A Informação Passada a Limpo

A Informação Passada a Limpo

Em tempo

Como a lógica nunca foi fator preponderante nos arranjos políticos para as disputas eleitorais, algumas coligações que irão concorrer nas eleições de outubro colocaram, pelo menos em tese, inimigos históricos no mesmo palanque em muitos municípios. O consórcio PMDB/PT que levou o PR para o colo de Hélder Barbalho juntou no mesmo time lideranças políticas cujas desavenças são potencialmente graúdas como em Santa Luzia o Prefeito Adamor e a turma de Edno e do PT, em Capanema o prefeito Eslon Martins e a oposição ferrenha composta pelo PMDB e pelo PT e em Bragança o padre-prefeito Nelson Magalhães e seus arqui-inimigos Edson Oliveira e Simone Morgado.

Os prefeitos republicanos de Santa Luzia, Adamor Aires, e de Capanema, Eslon Aguiar, amigos pessoais de Simão Jatene, deverão descumprir a orientação partidária e apoiar a reeleição do Governador, já o petista Nelson Magalhães, de Bragança - para lá de simpático à reeleição de Simão Jatene - embora apoie formalmente a candidatura de Hélder Barbalho, indiretamente dará a maior força para Jatene.

A candidatura de Héder Barbalho também enfrenta enormes problemas em Castanhal, onde o ex-prefeito Hélio Leite, do PR, e o deputado estadual Márcio Miranda [Dem] - candidatos a uma cadeira na Assembleia Legislativa pela coligação de Hélder - não se bicam de jeito nenhum com o prefeito Paulo Titan, principal nome do PMDB no município e grande apoiador do herdeiro político de Jader Barbalho ao governo do estado.

O prefeito Paulo Titan, maior expressão do PMDB no interior do estado, além de correligionário fiel e grande amigo dos Barbalho também goza da inteira confiança do velho cacique peemedebista. Tanto que graças a uma grande articulação de Hélder, Jader, Elcione & Cia, Titan foi eleito no início do mês presidente da toda-poderosa Famep [Federação das Associações de Municípios do Estado do Pará], entidade que representa todos os prefeitos do estado do Pará e tem altíssimo poder de barganha junto ao Governo Federal e a órgãos e bancos internacionais.

Cliente do Banpará que se dirigiu às agências de Santa Luzia ou de Capanema para sacar dinheiro no final de semana deu viagem perdida. Tanto aqui na City quanto lá em Capanema desde a manhã do sábado os caixas-eletrônicos estavam vazios sem nenhum tostão furado. Em Capanema tinha até um aviso fixado avisando que não tinha dinheiro e que a reposição só seria feita hoje, segunda-feira. Isso chama-se desrespeito...

A trigésima edição do Festival do Mingau - de longe a maior festa junina da região nordeste do estado - reuniu mais de 50 mil pessoas, de acordo com dados da Polcia Militar e do Corpo de Bombeiros, em Nova Timboteua na noite do último sábado. Embalados pelos acordes do cantor forrozeiro Frank Aguiar e da mega-aparelhagem Super Pop, os baladeiros de plantão se esbaldaram até o meio da manhã do domingo com sol já bastante alto.


Salinas foi o destino escolhido por dez entre dez luzienses que preferiu ir à praia no final de semana curtir o veraneio. As areias da praia mais badalada do estado ficaram lotadas de pessoas e carros, mesmo com as novas regras do reordenamento do trânsito impostas pelo Ministério Público que restringe a circulação de veículos na praia do Atalaia.

O Prefeito Adamor Aires assinará na próxima sexta-feira, 11, as ordens de início dos serviços de construção de mais duas grandes e importantes obras para o município: trata-se do Hospital Municipal e da Praça de Eventos. Após o ato será oferecido um churrasco para a população no local onde será construído o hospital, no terreno da antiga escola Vicente de Paula no bairro do Km 46.

A propósito, o terreno do hospital - cujos serviços de terraplanagem já foram concluídos - foi vistoriado pleo CREA/PA [Conselho Regional de Arquitetura do Pará] na semana passada e recebeu o ok para o início da obras. A Praça de Eventos que será construída no centro da cidade, no local do antigo campo de futebol, tem previsão de conclusão das obras para antes do final do ano, de modo que seja inaugurada durante a festa de aniversário de 23 anos de emancipação política do município, no dia 13 de dezembro.

Mais um homicídio brutal foi registrado em Santa Luzia: na madrugada de ontem, domingo, um homem até agora não identificado pelo blog foi assassinado no Bairro da Paz. As poucas informações apontam para um acerto de contas por desavenças. O assassino, outro homem também não identificado, primeiro degolou e depois desferiu mais de dez facadas nas costas da vítima que já estava caída.

Em apenas um ano e meio de governo o Prefeito Adamor Aires já é de longe o que trouxe mais obras para o município. No momento estão sendo tocadas as obras de 02 creches, 04 Unidades Básicas de Saúde, 01 escola rural na comunidade do Jacarequara, 01 Academia da Saúde, 01 Feira de Alimentação Coberta, Estádio Municipal e o asfaltamento de 08 quilômetros de ruas; e em breve terão início as obras de construção do Hospital Municipal, da Praça de Eventos e três quadras poliesportivas cobertas nas escolas São José, João Gomes e da comunidade do Broca. Também foram reformados e ampliados os prédios da UBS [leia-se antigo Sespa], Postos de Saúde da Família das comunidades do Broca e do Muruteua e da escola da comunidade da Estiva.

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.