A Informação Passada a Limpo

A Informação Passada a Limpo

Em tempo

O Governo Adamor Aires concluiu na segunda-feira, 10, o pagamento de toda a folha referente ao mês de outubro do funcionalismo municipal. A partir de agora as atenções se voltam para o mês de dezembro - que já bate à porta - quando o Prefeito deverá quitar antes do final do ano os meses de novembro e dezembro bem como o 13º salário de todos os servidores.

A propósito, em Cachoeira do Piriá a situação da prefeita Bete Bessa é bem diferente: madame que há algum tempo se tornou alvo de duras críticas vindas da população do município e, sobretudo, de boa parte dos seus correligionários mais devotos, por conta dos rumos tomados pelo governo, bem diferente das promessas de campanha, está se complicando cada vez mais. De acordo com informações o pagamento do funcionalismo - compromisso mais do que sagrado para qualquer administração - está irregular e há setores que não vêem a cor do vil metal a pelo menos três meses.

As eleições de 2014 já fazem parte do passado, menos para a oposição luziense que continua com o palanque montado mirando 2016, principalmente o vereador Orley Soares, agora dissidente da base aliada do Prefeito Adamor e empolgado, e muito, com a expressiva votação que teve no município onde foi o segundo mais votado para a Assembleia Legislativa com mais de 1.300 votos. A composição de forças começará a ser desenhada à partir da definição da Mesa Diretora da câmara agora em dezembro com fortes indícios de fortalecimento do nome do vereador Orley por parte do PT que já vislumbra uma candidatura própria com a ex-vereadora Lúcia Machado encabeçando a chapa majoritária com Orley de vice para a prefeitura daqui a dois anos. Neste cenário, Orley assumiria a presidência da câmara em troca da dobradinha em 2016.


Mesmo em 2012, quando PMDB e PT caminharam de mãos dadas na disputa pela prefeitura, era público e notório o desconforto dentro do estado-maior da campanha de Edno: a falta de confiança entre os correligionários do empresário e os militantes petistas era recíproca chegando ao ponto de provocar sérias discussões e bate-bocas entre ambos. Depois da eleição o afastamento dos referidos grupos acentuou-se notavelmente, embora tenha havido um ensaio de reaproximação nas eleições desse ano forçado pela imposição do diretório estadual do PT para apoiar o filho de Jader Barbalho na corrida para o governo do estado. Agora, diante da possibilidade de aliar-se ao vereador Orley - cujo DNA é mais petista do que o de muitos companheiros de carteirinha - Lúcia e seus comandados não vêem a hora de isolar Edno e se livrar do incômodo de mais uma vez ser coadjuvante no tabuleiro político luziense.

Tomados pela empolgação do momento, talvez os entusiastas dessa nova conjuntura política não façam ideia de que estão usando a aritmética errada para medir a capilaridade política do possível consórcio Lúcia/Orley. Ora, estão tomando como base unicamente os números das eleições para governador realizadas no mês passado esquecendo-se que daqui a dois anos ainda tem muita água para passar por baixo da ponte e que em 2016 a realidade será outra com novos cenários e, principalmente, com novos protagonistas.

Enquanto a oposição concentra e gasta as energias em disputas internas o Prefeito Adamor conduz um governo arrojado que tem servido de vitrine para outras administrações da região nordeste do estado contrariando todos os prognósticos dos pessimistas e a torcida contra dos inimigos do povo que sonham um dia alojar-se na prefeitura. Com mais de duas dezenas de obras sendo tocadas, entre elas algumas de grande porte e extrema importância para o município - como o Hospital Municipal, a Praça de Eventos, a Feira de Alimentação Coberta e a Escola Rural da comunidade do Jacarequara - o Prefeito Adamor é de longe um dos administradores municipais mais realizadores do estado com obras nos quatro cantos do município beneficiando toda a população da sede e do interior.

A SMCETJ [Secretaria Municipal de Cultura, Esporte, Turismo e Juventude] através da Diretoria Municipal de Esportes está patrocinando a participação de cinco times de futebol de salão de Santa Luzia na Copa Princesa de Futsal, que acontecerá a partir desta quarta-feira, 12, em Capanema. As equipes SK Futebol Clube, Inter, Bayern de Luzia e Três de Maio e mais o Lyon Sub 17 estão inscritas e participarão do torneio com direito a ajuda de custo e transporte em todos os dias de jogos bancados pela prefeitura.

As provas do Enem [Exame Nacional do Ensino Médio] realizadas durante o final de semana que passou - no sábado, 08, e no domingo, 09 - em todo país tiveram participação recorde. Estudantes de Santa Luzia, mais de 200, realizaram o certame na cidade de Capanema e para o deslocamento até o município vizinho tiveram apoio total do Prefeito Adamor Aires que cedeu quatro ônibus, gratuitamente, para transportar os vestibulandos durante os dias de prova reforçando o seu compromisso com a educação, uma das principais bandeiras da campanha de 2012.

Definitivamente Santa Luzia City não é mais aquela típica cidadezinha pacata de interior onde nada acontece: infelizmente a praga da violência urbana já desembarcou por aqui e de vez em quando apronta das suas. No último sábado um pequeno comerciante proprietário de um estabelecimento simplório que funciona na avenida Castelo Branco próximo ao antigo matadouro - leia-se "Curre" - foi atacado no início da noite por marginais com o intuito de assaltá-lo. Ao reagir o comerciante foi alvejado por vários tiros e um dos disparos atingiu-lhe o rosto. A vítima encontra-se internada em um hospital de Capanema, sem risco de morte, mas com a bala alojada no maxilar de onde não pode ser removida. 

A Diretoria Municipal de Cultura está trabalhando freneticamente para fechar a programação da festa de aniversário de 23 anos de emancipação política do município que acontecerá dia 13 de dezembro na avenida como de costume. A certeza é que a atração principal será uma banda forrozeira de sucesso do circuito nordestino: nesse sentido alguns grupos musicais do gênero estão sendo contatados e no máximo até o final desta semana o contrato seja assinado e a programação divulgada.

A propósito, a pedida inicial era o cantor cearense Toca do Vale, um dos maiores nome do forró na atualidade. Eleito pelo quinto ano consecutivo como o melhor cantor de forró do Nordeste pela imprensa especializada Toca do Vale só não foi contratado para fazer a festa dos luzienses por falta de espaço na agenda, lotadíssima até o dia 31 de dezembro. Ufa!!!

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.