A Informação Passada a Limpo

A Informação Passada a Limpo

Em tempo

Mulheres no comando
Na semana passada o mundo comemorou o Dia Internacional da Mulher. O blog aproveita o eco das comemorações para lançar luzes sobre o Governo Edno Alves no que se refere à participação do sexo feminino na administração municipal. De longe, em toda a história de Santa Luzia, o atual governo é o que conta com o maior número de mulheres ocupando cargos-chave com poder de decisão nos primeiro e segundo escalões. Além da vice-prefeita Lúcia Machado, são duas secretarias - Cultura e Assistência Social - sob o guarda-chuva de Juliana Patrizia e Fabiana Lacerda, respectivamente. O governo contabiliza ainda a tesouraria nas mãos de Zida Mendes, o Setor de Tributos e Arrecadação com Terciane Moraes, Procuradoria Geral do Município e o Setor de Licitação, entre outros cargos sob o comando feminino.

Mulher
A Secretaria de Assistência Social, sob o comando da primeira-dama Fabiana Lacerda, em parceria com a Amol [Associação da Mulheres Olímpia da Luz], comandou as comemorações alusivas ao Dia Internacional da Mulher, na semana passada. Na quarta-feira, 08, foi realizado um dia inteiro de ações na escola Florentina Damasceno com a prestação de serviços de saúde, beleza e assistência social além de uma vasta programação cultural e sorteio de brindes. No encerramento à tarde estiveram presentes o prefeito Edno, a vice-prefeita Lúcia e parte do secretariado que prestigiaram o evento.

Homenagem
A Câmara Municipal realizou na última sexta-feira, 10, sessão solene alusiva ao Dia Internacional da Mulher, com direito a sorteio de brindes e coffee break para as presentes. O destaque do evento ficou por conta do vereador Orley Soares, ex-presidente da casa, que usou a tribuna para fazer referência à brilhante trajetória política da vice-prefeita Lúcia Machado: líder de movimentos sociais, cinco vezes eleita vereadora, presidente da Câmara e atualmente vice-prefeita do município. Justa homenagem...

Solidariedade
A campanha "Outubro Rosa SK", capitaneada pela diretoria do bloco carnavalesco SK VIP, em parceria com a paróquia de Santa Luzia, foi encerrada na semana passada de modo bastante positivo. O principal objetivo da campanha era angariar recursos com a venda de bonés da marca SK para ajudar mulheres luzienses que lutam contra o câncer. Ao final da campanha a organização SK repassou todo o montante arrecadado com as vendas que começaram em outubro do ano passado para três senhoras de Santa Luzia que enfrentam a doença e fazem tratamento na capital do estado. Que esse ato de solidariedade sirva de exemplo e de inspiração para mais pessoas fazerem o bem em Santa Luzia...

Farinha
A farinha de Bragança está cada dia mais perto de obter a Indicação Geográfica. No início do mês o Sebrae reuniu no município todos os agentes envolvidos, entre produtores, instituições agro e poder público, para a assinatura de um acordo de resultados que irá dinamizar o processo.

Segurança
Nas últimas semanas, graças ao bom trabalho da polícia, vários criminosos foram tirados do convívio da sociedade. Traficantes, ladrões de motos e até homicida foragido do sistema penitenciário agora estão atrás das grades dando mais segurança ao cidadão de bem que não aguenta mais tanta violência que ultimamente tem dado a tônica em Santa Luzia. Uma das razões para o sucesso das ações policiais é a integração com a população que desde o mês passado conta com um canal direto de comunicação com as autoridades de segurança através de mensagens de WhatsApp. A iniciativa - simples, mas muito eficiente - foi do prefeito Edno Alves que contemplou o 52º Pelotão da Polícia Militar de Santa Luzia com um aparelho de telefone celular [nº 993322092] que está sendo muito útil para o trabalho da polícia no combate ao crime no município.

Cidadania
A Casa do Cidadão Juvenal Borges foi reaberta oficialmente na manhã da última segunda-feira, 13. Estiveram presentes na cerimônia o prefeito Edno Alves e a vice-prefeita Lúcia Machado acompanhados de vereadores da base alidada e de parte do secretariado. Além dos funcionários da casa, convidados e populares também estavam presentes os alunos do curso de informática oferecido gratuitamente pelo telecentro que funciona de segunda à sexta-feira, das 08 hs às 17 hs dentro da Casa do Cidadão.

Inclusão
As famílias de crianças portadoras de Autismo, de Santa Luzia, estão organizando para o dia 02 de abril a I Caminhada Autista Luziense, sob o tema "Autismo sem preconceito" com o objetivo de chamar a atenção da sociedade para um problema de saúde tão sério que afeta dezenas de crianças luzienses, mas que pouca gente tem conhecimento. Ao lançar um novo olhar sobre a criança autista, o movimento visa combater o preconceito e esclarecer as pessoas sobre essa doença pouco conhecida em Santa Luzia, apesar de vários casos no município. A saída será da escola João Gomes e a concentração na quadra de esportes da escola Florentina Damasceno onde haverá palestras com pais, professores e especialistas além de apresentações e programação cultural referentes ao tema.

Mobilização
Nesta quarta-feira, 15, quando o Brasil parou por conta do Dia Nacional de Mobilização Contra a Reforma da Previdência, Santa Luzia também fez a sua parte. Puxado pela regional do Sintepp [Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Pará] o movimento começou cedo na sede da agremiação sindical com reuniões, debates e esclarecimentos sobre a famigerada reforma previdenciária que o governo federal quer empurrar goela abaixo dos trabalhadores brasileiros. O Sindicato dos Trabalhadores Rurais também organizou pauta para discutir com a sociedade e seus associados os efeitos maléficos da PEC 287/2016 que pretende subtrair direitos dos trabalhadores e entre outras maldades elevar a idade mínima de aposentadoria para 65 anos, tanto para os homens quanto para as mulheres.

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.