A Informação Passada a Limpo

A Informação Passada a Limpo

Mestres da cultura popular de Ourém defendem a presevação da natureza em toadas (músicas de Boi-Bumbá)..


Foto da orla da cidade de Ourém


Vista da cidade de Ourém


Foto do Rio Guamá

Famosa pelas suas paisagens exuberantes devido sua localização às margens do caudaloso Rio Guamá e cortada por dezenas de igarapés a histórica cidade de Ourém de quase 300 anos, localizada no Nordeste Paraense, também é conhecida pelos tradicionais festivais da Canção e do Chopp, ambos realizados no mês de julho atraindo milhares de pessoas nesse período transformando a rotina da pacata cidade de outrora.
Dona de uma grande diversidade vegetal e animal ao longo de toda a extensão do rio que banha o município, Ourém não é diferente do resto do Planeta e também ver seu patrimônio natural ameaçado pela devastação da mata ciliar a mando dos proprietários de fazendas que não estão nem um pouco preocupados com o meio ambiente. E em dias onde o cuidado com a natureza é preocupação de todo o mundo os moradores do município não estão alheios ao problema que lhes afeta demonstrando interesse em defender a preservação dos recursos naturais dos ouremenses e a prova disto está em músicas compostas por antigos mestres da cultura popular conhecidos como amos de bois-bumbás.
Na cidade de Ourém existem várias agremiações chamadas de Boi-Bumbá comandadas pelos "amos" que representam a legítima cultura paraense através de suas "toadas" (canções singelas que contam o dia-a-dia de um povo), entre eles destacam-se Mestre Cardoso (amo do boi Ouro Fino) e Mestre Faustino (do boi Pai-do-Campo) compositores das toadas de cunho ecológico que denunciam a devastação das margens do rio Guamá cantadas no arrastão do Arraial do Pavulagem no mês de junho do ano passado.

Histórico
*Flor-do-Campo: Boi da comunidade do Mocambo localidade quilombola localizada próximo a sede do município. É o mais antigo em atividade em Ourém. O fundador da brincadeira foi Sebastião dos Santos conhecido por "Bofiá" falecido em 1961. Em 1964, Julião dos Santos, filho de Bofiá, assumiu o brinquedo e mantém a tradição até os dias de hoje. O Flor-do-Campo já venceu diversos concursos de Boi-Bumbá realizados na região, embora os concursos tenham sido extintos. Conforme os costumes dos bois locais o grupo comandado por Julião já teve várias denominações, como Ás de Ouro, Flor da Mocidade, Flor da Fazenda, Mimo Dourado e Mimo do Gado. O nome Flor-do-Campo está registrado há quatro anos.
*Ouro Fino: Comandado por José Ribamar Cardoso, tem origem no bairro do Porão. Nascido no Piauí, Mestre Cardoso chegou em Ourém em 1993 e, desde então, põe Ouro Fino nas ruas do Município. Comandou um boi pela primeira vez asos 14 anos de idade, o Dominante e desde então é amo de boi. Em 2005 lançou o primeiro disco, "O Galo de Campina".
*Pai-do-Campo:: Boi comandado pelo amo Faustino Almeida de Oliveira o boi está a 18 anos em atividade no município de Ourém, quando a família de Mestre Faustino e Dona Miloca (proprietária do boi)se mudaram para o local. No entanto, muito antes de virem para Ourém eles já brincavam no Pacuí Claro, localidade do município de Capitão Poço. Faustino começou a brincar boi com 10 anos de idade, junto com os tios e irmãos, que todo ano montavam o brinquedo. O grupo que já se chamou Flor-do-Campo e Denominador possui 40 integrantes.
*Geringonça: Montado em 2005, é o caçulo dos bois de Ourém. É resultado da reestruturação de um boi que brincava na região e era comandado pelo amo Bené Careca, já falecido. A retomada desse boi teve à frente o amo Antonio Pereira de Sousa, conhecido por Tuíte, que já comandou boi na região de Santarém, local de onde veio, e brinca em parceria com o boi Pai-do Campo.

Toadas
Aqui abaixo estão as toadas compostas pelos amos Cardoso, Faustino e Tuíte de consciência ecológica e cantadas pelo Arraial do Pavulagem em Junho de 2007, durante a quadra junina.

1- Versos feitos especialmente pro arrastão de Belém:

"Ó meu São João
Eu tô vendo a tua imagem
Vou de Ourém pra Belém
Pro Arraial da Pavulagem
Assim que eu gosto de ver
Assim que eu gosto de olhar
Vou levar boi Pai-do-Campo
Pra Belém representar"
(de Mestre Tuíte, parceiro de Faustino)

2- Preservação da natureza

"Meu batalhão saiu na rua
Mostrando sua beleza
Ele veio pedir pro povo
A preservação da natureza

Não derrube a mata verde
É isso que Deus não quer
Se derrubar mata virgem
Vai secar nossos igarapés"
(Mestre Faustino)

3- Meu boi surgiu dos encantos da floresta

"Meu boi surgiu dos encantos da floresta
Trazendo vida, tradição em nossa festa
Boi Pai-do-Campo tem coisa de assombração
Tem Curupira, Catirina e Folharal

"Arrasta, meu boi, arrasta
Arrasta esse povão
O tom dessa batucada
Dá força em meu batalhão

"Meu Pai-do-Campo é o gado do lugar
Tem muita força, tradição para mostrar

"Meu batalhão é criado no Pará
Está disposto à beira do Rio Guamá"
(Mestre Faustino)

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.