A Informação Passada a Limpo

A Informação Passada a Limpo

Em tempo

A fauna política luziense está assanhada por conta da eleição da Mesa Diretora da Câmara Municipal que deverá ocorrer agora em dezembro: as negociações estão à todo vapor e independentemente do resultado - de quem comandará os destinos do parlamento mirim no biênio 2015/2016 - o recado dado pela nova conjuntura será uma indicação do que deverá ocorrer na disputa pela prefeitura em 2016, quando o jogo será pra valer com todas as peças dispostas sobre o tabuleiro.

Certo blocão - composto por mediocridades políticas e personalidades de conduta nada recomendável - articulado para se contrapor ao Prefeito Adamor teve desempenho anêmico nas eleições de outubro e naufragou nas urnas com a derrota do candidato à governador, do candidato à Assembleia Legislativa e votação acanhada para o postulante à Câmara Federal, eleito, mas sem a votação expressiva tão aguardada. Nos quesitos deputados estadual e federal, o Prefeito Adamor deu um banho na concorrência colocando no topo do pódio os campeões de votos em Santa Luzia tanto para a Alepa quanto para a Câmara.

Até a oposição raivosa reconhece os méritos do Governo Adamor Aires: na semana passada, durante sessão ordinária da câmara, um dos parlamentares mais controversos e crítico ácido da Administração Municipal falou em plenário que o Prefeito Adamor é de longe o mais trabalhador de toda a história e um campeão de obras no município. E disse mais, pedindo que seu discurso constasse nas notas taquigráficas da câmara: "Se o Adamor concluir todas essas obras que estão sendo tocadas, nas próximas eleições eu vou pedir votos para a reeleição dele [Adamor]." Assim, na lata...

A propósito, durante as comemorações de fim de ano o Governo Municipal fará um balanço de todas as obras realizadas nos dois primeiros anos de administração. Uma peça publicitária, em forma de calendário de 2015, será distribuída para a população enumerando todas as obras do Governo: as concluídas e as que ainda estão em andamento. Prática e eficiente, é uma forma de mostrar para a população luziense, especialmente a do interior, as realizações do governo, que diga-se de passagem, não são poucas.

O próximo final de semana promete ser um dos mais badalados de todos os tempos na City por conta de dois grandes shows que acontecerão no Clube da Piscina: no sábado [22] o cantor Amado Edilson, o preferido por dez entre dez vaqueiros e amantes mundo country, se apresentará com todo o seu estafe digno das vaquejadas, e no domingo [23] a banda Desejo de Menina, dona do repertório mais romântico do forró brasileiro, que já arrebatou milhares de fãs em Santa Luzia e região estará mais uma vez em solo luziense para embalar o público apaixonado com seus acordes.

Depois da batalha do Enem [Exame Nacional do Ensino Médio] muitos luzienses enfrentaram mais uma maratona de provas neste final de semana. Desta vez a disputa foi por uma vaga nos concorridos cursos da Uepa [Universidade do Estado do Pará] que realizou a primeira e a segunda etapa do seu vestibular, com as provas do Prise [Processo de Ingresso Seriado] e Prosel [Processo Seletivo], no domingo, 16, e ontem, segunda-feira 17.

Pela primeira vez na história, em 109 anos, o Círio de Bragança não foi realizado no segundo domingo de novembro como reza a tradição. Por conta da coincidência de datas com as provas do Enem, o que com certeza impediria milhares de fiéis de participar de uma das festas católicas mais tradicionais do estado, o evento foi transferido para o domingo subsequente, e no último domingo, portanto, os católicos bragantinos e de outras cidades paraenses, inclusive muitos luzienses, reforçaram a multidão de mais de 100 mil pessoas, segundo informações da organização, que lotou as ruas históricas de casarões coloniais para homenagear Nossa Senhora de Nazaré ao som dos hinos em louvor à Virgem Mãe de Deus e ao paço da Marujada, maior expressão cultural de Bragança.

A propósito, a Paróquia de Santa Luzia - sob o comando do competente e sempre atento Pe. Elias - está trabalhando, e muito, na organização da Festividade de Santa Luzia, a maior festa da família católica luziense, que acontece no próximo dia 13 de dezembro com a grande romaria em homenagem à padroeira do município e uma vasta programação cultural na Barraca da Santa.

Empolgados com a possibilidade da conquista do título da Série C do Campeonato Brasileiro pelo Payssandu no Mangueirão contra o clube fluminense Macaé, torcedores luzienses estão planejando uma invasão à Belém no próximo sábado. Uma grande carreata de bicolores que irão de carros particulares, e pelo menos duas vãs, está sendo organizada para marcar presença em um jogo que já entrou para a história do clube paraense. Com a vantagem de jogar em casa diante da sua apaixonada torcida e se dá ao luxo de poder empatar por 0 a 0, a conquista do título parece mais perto do que nunca.

Com o fim de ano se aproximando aumenta a procura por reservas em hotéis e pousadas na badaladíssima Salinas, feitas por luzienses que não abrem mão de passar o Reveillon no Sal como já é tradição: nessa época é bastante comum dá de cara com um amigo da terrinha em hotéis, bares, restaurantes e similares... Mas são nas democráticas areias da praia do Atalaia que os baladeiros de plantão juntam a turma para comemorar o ano novo.

Pensando bem... Santa Luzia está mais para São Paulo por conta da seca que tomou conta das torneiras da cidade hoje, que amanheceram sem nenhum pingo d'água. A população que não dispõe de um poço ou pelo menos de um vizinho caridoso que tenha um em casa está padecendo, e muito, sem ter a mínima ideia de quando a Cosanpa irá restabelecer o serviço.

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.