A Informação Passada a Limpo

A Informação Passada a Limpo

Curtas do blog


O grande vencedor

A eleição para o Conselho Tutelar, realizada neste domingo, foi mais um embate entre as principais forças políticas do município e serviu de raio-x do momento, revelando o nível do equilíbrio de forças entre o governo Adamor Aires e a oposição que pretende enfrenta-lo nas urnas em 2024. Portanto, para qualquer observador atento que acompanha o movimento do tabuleiro político do município, o prefeito foi novamente - levando-se em consideração as duas últimas eleições [2020 e 2022] - o grande vitorioso, saindo ainda mais fortalecido dessa eleição. Adamor colocou o bonde na rua e fez do conselheiro Lucas o mais votado, não tomando conhecimento do candidato das "oposições unidas" que ficou em um distante e vergonhoso terceiro lugar, bem aquém das pretensões dos seus apoiadores que a propósito, reuniu de sindicato a partidos e lideranças políticas de expressão, e queriam empurra-lo goela abaixo da população para faze-lo o mais votado do pleito e medir forças com o prefeito, mas perderam, e perderam feio.

O grande perdedor

A propósito, somente a título de comparação, o candidato das oposições perdeu até para a candidata apoiada pelo vereador Neguinho Coco, que sozinho a elegeu em um honroso segundo lugar mostrando o seu potencial político e poder de articulação junto ao eleitorado. A "vitória de Pirro" da oposição não empolgou nem os adeptos mais devotos, diante de uma diferença tão dilatada, que passou dos 300 votos.

Política nas veias

Após o fechamento das urnas e revelado os eleitos deste domingo, ficou claro que só lograram êxito aqueles que tinham apadrinhamento ou política na genética. O prefeito Adamor chegou em primeiríssimo lugar, com o vereador Neguinho em segundo, deixando o distante terceiro lugar para as "oposições unidas". Já a quarta colocação coube a ex-vereador Socorro Saldanha, mostrando que ainda está viva na política ao reeleger a filha com facilidade. Em seguida, na quinta colocação do podium, mas com votação expressiva, chegou o vereador Marinho que reelegeu o seu candidato sem percalços pela segunda vez.

Recorde

O comparecimento do eleitor em Santa Luzia do Pará, na eleição para conselheiro tutelar, foi um dos maiores entre os municípios da região proporcionalmente. Tanto, que no finalzinho da tarde próximo ao fechamento das urnas os locais de votação ainda estavam abarrotados de gente disposta a votar, e foi assim ao longo do dia sempre com grandes filas e muita disposição.

Agradecimentos

Ainda na noite deste domingo, logo após a apuração da eleição para o Conselho Tutelar, o prefeito Adamor Aires usou suas redes na internet para agradecer pela votação expressiva recebida pelo candidato apoiado por ele e também parabenizou os demais eleitos, desejando boa sorte a todos na nova função, e colocou a administração municipal a disposição do colegiado que será empossado no início do ano que vem.

Seriedade

Mais uma vez o prefeito Adamor Aires mostrou o seu compromisso e respeito com o povo à frente da administração municipal. Na sexta-feira, 29 de setembro, último dia útil do mês quitou a folha de pagamento de todo o funcionalismo: efetivos, contratados e comissionados. Como se ver, apesar das dificuldades impostas pelos sucessivos cortes nos repasses constitucionais da União feitos pelo governo Lula, a organização e o equilíbrio fiscal praticados pela administração municipal garantem liquidez orçamentária para honrar os compromissos mais urgentes com a população.

Calor

Se você anda reclamando do calor desse "verão" aqui no Pará, então prepare-se, que daqui a alguns anos, por volta de 2050, o Pará terá 222 dias de calor intenso por ano. É o que aponta uma pesquisa inédita feita pela ONG Carbon Plan, da Califórnia, e o jornal americano The Washington Post. De acordo com o levantamento, durante 6 meses consecutivos, os moradores do estado terão que lidar com a mudança climática drástica, que representará um aumento de 344% em dias de altas temperaturas nas próximas três décadas.


É Círio outra vez

Nesta segunda-feira, 02, iniciou-se a semana que antecede o Círio de Nossa Senhora de Nazaré, a maior manifestação religiosa do Pará, considerada o "Natal dos Paraenses", e de hoje até domingo todos os caminhos levam a Belém. Romeiros a pés e ciclistas que anualmente se dirigem para a capital saindo de Santa Luzia já estão se organizando para pegar a estrada e chegar a tempo de acompanhar a grande romaria no domingo, que reúne mais de 2 milhões de peregrinos pelas ruas de Belém em uma verdadeira demonstração de fé e devoção à Mãe do Salvador.

Conhecendo o Brasil

O ministro paraense do Turismo no governo Lula, Celso Sabino, anunciou na semana passada que o Banco do Brasil vai financiar pacotes de viagem e passagens aéreas nacionais em até 60 vezes, com taxa de juros a 1,79% ao mês através do programa “Conheça o Brasil: Realiza”.

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.