Bragança tem novo bispo: Dom Raimundo Damasceno foi nomeado pelo Papa Francisco como novo titular da Diocese
A Nunciatura Apostólica no Brasil informou, na última quarta-feira, 15, que o Papa Francisco aceitou o pedido de renúncia ao governo pastoral da diocese de Bragança do Pará, apresentado por dom Jesús Maria Cizzaurre Berdonces ao completar 75 anos de idade, e nomeou como novo bispo diocesano dom Raimundo Possidônio Carrera da Mata, atual bispo coadjutor de Bragança.
A Santa Missa em ação de graças a Deus por Dom Jesus, agora bispo emérito, e pelo novo titular, Dom Raimundo, aconteceu na noite desta quinta-feira, 16, na Catedral Nossa Senhora do Rosário.
A celebração foi presidida por Dom Possidônio e concelebrada por Dom Jesús, juntamente com vários padres diocesanos e contou com a presença de diáconos permanentes e transitórios, religiosos e religiosas.
Durante a homilia, Dom Possidônio agradeceu e enfatizou que "o momento é de gratidão à vida, à igreja particular, em especial à Diocese de Bragança, para avançar no Reino de Deus através do anúncio do Evangelho e da Eucaristia". Expressou profunda gratidão a Dom Jesús, destacando a continuidade do trabalho realizado por seus predecessores, e ressaltou que "a missão do bispo significa trabalho e não honra; o bispo tem a missão de servir".
Dom Jesús Maria se mostrou muito grato a Dom Raimundo Possidônio por aceitar conduzir a Diocese de Bragança, e agradeceu aos padres, diáconos, religiosas, religiosos e a todo o povo de Deus e após a Santa Missa, Dom Possidônio e Dom Jesús se confraternizaram com o clero e convidados na Catedral Nossa Senhora do Rosário.
Informações biográficas do novo bispo titular
Dom Raimundo Possidônio Carrera da Mata nasceu em 31 de março de 1954, no distrito de Icoaraci – Belém do Pará. Foi ordenado presbítero em 24 de junho de 1978.
A partir de 1980, exerceu funções de pároco em diversas paróquias da arquidiocese de Belém do Pará. Foi vice-diretor do Instituto de Pastoral Regional [IPAR]; diretor do Seminário Maior Nossa Senhora da Conceição da arquidiocese de Belém [de 1994 a 1999]; cerimoniário da arquidiocese de Belém [1989 a 2009]; administrador diocesano da arquidiocese de Belém [2009-2010]. Em 2004, foi nomeado vigário geral da arquidiocese de Belém e coordenador de Pastoral, até 2020.
Dom Possidônio exerceu ainda a função de assessor em diversos Encontros Inter-regionais da Igreja na Amazônia. Foi colaborador da Comissão Episcopal para a Amazônia [CEA] da CNBB; participou da Comissão organizadora do Mutirão para a Igreja na Amazônia [Brasília, 2005] e da Criação da Rede Eclesial Pan-Amazônica, a Repam [2014]; foi membro da Comissão da CNBB que elaborou as Diretrizes para a Formação dos Presbíteros da Igreja no Brasil [2019]. Como colaborador ativo do Sínodo para a Amazônia, participou de reuniões e assembleias preparatórias, elaboração do Instrumentum Laboris e, durante o Sínodo, da elaboração do Documento Final.
No dia 16 de março de 2022, foi nomeado, pelo Papa Francisco, bispo coadjutor da diocese de Bragança do Pará. Sua ordenação episcopal aconteceu no dia 23 de abril de 2022, e sua posse no dia 30 de abril de 2022. Agora, assumirá o governo pastoral da diocese.
Nenhum comentário:
Postar um comentário