A Informação Passada a Limpo

A Informação Passada a Limpo

Bragantinos homenageiam seu padroeiro

Cerca de 10 mil fiéis acompanharam a procissão de São Benedito, no final da tarde de ontem [26], em Bragança. O cortejo marca o encerramento da programação da festividade, introduzida pelos escravos que este ano chegou a sua 113º edição.

A programação teve início com a missa realizada na Igreja de São Benedito às 7h. Às 9h, teve início o leilão do santo, no Salão Beneditino, onde são apregoados donativos ofertados por devotos, tais como gado, suínos, aves e imagens de São Benedito.

Paralelamente ao leilão, marujos e marujas dançaram, das 9h às 12h, no Teatro Museu da Marujada. Durante todo o dia, as integrantes da marujada saíram de saias azuis, fazendo alusão à sangrenta escravidão a São Benedito. Durante os rituais celebrados desde o dia 18, a marujada se apresenta de azul claro, em homenagem ao nascimento do Menino Jesus. Às 12h, a marujada seguiu para a sede do Lions Clube, onde ocorreu o almoço oferecido pelo juiz da festividade.

Após o almoço, começaram a chegar os marujos e marujas ao Largo de São Benedito, local de saída e chegada da procissão que percorreu as principais ruas do centro da cidade.

Com a chegada da procissão, o padre Nelson Cavalcante, diretor da festividade, celebrou missa campal no Largo de São Benedito, que ficou lotado de fiéis.

Festividade

A festividade de São Benedito teve início com a tradicional alvorada ao amanhecer, no dia 18 de dezembro, quando foi efetivada a abertura da programação com a dança da marujada ao redor da Igreja de São Benedito. Desde então, intercaladamente, a marujada passou a se apresentar na Barraca da Maruja, alternando com a programação cultural realizada no Salão Benedito.

A programação encerrou à meia-noite com a entrada da marujada na igreja de São Benedito, cerimônia que se repete há mais de 200 anos.

Fonte: Diário do Pará.

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.