não sabemos onde ta sendo gasto o dinheiro da saúde, será que é na chacara do nando

Anônimo disse...

é interessante que os pagamentos dos chefes não atraza como por experiência. Nando, Messias, Negou Carmino isso só pra citar alguns

Anônimo disse...

é verdade vagja se o pagamento da Áurea, a Branca tá atrazado só os mais fracos que sofre com um governo desse.

Tecnologia do Blogger.