A Informação Passada a Limpo

A Informação Passada a Limpo

Dilma está a um passo do impeachement


Desde a semana passada com as revelações do empreiteiro Ricardo Pessoa - dono da UTC e chefão do consórcio de empreiteiras armado para roubar a Petrobrás - em delação premiada feita à justiça na esteira da operação Lava-Jato, que já colocou muita gente graúda, empresários e políticos, na cadeia que Dilma Rousseff, patinando com índices de rejeição de um dígito, balança no cargo de presidente da República.

Desde então a grande mídia e os corredores políticos em Brasília não falam em outra coisa. Segundo os principais veículos de imprensa do país há dois caminhos para apear Dilma da presidência: um seria cassar a chapa vencedora das eleições do ano passado, Dilma e o vice Michel Temer, e convocar novas eleições no prazo de 90 dias enquanto o todo-poderoso Eduardo Cunha, presidente da Câmara e arqui-inimigo do Palácio do Planalto, comanda o país durante esse período, e o outro cenário seria cassar apenas Dilma Rousseff, como fizeram com Fernando Collor em 1992, e empossar Michel Temer no cargo.

No entanto, há ainda outra possibilidade, esta sinalizada pelo TSE [Tribunal Superior Eleitoral], cujos ministros já deram amostras de que não pouparão Dilma caso seja instaurado um processo de cassação contra ela na corte. Neste caso, o tribunal cassaria os diplomas da presidente e do vice e empossaria Aécio Neves, o segundo colocado, como aconteceu com Roseana Sarney em 2009 que assumiu o governo do Maranhão após a cassação do governador Jakson Lago por irregularidades na campanha.

No mais, pelo que percebe-se apenas Dilma Rousseff ainda não se deu conta da gravidade da situação, por que o PMDB, principal aliado do PT, já deu início às articulações com a oposição e prepara terreno para uma possível composição com o PSDB, por que para a maioria dos peemedebistas existe a certeza de que o governo Dilma já acabou. Não bastassem a popularidade pífia, despencando a cada nova pesquisa de opinião, e agora as declarações de Pessoa entregando todo o esquema de corrupção na Petrobrás e o financiamento da campanha petista com dinheiro sujo Dilma ainda está acuada no TCU [Tribunal de Contas da União] por causa das pedaladas fiscais que podem também lhe custar o cargo.

Portanto, seria bom Dilma e o PT irem logo se preparando, por que tem muita gente doidinha para escorraça-los do poder e motivos é o que não falta.

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.