A Informação Passada a Limpo

A Informação Passada a Limpo

Projeto da Secretaria de Saúde recebe premiação em Belém durante a I Mostra de Experiências Municipais em Saúde

A bem sucedida experiência em saúde desenvolvida pelo departamento do TFD - Tratamento Fora de Domicílio, da Secretaria Municipal de Saúde de Santa Luzia do Pará, foi defendida pelo secretário Messias Rebouças na manhã de quarta-feira, 10, durante a I Mostra de Experiências Municipais em Saúde “Pará, Aqui tem SUS”, promovida pelo Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Estado do Pará  - COSEMS/PA, em Belém.

O evento realizado no Salão Carajás do Hotel Princesa Louçã, teve por objetivo estimular o intercâmbio de trabalhos bem sucedidos na gestão local do Sistema Único de Saúde - SUS, incentivando os municípios que procuram soluções inovadoras de implementação do SUS e que fortalecem a saúde como direito. Dos 50 projetos pré-selecionados pela comissão organizadora, somente 17 foram premiados e irão representar o Pará no 35º Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde, em Brasília no mês de julho deste ano.

O projeto "Aperfeiçoamento do processo de gerenciamento do programa de Tratamento Fora do Domicílio - TFD, de Santa Luzia do Pará" apresentado pelo secretário de Saúde, ficou entre os 17 premiados, alcançado a terceira colocação geral, bem à frente de municípios como Belém e Abaetetuba que também foram selecionados. No evento, Santa Luzia foi representada pelo secretário Messias Rebouças e a diretora do Hospital Municipal, Ivana Moreira.

Messias Rebouças, ressaltou que o projeto "prioriza a humanização do tratamento e o gerenciamento dos recursos disponibilizados para o TFD beneficiando um grande número de pessoas que buscam tratamento fora do município, especialmente em unidades de saúde da capital do estado".

Nosso papel é fazer a divulgação dessas experiências exitosas, como a de Santa Luzia do Pará, um município pequeno do interior do estado mas que se destaca pelo bom gerenciamento da saúde. Conscientizar a população, prestigiar o trabalho técnico e, sobretudo, valorizar o sistema esse é o objetivo do nosso trabalho”, disse Charles Cezar Tocantins, presidente do COSEMS/PA.

Para Santa Luzia do Pará foram concedidas três vagas na mostra, pela qualidade do projeto executado na rede municipal de saúde e vamos à Brasília defender a nossa experiência que vem dando certo. Queremos que mais pessoas compartilhem dessa ideia e levem para seus municípios os nossos conhecimentos de modo que beneficie mais pessoas pelo Brasil a fora", ressaltou Ivana Moreira.


Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.