A Informação Passada a Limpo

A Informação Passada a Limpo

Tentativa de resgate no presídio de Americano já contabiliza 28 mortos nesta terça-feira

Uma tentativa de resgate no CRPP III [Centro de Recuperação Penitenciário do Pará III], no Complexo de Americano, em Santa Izabel, Região Metropolitana de Belém, já contabiliza 28 mortos e vários feridos gravemente nesta terça-feira, 10. Durante a ação, agentes penitenciários foram feitos reféns e houve intensa troca de tiros entre policiais e o bando criminoso composto por vários elementos que tentava resgatar detentos do complexo penitenciário. Entre as vítimas, um agente prisional já teve o óbito confirmado pela Segup - Secretaria Estadual de Segurança Pública e Defesa Social. Na tentativa de resgate, foram utilizados explosivos contra um dos muros do solário do Pavilhão C, e o combate entre policiais e detentos já dura mais de duas horas no local.

Um vídeo, registrado no interior do presídio, mostra vários corpos caídos na área externa, e a Segup confirmou a morte de 19 pessoas, dentre presos, integrantes do grupo criminoso de resgate e um agente prisional, mas informações de fontes internas do presídio apontam 28 vítimas fatais.

Outros quatro agentes de segurança também ficaram feridos, sendo um em estado grave, que já recebeu atendimento em um hospital na Região Metropolitana de Belém.

De acordo com testemunhas, houve troca de tiros entre policiais e criminosos e a rodovia BR-316 ficou intrafegável por horas em razão do grande número de disparos. Após a diminuição da intensidade dos tiros, a via foi liberada.

Através de Nota, a Susipe informou que a ação contou com apoio externo e que ainda não confirma fuga de presos, mas uma revista e recontagem de detentos está sendo realizada, neste momento, na unidade prisional. Uma equipe da Força Tática da PM foi deslocada para o presídio.

Armas apreendidas

Cinco armas, sendo dois fuzis, três pistolas e dois revólveres, além de um cartucho com munições, foram apreendidos com o bando que tentou invadir a casa penal. A Segup afirmou ainda ainda que irá investigar a entrada de armas na unidade, além das circunstâncias da troca de tiros durante a tentativa de resgate de presos.

O delegado Rodrigo Leão, diretor da Seccional de Santa Izabel do Pará, está com equipe policial acompanhando a situação, além de duas equipes da DRCO - Divisão de Homicídios e uma da Divisão de Repressão ao Crime Organizado.

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.